O Fundamental e o Acessório

É claro que acho que o castigo aplicado cá no burgo aos corruptores é de rir à gargalhada.

 

É claro que me divirto imenso com a possibilidade destes gajos não irem à Champions - mais pelo significado do acto em si do que pelo facto de nós serrmos um dos beneficiados com o mesmo (e já agora, ao contrário do que a nossa imprensa e tv querem fazer crer, não "os mais" beneficiados - esse será sempre o Guimarães, já que as suas hipóteses de passar a pré-eliminatória e chegar aos "milhões" eram escassas).

 

É claro que toda a gente sabe que estes dois jogos, ainda por cima naquele campeonato, são apenas a ponta do iceberg - mas lembrem-se, também só conseguiram condenar o Al Capone por fraude fiscal...  Nestas coisas, é preciso pegar no que se tem, o resto vem depois.

 

Mas para mim isto dos castigos maiores ou menores é Acessório.  Nem todos os castigos do mundo que pudessem ser aplicados ao fcp nos devolviam o que foi roubado em 25 anos.  Ver o crime castigado pode ser um bálsamo para as nossas consciências, mas em nada se traduz em resultados práticos nem desfaz o que foi feito.

 

O que é então Fundamental?  Fundamental tem de ser sempre o Futuro.

 

Para mim, o Fundamental começa e acaba no simples reconhecimento de que este clube "de sucesso" pratica estes actos - reconhecimento que é geral, inclusivé pelos próprios, já que toda a sua defesa se baseia em razões processuais (podem ser usadas escutas?  a Carolina é credível?  A UEFA está a aplicar o regulamento ilegalmente com efeitos retroactivos? etc) e não na negação dos factos.

 

O estigma com que ficaram e as suas consequências futuras serão o maior e verdadeiro castigo, espero eu.

 

Ou seja, a minha esperança e convicção é de que de hoje em diante nada seja o mesmo, que de hoje em diante todos olhem para estes gajos e para o seu "sucesso" com desconfiança, que de hoje em diante o que foi não se possa repetir, que de hoje em diante o Combate Desportivo seja apenas e só isso mesmo - Desportivo.

 

Que de hoje em diante possa ganhar quem é efectivamente Melhor.

 

E que o Melhor possa ser o GLORIOSO SLB.

por Artur Hermenegildo às 18:01 | link do post