VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Sábado, 10 de Maio de 2008

Cesteiro

Claro que, e conforme se previa, o crime compensou. Foram décadas de intrujice castigadas com uma palmadinha nos dedos, que foi a perda de uns pontos que até já nem interessavam para nada. Embora, aparências oblige, seja necessário demonstrar uma certa indignação, chegando-se ao ridículo do maior semeador de ódios de que há memória neste país dar uma conferência de imprensa em que promete fazer frente 'aos que se movem apenas pelo ódio', a verdade é que o suspiro de alívio exalado da Torre das Antas, por ver chegar ao fim este caso de uma maneira tão suave, deve ter feito estremecer as folhas das amendoeiras algarvias. De tal forma que, obviamente, nem vale a pena recorrer.

Foi interessante ouvir o presidente do Conselho de Disciplina da Liga, Ricardo Costa, explicar alguns pormenores dos castigos aplicados. A julgar pelas suas palavras, não houve dúvidas sobre os actos ilícitos praticados pelo presidente do Porto, nomeadamente nos casos mais badalados (Jacinto Paixão e Augusto Duarte, que foram brindados com quatro e seis anos de suspensão). A etiqueta da corrupção, essa, já não a conseguem descolar. O problema é o tal 'nexo de causalidade'. É que de acordo com a actual moldura jurídica da Liga, sem este existir não se pode afirmar que houve, de facto, corrupção. Como este nexo já não faz parte da definição de coacção, o Boavista lixou-se também e levou com a descida. Caso este nexo não fizesse parte da definição de 'corrupção', Porto e Leiria seriam igualmente despromovidos (palavras do próprio Ricardo Costa).

Claro que o nexo de causalidade é praticamente impossível de provar, que foi o que se passou neste caso. Um 'perito' pode sempre analisar um determinado lance de uma forma completamente díspar da de outro 'perito'. Aliás, como vemos muitas vezes aos fins-de-semana, um mesmo 'perito' no simples intervalo de uma semana consegue alterar radicalmente a forma como analisa lances semelhantes. Ou seja, de acordo com a justiça da Liga, se um indivíduo for apanhado a subornar um árbitro, por mais descarado que seja, mesmo que seja gravado, filmado ou transmitido ao vivo na televisão, desde que no jogo seguinte, apitado por esse árbitro, uma comissão de 'peritos' idóneos não considere que o clube desse indivíduo foi escandalosamente beneficiado, então o castigo será sempre mais uma palmadinha nos dedos (mas com pouca força, que os dedos são necessários para contar bem as notas que se colocam nos envelopes). Parece uma espécie de sketch dos Monty Python: o corruptor (PC) foi considerado culpado e castigado; o corrompido (árbitro) foi considerado culpado e castigado; mas a conclusão final é a de que não houve, de facto, corrupção.

Bem diz a sabedoria popular que 'Cesteiro que faz um cesto, faz um cento'. Mas felizmente, para alguns, o senso comum ainda não faz parte da justiça da Liga.

publicado por D'Arcy às 00:15
link do post | comentar
36 comentários:
De Yur@n a 10 de Maio de 2008
Tambem eu encarei à partida este dia com o mesmo pensamento que tu, caro D'Arcy, convicto de que os indicios existentes iriam conduzir às condenações à muito anunciadas, as quais em alguns casos eram absolutamente ridiculas tendo em consideração os factos em causa, e por essa razão somada às circunstâncias resultantes das classificações actuais se torna inocua.
Mas apesar disso, o dia e os acontecimentos que se sucederam ao anuncio formal dos castigos acabou por se mostrar bastate interessante.
Para começar, não numa perspectiva cronológica, a conferência de imprensa de Pinto da Costa, que anunciou o não recurso do clube, e o recurso do seu castigo. Nem eu estava à espara desta "chico esperteza", no fundo ao aproveitar a vantagem que têm no campeonato para obsorver os seis pontos do castigo não recorrendo, que de outra forma poderia implicar que a decisão final surgisse já durante a próxima época afectando nesse caso a classificação, acabam por assumir a culpa, acabam por assumir que não têm argumentos que contaponham as acusações. É evidente que se não fosse a diferença pontual enorme que existe entre o 1º e 2º classificados, se por exemplo tivessemos este ano uma situação semelhante à do ano passado, o Porto perante um castigo destes iria recorrer até às ultimas instâncias mesmo sabendo que não tinha razão.
Depois temos as diversas reações, que são de certa forma unânimes em achar que o castigo do porto resulta de certas salvaguardas existentes nas normas, que não existindo teriam levado não a um castigo de 6 pontos mas sim à despromoção. Além de também questionarem o timing em que estes castigos foram anunciados, que em relação ao porto significa que o castigo acaba por não resultar objectivamente em nada, e mesmo em relação ao Boavista e à sua despromoção, tal situação provavelmente acabaria por suceder como resultado da grave situação económica em que está o clube, a qual muito provavelmente impediria o clube de apresentar as certidões necessárias à sua paricipação na 1ª liga na próxia época.
Depois foi interessante ver Guilherme Aguiar sem o seu habitual ar de superioridade, e ironia, perante Fernando Seara e o Dias Ferreira.
De eagleheart a 10 de Maio de 2008
O QUE VERDADEIRAMENTE ME SURPREENDE A MIM, É A TAMANHA INGENUIDADE DE QUEM ALGUMA VEZ PENSOU QUE TODO ESTE PROCESSO APITO DOURADA, ALGUMA VEZ IRIA DAR ALGO DE BOMBÁSTICO.
AH, É VERDADE E NÃO SE ESQUEÇAM AINDA QUE COM POSSIBILIDADE DE RECURSO, NEM ESTES PUXOEZINHOS DE ORELHINHAS SE CALHAR IRÃO ACONTECER.
MAS REALMENTE ESTA DO ARBITRO QUE ACEITA O POSSIVEL SUBORNO, APANHAR 6 ANOS DE SUSPENSÃO E O CLUBE QUE SUBORNA UM DOS SEUS DIRIGENTES APANHAR 2 ANOS, QUE SÓ CONFIRMA COMO VAI A JUSTIÇA NESTE PAÍS.
ENFIM.
De Paul a 10 de Maio de 2008
Hoje foi um dia muito interessante, confirmou-se o confirmado há muito por o nosso clube. Hà pouco li no pasquim MaisFutebol que a corrupção no Futebol Português Porto, Mourinho e Boavista atravessaram as televisões de todo o mundo. Mas há uma noticia que me confrange, um jornal italiano, publicou o rosto choro de desgosto e de desanimo de Manuel Laço do Boavista. E eu fiquei a pensar na diferença entre o caracter de um homem que deve ter dar tudo o que de mellhor tinha ao seu Boavista sem nada pedir em troca e o rosto do PC que só trouxe ao Porto vitórias embuídas de corrupção, trafego de influências, mentira, guardas Abel, Pidás.
O dia de hoje fica para mim como um marco histórico, entre os que trazem ao futebol, verdade, dignidade , profissionalismo, altruismo e os que trazem o seu lado negro. hoje foram punidos os segundos espero que hoje começe uma nova era. E para alguns que preferiam o nosso Benfica com muitas vitórias neste campeonato, eu estou muito mais feliz porque o nosso Clube não faz parte desse campeonato e por isso não me importo de ficar em quarto lugar.mas não me importo nada mesmo, mesmo nada.
O que eu choro é de no Domingo por motivos profissionais ter de ir no avião para Toronto enquanto um estádio cheio está a aplaudir o grande adepto, jogador e dirigente RUI COSTA.
Escrevam numa grande faixa "obrigado MAESTRO aqui e além mar" porque milhare de emigrantes por esse mundo fora mais do que nunca têm orgulho de serem do Glorioso SLB.
SLB até morrer
De Algarviu a 10 de Maio de 2008
A esperteza do pinto da costa ao aceitar a penalização do clube e recorrendo da penalização pessoal, para além da finíssima ironia do filho da puta, revela uma má avaliação da situação.

Imaginemos que o recurso pessoal tem provimento (diga-se de passagem que, atendendo à composição do CJ da FPF, não é hipotese a pôr de parte) - fica o senhor ilibado e o clube manchado para sempre!

E a Uefa não terá uma palavra a dizer sobre o assunto?

Tudo por causa dos 6 pontinhos que este ano não fazem diferença...
De Anónimo a 10 de Maio de 2008
PINTO P'RA GAIOLA, JÁ!
De Ana Bela Costa a 10 de Maio de 2008
Agora estive a ler num site que, depois de ter dado a conferência de imprensa o PC assistiu a um concerto com o Antonio Vitorino d?almeida e PC disse que ele era o novo maestro do FCP. Não sei qual dos dois quem tem menos vergonha, mas ver a Inês Medeiros (filha de António Vitorino de Almeida) a fazer um filme sobre as mulheres de Salazar já se espera tudo daquela da familia, porque do PC já nada se espera nem a cadeia porque talvez ele já lá vá dar palestras sobre a versão negra da metamorfose : o corruptor, o corrupto e o analisador de corrupção.

Saudações Benfiquistas
De ReD a 10 de Maio de 2008
É melhor não cuspirem para o ar.
De Jorge Ventura a 10 de Maio de 2008
Ilações a retirar:
O crime compensou e de que maneira, anos de pressão sobre os árbitros, controle do Conselho de Arbitragem pela AFPorto através do nefasto Adriano Pinto(os famosos chitos de que tanto se vangloriava), e controle da FPF e da Liga aliados (e aqui há que reconhecê-lo) à competência na gestão do futebol viraram a hegemonia do futebol Português para Norte e montaram o famoso sistema que continua a perdurar no subconsciente de quem toma as decisões quer seja dentro de campo ou fora dele...!!!
De todas as formas da mancha de corruptores provada na justiça eles já não se livram...foi uma vitória de Pirro mas ainda assim foi uma vitória...!!!
Saudações Benfiquistas
De Anónimo a 10 de Maio de 2008
o nexo de causalidade e uma treta inventada pela liga

para haver corrupçcao basta acordo de vontades,.

francisco silva foi irradiado sem sequer arbiutrar o jogo em causa
De Telmo a 10 de Maio de 2008
O futebol portuguê bateu no fundo, porque raio coacção por parte do boavista dá descida de divisão, e corrupção por parte do fcporto não dá?? É a vergonha total!

Outros 2 pormenores:
- O Benfica tem que exigir imediatamente enormes indemnizações ao fcporto e ao boavista pelos inúmeros danos causados ao clube.
- Porque raio o campeonato 2003-2004 não é retirado aos corruptos??? Se ficou provado que o ganharam com corrupção, porque raio continuam com ele??? Mais uma prova da má fé da comissão da liga neste caso!

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Março 2024

Fevereiro 2024

Janeiro 2024

Dezembro 2023

Novembro 2023

Outubro 2023

Setembro 2023

Agosto 2023

Maio 2023

Abril 2023

Março 2023

Fevereiro 2023

Janeiro 2023

Dezembro 2022

Novembro 2022

Outubro 2022

Setembro 2022

Agosto 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Persistência

Cumprida

Chave

Reflexo

Desastrosa

Inócua

Rajada

Consistência

Revolução

Medíocre

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds