VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Domingo, 1 de Fevereiro de 2009

Luta

Debaixo de uma chuva que parece não querer parar, e num campo que tornou impossível jogar futebol com qualidade, o Benfica conquistou esta noite uma vitória difícil frente ao Rio Ave, mas inteiramente justa, sobretudo pelo muito que os nossos jogadores lutaram para a conseguir.

Sem Katsouranis, Miguel Vítor e Suazo, avançaram para os seus lugares Carlos Martins, Sídnei e Cardozo. Dado o estado quase impraticável do relvado, que certamente não favoreceria o seu jogo, o nosso treinador optou também por colocar o Nuno Gomes no lugar do Aimar, jogando assim num esquema mais próximo do 4-4-2. Logo de início adivinhava-se que não seria um jogo fácil. Não tanto pelo nome do Adversário, que neste momento ocupa o fundo da tabela, mas sim pelas condições do tempo, que tornaram o relvado da Luz quase numa piscina (nunca tinha visto o nosso relvado com tanta água). Por isso futebol bonito, trocas de bola, ou mesmo tentativas de correr com a bola controlada, nem pensar. Alguns dos nossos jogadores perceberam logo isso, outros demoraram mais tempo a percebê-lo, e alguns até pareceram nunca o terem compreendido até ao final do jogo. Apesar do natural ascendente no jogo, grande parte da primeira parte foi passada sem que conseguíssemos criar lances de grande perigo, o que ia servindo na perfeição os interesses do Rio Ave. Depositava alguma esperança num livre do Cardozo, mas quando isso aconteceu o Carlos Martins (parece ter herdado do Petit o cargo de querer marcar todos os livres, independentemente de haver situações em que se pediria outro marcador) encarregou-se de marcar e chutar por cima. Só nos minutos finais é que o Benfica conseguiu finalmente estar próximo de marcar. Primeiro foi o Cardozo que trabalhou bem, aproveitando um remate falhado do Carlos Martins, virando-se e rematando ao poste, para depois o Di María fazer uma recarga completamente disparatada. Depois foi o mesmo Cardozo a cruzar para o Nuno Gomes, mas este não conseguiu acertar na bola. Finalmente foi o Carlos Martins, num livre, a proporcionar uma grande defesa ao guarda-redes do Rio Ave. Não foi muito, mas foi o suficiente para, tivessemos tido um bocadinho mais de sorte, chegarmos ao intervalo em vantagem. Parece que o jogo com o Braga foi a excepção nesta maldição que temos esta época de chegar em branco ao intervalo.

A segunda parte trouxe um Benfica a conseguir empurrar mais o Rio Ave para junto da sua área. As oportunidades de golo eram poucas, e difíceis de criar, mas os nossos jogadores, louve-se-lhes a atitude, nunca baixaram os braços. Mais uma vez pelo Cardozo, estivemos perto de marcar. Primeiro num cabeceamento que acabou por ir ter com o guarda-redes, e depois mais um cabeceamento, com a bola a bater mais uma vez no poste. Considerando o jogo que víamos, com as dificuldades acrescidas do estado do terreno, e consequente escassez de oportunidades, as duas bolas no poste já me faziam temer o pior e pensar que esta não seria uma noite feliz. Quando o Quique, a vinte e três minutos do fim, lança o Mantorras para o jogo, deu-me uma certa sensação de déjà vu Trapattoniano. E da segunda vez que ele tocou na bola, marcou. Aproveitando uma bola ganha de cabeça pelo Cardozo, esperou que ela caísse para depois rematar cruzado para a baliza. É isto o Mantorras. Não tem explicação, tal como eexplicação não tem o facto de eu celebrar ainda mais o golo, primeiro porque foi golo do Benfica, e depois porque foi também golo do Mantorras (para além disso eu andava a dizer desde o início do jogo que iríamos ganhar com um golo dele). Estava convencido que este jogo seria decidido assim, com um golo só, mas isso não me impediu de ficar nervoso até ao final (não percebo porque razão fico mais nervoso quando o Benfica está a ganhar por um do que quando está empatado). Mas até final, só dois lances dignos de registo: um do Luisão, que se isolou pela esquerda após um ressalto e viu o seu remate defendido pelo guarda-redes, e o outro em que o mesmo Luisão cometeu a única falha em todo o encontro, deixando a bola passar entre as pernas e permitindo a primeira grande oportunidade de golo ao Rio Ave, que felizmente se saldou por um remate ao lado.

Falando dos melhores do Benfica, tenho que começar pelo Cardozo. Lutou muito, ganhou diversas bolas aos centrais adversários, pelo ar e pelo chão, e criou quase todas as situações de perigo do Benfica. Acertou duas vezes no poste, para pena minha, porque se alguém merecia o golo era ele. A defesa toda esteve bem, mas destaco mais um enorme jogo do Maxi Pereira. O patinho feio do ano passado está feito um senhor lateral, que faz todo o flanco direito (exactamente aquilo que ele sempre fez no Uruguai, antes de vir para o Benfica jogar a médio ala) com um ritmo quase inalterável do primeiro ao último minuto. Do outro lado, também o David Luiz esteve bem, apesar de ter demorado algum tempo até perceber que jogar a bola junto ao relvado não era uma opção. Esteve insuperável pelo ar, conseguindo ainda subir algumas vezes pelo seu lado. Depois, tenho sempre que falar no Mantorras. O Mantorras não tem explicação. Confesso que mais de uma vez já pensei que é um tanto ou quanto exagerada a festa que fazemos de cada vez que ele entra. Mas depois, na hora de aperto, ele entra e eu aplaudo também. Porque, de alguma forma, o Mantorras consegue trazer com ele uma esperança que por vezes parece estar completamente perdida. Ele entra e nós pensamos que é possível que as coisas mudem. A empatia que existe entre ele e os adeptos é muito difícil de explicar. Julgo que não haverá mais nenhum jogador no nosso plantel cuja felicidade nós desejemos tanto. A verdade é que ele, nos poucos minutos que vai jogando, consegue quase sempre aparecer no sítio certo para causar perigo. Ou então é a bola que parece querer ir ter com ele. Seja como for, hoje ele entrou e decidiu. Que ele possa voltar a ser pelo menos o talismã que foi na época do último título. Passando aos piores, até me custa mencionar alguém, porque pelo menos no aspecto da entrega ao jogo toda a equipa esteve bem. Mas o Yebda pareceu não ter capacidade para raciocinar que, estando o relvado alagado, passes curtos rasteiros ou sair a jogar não eram uma opção. Continuou a insistir nisto durante todo o jogo, e assim perdemos uma infinidade de bolas no meio campo. Depois há o Carlos Martins. Que é o Carlos Martins, e por aqui me fico.

Mesmo sendo um jogo contra o último classificado, foi uma vitória muito importante, especialmente pelas condições em que foi conquistada. Perder pontos antes da visita ao Porto poderia ser um rude golpe. Foi preciso um 'milagre' do Mantorras para que isso não acontecesse, mas a justiça do resultado é incontestável. E a atitude demonstrada, aliás, a exemplo do que tem acontecido nos últimos jogos, dá-me muita confiança. Nestas primeiras jornadas da segunda volta, muito poderá decidir-se.

Fotos da autoria de Álvaro Isidoro

publicado por D'Arcy às 02:49
link do post | comentar
54 comentários:
De moondog a 1 de Fevereiro de 2009
Tem piada que, nos lances finais, fales "na unica falha que o Luisão cometeu em todo o encontro" (quando nem foi ele que falhou, foi o Sidnei que se deixou antecipar e depois a bola bateu e deslizou pelo relvado, traindo o Luisão e dando então origem ao tal lance) e omitas a manteigada do Moreira logo a seguir. Tem a sua piada.
Imagino se fosse o Moretto que estivesse na baliza.

Adiante. Salve! grande Mantorras. Pensar que no início da época falava-se em seres emprestado ao braga (apenas e só para estares no banco a ver o renteria-a-falhar-golos-em-catadupa- mas-como-é-do-fcp-tem-de-jogar) e no início de dezembro já se falava em seres emprestado ao guimaraes. Ainda bem que se arranjou um clubezeco para se despachar o Makukula e nao se cometeu mais um erro crasso de despachar um dos poucos campeoes que ainda restam no plantel...
De Miguel F. a 1 de Fevereiro de 2009
O Yebda fez um jogo simplesmente abominável. Os lances de perigo do Rio Ave na 1º parte saíram quase todos dos pés dele. O homem não percebia que não dava para brincar no miolo.

Acho que também devias ter mencionado o Di Maria como um dos piores. Não deu uma para a caixa. O Rúben, que não é médio ala e até é mais jogador de contenção, consegue ser mais perigoso do que ele. E acho que isto diz tudo.

Quanto ao Martins, acho que não fez um jogo assim tão mau. Ia marcando de livre na 1ª parte e o cruzamento no lance do golo é dele. Mas também demorou a perceber que não podia brincar no meio-campo.
De D'Arcy a 1 de Fevereiro de 2009
moondog: O Moreira deu uma frangalhada do caraças. É uma porcaria de guarda-redes, que deveria ser escorraçado do Benfica a pontapé, e proibido de jogar num clube de dimensão superior ao Amora. Assim poderíamos todos disfrutar de uma longa e proveitosa titularidade do magnífico, maravilhoso, fantabulástico, indescritível, melhor guarda-redes alguma vez parido sobre a superfície terrestre, Moretto de seu nome, e sermos todos canonizados por termos tido o privilégio de assistir a tão imaculadas mãos defenderem remates adversários.

Só foi pena mesmo o Rio Ave não ter marcado um golo nessa frangalhada monumental do Moreira, não foi? Assim poderíamos todos esfregar as mãos de contentes, dar pulinhos e bater no peito enquanto gritávamos: 'Vêem? Vêem? Eu é que tenho razão! O Meu guarda-redes é melhor do que o teu!'.
De D'Arcy a 1 de Fevereiro de 2009
Tens razão, Miguel. Concordo que o Di María voltou a fazer um jogo péssimo. Por acaso até o tinha comentado à saída do estádio e queria mencioná-lo, mas depois esqueci-me (até porque, regra geral, não gosto muito de mencionar vários jogadores como piores).

O Carlos Martins não jogou bem nem mal. Foi, tal como disse, o Carlos Martins. O que significa um ou outro lampejo, muita entrega (diversas vezes desajustadamente excessiva), e um ou outro disparate daqueles que fica toda a gente a pensar 'O que é que o gajo queria fazer?' :)
De JDF a 1 de Fevereiro de 2009
Também não acho que o Martins tenha jogado mal -especialmente se o compararmos com o companheiro de meio campo- quanto ao jogo, esse valeu pela vitória, pelo golo do Mantorras e pouco mais.
De Jorge Ventura a 1 de Fevereiro de 2009
Mais uma vez acho a tua crónica o espelho real do que se passou ontem no relvado ??? na piscina da luz...esta equipa pode não jogar bem mas tem demonstrado nos últimos tempos que tem carácter e alma e disso se fazem os campeões ...ontem se não fosse essa capacidade de luta não teríamos ganho...!!!
Bravo ao Cardoso, Maxi , D.Luiz , Amorim e claro o Mantorras o homem que renasce vez após vez e que opera milagres...esta época começa a fazer-me lembrar a de Trapatonni ...oxalá continue assim.
Saudações Benfiquistas
De Arsène Lupin a 1 de Fevereiro de 2009
A meu ver, a alegria que sentimos é redobrada nos golos do Mantorras porque:

- não é um triunfo da técnica: o Mantorras não é particularmente dotado tecnicamente, e às vezes até é muito trapalhão;
- não é um triunfo do poder físico: por amor de Deus, o homem tá todo partido;
- é sim, um triunfo da vontade. E isso é das coisas mais à Benfica que pode haver.

Daí que nos identifiquemos com ele, acho eu,
De Ferrao a 1 de Fevereiro de 2009
É mais uma vitoria a somar a tantas outras, mas esta soube-me mesmo bem, agora poucos foguetes, pouca festa e não desperdiçar energia para o próximo jogo, a festa que seja no fim de todos os jogos.
De David Silva a 1 de Fevereiro de 2009
E não se viu o amarelo da praxe!

Moondog, o Moreira é humano. A "manteigada", é um erro de avaliação dele. Um erro em quantos jogos? 5? 6? Parece-me que Quique já viu qual deles é mais capaz de defender a baliza. Com Moretto, o erro é constante...
De Pedro a 1 de Fevereiro de 2009
Se Carlos Martins e Di Maria jogaram mal o q dizer então de Nuno Gomes???
Mal para mim só jogaram Yebda e Nuno Gomes. O francês com muitos passes errados e Nuno Gomes simplesmente ausente de todo o jogo. E mesmo assim ainda falhou um golo...

Vitória justa e suada. Venha a próxima!!!

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Março 2024

Fevereiro 2024

Janeiro 2024

Dezembro 2023

Novembro 2023

Outubro 2023

Setembro 2023

Agosto 2023

Maio 2023

Abril 2023

Março 2023

Fevereiro 2023

Janeiro 2023

Dezembro 2022

Novembro 2022

Outubro 2022

Setembro 2022

Agosto 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Persistência

Cumprida

Chave

Reflexo

Desastrosa

Inócua

Rajada

Consistência

Revolução

Medíocre

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds