VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Segunda-feira, 4 de Abril de 2011

Erros (II)

Já que, como habitualmente, temos treinadores de bancada até dizer chega, aproveito para brincar ao Football Manager e explicar aquilo que, na minha modesta opinião, tem sido o erro táctico do Benfica nos jogos com o Porto este ano (ontem no jogo devo ter chateado toda a gente à minha volta de tantas terão sido as vezes que resmunguei sobre isto - o Gwaihir que o diga).

 

 

Não sou nenhum especialista em bola, e percebo tanto disto quanto o gajo que estiver sentado ao meu lado na bancada. Mas tendo visto os jogos que o Benfica perdeu esta época com o Porto (e o que ganhou), isto salta-me sempre à vista. De uma forma muito simplificada, os rectângulos verdes mostram os 'emparelhamentos' que se formam durante o jogo. E é ali, naquela zona assinalada com o círculo vermelho, que o Benfica perde os jogos. Foi ali que o perdeu ontem, na primeira parte. O Javi García é insuficiente para, sozinho, fazer frente aos adversários que surgem naquela zona, e a coisa fica ainda pior quando o Falcao recua da sua posição - até porque nenhum dos nossos centrais tem características para o acompanhar, e mantém-se normalmente fixo na sua posição mesmo quando não tem adversário directo para marcar (quando por acaso sai da posição para ir atrás do avançado, a falta de velocidade acaba por causar ainda mais perigo assim que é ultrapassado, até porque, ao contrário do habitual, o Javi está demasiado ocupado com os dois médios adversários, e não pode fazer a compensação). A solução mais óbvia é colocar alguém ao lado do Javi (o ideal seria um jogador como o Rúben Amorim, mas infelizmente ficámos sem ele para o resto da época), abdicando do '10' (como ontem na segunda parte) ou de um dos avançados (pessoalmente, prefiro esta opção).

 

Isto não é uma crítica cega ao Jorge Jesus, é apenas uma opinião discordante, e recuso-me aliás a entrar em qualquer discussão com pessoas que, de cada vez que perdemos um jogo, exigem o despedimento do treinador. Na minha opinião, mesmo com os seus defeitos - que todos os têm - e enganos esporádicos, não vejo nenhum treinador acessível mais indicado para ocupar o lugar no banco do Benfica. Mesmo puxando muito pela cabeça, não consigo lembrar-me de alguma vez, durante os últimos dezasseis anos, ter visto o Benfica jogar tão bem como o tenho visto jogar regularmente sob as ordens do Jorge Jesus.

publicado por D'Arcy às 16:08
link do post | comentar
59 comentários:
De Papoila Maria a 4 de Abril de 2011
Os sócios não podem pedir uma reunião com o Presidente, Rui Costa e treinador e fazer-lhes ver o que está errado e que o Roberto não é realmente guardaredes para o Benfica? Ainda nos vai fazer perder tudo que podemos ganhar este ano.
De Valter a 4 de Abril de 2011
Bem observado D'Arcy! Também farto-me de discutir com o meu pai essa situação do meio-campo.

Lembras-te da época do Trap?? Aquela assobiadela monumental que o homem apanhou em casa frente ao Guimarães quando, com o jogo em 0-0, tira o Karadas e coloca o Paulo Almeida??
Foi daquelas em que é a mais pura verdade dizer que: "o treinador ganhou o jogo!"
De D'Arcy a 4 de Abril de 2011
Valter, essa do Trap foi, se não estou em erro, num jogo em casa com o Moreirense. Acho que até já estávamos a ganhar, mas o Moreirense tinha tomado conta do jogo e estava a causar muitos problemas. Ele fez essa substituição e o Moreirense nunca mais criou perigo.
De Vermelho Redundante a 4 de Abril de 2011
No ano passado em 3 jogos demo-lhes 2 banhos de bola, um dos quais (Carlsberg Cup) épico.
Este ano, é o que se tem visto.
O que mudou ????
De S.L.B. a 4 de Abril de 2011
Também pensei nisso durante toda a 1ª parte e a substituição ao intervalo revelou que o Jesus aprendeu com o erro. Eu também o teria cometido (colocar o Aimar em vez do Peixoto), mas espero que a lição tenha sido aprendida para o jogo da Taça. Contra estes tipos, no meio-campo, o Javi não pode estar sozinho.

P.S. - Foi contra o Moreirense, já estávamos a ganhar por 1-0 e, depois dessa substituição (quem saiu foi o Zahovic), o Simão fez o 2-0.
De Yur@n a 4 de Abril de 2011
Pois mais análises tácticas que faças, a verdade é que Roberto foi determinante ontem na derrota, o auto-golo é anedótico, e a consequência foi uma equipa com falta de confiança durante boa parte da partida.
O que não vi foi o dominio avassalador que os do crac falam, tão pouco vi situações de perigo na nossa àrea que concretizadas levassem o jogo para uma goleada. Para mais aquela jogada em que todos falam de um erro do Sidnei, que existiu, mas na sequência da qual o falcão domina a bola com os braços, e não foi nada subtil.
Em relação à arbitragem, contribuiu para o espetáculo da pior forma. Não se compreende que se interrompa uma jogada do Benfica, logo no inicio, porque ouve uma falta e depois não se mostre o amarelo, pelo menos ao jogador certo, não ao Aimar. Até aceito a expulsão do Cardozo, embora ache algo forçada, como achei forçada a expulsão do otamendi, mas posto isto não entendi como pode ficar em campo o moutinho depois daquela entrada a pés juntos ao Gaitan, ou se calhar até entendi.
Muito sinceramente não entendo porque alguns já aqui aparecem a pedir cabeças, para mim fiquei irritado como sempre fico quando perdemos com o crac, a vitória seria o resultado natural para mim, neste pais só a vitória nos dois jogos, fora e casa, poderia levar a algumas conclusões interessantes, assim o que fica é que o crac ganhou os dois jogos e como tal foi superior a nós, tudo o resto é apagado como se nada se tivesse passado de anormal, nada que já não aconteça à 30 anos.
De D'Arcy a 4 de Abril de 2011
Vermelhor Redundante: a explicação é muito simples, e tem um nome: Ramires. Ele sempre que a equipa perdia a bola, se necessário juntava-se ao Javi na luta do meio campo, fechando ao meio. O Salvio não faz isso.

Yur@an: Eu já escrevi no post anterior que o autogolo é indesculpável e decisivo. Conforme escrevi, é difícil uma equipa recuperar disso.

Também não vi nenhum domínio avassalador deles, e as melhores oportunidades que tiveram surgiram de erros individuais de jogadores nossos, mas fiquei sempre com a sensação que eles tinham pelo menos as coisas sempre mais ou menos sob controlo. Não vi quaisquer imagens do jogo, mas por acaso na altura também, comentei que me tinha parecido que o Falcao tinha cortado a bola com a mão no lance do Sídnei.
De D'Arcy a 4 de Abril de 2011
E na Taça da Liga o 'banho' foi mais épico porque para além da questão do médio direito (foi o Rúben e não o Ramires, mas o Rúben consegue fazer as mesmas funções e fechar ao meio), jogámos apenas com um avançado (Kardec), colocando o Aimar nas suas costas.
De Aida Fialho a 4 de Abril de 2011
Também eu (e sou mulher-dizem que não percebemos nada de bola, mas...) tenho 3 estarolas atrás de mim que até dói de tantas asneiras que dizem (escolhem sempre um por jogodor pra dizer mail).Ontem para além do Sidney (que estou de acordo-o pior jogo que fez) cascavam no Javi Garcia...ele não podia fazer mais...Tenho pena de não ser homem, porque já tinham ficado sem dentes há muito tempo.Tenho cativo na central e não troco por nada deste mundo.
Na 5ª feira lá estarei.
SAUDAÇÕES BENFIQUISTAS
CARREGA BENFICA TEMOS 3 TAÇAS PARA GANHAR
De TOMÉ a 4 de Abril de 2011
NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA DE ONTEM O SR TREINADOR DO PORTO FALOU VÁRIAS VEZES EM VERDADE. MUITO BEM, RESPEITAMOS A VERDADE DELE, MAS TAMBEM TEMOS A NOSSA QUE É BEM DIFERENTE.

VAMOS AOS MOMENTOS CHAVE DO CAMPEONATO, AQUELES MOMENTOS QUE DECIDIRAM O TÍTULO.

1-PRIMEIRAS 4 JORNADAS
LANÇARAM EM DEFINITIVO AS EQUIPAS PARA O RESTO DO CAMPEONATO. TODO O POVO DESTE LADO QUE TAMBEM TEM INTELIGÊNCIA COMEÇOU A VER ERROS E ERROS EM INTERPRETAÇÕES DE LANCES E AMARELOS QUE ATRASARAM UNS E LANÇARAM OUTROS.
NAS PRIMEIRAS 4 JORNADAS O BENFICA PODIA TER VENCIDO TRÊS E EMPATADO UMA
VENCIDO, ACADÉMICA, SETUBAL E GUIMARÃES E EMPATADO NO NACIONAL. TERIA FEITO 10 PONTOS. MAS SÓ FEZ 3. TEVE UM PREJUIZO DE 7 PONTOS. NINGUEM TEM DÚVIDAS SOBRE ISTO. É DO DOMÍNIO PÚBLICO.
O CAMPEÃO NESSAS 4 JORNADAS SOMOU 12 PONTOS MAS PODIA TER SOMADO 6 PONTOS RESULTANTES DE EMPATES COM NAVAL, RIO AVE E BRAGA. OU SEJA, MAIS 6 PONTOS. DE 4 PONTOS DE ATRASO, PASSOU PARA 9 DE AVANÇO. CONVENHAMOS QUE É OBRA. NA NAVAL BENEFICIOU DE UM PENALTI QUE NÃO FOI E PODIA TER SOFRIDO UM . NO RIO AVE GOLO COM DUPLA FALTA ATACANTE E DUPLO PENALTI DE ALVARO PEREIRA. COM O BRAGA NO ULTIMO MINUTO PENALTI FEITO POR BELUCHI.
2-DA JORNADA 6 À JORNADA 21
O BENFICA TEM UMA PERFOMANCE FANTÁSTICA. EM 17 JOGOS. REPETIMOS. EM 17 JOGOS GANHA 16 E PERDE UM COM O CAMPEÃO. O BENFICA FOI DEMOLIDOR CARO TREINADOR CAMPEÃO. ESSA PERFOMANCE EM QUALQUER PARTE DO MUNDO OU DÁ TITULO OU COLA EQUIPAS. MAS EM PORTUGAL NÃO DEU. PORQUE POR 7 VEZES EXISTIRAM ERROS SALVADORES. VEJAMOS:
NO NACIONAL A JÁ FAMOSA MÃO DE ROLANDO
EM GUIMARÃES O FAMOSO PENALTI DE FUCILE SOBRE EDGAR
EM COIMBRA NO ULTIMO MINUTO UMA MÃO NA AREA DO CAMPEÃO
COM O SETÚBAL O FAMOSO MERGULHO DO FALCÃO
COM O SETUBAL A FAMOSA REPETIÇÃO DO PENALTI DO ULTIMO MINUTO
EM PAÇOS DE FERREIRA MAIS UMA MÃO DE ROLANDO
EM PAÇOS DE FERREIRA O JÁ FAMOSO PENALTI DA BOTA BOTILDE
EM AVEIRO O JÁ FAMOSO MERGULHO DO HULK
EM BRAGA A NÃO EXPULSÃO DE BELUCHI
E UM GOLO EM FORA DE JOGO
OU SEJA SE TUDO ISTO TEM SIDO CORRECTAMENTE DECIDIDO TERIAMOS NESTE LONGO PERCURSO DE 17 JOGOS OS SEGUINTES PONTOS PERDIDOS= 2 NO NACIONAL, 1 EM GUIMARÃES, 2 EM COIMBRA, 2 COM O SETUBAL, 2 COM O PAÇOS, 2 COM O BEIRA-MAR. ONZE PONTOS QUE DARIAM OUTRO CAMPEONATO BEM DIFERENTE. É CLARO QUE ISTO DESGASTA UM PERSEGUIDOR E ANIMA UM LÍDER
4 JORNADAS DECISIVAS
E 17 JOGOS TAMBEM DECISIVOS
E CONVEM AINDA LEMBRAR O XARIVARI QUE O TREINADOR CAMPEÃO FEZ EM GUIMARÃES À 7ª JORNADA. PORQUÊ ???? TERÁ SIDO PARA ESVAZIAR AS QUEIXAS (JUSTISSIMAS) DO BENFICA ???
GENÉRICAMENTE PARABENS PELA VITÓRIA, MAS
BAIXANDO À ESPECIALIDADE E AO DETALHE, AÍ AS COISAS SERIAM DIFERENTES
MUITO DIFERENTES

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Março 2024

Fevereiro 2024

Janeiro 2024

Dezembro 2023

Novembro 2023

Outubro 2023

Setembro 2023

Agosto 2023

Maio 2023

Abril 2023

Março 2023

Fevereiro 2023

Janeiro 2023

Dezembro 2022

Novembro 2022

Outubro 2022

Setembro 2022

Agosto 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Persistência

Cumprida

Chave

Reflexo

Desastrosa

Inócua

Rajada

Consistência

Revolução

Medíocre

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds