VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Segunda-feira, 24 de Abril de 2017

Estofo

O futebol tem coisas assim. O Benfica, essa equipa em queda acentuada, forte contra os fracos, fraco contra os fortes, vai a casa da equipa que joga 'o melhor futebol do campeonato' (não é surpresa, eles jogam sempre o melhor futebol do campeonato há umas três décadas consecutivas, no mínimo), que possui a 'melhor dupla de avançados do futebol português', orientados por aquele que desde há dois anos a esta parte passou a ser o melhor treinador português, e quase que é possível ouvir o ruído dos milhares de mãos a esfregarem-se de satisfação perante a quase certeza (mais uma vez) de que é desta que caímos do primeiro lugar. Começamos o jogo a perder por causa de um erro grosseiro do nosso guarda-redes, temos motivos de queixa de um período de desorientação completa por parte da arbitragem, e mesmo assim a nossa equipa nunca perdeu o rumo, mostrou sempre uma frieza admirável, jogou em Alvalade como se estivesse a jogar noutro campo qualquer (OK, também seria difícil sentir-se intimidado quando estava a jogar num campo rodeado de panos com fábulas como 22 títulos de campeão, maior potência desportiva nacional e outras mentiras que eles gostam de repetir na esperança que alguém os leve a sério, e onde a equipa da casa é apresentada de óculos escuros, numa espécie de mau espectáculo burlesco) e foi buscar o resultado que lhe permite manter-se isolada no topo da classificação. A isto chama-se estofo de (tri)campeão.

 

 

Não foi possível ao nosso treinador apresentar o mesmo onze inicial pela terceira jornada consecutiva, uma vez que o Jonas não recuperou a tempo e nem no banco se sentou. Para o onze entrou o Cervi, que durante o jogo foi alternando de posição e de funções com o Rafa, variando ambos entre extremo e segundo avançado. Era difícil que o jogo tivesse começado de maneira pior. O Sporting entrou a pressionar, andou perto da nossa área logo nos instantes iniciais e viu um par de tentativas de remate serem bloqueadas pelos nossos defesas, mas aos quatro minutos uma asneira do Ederson, que recepcionou mal um bola com os pés e depois quando a tentou chutar já só encontrou o pé do Bas Dost, resultou num penálti evidente contra nós. Verifiquei também que não são apenas os adeptos, mas também os próprios jogadores do Sporting que desconhecem as regras do jogo, já que por algum motivo resolveram pressionar o árbitro para que expulsasse o Ederson, o que não faria qualquer sentido. Com o penálti convertido pelo Adrien, tudo indicaria que o cenário que os mais fervorosos antibenfiquistas tinham andado a imaginar e a prometer estaria montado. Nada de mais errado. O Benfica não acusou o toque e partiu para um exibição personalizada e tranquila, procurando chegar ao golo de forma sóbria. O jogo foi muito táctico, disputado na zona do meio campo e a bola andou quase sempre afastada de ambas as balizas, mas o Benfica parecia conseguir ganhar alguma superioridade no centro e manter mais posse de bola, enquanto mantinha as tentativas do Sporting de sair rapidamente para o ataque controladas. Ocasiões de golo a seguir ao penálti foram quase inexistentes - o Benfica ainda conseguiu um par de cruzamentos promissores, mas o Coates apareceu sempre bem colocado a evitar que a bola chegasse ao Mitroglou. A única situação de maior perigo surgiu já perto do intervalo, num livre directo marcado pelo Grimaldo ao qual o Rui Patrício correspondeu com uma boa defesa. Foi também nos últimos minutos da primeira parte que a equipa de arbitragem teve um período extremamente infeliz, durante o qual conseguiu, em série, ajuizar três lances dentro da área do Sporting sempre em desfavor do Benfica. Se no terceiro deles, entre o William e o Rafa, ainda consigo dar o benefício da dúvida, nos outros dois já é mais difícil. No primeiro, do Schelotto sobre o Grimaldo, a posição do árbitro permitiu-lhe ver perfeitamente o que aconteceu. E o segundo, do Bruno César sobre o Lindelöf, foi de tal forma evidente que pelo menos o auxiliar daquele lado tinha a obrigação de ter visto e assinalado, porque o gorducho chegou ao Lindelöf já bem tarde e quando o nosso jogador já estava completamente no ar, não tendo sequer saltado para disputar a bola. Foi um empurrão, puro e simples.

 

 

Na entrada para a segunda parte, o Sporting voltou a estar mais perigoso. O perigo vinha sobretudo das incursões do Gelson pela esquerda da nossa defesa, onde o Grimaldo revelava dificuldades para o travar, e subsequentes cruzamentos para o Bas Dost. Foi assim que o Sporting construiu uma grande ocasião para ampliar a vantagem, mas o holandês, que se apanhou completamente sozinho em frente ao Ederson após receber o passe do Gelson, acertou mal na bola e o remate saiu rasteiro e enrolado ao lado da baliza. A primeira alteração no Benfica teve bons resultados tácticos. O Jiménez entrou para o lugar do Rafa e foi dar mais companhia ao Mitroglou na frente, ocupando com maior frequência o espaço à frente da linha de defesa do Sporting. Isto obrigou o William Carvalho a ter que se preocupar mais com a presença de um jogador nessa zona, e a ficar mais fixo junto à linha defensiva, o que teve como consequência vermos o Adrien frequentemente muito mais só no meio campo perante os nossos jogadores. E por isso mesmo voltámos a ganhar superioridade nessa zona, o Pizzi beneficiou bastante da liberdade adicional e estabilizamos novamente o nosso jogo, acabando com os sucessivos contragolpes do Sporting da fase inicial da segunda parte. Mas as ocasiões de golo ainda continuavam a ser muito escassas, e apenas por uma vez o Mitroglou conseguiu libertar-se e rematar à baliza, mas fê-lo de forma fraca e sem causar grandes problemas ao Patrício. Quando os jogos estão assim, muitas vezes acabam por ser as bolas paradas a decidir, e este jogo não foi excepção. O Benfica beneficiou de um livre mais ou menos na mesma posição daquele que no final da primeira parte tinha proporcionado ao Grimaldo a ocasião para marcar, ou seja, perto da área e descaído para o lado esquerdo. O Grimaldo e o Lindelöf estavam perto da bola, mas surpreendentemente foi o sueco quem arrancou um pontapé fenomenal que não deu qualquer possibilidade de defesa ao Patrício. Já no livre da primeira parte ele estava perto da bola, mas não estava mesmo à espera que ele o marcasse. É uma qualidade que lhe desconhecia. A partir daqui o jogo teve pouca história, porque continuou na mesma toada de equilíbrio, quase sem ocasiões ou remates a qualquer uma das balizas. O empate era um resultado que se adequava perfeitamente aos nossos objectivos, e sem forçar absolutamente nada controlámos o resultado até final.

 

 

Na minha opinião os destaques maiores na equipa do Benfica vão para a dupla de centrais, o Fejsa e o Pizzi. Seria fácil destacar o Lindelöf simplesmente pelo golo, mas independentemente disso ele fez um jogo sem mácula, sempre bem posicionado, com vários cortes e recuperações de bola decisivos, e ao lado do Luisão anularam perfeitamente 'a melhor dupla de avançados em Portugal'. Fora de brincadeiras, apanharam pela frente o melhor marcador do campeonato, com larga vantagem, e conseguiram evitar que ele nos criasse muitos problemas, o que é de realçar. O Fejsa foi a presença habitual importante no meio campo defensivo, e um dos jogadores que mais bolas recuperou. O Pizzi foi um jogador renovado neste jogo, longe daquele jogador que nas últimas semanas parecia estar no limite da sua condição física. Foi o motor do nosso meio campo e travou uma luta enorme com aquele que foi um dos melhores jogadores do adversário, o Adrien. Grande, grande exibição. No geral, toda a equipa teve uma atitude muito boa, que é o mínimo que se pode exigir aos nossos jogadores num jogo destes.

 

 

Volto a repetir o que já escrevi após outros jogos: foi apenas mais um pequeno passo na direcção certa, rumo ao objectivo que estabelecemos no início da época. O tetracampeonato está agora mais perto, mas ao mesmo tempo continua ainda muito longe. De nada servirá a manutenção da liderança após o último jogo 'grande' (já agora, com este resultado o Benfica assegurou a vitória no chamado 'campeonato dos grandes', não tendo perdido um único jogo, o que não é nada mau para uma equipa dita 'fraca contra os fortes') se depois a perdermos em casa contra o Estoril, porque esse jogo tem os mesmos três pontos em disputa. Estoril que, como já mostrou no jogo para a taça, está uma equipa transfigurada desde que o Pedro Emanuel tomou conta dela. Todo o cuidado é pouco, e vamos precisar de manter a concentração máxima para os jogos que faltam - até porque o desespero para os outros lados continua a aumentar e consequentemente também o tom dos ataques desvairados vai aumentar.

 

P.S.- Hoje em dia é muito fácil escolher viver dentro de uma espécie de bolha, na qual apenas se tem acesso às opiniões com as quais concordamos ou em que queremos acreditar, e sem qualquer contacto com o contraditório. Ao fim de algum tempo as pessoas que vivem assim acabam por convencer-se que essa realidade virtual alternativa corresponde à realidade. É fácil identificar adeptos do Sporting nessa condição. Normalmente congregam-se em redor de sítios como uma Tasca do Cherba ou um Mister do Café, entre outros do mesmo quilate, que não passam de verdadeiros asilos de lunáticos virtuais, onde partilham as suas visões retorcidas da realidade. Onde o presidente do clube deles é um paladino da luta pela verdade no futebol e pela pacificação do mesmo. Onde o Benfica só ganha jogos porque os árbitros estão comprados por vouchers, ou porque as equipas adversárias facilitam, ou então porque qualquer jogador que tenha alguma vez passado de táxi em frente ao Estádio da Luz, quando defronta o Benfica, propositadamente prejudica a sua carreira e a sua própria equipa marcando autogolos ou cometendo penáltis intencionalmente (isto, já agora, é válido para todas as modalidades, em todos os escalões etários, masculinos ou femininos). Por outro lado, o Sporting é uma potência mundial que só não é campeão em Portugal por causa das manobras do Benfica e não é campeão europeu por causa da manobras da Doyen e da Gazprom. Se não fossem os 'factores externos', como não se têm cansado de repetir, estariam a lutar pelo título, e vão mostrar isso mesmo neste jogo humilhando o Benfica. Depois vão para estes jogos convencidos que são favas contadas, e a única dúvida naquelas cabeças é por quantos é que o Sporting vai golear e quantos golos vai marcar o Bas Dost. Começa o jogo e em vez de aparecer uma equipa que 'não joga nada' e que sem ajudas estaria provavelmente a lutar para não descer, apanham com um Benfica que apesar de um enorme contratempo logo a começar não está minimamente impressionado ou afectado com o 'poderio incomparável' da equipa deles, joga olhos nos olhos, e todos os erros de arbitragem que se podem apontar (que é a desculpa a que normalmente nestas situações se agarram sempre de forma desesperada, quais náufragos numa tempestade agarrados a uma tábua) foram em prejuízo clamoroso do Benfica. Isso deveria abalar seriamente algumas convicções. A resposta é a que se esperaria de um cão raivoso que pretende desviar as atenções o mais rapidamente e da forma mais rafeira possível. É ler os devaneios escritos hoje pela criatura que preside o Sporting e pelo homúnculo que lambe o chão que ele pisa para ver o melhor exemplo disso. E sem dúvida que a turba que os segue de forma quase religiosa continuará a aplaudir freneticamente.

tags:
publicado por D'Arcy às 00:25
link do post | comentar
20 comentários:
De Águia Real e Eterna a 24 de Abril de 2017
Muito bem, caro Dárcy. Tudo o que escreve neste artigo é a mais pura das VERDADES. Subscrevo na íntegra.

Uma nota prévia: Este jogo começou com uma MENTIROLA GIGANTESCA, com os palermas atrasados mentais do riporting de alvaLADRA a se definirem como a "maior (IMP)potência desportiva nacional.
O mesmo jogo acabou com outra grande MENTIRA, quando o j-judas afirmou que quem merecia ganhar era o seu riporting!!!!!!!

De facto do clubeco de alvaLADRA só medra mesmo é o ESTERCO.
o FILHO DA PUTA DO trinca bolotas QUE FAZ DE PRESIDENTE DESSE CLUBECO DE merda absoluta, MESMO DEPOIS de termos sido ESCANDALOSAMENTE ROUBADOS com três PENALTIES CLARÍSSIMOS e masi umas quantas faltas inventadas a favor dos LEITÕES de alvaLADRA, ainda vem hoje dizer que o Benfica foi BENEFICIADO pelo árbitro. Faz um ATAQUE INDECOROSO ao Presidente do Benfica, ligando-o a tráfico de droga, dívidas a bancos, cadeia, etc,etc,ec,..
Ainda se admiram de eu DESEJAR, MAS DESEJAR MUIT A MORTE A ESTE GRANDE FILHO DA PUTA?!?!

É dever dos BENFIQUISTAS - TODOS - cerrarem punhos e defenderem o Clube e o seu Presidente.

O presidente do Benfica tem de recolher todas as BACORADAS proferidos por esse ATRASADO COGNITIVO e metê-lo em TRIBUNAL.

O Benfica está a ser atacado COVARDEMENTE e com FALSIDADES de toda a espécie por dois diabos primos afastados 300 Km, que formam o chamado "sporting clube do porco".

O Benfica e os Benfiquistas têm de estar VIVOS E ACTIVOS na DEFESA INTRANSIGENTE do Clube e recorrer a todos os meios legais para PUNIREM esses CAGALHÕES RAIVOSOS que não aguentam o SUCESSO E A GLÓRIA do nosso Inigualável Clube.

No próximo sábado espero que a nossa Catedral tenham 60.000 BENFIQUISTAS e que gritemos bem alto o nosso APOIO INCONDICIONAL ao Clube e o DESPREZO pelos dois diabos-aliados oporco-riporting que a tudo recorrem para nos roubarem o TETRA-CAMPEONATO.

Quanto ao jogo, aconteceu o costume: Jogámos contra a MÁFIA anti-Benfica que DESCARADAMENTE nos conseguiu ROUBAR mais DOIS PONTOS.
Estivemos globalmente bem, marcámos um grande golo de livre directo!!! Pergunto onde estava este Lindelof?!?!?! Colocação e força perfeita num gesto técnico de primeira grandeza que fizeram rui patríco ajoelhar e ver a bola entrar na sua baliza!!!! PERFEITO.

Ederson Moraes, que para mim é um dos CINCO MELHORES guarda-redes Mundiais da actualidade teve um lance muito infeliz. Quanta displicência e ingenuidade que nos poderia ter custado a derrota.
Estás desculpado grande Ederson Moraes, pois a tua qualidade é inquestionável e tens dado muitos e muitos triunfos e pontos ao nosso Benfica.
Mas atenção, não se pode entrar no jogo a pensar que ainda se está no hotel a tomar um cafezinho.
Concentração e alerta total. NÓS QUEREMOS O TETRA-CAMPEONATO.

Grimaldo está ainda a crescer fisicamente pois esteve parado muito tempo devido a lesão, mas será nesta ponta final uma ENORME MAIS VALIA para o nosso Benfica.

Estivemos mais assertivos em termos defensivos, mas considero que temos de ser mais fortes e letais no último terço do terreno de jogo, e os nossos avançados devem movimentar-se mais e melhor dentro da área adversária, com mais rapidez e mais convicção e força na hora de REMATAR PARA GOLO.

Temos TRÊS PONTOS de vantagem sobre o oporco corrupto. Temos de ganhar, e ganhar bem, o próximo jogo contra o Estoril Praia. Temos de ganhar depois ao Rio-Ave em Vila do Conde e mantermos o TRÊS PONTOS de avanço até ao último jogo que é no estádio do Bessa contra o Boavista, jogo DIFICÍLIMO ONDE VÃO APARECER AS MALAS COM €€€€€€€€€€€€€€€ e os jogadores boavisteiros se "matarão" para nos ganharem.

TUDO ALERTA GRANDE BENFICA. SE CONSEGUIRMOS O TETRA QUE TANTO DESEJAMOS, PARA O ANO SEREMOS AINDA MAIS FORTES E TEREMOS TODAS AS POSSIBILIDADES DE CHEGARMOS DEPOIS AO PENTA.

Srs. JOGADORES DO BENFICA, só vos peço para darem tudo pelo POVO DO BENFICA, que é quem mais merece - de longe - SER CAMPEÃO de Portugal.

BENFICA BENFICA BENFICA semrpeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee mesmo para além do TÚMULOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
De Alberto a 24 de Abril de 2017
Caro D'Arcy:
A sua análise do jogo tem a elevada qualidade a que já nos habituou, o post script está fantástico absolutamente na mouche.
Deixo um reparo a um comentário que fez há algumas semanas atrás. Nem todos os leitores deste blog saltam a leitura do seu texto para verter as suas frustraç
De Alberto a 24 de Abril de 2017
(continuação)
frustrações nesta caixa de comentários. Acredito que haja muitos como eu que o lêem com interesse.
Cumprimentos.
De Manuel Afonso a 24 de Abril de 2017
É exactamente assim, D'Arcy. Mas esses não são o problema.
O problema são os que se dizem Benfiquistas e vivem precisamente dentro dessa mesma bolha.

Taliban, derrotistas, falsos pessimistas e viúvas do messias da chiclete, que incrivelmente ainda os há, não percam as esperanças.
Nós, esta espécie de Benfiquistas reles que acham que regra geral devem apoiar os nossos, não prever a sua queda ou dar-lhes pontapés quando estão em baixo, sabemos que ainda nada está ganho, ou seja, que nada está perdido para vocês.

Faltam 4 finais de dificuldade máxima e que exigem máxima concentração. Mas se por ventura os nossos tiverem a arte e o engenho para atingir o feito notável, único na nossa história, a conquista do tetra, cá estaremos para conversar. Mas para isto vai haver tempo.

Estoril, Estoril, Estoril, mais Estoril, ainda o Estoril e só o Estoril. Não há tetra, há Estoril. Não há Rio Ave, há Estoril. Não há Porto, há Estoril. Não há Chaves nem Marítimo, há Estoril. E caso me tenha esquecido de salientar o que é importante, Estoril.
De antonio fonseca a 24 de Abril de 2017
Bom dia,

Mais um comentário nele estando inscrito toda a verdade do que se passou e pode vir a acontecer.

De acordo com a nossa exibição quer individual quer colectiva.

Sobre a verdade do jogo acrescentarei que o arbitro depois da coação que teve por parte dos merdosos dos dragões na visita que estes tiveram ao centro de estagio dos árbitros, onde foi insultado e pressionado inclusive com ameaças a sua família, no sábado teve esse receio e vai de não marcar as 3 penalidades que ele viu e não quis marcar. Esta situação dava-nos a vantagem de 3 pontos se alguma dessas faltas fosse concretizada.

Como ontem os nossos competidores actuais empataram essa vantagem subiria para 5 pontos.

Porém o que interessa é a manutenção do primeiro lugar, mantendo dragões e lagartos nos lugares subalternos.

Gostei imenso que a "maior potência nacional" assim intitulada pelo maior demagogo que apareceu no futebol com proveniência da juve leo, fosse subjugada no seu estádio, deitando por terra a vontade dele e do seu treinador "cerabro" que ainda alimentava esperanças de chegar ao titulo. Mais uma vez ganharam bola.

Agora é apontar para a próxima final com o o Estoril, e arrecadar os 3 pontos e esperar mais uma escorregadela dos corruptos em Chaves.

Saudações benfiquistas.
De Anónimo a 24 de Abril de 2017
Texto simples de ler , com a realidade dos acontecimentos só, não, estará, de acordo quemuasar óculos de burro
De Carlos Costa a 24 de Abril de 2017
A merda normalmente passo-lhe ao lado, desvio-me e ignoro-a. Dito isto, agora que deixamos a merda para trás, concentremo-nos a 100% no próximo desafio que todos prevemos muito difícil sabendo que vai ser o jogo do ano para o Pedro Emanuel. Foco total no Estoril!

VAMOS BENFICA!
De Henrique Teixeira a 24 de Abril de 2017
Mais uma soberba apreciação ao jogo, que subscrevo na íntegra.
Só no final do campeonato saberemos se este empate foi bom ou mau.
Creio que ninguém ficou contente com este resultado:
O Sporting, por ter perdido a grande oportunidade de, ganhando ao Benfica, ganhar o seu campeonato e de não conseguir pôr o seu aliado no primeiro lugar.
O Porto, por ver mais uma vez frustradas as suas ilusões de subir ao topo da classificação.
O Benfica, por ter merecido a almejada vitória e não a ter conseguido devido a três grandes penalidades negadas pela arbitragem.
O que nos disse este jogo:
Que afinal o Sporting não está assim tão forte nem o Benfica tão fraco como a maioria dos comentadores apregoavam. O que se viu foi um Benfica bem mais forte que o Sporting.
Pena foi o grandíssimo Ederson, um dos melhores do mundo na sua posição, ter-se "aramado em Artur" pelo segundo jogo consecutivo e permitir aquele penálti.
Mas o grande acontecimento da jornada foi o, de todo, inesperado empate caseiro do Porto perante o modesto Feirense.
É que ter três pontos de avanço antes da visita a Alvalade e manter os mesmos três pontos depois dessa visita e com menos uma jornada para acabar o campeonato não é coisa despicienda.
Exultei com este resultado.
Contudo é preciso ter muito cuidado. Não nos devemos esquecer que perdemos o último campeonato quando a 3 jornadas do fim tínhamos 4 pontos de vantagem. O Estoril, que nos roubou esse título, é o nosso próximo adversário, está em grande forma e ainda há pouco veio empatar à Luz.
Portanto nada de facilitismos. Muita concentração e garra e o estádio cheio a apoiar é o que é preciso.
De RyanRed a 24 de Abril de 2017
Nao vou bater nos adeptos ou clube rival porque mesmo assim acho que muitos (talvez poucos) nao se reveem no estilo da presidência do ódio ao Benfica. Qualquer coisa dos Lagartos ou FC Prostituicao... a culpa e do Benfica. O FCP nem deveria falar porque os casos deles sao tao recentes que nem merecem comentarios. Foram apanhados com a boca no trombone e so num Pais como o nsso e que passam impavidos e serenos.
Quanto ao chefe dos Juve Lelos essa claque organizada (que em nada e diferente das ilegais do Benfica) o homem alem da lipo-aspiracao deveria ir fazer uma lavagem cerebral para se lembrar que ele e Presidente de um clube e nao de uma claque. Pode andar de fato e gravata mas tem alma do Ze da Claque dos Juve Lelos.
Quanto ao jogo... olha empatamos... soube a pouco. A maior Comedia Nacional continua a falar e depois tanta parra pouca uva. Apesar de nao concordar com o Vieira em muita coisa ele bastaria dizer que ao re elegerem um incendiario estao a espera de que no futebol? Paz? acho que nem nos escritorios da Alvalaxia existe disso.
De mlm a 24 de Abril de 2017
Muito bem. Subscrevo inteiramente. Quanto aos do Lumiar eles vivem realmente num mundo virtual. Mas até os percebo. Dizem ser os maiores, mas depois enfrentam a realidade e ela é penosa. Então negam-na e inventam outra, virtual. Na época passada bateram o record de pontos. Seriam campeões se não fosse o "maldito" Benfica que bateu esse record e ganhou. É penoso isto, muito penoso. É o que eles sentem, Daí este ódio incontrolável ao Glorioso Benfica. E a fuga para o plano virtual, para uma realidade paralela.

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Março 2024

Fevereiro 2024

Janeiro 2024

Dezembro 2023

Novembro 2023

Outubro 2023

Setembro 2023

Agosto 2023

Maio 2023

Abril 2023

Março 2023

Fevereiro 2023

Janeiro 2023

Dezembro 2022

Novembro 2022

Outubro 2022

Setembro 2022

Agosto 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Persistência

Cumprida

Chave

Reflexo

Desastrosa

Inócua

Rajada

Consistência

Revolução

Medíocre

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds