VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Domingo, 16 de Setembro de 2007

Confiança

No final do jogo, quando saía do estádio, passei por duas velhotas que, equipadas a rigor com uma camisola do Benfica (uma com o número dez do Rui Costa nas costas, a outra com o número vinte e um do Nuno Gomes), tinham a seguinte conversa:


- Finalmente lá marcou um!

- Agora ninguém o pára!


Isto reflecte a confiança que nas últimas semanas se instalou entre os benfiquistas, jogadores e adeptos por igual. Se até estas senhoras de provecta idade, que concerteza já terão visto muitos jogos do nosso Benfica ao longo dos anos e como tal já deverão estar endurecidas pela carapaça de cinismo que inevitavelmente o passar dos anos fornece, neste momento acreditam que o Nuno Gomes se vai tornar num goleador letal, imparável terror das áreas adversárias, então acho que mais explicações são desnecessárias. A confiança é tanta que até o meu amigo Gwaihir arriscou desafiar a superstição, e ao intervalo desceu os degraus da bancada Sapo para vir conversar comigo - e ele tinha prometido que nunca mais voltava a fazer isto, porque das outras vezes deu sempre mau resultado (ou hoje sentias-te mais confiante porque deixaste o cachecol no canto superior esquerdo (como quem entra) da mesa da sala, dobrado em três (com o emblema para cima) e virado para a televisão?)


O Camacho cumpriu o que tinha anunciado, e deixou mesmo o Cardozo a descansar no banco. Para o seu lugar entrou no onze o Cristian Rodríguez, que se foi encostar à esquerda, passando o Di María para as costas do ponta-de-lança, Nuno Gomes (embora trocando frequentemente de posição com o Rodríguez). Na defesa houve outra alteração, com a estreia do Edcarlos no lugar do Miguel Vítor. O nosso treinador tem reclamado frequentemente das más primeiras partes do Benfica, e a verdade é que esta noite entrámos mal no jogo. Ou melhor, poder-se-á dizer que foi a Naval quem entrou bem, porque eles conseguiram manter sempre a equipa bem organizada, pressionavam os nossos jogadores logo à entrada do seu meio-campo, e assim mantinham-nos longe da sua baliza, conseguindo também uma boa dose de posse de bola. Mas os planos deles começaram a ir por água abaixo pouco depois dos vinte minutos, porque no primeiro remate digno desse nome que o Benfica fez, marcou. Foi um bom remate de longe do Rodríguez, que não deu hipóteses ao guarda-redes adversário. Este golo alterou completamente o jogo que tínhamos visto até então. A Naval desorganizou-se, e o Benfica começou a atacar mais e melhor. Não supreendeu por isso o segundo golo, que terá sido o momento alto da noite. Passe do Rui Costa para o Luís Filipe na direita, e cruzamento rasteiro deste para o mesmo Rui Costa aparecer na área a finalizar, controlando a bola com o pé direito, rodopiando sobre si mesmo, e finalizado com o pé esquerdo. São pormenores daqueles que mostram a classe de um jogador como o Rui Costa. É um privilégio para nós, benfiquistas, podermos ir à Luz de quinze em quinze dias e ver toda a inteligência e classe do nosso Rui ao vivo.


Com uma vantagem de dois golos ao intervalo (que até poderia ter sido dilatada antes do final da primeira parte), seria de esperar que o Benfica se poupasse um pouco, mas a verdade é que entrámos à procura de mais um golo. Isto é algo que a equipa agora parece fazer com naturalidade, ou seja, mesmo em vantagem não adormece sobre a mesma, e em vez de recuar continua a manter o ritmo de jogo e a procurar marcar. Além disso, nota-se que a simples forma como os jogadores ocupam os espaços em campo torna as coisas mais fáceis. Os adversários têm dificuldade em encontrar zonas do terreno em que não estejam jogadores do Benfica a estorvá-los, e quando recuperamos a bola normalmente há sempre pelo menos outro jogador por perto a quem a passar.


Não foi preciso esperar muito pelo terceiro golo. Mais um passe inventado pelo Rui Costa a descobrir o Rodríguez na ponta esquerda, e o uruguaio a centrar para um cabeceamento muito colocado do Nuno Gomes para junto do poste, a assinar o terceiro da noite. Sim, não é gralha. O Nuno Gomes marcou mesmo um golo, e um bonito golo por sinal. Ainda tive que esfregar os olhos para me convencer que a bola tinha mesmo entrado. À minha volta viam-se bocas abertas de pasmo e, de relance, pareceu-me ver passar nos céus sobre a Luz um porco a voar. Brincadeiras à parte, fiquei contente com este golo. O Nuno já não marcava há algum tempo, e os avançados precisam de golos para ganharem confiança. Apesar das vozes críticas, eu continuo a achar que o Nuno Gomes é um jogador que em forma faz falta ao Benfica, e temos todo o interesse em tê-lo motivado.


O jogo continuou mais ou menos na mesma toada, até ao momento negro da noite, que foi a lesão do Petit. Ainda por cima aconteceu numa altura em que o mais provável era que fosse substituído, já que o Romeu Ribeiro já estava pronto para entrar. Resta saber qual é a gravidade da lesão, mas parece que tem pelo menos para três jogos, todos eles importantes: Milan, Braga, e Clube do Lumiar. É uma grande perda, porque o Petit está num grande momento de forma, e hoje mais uma vez estava a demonstrá-lo em campo. Depois deste momento, aí sim, o Benfica abrandou, e nos minutos finais foi altura para o Quim brilhar, e demonstrar que a titularidade que mantém não é por acaso. Se a Naval não conseguiu o golo de honra (e diga-se sinceramente que fez por merecê-lo), foi por causa do Quim, porque aqueles minutos foram de pressão total à nossa baliza. Mas até nisto dá para ver que estamos em estado de graça, pois a bola não entrou mesmo - quando o Quim não estava lá, estava a barra da baliza.


Bons jogos do Léo (para não variar), Katsouranis, Petit, Rui Costa e Rodríguez. Este último estreou-se a titular, e fê-lo com um golo e uma assistência. Mas para além disso mostrou uma combatividade enorme, recuando e ajudando na defesa, o que resultou na recuperação de diversas bolas. Podia tentar escrever sobre o Rui Costa, mas não tenho muitas palavras para o conseguir fazer. Para além disso, falta-me objectividade para fazê-lo, tal é a admiração que tenho por ele e o prazer que me dá vê-lo com a nossa camisola em campo. Volto a dizê-lo: é um privilégio. Em relação ao estreante Edcarlos, a verdade é que não me impressionou muito. Mostrou velocidade, mas não gostei muito da forma como se posicionou e movimentou em campo em diversas ocasiões. Pareceu mostrar alguma (natural) falta de confiança, resguardando-se e evitando 'comprometer-se' em lances mais complicados. Na fase final já pareceu mais solto, mas ainda é muito cedo para tirar grandes conclusões. A título de comparação, o David Luíz ou o Miguel Vítor deixaram-me melhor impressão logo na estreia.


Enfim, conforme prometido pelo treinador a equipa não se poupou para Milão, e encarou o jogo conforme devia. O resultado é a segunda vitória consecutiva por três golos, e a confiança a subir. Até eu já começo a pensar que o Nuno Gomes está mesmo imparável.


P.S.- E mais uma vez, a 'nossa' Vanessa Fernandes está de parabéns, já que voltou a arrasar a concorrência em Pequim, em mais uma prova da Taça do Mundo.

publicado por D'Arcy às 02:04
link do post | comentar
32 comentários:
De Romeiro Sagaz a 16 de Setembro de 2007
É isto mesmo que eu adoro ver nos benfiquistas. Ou estão deprimidos ou estão eufóricos. Um caso colectivo de doença bipolar, diria. Nada que se não resolva com um treinador contratado à pressa ou com dois "craques" de fim de estação. Até já acreditam nas premonições das velhinhas! Mais duas jornadas assim e serão campeões nem que a vaca tussa. Vai durar até ao próximo desaire. Apostamos?
De rappa a 16 de Setembro de 2007
Acho que também é digno de registo a medalha de prata da Telma Monteiro, se bem que tenha sido notória a sua desilusão por não alcançar o ouro. E eu pergunto-me se sou eu o único que acha o seguinte: Rui Costa já tinha mostrado na última época que estava ainda a sentir os efeitos da malfadada lesão que sofreu no início da temporada e que podia produzir mais. Começou esta época a demonstrar precisamente isso. Eu sei que ainda há tempo, mas já há algum tempo que eu acho que o cargo de dirigente desportivo devia esperar mais que um ano pelo Rui. Ele ainda tem muito para dar ao futebol. Mais alguém acha que ele dura mais do que esta época?
De D'Arcy a 16 de Setembro de 2007
Sim Romeiro, porque o normal num adepto de futebol quando ganha é ficar deprimido ou pessimista. é pensar 'ganhámos este, mas agora vamos perder tudo'. Nós benfiquistas é que somos uns tipos estranhos que ficam entusiasmados quando ganhamos, e tristes quando perdemos, logo devemos ser bipolares.

Ah, e quanto à questão das velhinhas, sugiro uma revisão ao detector de sarcasmo.
De GR1904 a 16 de Setembro de 2007
Podias ter falado naquela parte do jogo em que o Rui Costa esperava a marcação de um livre junto aos No Name, enquanto o keeper da naval era assistido, e este grupo de apoio começa com um cântico que fez o Rui bater palmas e até fazer uma vénia. A reacçao do Rui foi de tal modo sentida pelos adeptos que desataram a aplaudi-lo em pé. Isto sim, é futebol no seu estado mais puro e desprovido dos interesses mercantilistas e repressivos, como toda a gente se deve ter apercebido neste mesmo jogo em que a policia interviu várias vezes na bancada dos Diabos para os proíbir de expor a faixa do grupo em plena bancada e que até mereceu uma forte assobiadela por parte dos adeptos. Julgo que só isto até merecia um post dedicado.
De vermelho a 16 de Setembro de 2007
esse momento que o GR falou foi para mim um dos melhores que vivi no estádio novo. Indescritível.

De Dyktus a 16 de Setembro de 2007
Nuno Gomes é um excelente ponta de lança, tem neste momento falta de confiança. Tem também uma maneira de jogar diferente do normal homem de área, eu acho que jogando um pouco mais atrás com o cardozo na frente vai render bastantes golos.
De PEDRO ALVES a 16 de Setembro de 2007
grande jogo do nosso Benfas, mas não vamos embandeirar em arco. os 2 proximos jogos sao muito dificeis. Acredito que o Benfica não perde em Milão. Dificil vai ser em Braga na próxima semana. Como era importante não perder pontos em Braga.
Vanessa és uma campeã mesmo.
De pjff1 a 16 de Setembro de 2007
Positivo:
- Quim: defendeu tudo, no final do jogo dava mesmo a sensação que a defesa podia ir embora que ele sozinho mantinha as redes invioláveis;
- Léo: merece contrato vitalício, joga sempre, sempre bem. Talvez o melhor defesa esquerdo que eu vi jogar no Benfica;
- Rui Costa: golo fantástico, aberturas como só ele sabe fazer, e aquele momento de convívio com o público é algo pelo qual vale a pena pagar o cativo. O LFV que pense noutro director desportivo e ofereça contrato até 2010 ao nosso "Maldini";
- Nuno Gomes: sempre o defendi, e vou continuar a fazê-lo. É benfiquista do coração, nunca vira a cara à luta, e continuo a achar que este ano vai calar muita gente. E em mais 2 situações se o Di Maria tem feito bem o último passe, podia ter conseguido um hat-trick;
- Atitude da Naval em tentar jogar futebol e o jovem deles João Ribeiro, parece-me ter muito futebol;

Negativo:
-primeiros 20 minutos, do pior que vi há muitos jogs na Luz, simplemente péssimos;
- Lesão do Petit: nem quero imaginar o que se diria aqui se outro treinador visse um jogador que tinha feito 180 minutos pela Selecção lesionar-se aos 75 mins de jogo, quando ainda não se tinha feito uma única substituição, apesar do jogo resolvido;
- não convocação do Adu: infelizmente aconteceu o que eu previa com a chegada dos uruguaios, o puto nem convocado é. Obviamente que um jogo contra a Naval, perfeitamente resolvido, com muito espaço, era perfeito para o Adu, que gosta de jogar exactamente como o Di Maria fez ontem, solto a jogar com total liberdade. Mas pronto, ele prefere ter lá o Coentrão e dar-lhe minutos para não fazer nada de jeito, opções;
- Maxi Pereira: não gostei, não me convence. Tem algumas qualidades, mas é muito limitado, ao contrário do Cebola. Parece-me claramente o elo mais fraco da actual equipa.

Alguém sabe dizer o que se passou com os Diabos? Percebi que houve alguma confusão, mas não percebi o quê.

Americano
De Lagarto Vermelho a 16 de Setembro de 2007
O teu tutano só pode ser feito de merda , tal a cor que tem, e o cheiro a porco que advem do teu ladrar. Também não há justiça divina, porque se houvesse, tu não existias.

Peço desculpa ao D`Arcy, mas há coisas que não é facil ficar indiferente.
De BENFICA FC a 16 de Setembro de 2007
A lesão do Petit seria sempre uma infelicidade em qualquer momento da época. Mas neste momento, com a sequência de jogos que se avizinha, é muito azar. Ainda por cima, o Katso está a ser obrigado a jogar a central. Ou o Luisão recupera, para que o Katso possa subir para o meio campo, ou estamos sem soluções à altura.
Acho que, neste momento, o pior que poderia acontecer ao Benfica era uma onda de euforia. Juntos dos adeptos (eu incluído) já está instalada. Espero que não chegue aos jogadores.
Parece-me que a maior parte os adeptos não reconhece o valor que reconheço a Maxi Pereira. É verdade que não é um craque. Não é explosivo. Não saca coelhos da cartola. Mas é um jogador muito certo, mito regular e necessário numa equipa cheia de jovens.
http://benfica-fc.com/slbenfica/

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Março 2024

Fevereiro 2024

Janeiro 2024

Dezembro 2023

Novembro 2023

Outubro 2023

Setembro 2023

Agosto 2023

Maio 2023

Abril 2023

Março 2023

Fevereiro 2023

Janeiro 2023

Dezembro 2022

Novembro 2022

Outubro 2022

Setembro 2022

Agosto 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Persistência

Cumprida

Chave

Reflexo

Desastrosa

Inócua

Rajada

Consistência

Revolução

Medíocre

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds