VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Domingo, 13 de Dezembro de 2009

Horrível

Esperávamos esta noite uma exibição categórica do Benfica e uma vitória, de forma a passarmos a pressão para o lado dos adversários e garantirmos pelo menos três pontos de avanço na recepção aos andrades para a semana. Em vez disso o Benfica 'presenteou-nos' com aquela que terá sido talvez a pior exibição da época, que terminou com um empate arrancado a ferros e, pior ainda, como um mal nunca vem só nos deixou perante um cenário muito complicado no que diz respeito a ausências de jogadores-chave para a referida recepção aos andrades.

O pormenor mais importante na equipa que alinhou de início esta noite foi, obviamente, a ausência do Aimar. E as opções que foram tomadas para o substituir. No onze, entrou o Fábio Coentrão. No campo, a primeira aposta para aquelas funções foi o Di María, e depois o Ramires. Ambas falhadas. No caso do Ramires, com os resultados que já se viram anteriormente, porque ele não parece sair-se bem em funções que lhe exijam maior creatividade. Quanto ao Di María, tentou fazer ali aquilo que está habituado a fazer nas alas, ou seja, transportar a bola rapidamente para a frente, através de acções individuais. Não funcionou, porque no meio apanha muitos mais adversários pela frente, e por isso acabou por perder inúmeras bolas, precisamente por se agarrar demasiado à bola e não a fazer circular. Passou depois para a direita, onde também esteve mal - aliás, nos últimos jogos ele tem passado por ali em diversas ocasiões, e em quase todas elas tem-se saído mal. Quanto ao jogo em si, iniciou-se mostrando um mau futebol. Alguma velocidade, mas muitos passes falhados, e muita luta por bolas divididas. Depois, para complicar o cenário, o Olhanense colocou-se na frente logo aos nove minutos, naquele que foi o primeiro remate à nossa baliza. Livre do lado direito da nossa defesa, e o Maxi Pereira a fazer um corte de cabeça defeituoso e perigosíssimo para o segundo poste, onde apareceu um adversário completamente à vontade a cabecear para o golo, perante a passividade do César Peixoto. Sabemos que, esta época, o Benfica ainda não conseguiu vencer nenhum dos jogos em que o seu adversário se colocou em vantagem. A reacção ao golo, no entanto, não foi má de todo. Conseguimos organizar-nos, começar a exercer algum controlo, e a construir, finalmente, algumas boas jogadas de ataque.

As perspectivas melhoraram quando, cerca dos vinte e cinco minutos de jogo, o Olhanense ficou reduzido a dez. Como sempre, num jogo contra o Benfica, os nossos adversários pareceram estar demasiado nervosos e alterados, interessadíssimos em arranjar discussões e confusão. Desta saiu um amarelo para o Cardozo, e um vermelho para o jogador que estupidamente agrediu o Coentrão quando este estava no chão. E quase de seguida, ainda antes da meia hora de jogo, as perspectivas tornaram-se ainda mais animadoras quando o Saviola, no sítio do costume (ao segundo poste), aproveitou um canto para empatar o jogo. Com vantagem numérica, o jogo empatado, e ainda tanto tempo para jogar, era legítimo aspirarmos a uma vitória. Puro engano. Não contava com tiros no próprio pé. Cinco minutos depois conseguimos dar o primeiro, consentindo o segundo golo do Olhanense. Depois do César Peixoto ter cometido uma falta escusada na esquerda, o cruzamento foi encontrar um jogador do Olhanense escandalosamente à vontade, entre o Javi e o David Luiz, que cabeceou para fazer o segundo golo do Olhanense noutros tantos remates à nossa baliza. Sinceramente, confesso que este lance me convenceu que hoje não venceríamos o jogo. Sei que ainda faltava muito tempo, mas conceder dois golos daquela forma, especialmente o segundo, era prova mais do que suficiente de que havia algo horrivelmente errado com a nossa equipa. E como que para confirmar isto, antes do intervalo o Di María juntou a uma exibição perfeitamente inconsequente um vermelho que só posso classificar de perfeitamente parvo (entretanto já o Saviola tinha falhado uma oportunidade que normalmente não desperdiçaria). E se isto não era já suficiente, o Ramires ainda se lesionou com aparente gravidade, tendo que abandonar o jogo.

Para a segunda parte, já com  Felipe Menezes no lugar do Ramires, o Olhanense pareceu pura e simplesmente abdicar do ataque. Isto justifica que, apesar da exibição horrível, o Benfica tenha conseguido passar o tempo quase todo no último terço do campo, onde se acantonavam os dez jogadores adversários. Mas apesar de toda a posse de bola e do domínio territorial, a desinspiração era quase total, e as únicas jogadas em que os nossos jogadores insistiam era fazerem cruzamentos sucessivos para a área, invariavelmente condenados ao insucesso. Quase não se viam tabelas entre jogadores, não havia movimentações para fugir às marcações, e a bola andava ali a rondar de um lado para o outro do campo sem que criássemos oportunidades para marcar. Perante tamanho domínio territorial, a opção táctica foi óbvia, ou seja, retirar um jogador da defesa - ficámos apenas com três defesas - para lançar o Weldon no ataque. Não resultou, e a falta de ideias continuava a revelar-se de forma extremamente irritante. O Menezes, que supostamente terá entrado para trazer alguma clarividência e criatividade na organização de jogadas de ataque, rapidamente se afundou na mediania colectiva. Nos últimos minutos ainda entrou mais um avançado (Nuno Gomes) para o tudo por tudo. E só no período de compensação, quando o Olhanense já estava reduzido a nove e o Luisão já actuava a ponta-de-lança, chegámos ao empate, com o Nuno Gomes a aproveitar uma assistência de cabeça (precisamente do Luisão) para marcar. Mesmo assim, e como que para nos dar uma derradeira demonstração do quão má foi a noite, o Olhanense, no único remate que acabou por fazer em toda a segunda parte, ainda poderia ter chegado à vitória mesmo a fechar o jogo.

Pela positiva hoje não destaco ninguém. Hoje foi a equipa num todo a desiludir-me e a irritar-me. Não sei como foi possível consentir um golo como aquele segundo do Olhanense. E não sei o que foi feito de toda a criatividade e alegria no ataque com que esta equipa já nos presenteou diversas vezes esta época. Mas se não consigo escolher alguém para destacar positivamente, já no plano oposto, e apesar da mediania geral da equipa, não tenho qualquer dificuldade em apontar o dedo à exibição do Di María. Enquanto esteve em campo, produziu muito pouco. E depois borrou tudo com uma expulsão perfeitamente estúpida, que não só anulou a vantagem numérica da sua equipa neste jogo, como ainda o deixa de fora para o importante jogo da próxima jornada. Não há qualquer justificação para aquela atitude.

Face aos números puros e duros, podemos dizer que o empate não é um resultado injusto para o Benfica. Mas olhando à qualidade do futebol que apresentámos, julgo que podemos considerarmo-nos felizes por o termos obtido nos instantes finais do jogo. Porque julgo que não será necessário puxarmos muito pela memória para nos lembrarmos de jogos em que, jogando desta forma, chegámos ao final com uma derrota. E para além dos dois pontos deixados hoje em Olhão, temos agora a preocupação acrescida da verdadeira razia que o nosso meio campo sofreu para o jogo da próxima jornada. Afigura-se o cenário de termos os nossos três médios mais ofensivos (Ramires, Di María e Aimar) indisponíveis, ao que acresce a indisponibilidade de dois dos que seriam os seus substitutos naturais (Coentrão e Amorim). Mesmo perante estas contrariedades, a minha confiança mantem-se. Mas também preciso que a nossa equipa me ajude a manter esta confiança. Porque não é com exibições como a desta noite que conseguiremos chegar ao final no primeiro lugar.

publicado por D'Arcy às 01:28
link do post | comentar
78 comentários:
De Pedro a 13 de Dezembro de 2009
Estou desolado. Mais uma vez falhamos num momento chave da época...e é isso, mais q o dois pts perdidos, q me está a deitar abaixo...

temo o pior para a semana...como tal não quero falar muito do assunto. Espero pelas vossas injecções de confiança...
De Zé Joao a 13 de Dezembro de 2009
Pois é...
Sinceramente não esperava.
Hoje não tive oportunidade de acompanhar o jogo devido a compromissos familiares mas foi sofrer até ao fim com os SMS que ia recebendo do meu "informador" de serviço.
Depois a primeira coisa que fiz quando cheguei a casa e antes de ouvir ou ler qualquer analise ao jogo por parte dos "avençados" do costume foi ter vindo aqui à Tertulia perceber o que se passou.
Uma miséria pelo que pude perceber e não me vou alongar em mais comentários porque não vi o jogo com os meus olhos.
Não sei o que deu à equipa.
O que mais me irrita é que vamos jogar contra os bimbos sem alguns jogadores, uns por lesões outros por motivos disciplinares.
Não vou entrar em discursos negativos mas no entanto se queremos ser campeões temos de ter outra postura netses jogos e não andar para aí a dizer que as clubes pequenos se transformam perante o SLB.
Isso já nós sabemos há muito.
Por isso vamos aplicar já o "remédio" contra a proximo clube mais pequeno que joga contra nós no dia 20.
O meu apoio incondicional de sempre lá estará no lugar do costume no 3º piso da Bancada Meo!!!!!
De João Santos a 13 de Dezembro de 2009
Parece-me que esta opinião é exagerada. O Benfica não jogou bem mas foi empurrado para jogar de forma menos alegre por uma equipa que apostou na provocação e no anti-jogo. De facto habituámo-nos a melhor... mas não exageremos e analisemos bem o jogo no seu todo.
De Alberto a 13 de Dezembro de 2009
Concordo plenamente. Temos de ter consciencia que jogos destes acontencem, e que certas equipas vão constantemente criar picardias com os nossos jogadores...de lamentar as lesões/castigos dos nossos jogadores para domingo.

Um abraço benfiquista
De RUI a 13 de Dezembro de 2009
Inteiramente de acordo com a tua crónica.
Foi sem dúvida o pior jogo que o SLB registou, com a agravante de ter perdido jogadores para uma das finais deste campeonato.
De Alcibíades a 13 de Dezembro de 2009
Dos poucos jogos do Benfica em que pelo menos o árbitro esteve bem. E este bem refiro-me também para nós porque é preciso reconhecer que o Cardozo naquela confusão devia também ter visto o vermelho. A surpresa da noite foi mesmo ele não ter sido expulso.
De Phoenix a 13 de Dezembro de 2009
Em primeiro lugar, D’Arcy - penso que sejas o Gonçalo - vi a propósito do I aniversário do Debate a forma como te comoveste quando falaste do orgulho que sentes em servir o Benfica desde o primeiro dia do programa, um privilégio que quer tu como os teus colegas de bancada fazem por merecer :)

Quanto ao comentário ao jogo estou inteiramente de acordo, "apenas" gostaria de pegar em dois pontos cruciais que referiste que me parecem determinantes : o nervosismo/intranquilidade dos jogadores e a confiança dos adeptos na equipa.

Neste jogo tal como no de braga ficou bem patente a forma como o sistema vai tentar nos derrubar e se nós não "acarinharmos" esta equipa a estratégia já provou ser eficaz!!
É claramente uma luta do bem contra o mal e os nossos jogadores mostram estar a chegar ao limite das suas forças (psíquicas) para aguentar tanta agressividade. Por consequência não conseguem fazer o seu jogo e o desespero começa a tomar conta das suas emoções. Jorge Jesus tem o mérito de ter formado uma equipa de futebol e ter posto estes jogadores a jogar... futebol, mas não está a conseguir os mesmos êxitos no campo psicológico (no qual o Mourinho era/é mestre) e isso está a prejudicar o Benfica na luta contra o sistema (vamos ver com os matacões no próximo domingo... )

Foi por este motivo que me insurgi contra quem pedia carácter e atitude de campeã a uma equipa que em 15 anos ganha 1 campeonato.... a única coisa que podemos/devemos exigir a esta equipa é que conquiste esse estatuto jogo a jogo com muita qualidade e entrega! Estes jogadores dão o litro todos os jogos, não os vemos a baixar os braços por um segundo, acima de tudo já demonstraram por diversas vezes que sentem o Benfica!

O grande Sport Lisboa e Benfica no seu todo sim, é O Glorioso, mas p.ex . a nossa equipa de futsal essa sim tem carácter e atitude de campeã (sabe exactamente quando tem de resolver e quando tem de dar espectáculo ou quando pode fazer ambos), a equipa de futebol não mas está no bom caminho para voltar a ter também, mas ainda não tem! Esta mentalidade enraíza-se quando a equipa é formada por jogadores várias vezes campeões pelo clube… É por estas exigências que os jogadores “se achando” falham nos momentos de maior pressão em que têm apenas de ser humildes e jogar simples.

Posto isto, penso ter chegado o momento de os benfiquistas mostrarem o porquê deste ser o maior clube do Mundo. Numa altura em que a nossa confiança é abalada (mas mantém-se, sempre!), depois da pior exibição da época contra um protegido do sistema que mais não fez do que desbravar caminho ao clube dos porquitos, temos de dar o apoio psicológico que esta equipa precisa. Quando tudo apontar para o descrédito, quando estes jogadores falharem, nós estaremos lá a apoiá-los e a incentivá-los a nunca desistir, iremos até ao fim e daremos sempre o máximo pelo Benfica. Iremos caso seja preciso LEVAR A NOSSA EQUIPA AO COLO até ao final do campeonato!!!!
De andre dias a 13 de Dezembro de 2009
saudacoes benfiquistas. o jogo hj nao foi bom mas tb o empate acabou por ser o mal menor o problema foi e serao as lesoes k o benfica vai ter para o classico.
o porto ta novamente forte nao vai ser facil eu pessoalmente ja me contento com outro empate pra ficarmos a frente deles.perder seria mt mau bem kero ver a ekipa k o jesus vai por.
abraco a todos e vao a luz no domingo para ser mais facil calar os andrades
De Francisco Pereira a 13 de Dezembro de 2009
Estou profundamente triste, revoltado e abalado.
Concordo com tudo o que disseste, com uma pequena nuance, é que achei que a primeira parte também teve, 90% do tempo, virtudes( ?? ) semelhantes às da 2ª, pois os jogadores pareceram andar sempre ao "ralenti " e para não cansarem tanto, atiraram, completamente a despropósito, para cima da baliza contrária, variadas bolas, nenhumas da linha de fundo, mesmo algumas sem terem na área olhanense quaisquer referências pois, até o próprio Cardoso (com o adversário com 10) teve que vir cá muito atrás fazer habilidades que lhe desconhecia e tentar ele fazer as tabelas e dar o ar de mais genica ao jogo.
Cheguei a dizer que os nossos jogadores tinham sido drogados com entorpecentes ao jantar.
Safaram-se nessa 1ª. parte, além do golo, outras duas do mesmo Saviola. E fiquei a saber porque razão o Olhanense, que nem parece ser Porto C, está na penúltima posição.
Para relembrares, vai ao meu comentário sobre o jogo com a Académica, em que eu temia que os jogadores do Benfica andassem a acusar demasiado cansaço, em face daquele período entre o 1º e 2º golo de então e repito agora, espero que não se passe isso ou, então, tenho que dizer que além dos erros do Jesus que anotaste, os jogadores tiveram uma evidente e injustificável falta de brio e de noção do momento em que nos encontramos, o que a ser assim, talvez seja ainda mais grave. Em desespero, chega-se à teoria da conspiração de que, alguns, quereriam baixar os preços para melhor poderem ser transferidos.
Fizeste também muito bem em não falar da arbitragem. Temos sido prejudicados mas, hoje, talvez nem por isso!!!!!
Gostei do afirmativo final de apreciação de Jesus ao jogo, dizendo que contra o Porto A tem jogadores para jogar sem receios.
Mesmo assim estou pessimista, até porque o castigo do Di Maria, a lesão do Ramires, etc., não são apenas para um jogo.... e que jogo!!!
Resta-nos esperar que o NOSSO GRANDE GLORIOSO, jogue, como tal, no nosso estádio e fora dele.
Roubaram-me a satisfação dos lagartos..........
Saudações Benfiquistas.
De Benfica 73 a 13 de Dezembro de 2009
Custa aceitar uma exibição destas, uma vez mais em desvantagem e no fim o mesmo resultado, pontos perdidos.
Quanto à agressividade dos adversários é um filme várias vezes repetido nesta época, e parece que os jogadores do Benfica ainda não perceberam.
Jorge Jesus só esteve bem em segurar os jogadores no final da primeira parte à entrada do túnel, senão o filme iria ser braga 2.

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Março 2024

Fevereiro 2024

Janeiro 2024

Dezembro 2023

Novembro 2023

Outubro 2023

Setembro 2023

Agosto 2023

Maio 2023

Abril 2023

Março 2023

Fevereiro 2023

Janeiro 2023

Dezembro 2022

Novembro 2022

Outubro 2022

Setembro 2022

Agosto 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Persistência

Cumprida

Chave

Reflexo

Desastrosa

Inócua

Rajada

Consistência

Revolução

Medíocre

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds