VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Segunda-feira, 29 de Maio de 2017

Triplete

Ao conquistarmos a nossa vigésima sexta Taça de Portugal fechámos da melhor forma possível uma época quase perfeita (só faltou a Taça da Liga para o pleno). Foi também a conquista de um triplete 'à antiga' (Supertaça, Taça e Campeonato), algo que não era conseguido há muitos anos - em 2014 tínhamos conquistado as duas taças e o campeonato, ficando a faltar-nos a Supertaça.

 

 

Foi um jogo algo diferente dos outros que disputámos contra o Vitória esta época, mas que em comum teve a nossa incontestável superioridade. Durante a primeira parte o Vitória ainda manteve o jogo equilibrado, tapando de forma mais eficaz os caminhos pela zona central que tão bem tínhamos explorado no jogo anterior e recorrendo a um futebol musculado que pareceu dar resultados no terreno cada vez mais pesado devido à chuva que caía. Da nossa parte, sofremos também pelo excessivo apagamento do Jonas durante o primeiro tempo, demasiado amarrado na frente - confesso que a uma dada altura cheguei mesmo a ter a dúvida se ele estaria a jogar, porque é muito pouco habitual ver a bola passar-lhe tão poucas vezes pelos pés. A lesão do Fejsa, ocorrida antes do meio da primeira parte, também pareceu afectar um pouco a nossa equipa, já que o Vitória cresceu no jogo após a sua saída. Na segunda parte mudou tudo radicalmente. O Benfica entrou de rompante, o Jonas finalmente apareceu no jogo, e a partir do momento em que a ligação Pizzi-Jonas começa a funcionar os nossos adversários estão em apuros. Foram dois golos de rajada, o primeiro logo aos três minutos, do Jiménez numa recarga a um remate do Jonas (muito boa a forma como conseguiu picar a bola sobre o guarda-redes com ele quase em cima da bola) e cinco minutos depois veio o segundo, num grande cabeceamento do Salvio depois de um cruzamento do Nélson Semedo, a culminar toda uma jogada que começa na nossa área e durante a qual a bola circulou por mais de meia equipa, com dezenas de passes, sem que o adversário a cheirasse. Depois disso o jogo foi um bocado como aqueles dois que fizemos em Guimarães, desperdiçando ocasiões que dariam para construir um resultado bem volumoso. Apesar do nosso terceiro golo estar sempre mais perto de acontecer, foi o Vitória que conseguiu reduzir a doze minutos do final, na sequência de um canto (que tinha resultado de uma grande ocasião de golo, cortada no limite pelo Samaris) e num lance em que me pareceu que o Ederson não ficou isento de culpas. Mas apesar do golo ter lançado alguma incerteza no resultado, no jogo é que não alterou nada. Porque até ao final nem sequer deu para ter alguma preocupação junto da nossa baliza, e pelo contrário, foi o Benfica quem desperdiçou ocasiões flagrantes, pelo Pizzi e pelo Jiménez, de acabar com todas as dúvidas. No final, vitória justíssima e incontestável, mesmo com o o Hugo Miguel a arbitrar (aquela falta que ele inventou ao Samaris no último lance do jogo para dar uma oportunidade ao Vitória para despejar a bola para a área é Hugo Miguel vintage) e o vídeo-árbitro (aquela coisa mágica que vai fazer com que os nossos adversários passem a ganhar sempre) a ajudar.

 

 

Acho que a equipa esteve bem num todo, com jogadores como o Nélson Semedo, o Salvio (teria dado muito jeito que este Salvio não tivesse aparecido só a partir do jogo em Vila do Conde) ou o Pizzi a destacarem-se, na minha opinião.

 

 

E assim fechamos mais uma época brilhante na qual fomos a força dominadora do futebol em Portugal. Isto apesar de um presidente da Liga lá colocado pelos nossos adversários e sem o nosso apoio, de um presidente dos árbitros lá colocado pelos nossos adversários mais uma vez sem o nosso apoio, ou daqueles dados estatísticos a que em épocas anteriores os nossos supostos rivais na luta pelo título se agarram em desespero de causa, como penáltis a favor, ou expulsões de adversários, ou minutos em superioridade numérica mostrarem que ficámos em desvantagem clara em relação a eles. Mas ainda há quem, ignorando completamente aquilo que é a história fascista do seu clube (e do outro clube por quem se voltaram a apaixonar recentemente) consiga ter o desplante de falar em Liga Salazar. Só desejo que mantenham esta mentalidade pequenina durante as próximas épocas, porque é para o lado que eu durmo melhor. O futebol para mim entra agora de férias (conforme já estou farto de escrever, a equipa da FPF não me interessa absolutamente para nada) e ficarei na expectativa para ver se não perdemos muitos dos nossos jogadores mais importantes. Expectativa, mas não preocupação. É que depois de viver uma época destas tendo perdido o Gaitán e o Renato no final da época passada, é difícil sentir grande preocupação com saídas.

tags:
publicado por D'Arcy às 23:51
link do post | comentar
14 comentários:
De antonio fonseca a 30 de Maio de 2017
Bom dia,

Terminámos em beleza esta época.

Dizer que foi uma vitória normal, pecando por escassa.

Uma primeira parte condicionada pela excessiva dureza do Guimarães de que resultou uma lesão do Fesja.

A segunda deu para mostrar ao mundo dos detratores que o triplete não foi obra do acaso.

As inúmeras oportunidades criadas e desperdiçadas bem como a arbitragem habilidosa do hugo miguel e dos dois melhores !! árbitros nacionais que não viram uma mão ostensiva do defesa vitoriano que o braço estava afastado e a mão foi a bola. Até o Coroado aquele anti benfiquista disse que foi penalty. Só os outros três árbitros não viram. Vai ser uma época em que temos que tornar a lutar contra tudo e todos para conseguirmos levar de vencida a turbe dragarta!!.

Saudações benfiquistas.
De Manuel Afonso a 30 de Maio de 2017
Pronuncio-me muito poucas vezes sobre as tuas crónicas aos jogos, e quando o faço é para apontar alguma discordância.
Quer isto dizer que normalmente concordo totalmente com as tuas análises, como acontece com esta.



Fecho de época, não podia deixar de mencionar os meus amigos jornaleiros.
Esses mesmos que descobriram que o jogo da taça era diferente do jogo do campeonato, e que o repetiram à exaustão durante duas semanas.

Não seria preciso tanto para constatar uma evidente realidade. A data era outra, o campo era outro, o clima era outro, o arbitro era outro...
Igual igual, só a vitória do Benfica.
E não sei porquê, desconfio que a única coisa que eles queriam que fosse mesmo diferente, foi precisamente a única coisa que acabou por ser igual...

Mas nem eu consigo diminuir as capacidades ímpares da jornaleirada para atingir a excelência na nova forma de achar probabilidades.
As probabilidades baseadas unicamente nos desejos de quem as calcula.
Daqui a quantidade destas alimárias que achavam que o Guimarães tinha 50% de hipóteses de ganhar o jogo ao Benfica. Era.



Caro D'Arcy, não estás preocupado porque és burro, e tal como eu confias nas capacidades do nosso presidente, treinador e restante estrutura.
Ainda bem que depois existem os espertos, como o nosso esperto de estimação, o corvo esplêndido, ou pisco lindo, ou abécula esplendorosa ou qualquer coisa parecida, que nos lembra que o presidente tetracampeão tem como objectivo destruir o Benfica, que o treinador bicampeão não passa de um professor de ginástica, e para mostrar que nem só de futebol vive o Benfica, que o Joel Rocha é um manso sem competência para treinar a equipa de futsal do Benfica, ao contrário do treinador do lumiarense, que por ter cara de labrego e falar como um labrego, se nota logo que é um grande treinador.

Por tudo isto agradece D'Arcy. Agradece a quem ainda nos tenta puxar para a realidade, como o tentilhão estupendo, ou lugre paradisíaco, ou pintasilgo radiante, ou lá como se chama. Não fossem as previsões acertadíssimas destas aves raras e os seus repetidos avisos, e ainda ficaríamos mais uma data de anos sem ganhar títulos.



Fechou-se mais uma época de glória. Glória única na nossa história, que temos o privilégio de viver e de contar.
Por este privilégio, os meus agradecimentos sentidos e profundos aos heróis que conquistaram o tetra. Desde o porteiro ao presidente, a todos os que trabalham contra tudo e contra todos, às vezes até contra os nossos, para nos darem estas alegrias.

Agora vem aí uma nova temporada. E como bem diz o nosso treinador, é preciso fazer reset e preparar o espírito para querer novas conquistas.
E há umas coisinhas que nós já sabemos.

Já sabemos que o Benfica vai vender, que o plantel sofrerá um autêntico armagedão, e que o clube entrará em profundíssima crise que o impedirá de lutar pela conquista do próximo campeonato.

Que o lumiarense vai comprar 12 craques de indiscutível valia, o que fará com que partam na pole position para a conquista do título.

Que o antense terá o melhor plantel porque esta é uma verdade auto-evidente que não carece de prova, pelo que lutará ombro a ombro pela conquista do campeonato com o lumiarense.

Que eu rezo para que assim seja. Que nada mude.

Um abraço D'Arcy, um abraço para os restantes tertulianos, e até daqui a umas poucas semanas.
De TóMagnum a 30 de Maio de 2017
IMPARÁVEIS, IMPARÁVEIS, NÓS SOMOS IMPARÁVEIS. 1.a parte sofrivel, entramos a matar na 2.a. Poderíamos ter resolvido o assunto definitivamente, eles foram lá uma vez, de canto, e marcaram. O mexicano falhou mais duas ou três escandalosas, acabámos por sofrer.
Ganhámos com inteiro mérito. Dobradinha conquistada, agora venha a tripadinha, sim, mais a supertaça.
Temos o melhor cíclo das últimas décadas. Coincidindo com o reinado do lagarteiro aldrabão voz de bagaço. Quero ver este palhaço lagarteiro a afundar-se cada vez mais. Quero ver o belho kagãouuu polbo flatulento a morrer sem conseguir roubar mais nada.
VIVA O GLORIOSO, SOMOS BENFICA
De Henrique Teixeira a 30 de Maio de 2017
Época grandiosa encerrada com chave de ouro.
A nível de conquistas nacionais nunca o Benfica tinha ido tão longe na sua já longa história como as celebradas nos últimos 4 anos. Ao todo ganhamos 11 dos 15 ou 16 títulos disputados. Luís Filipe Vieira conseguiu ainda o que desde a fundação do clube nenhum presidente tinha conseguido: O tetracampeonato. Nota-se uma evolução muito positiva na postura do Presidente desde que chegou ao Benfica. A experiência adquirida, aliada à sua inteligência, esperteza,organização e muito trabalho estão a dar os resultados que durante muito tempo esperamos em vão.Jamais poderemos esquecer aqueles 10 campeonatos seguidamente perdidos, 1994-95 a 2003-2004, nesses que foram os anos mais negros da história do clube.
Eu que vivo o Benfica movido pela paixão, portanto de forma menos racional, sofro quando vejo sair alguns dos melhores jogadores, por temer que a equipa fique mais fraca, e às vezes fica mesmo mais fraca, mas as alegrias das conquistas compensam bem a angústia e o sofrimento que nessas ocasiões me invadem o espírito. Como eu com certeza haverá milhares de Benfiqustas a pensar igual.
Claro que não há ninguém perfeito e o Presidente também comete erros.
Prevê-se que até ao início da nova época o Benfica venda mais uma vez jogadores muito importantes, talvez até em número superior ao que tem sido habitual. Outros com certeza também com muito valor entrarão.
Devemos confiar em quem tão bem tem sabido gerir o clube.
De arrifana a 30 de Maio de 2017
Mais um titulo sem espinhas isto só o BENFICA GANHAR TÍTULOS SEM TREINADOR Quem se lixa são os abutres que continuam á espera de carne sem conseguirem comer nada
Para o ano há mais VIVA O BENFICA
De António Madeira a 31 de Maio de 2017
É um descanso vir aqui à Tertúlia e escrever mais um comentário a um texto do D´Arcy com a caixa de comentários com meia dúzia deles. Quando o Benfica ganha títulos e faz muita gente engolir sapos, é assim. E é tão bom.

Mais uma taça, mais uma dobradinha, mais um jogo em que fomos tão superiores que nem há discussão possível. É vê-los por aí a balbuciar sem saber muito bem o que dizer para menorizar esta época brilhante e que num hei de esquecer enquanto tiver memória.

E daqui a umas semanitas há mais. Até lá, vou por aí de sorriso de orelha a orelha e o peito cheio de orgulho de ser benfiquista.

Boas férias, D´Arcy, e um grande abraço.
De Joao Coelho a 31 de Maio de 2017
Caro D'Arcy tenho lido sempre os teus posts, mas este ano abstive-me de comentar. Deixei para o fim . Como sabes e sempre aqui o disse, é difícil para alguém que só goste do SPORT LISBOA E BENFICA comentar em blogs alinhados com o sistema. E não me esqueço, o ano passado, da vergonhosa campanha que aqui foi feita contra o nosso actual treinador. Sem lhe darem o benefício da dúvida e pelas saudades que tinham daquela figura que me recuso dizer o nome.

Fico feliz, eufórico mesmo, pelos sucessos do SPORT LISBOA E BENFICA. Mas tenho olhos e ouvidos. Sou alentejano com cruzamento de madeirense e os meus Pais sempre me ensinaram que não devemos ir com o rebanho, a não ser que o rebanho vá na direcção certa. Sou português 100% e quando me chamam de taliban, como aqui me chamaram muitas vezes, digo entre dentes para irem para a pata que os pôs.

Estou orgulhoso da equipa. Dos jogadores aos treinadores. De todos aqueles que fazem parte da estrutura. Inclusivé, e para que não restem dúvidas, reconheço o mérito do presidente em ter montado uma estrutura ganhadora que rompeu com a hegemonia do nosso principal rival.

Mas não me tomem por parvo! Há muitas zonas obscuras na gestão do nosso Clube! Devemos ter o único presidente do Mundo que anda, durante o ano todo, com um catálogo na mão a vender jogadores. Pagamos exorbitâncias de comissões a um agente desportivo que tem um modo de agir que é mais do que suspeito. Fazemos sempre negócios que ninguém compreende e ninguém sabe, ao certo, quanto entra no Clube. Vendemos cada vez mais mas o nosso passivo não para de crescer. A única explicação que encontro deve ter a ver com as divisas. Não transaccionamos em euros ou dólares, mas sim em mendilhões. E os mendilhões não são divisa reconhecida.

Vamos assistir à partida de muitos jogadores. Não me preocupa por aí além este facto. Não temos hipótese de pagar ordenados como se pagam lá fora. Estamos é a vender barato! Basta ver o valor da transferência do Bernardo Silva. E não me venham com a teoria que o campeonato gaulês é melhor que o nosso. Quando assistimos que temos 50% do passe do Ederson e o Mendes 20%, tirando depois as comissões que ainda vamos ter de pagar e mais outras despesas vai sobrar pouco para quem, efectivamente, valorizou o atleta. E para completar o ramalhete lá vem mais um jogador do Atlético Madrid. E, curiosamente, lá se fez mais um negócio com um fundo suspeito como é aquele que tem o passe do suiço Sferovic !

Espero que para o ano ainda tenhamos uma equipa competitiva. Com a estabilidade que temos já é tempo de pensar em sermos mais competitivos na Europa. Mas isso não se faz andando de catálogo debaixo do braço. Estou ainda à espera de saber se já fizeram a NOS rever o nosso contrato. Porque o Benfica nunca deve aceitar receber menos que a maior potência desportiva do Lumiar.

Aos idiotas que chamam talibans aqueles que não concordam com eles só digo para terem uma vida. Não é por comentarem neste blog uma vez por semana e 3 vezes por dia no Guachos que são mais benfiquistas que os outros. Quando leio os seus escritos, não na totalidade porque a meio já dá vómitos, chego à triste conclusão que são uns pobres carneiros. E carneiragem é mais para o outro lado da 2ª circular. Lá é que estavam bem ! Porque, meus caros, convém saber que a data de fundação do SLB foi em 1904. Não foi fundado pelo Vieira.
De Sérgio a 31 de Maio de 2017

Obrigado D'Arcy pelas crónicas muito cuidadas de cada jogo. O triplete é um acontecimento raro, mas um tetra é ainda mais raro. Estamos todos de parabéns. E muito felizes. Esta é a época do ano mais feliz para os benfiquistas.

Vamos entrar na altura do ano onde perderemos certamente o campeonato das transferências e os nosso adversários começarão a época com equipas fabulosas, muito superiores à nossa.

Quanto à época que passou o mérito é pequeno. Como diz o Freitas Lobo, a nossa equipa joga mal mas converteu-se numa máquina de ganhar jogos. Também neste último jogo, marcámos 2 grandes golos em qualquer parte do mundo, mas os Freitas Lobos desta terra continuam a dizer que jogámos pouco. Agora imaginem o que acontecerá quando começarmos a jogar alguma coisa.

Cá nos encontraremos para comentar a supertaça. Não é preciso ser bruxo para advinhar que, mais uma vez, vamos jogar mal. Mas estou confiante que vamos meter dentro da baliza as bolas suficientes para ganharmos mais essa competição.

Saudações benfiquistas.
De Francisco Pereira a 31 de Maio de 2017
Olá D´Arcy.

Só agora, até alguém hà-de dizer ou deixar sub-entendido, que ainda estarei á espera que nos conteça alguma desgraça. Enfim...., sabem que isso nunca poderá ser para mim. O que acontece é que acabei finalmente de festejar, primeiro o campeonato, depois a Taça de Portugal. Para mal do meu pé e perna direita. Enfim, azares que vieram para ficar, alheados ao começo da velhice dos 72 anos.

Gostei e penso como tu na tua sensata e acertiva visão deste jogo da final da Taça. Fomos superiores, escusavamos de ter aquele receio por termos sofrido o injustificado 2-1. Mas, mesmo sem Feja, fomos dominadores, embora tenhamos consentido alguns perigosos contra-ataques. Mas, SOMOS OS GLORIOSOS VENCEDORES DE QUASE TUDO. Não me importo ainda com as vendas mas, importo-me muito com o dinheiro que elas possam render ao nosso Clube. Mas, já digo, não sou adepto de jogadores que não pertençam, segundo os seus contratos, totalmente ao Benfica. Por exemplo, quanto caberá, apenas, ao Benfica, a grande venda do EDERSON?!!

Gostei, hà pouco tempo, de te ver a falar, D`Arcy, na Benfica TV , num daqueles programas de que gosto muito, AQUECIMENTO, LANÇAS APONTADAS ou outro do género. Gostei de ver o teu àvontade e realismo.

Bom, agora, vamos disfrutar, duns tempos de tranquilidade, depois de termos feito as nossas compras de jornais, revistas e outras coisas similares para, como excepção, termos as NOSSAS GLORIOSAS RECORDAÇÕES.

GRANDE E GLORIOSO S.L.B. BENFICA SEMPRE.
De Manuel Afonso a 5 de Junho de 2017
Olha o taliban Coelho!!! Confesso que não tinha saudades nenhumas deste bicho, mas pronto...
Olha, o melhor é mesmo parares de ler já aqui, que eu não te quero a regurgitar a ração.
Este blog é alinhado com o sistema? Mas então como é que fez campanha contra o treinador escolhido pelo sistema, ao mesmo tempo que expressava saudades pelo treinador que tinha sido corrido pelo sistema?
Hum... Ó taliban coelho... será que a única coisa que continua em perfeito alinhamento és tu com a mais absoluta estupidez?

Apesar de achar um bocado estranha esta tua obsessão pela minha pessoa, ao ponto de saberes onde é que eu comento e quantas vezes comento, o que é extraordináriamente inquietante (vai ao veterinário rapidamente), espero sinceramente que continues a mandar postais. Não que eu os vá ler, e menos ainda responder. Não dou tempo de antena a animais de pelo curto.

E por falar de animais de pelo curto, já só me faltava aparecer por aqui a viúva rato.
Mas esta ainda deve estar a agitar uma bandeirinha, à porta do estádio do PSG, a esperar a chegada do messias.

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Março 2024

Fevereiro 2024

Janeiro 2024

Dezembro 2023

Novembro 2023

Outubro 2023

Setembro 2023

Agosto 2023

Maio 2023

Abril 2023

Março 2023

Fevereiro 2023

Janeiro 2023

Dezembro 2022

Novembro 2022

Outubro 2022

Setembro 2022

Agosto 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Persistência

Cumprida

Chave

Reflexo

Desastrosa

Inócua

Rajada

Consistência

Revolução

Medíocre

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds