VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Quarta-feira, 08.05.13

Sábado a 33ª Estrela brilhará no nosso historial!

 Na 2ª Feira o Benfica empatou com o Estoril. A desilusão foi enorme para cada um de nós. O desânimo apoderou-se de todos, a chama imensa que alimentava a nossa alma perdeu parte do seu calor, parte da sua luz.

 

A minha pergunta é porquê?

 

O Benfica não tem equipa para ir ao Dragão ganhar e resolver de vez a questão do campeonato? Claro que tem!

 

Se nós adeptos, somos os primeiros a desanimar, a baixar os braços, a dizer perante os microfones das TV que “eles até nos comem “ como vamos querer que os nossos atletas tenham confiança que é possível! Como queremos que eles acreditem!

 

Todos temos de acreditar!

 

Temos de demonstrar em campo quem é e tem sido a melhor equipa.

 

Andam desde 2ª Feira a gozar connosco, com os nossos: “somos o Sporting do Peseiro”, dizem alguns,  “o Benfica mostrou não ter estofo” dizem outros. Os comentadores e jornalistas, já enaltecem o FCP, e embora não o digam com todas as letras, entre os seus dentes é dito, o Benfica não passa no Dragão e perde o título no Dragão!

 

O Benfica tem de ir para campo demonstrar aos Guedes, Vitor Pereiras, Pintos da Costa, Sousa Tavares desta vida e a todos os comentadores quem é a melhor equipa portuguesa da actualidade, e que nesta casa se ganha com brio e não à custa da fruta!

 

O Benfica tem de ir para dentro de campo mostrar que o jogo se decide depois do apito do árbitro e que o resultado não é decidido por decreto, nem por estatísticas.

 

O Benfica tem de arrumar em campo com a arrogância e a prepotência dos adeptos do FCP que andavam calados e de cabeça baixa e agora cantam de cabeça levantada como se fossem estes quem lideram.

 

O Benfica tem de lhes mostrar que jogar no Dragão para o Benfica é igual e a mesma coisa que jogar noutro campo qualquer, somos o Benfica, onde vamos é para ganhar!

 

O Benfica somos todos, a responsabilidade de Sábado não pode ficar apenas nos ombros dos nossos jogadores e do nosso treinador, a responsabilidade é nossa.

 

No Sábado temos que fazer com que a única Chama que se sinta, não seja a do Dragão mas sim a chama imensa que nos conquista!

 

No passado conseguimos, e em circunstâncias, em todo semelhante à que vivemos actualmente, como tal, no Presente, temos de acreditar que podemos voltar a fazê-lo!

 

Vamos Benfica, Sábado, uma nova estrela brilhará na nossa história.

 

Sábado a 33ª estrela brilhará  bem alto!

Quarta-feira, 17.10.12

Eleições III

Um novo acto eleitoral se aproxima no nosso clube.

 

Ao contrário do que aconteceu há 3 anos, o candidato que se apresenta  contra o actual presidente é alguém, que pelo menos, já luta, no seu ponto de vista, por um Benfica melhor, há alguns anos, e não apareceu propriamente de para-quedas. Isto é um sinal positivo.

 

Gosto de actos eleitorais onde se discutam ideias daquilo que é o melhor para o Benfica, e que essa discussão seja feita por verdadeiros benfiquistas, o que me parece que irá acontecer neste acto eleitoral. Pelo menos, assim espero.

 

Neste acto eleitoral vai-se escolher o futuro presidente do Benfica, e vão-me desculpar, mas o meu Benfica, não se resume a futebol. Recuso-me ser adepto apenas do Benfica Futebol SAD. Sou adepto do Benfica e não apenas adepto de uma parte do Benfica.

 

Com o Vieira o Benfica conseguiu um novo estádio, um centro de estágios moderno, um museu, um canal de Televisão.

Com o Vieira o Benfica voltou a ser competitivo nas modalidades amadoras, só este ano, já ganhamos 5 títulos.

Com o Vieira o Benfica voltou a ter jogadores cobiçados pelos melhores da Europa e a vende-los a bom preço: Di Maria, F.Coentrão, Ramirez, D. Luiz, Witsel, Javi....!

Com o Vieira o Benfica voltou a ser competitivo na Europa e a jogar de igual para igual com as grandes potências europeias.

 

Internamente podíamos ser mais competitivos e ganhar mais títulos?

 

Certamente que sim....mas se continuamente acusamos o sistema, os árbitros, a corrupção e os poderes instalados como os grandes culpados das derrotas e de não ganharmos com a frequência desejada, vamos agora dizer que a culpa afinal é do Presidente?Vamos deitar por terra os anos e anos de luta que todos temos tido contra o sistema do nosso futebol?

 

As contas? Sim as contas podiam ser melhores, mas isso não é o que todos desejaríamos, até na nossa casa. A mim interessa-me se o Passivo é pagavel e se temos condições de o pagar...e isso parece-me que não estará em risco. Olhar para as contas de uma SAD como se olha para as contas de uma mercearia é que eu não faço.

 

Mandatos perfeitos? Não existem. Podia ter feito mais? Certamente que sim...mas no geral acho que fez um bom mandato.

 

E além disso onde estiver o Veiga eu estarei sempre do outro lado...!

 

 

Adenda:

 

"(...)O Luis Filipe Vieira tem o mérito de dar continuidade, credibilizou e ajudou a criar o novo estádio.(...)"  (Rui Rangel em entrevista ao Jornal I no dia 20-10-2012).

 

 

 

 

 

 

 

 

 





 

Quinta-feira, 17.05.12

Reflexões!

 

Muito se tem falado das entrevistas "encomendadas". Essas entrevistas, já sabemos que "foram fracas, vazias de conteúdo e ridiculas",  mas é ver como algo o fraco e inofensivo faz o Presidente do FCP falar nelas durante mais de 1 semana quase diariamente. Ou porque o Jesus sai ou porque fica, ou porque se marcam reuniões em hoteis com directores de jornais, ou porque o Benfica ajudou o FCP a ganhar e mais não sei o quê.

 

Para mim, parece claro que sentiram o toque que as entrevistas conseguiram o seu objectivo!

 

Mesmo a acreditar no que o Presidente do FCP disse, o tal encontro no Tivol, mostra como o nosso clube é diferente.  Vamos supor que o dito encontro no hotel Tivoli, até  aconteceu. Mesmo sendo verdade, não vejo grande mal, o encontro foi realizado num local público, mostrando que nada havia a esconder.

 

Outros, os tais que se preocupam com estes encontros, parecem esquecer que ligavam às escondidas para jornalistas para plantar e inventar noticias, fazendo-nos passar a todos por Patos. Parecem querer esquecer o que combinaram com o jornalista do Jornal OJOGO em relação ao castigo do Deco e era ver o o de fila a ligar-lhe no dia em que sai a noticia e a chamar-lhe de génio.


Mas também é curioso, o raciocinio em concluir que o almoço num local público entre dirigentes do Benfica e directores de jornais serviu para combinar entrevistas, mas receber arbitros em casa, no calor da noite, nas vesperas de um jogo, mais não foi, que ossos do oficio do part-time do presidente do FCP que nada tinha a ver com futebol.

E agora deixo aqui um exercicio para aqueles que invocam e gostam de dizer que o Benfica perde não por causa de assuntos extra futebol mas porque há incompetência na estrutura.

 

Deixo aqui a reflexão, tirando o Mourinho e o Bobby Robson, em que um é o melhor treinador do Mundo e outr antes de vir para Portugal já era um treinador com nome, que fizeram os treinadores que no FCP ganharam títulos depois de sair do FCP?

O Carlos Alberto Silva que ganhou? O Oliveira que ganhou? O Fernando Santos ganhou o quê? o Jesualdo?


Já verificaram como certos treinadores apenas mostram competência em certos locais.  Grande coincidência, esta!

Por outro lado treinadores que no Benfica nada conseguem fazer vão lá para fora e ganham na Holanda, vão a finais da Champions, ganham supertaças europeias, ganham Liga Europas. Grande é a nossa incompetência, não é!

Terça-feira, 19.04.11

Recordar é viver

“A bola vem numa trajectória de dentro da área para fora. Estava um jogador do Benfica no chão, o Miguel Victor, que toca a bola com a mão e inverte a trajectória. É este acto que fez a bola chegar ao seu companheiro. Jogou com a mão e tirou vantagem dessa situação.

Não basta analisar se há intenção. Quando se tira vantagem, independentemente de se poder achar que jogou deliberadamente, nós, árbitros, temos de sancionar." Pedro Henriques, em 2008, aquando do jogo Benfica-Nacional.

 

Curioso como se muda de opinião em tão pouco tempo. Como é possível alguém, passados dois anos, vir dizer que afinal se tinha enganado e que o golo devia ter sido validado. Será que foi para justificar a opinião dele no lance do Rolando neste último jogo entre FCP e Sporting?

Depois ainda se queixa, dizendo que aquele lance arruinou a carreira dele. Errado! Aquele lance arruinou um campeonato ao Benfica. Aquele lance tinha-nos dado a possibilidade de ir jogar ao Porto com larga margem pontual. Aquele lance foi decisivo no campeonato daquele ano.

Quinta-feira, 24.02.11

Liga Europa

O Benfica passou de forma categórica. Brilhante jogo, brilhante eliminatória. Foram todos grandes.

 

Mas bons são os outros que passam uma eliminatória de forma sofrível com um clube que pelo que se lê na imprensa a seguir ao Barcelona e ao Real Madrid são a melhor equipa de Espanha. Até o Braga arrumou o Sevilha da Champions de forma mais brilhante e sem espinhas com duas vitórias. Mas claro, os ex-invictos da Liga Europa é que são muito fortes e têm os melhores jogadores que todos juntos valem mais que o PIB da Alemanha e dos Estados Unidos juntos.

 

Mete nojo a imprensa nacional. Mesmo depois da 2ª parte que o Benfica fez com o  Estugarda na Luz que demonstrava que eram claramente inferiores ao Benfica toda a imprensa já preparava o nosso funeral. Espero que embrulhem muito bem esta vitória!

Segunda-feira, 07.02.11

Sinceridade acima de tudo!

«Queríamos ganhar, nem que fosse com um golo marcado com a mão» (Villas Boas)

 

Esta frase foi dita pelo treinador da associação recreativa das antas e mostra bem o sentimento de impunidade que existe para aqueles lados.

No entanto honra lhe seja feita, tornou oficial o que há muito se pensava ser hábito naqueles lados, ganhar a qualquer custo nem que seja com batota.

O treinador da associação recreativa das antas assumiu de forma clara que nessa associação a batota é sempre um meio legítimo para alcançar os fins.

Quinta-feira, 13.01.11

Jardel!

Por uma questão de coerência tinha de falar da contratação deste novo jogador, Jardel. Acho que a forma como ela foi feita não terá sido a mais correcta.Podem vir dizer que é coincidência, que se não fosse agora ele iria parar a outro clube, e toda e qualquer outra justificação, mas o que é certo é que não gostei da forma como tudo isto foi feito. Este tipo de estratagemas é típico de outro tipo de clubes que não o meu. Na véspera do jogo contratar um jogador à equipa adversária é algo que levanta muita suspeita.Se fosse a associação recreativa das antas a fazer isto todos nós iríamos mostrar a nossa indignação perante este caso. Fariamos isso porque estamos no desporto com elevação e correcção e não com o espírito da batota e que os fins justificam os meios e que todos os meios são úteis para alcançar os fins. Mais a nossa gloriosa vitória de ontem acaba por ser justificada pelo "caso Jardel", pois os nossos adversários e alguns jornalistas dizem que a equipa do Olhanense ficou muito mais fraca, destabilizada, etc e tal. Haja no futuro mais reflexão para se fazer as coisas no timing certo.
Terça-feira, 30.11.10

O Padrinho o making of

Caros amigos arranjaram-me o making of dos filmes o Padrinho que incluí melhores imagens, depoimentos de colaboradores, de intervenientes no filme e por ai fora.

Sexta-feira, 26.11.10

Há vida para além de um treinador

Há vida para além de um treinador.

Este devia ser o lema de qualquer equipa de futebol. A estratégia de um clube de futebol tem de ir para além do treinador que ocupa a cadeira do banco de suplentes durante 1, 2, 3 anos.

Um treinador por melhor que ele seja, está sempre de passagem por um qualquer clube. Obviamente que exemplos como o do Man United são excepções.

Ora se um treinador normalmente está de passagem, um clube não pode ficar refém de estar constantemente a mudar de estratégia e de politica.

Isto tudo para dizer que na minha opinião têm de ser os clubes, na pessoa do seu director desportivo, a definir a politica de contratações de um clube, a gerir os seus activos e não um treinador .

Um clube não pode, não deve aceitar, que todo o treinador que entre de novo contrate todo e qualquer jogador. No máximo um treinador poderá contratar 2/3 jogadores da sua confiança, todos os outros deverão ser escolha do director desportivo. E mesmo na compra dos 2/3 jogadores da confiança do treinador, o director desportivo terá de ter uma última palavra a dizer e verificar se os jogadores têm qualidade para envergar a camisola do clube.

Permitir que cada treinador que entre compre 7/8 jogadores por época descaracteriza o balneário, retira-lhe estabilidade e causa gastos incomportáveis para o clube.

Mais, não se pode permitir a um treinador que coloque em causa activos do clube e apostas do clube só porque embirra com jogador x ou y. Muito menos se deverá permitir que o treinador despreze jogadores com mais anos de clube e de casa que ele.

O treinador tem de perceber que ele é que deve ter orgulho de treinar o clube e não o clube que tem orgulho de contar com ele.

Mas o mesmo se aplica aos jogadores que têm de perceber o clube que representam e ter orgulho de envergar aquela camisola e que os contratos são para ser respeitados.

O director desportivo não pode ser uma mera figura decorativa nem ter um papel meramente formal tem de ser ele a definir a politica de um clube durante vários anos.

Apenas com esta política se garante que a mística do clube permanece constantemente dentro do balneário, que o futebol do clube ganhe estabilidade, que os activos do clube se valorizam, que o clube tenha uma maior estabilidade financeira. Factores que se irão repercutir em resultados desportivos satisfatórios.

Esta politica, na minha opinião é aquela que tem de passar a ser praticada no Benfica.

Não olhem para este texto como uma critica ao que se está a passar actualmente no Benfica. Olhem como um texto de esquecer o que está para trás e querer olhar para a frente para termos um futuro melhor. Muitos destes pontos julgo já estarem a ser praticados no clube mas têm de ser ainda mais visíveis.


Atenção, isto,  não é um post a malhar nem no Jesus, nem no Luís Filipe Vieira nem a pedir que o Rui Costa seja mais interventivo. Não esqueço o que de bom foi feito o ano passado e não faço análise a épocas em Novembro. O fim da época é a altura certa para decisões, análises, criticas, elogios.

 

Isto é um post a pensar no futuro seja quem seja o treinador, o presidente ou o director desportivo.

 


Quinta-feira, 25.11.10

Ser do Benfica ou do Benfica Futebol SAD?.

Sou do Benfica, não desde que nasci, mas quase. Tenho cerca de 25 anos de Benfiquismo, e ser do Benfica para mim significa ser do Benfica em tudo que é modalidade e não apenas no futebol.

 

Esta minha forma de viver o Benfica faz com que quando avalio o trabalho da direcção, avalio-o não apenas em função dos resultado do futebol.

 

Lembro-me de ser novo e ver o Benfica a dar cartas: no hóquei (grandes equipas com Luís Ferreira, Vítor Fortunato, Paulo Almeida, Rui  Lopes, etc), no Basket aquela década liderada por Mário Palma em que em 10 ganhamos 9 campeonatos. Lembro-me ainda das vitórias no Andebol no final da década de 80.

 

Depois lembro-me do período negro em que o Andebol foi para as últimas divisões, em que o Basket era uma sombra do passado e o  hóquei uma miragem.

 

Entretanto de há uns 8 anos para cá, vejo o Basket a voltar a ganhar, o hóquei a voltar a ter os heróis  do passado, o Andebol de volta aos títulos. Vejo ainda a ser criada uma nova modalidade, como o Futsal, e a sermos campeões europeus e  a sermos campeões nacionais com regularidade.

 

Estes factos têm de ser valorizados e por vezes, nós benfiquistas, parecemos mais adeptos da Benfica Futebol SAD, do que do Benfica.

 

Obviamente que devemos apontar o dedo ao que vai mal no nosso clube, mas por uma questão de justiça não devemos avaliar uma direcção apenas pelo que acontece no futebol e começar logo a gritar "rua com eles".

 

Este ano o futebol parece ter voltado aos tempos de Vigo e das derrotas com equipas que nem no FM aparecem. Algo tem de ser feito. Chorar sobre leite derramado é perda de tempo, vamos é olhar para a frente e começar já a pensar na próxima época. Onde falhamos o que devemos mudar (será alvo de uma futura análise a ser escrita por mim).

 

 

Neste momento pedir cabeças em bandejas não peço.  Nos não temos um Baptista a treinador mas um Jesus. Até à Crucificação muito ainda há a pregar. No entanto se isto assim continuar, um Barrabas terá de aparecer e umas quantas moedas de ouro deverão servir para comprar algures um judas.

Quinta-feira, 21.10.10

Usurpação de Competências!

Hoje li uma noticia em que dizia que a PSP e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras fez umas rusgas a casas de alterne, onde, entre muitos foi apanhado o dirigente da Associação Recreativa das Antas, Reinaldo Teles, e ainda 9 mulheres brasileiras  apanhadas numa arca congeladora.

 

Ora se o que estava em causa era a qualidade  e o nível de conservação  da fruta  não deveria ter sido a ASAE a fazer a rusga? Não haverá aqui uma usurpação de competências?

 

Pelo menos esta noticia tem uma vantagem, da próxima vez que for encomendada fruta ao Sr. Reinaldo Teles, os clientes já sabem que a fruta não é fresca.

 

Terça-feira, 12.10.10

Um zero cego!

O programa "Trio de Ataque" vai ficar novamente completo.

 

No entanto, antes de ir ao que mais me interessa neste post, queria aqui fazer um elogio à pessoa que escolheu o nome para o programa, pois fê-lo muito bem.

 

Ora bem, o programa é mesmo isso: um trio de ataque... ao Benfica. Temos um tal de moderador que, usando a mascara de jornalista, consegue ser menos neutro do que foi a Suiça durante a Guerra e não esconde o incómodo em relação ao Benfica. Em seguida, temos um comentador que parece que está lá para defender o Sporting (o que, traduzindo o estrangeirismo para a língua de Camões, significa 'ganhar não interessa, interessa é que o Benfica não ganhe'). Por último, temos o comentador azul e branco que está lá para defender o único rival do Benfica. Ora, nem no tempo do Eusébio se jogava ao ataque de forma tão declarada. Aquilo são 3 pontas-de-lança a chutar e a malhar contra o Benfica.

 

Depois do comentador Rui Moreira ter saído do programa, a escolha recaiu no Eddie Vedder português. Obviamente que estou a exagerar. Lembro-me de no "Míni Chuva de Estrelas" ver imitações mais sérias e mais honestas do Eddie Vedder. Como tal, daqui para diante, o tal novo comentador não será para mim mais que um pseudo-Eddie Vedder português ou, para aqueles que preferem estrangeirismos, o wannabe Eddie Vedder.

 

O pseudo-Eddie Vedder português/wannabe Eddie Vedder é o líder da banda "Blind Zero". Ora, ele faz jus ao nome da banda que lidera, pois é um zero e é um cego. É zero como cantor. Aposto que não passaria nos castings dos "Ídolos" nem da "OT" e seria apelidado pelo Manuel Moura dos Santos como um grande 'azeiteiro'. É um cego e tem mostrado toda a sua cegueira ao longo dos anos na sua escrita opinativa no "Jornal de Notícias" na defesa da Associação Recreativa das Antas. A forma como é conivente com aquele sistema mostra bem que é um cego.

 

Apelo ao bom senso do A-PV para não se deixar levar pelas cantigas do pseudo-Eddie Vedder português/wannabe Eddie Vedder e que lhe responda à letra.

Terça-feira, 28.09.10

Quando a lata se confunde com o lateiro

Hoje o presidente da associação recriativa das antas resolveu dizer estas belas palavras:

 

«Na nossa história temos conquistas em várias modalidades, só não ganhámos o campeonato dos túneis. Mas fora isso, ganhámos nos campos, nos ringues, nas piscinas ou onde quer que seja»,

Ora podemos ver isto de várias perspectivas: positiva, negativa, revoltada, admirada

 

1º A perspectiva positiva é que para o presidente da associação recreativa das antas ter dito isto é porque está esquecido e deve estar com Alzheimer. Apenas o Alzheimer justifica que este senhor se tenha esquecido das simpáticas recepções do guarda Abel no conhecido "túnel das Antas".

 

2º A negativa é que o sentimento de impunidade continua e com a maior das latas se afirma ser um santo quando no fundo o santo é o Al Capone comparado com esta personagem.

 

3º A revoltada é a pouca vergonha e a lata que esta declaração tráz consigo. Já não sei onde está a lata e onde está o lateiro.

 

4º A admirada é porque o presidente da associação recreativa com esta declaração acaba por confessar-se culpado. Confessa que a associação recreativa das antas ganhou: 1º Nos campos -  onde a fruta era plantada e tratada , 2º Nos ringues - onde treinaram o exercito de pulhas que fazem o exercito "do Vaticano do papa" que  tanta ameaça e medo causaram em árbitros, dirigentes e jogadores adversários e até nos próprios da sua equipa quando mal amados, 3º Nas piscinas - todo o Motel por mais foleiro que seja tem a sua piscina. Por certo era ai que as meninas tratavam de dar descanso e tratamento aos árbitros. Acho que um dos motéis era para os lados da Madalena, 4º Onde quer que seja - Sim para ganhar iam a qualquer lado sem olhar a meios.

Quinta-feira, 15.07.10

As fábulas da Floresta Verde!

Hoje resolvi escrever uma fábula, para variar um bocado, e não falar só de futebol.

 

A fábula de hoje conta a história de uma lagartixa que vivia obececada com a Águia que coabitava com ela na floresta verde. A lagartixa sonhava voar tão alto como a Águia, sonhava ser admirada por todos como a Águia era, sonha ter o prestígio que a Águia tinha não só junto de todos na floresta verde mas também nas florestas dos mundos vizinhos.

 

Este sonho e vontade de ser com a Águia apoderou-se de tal forma da lagartixa que esta começou a ter inveja e ódio da Águia e pensou para ela própria: "Já que não posso ser como a Águia vou tentar destrui-la".

 

A lagartixa tinha pelo menos uma qualidade, a humildade, e percebeu que sem ajuda nunca na vida conseguiria derrotar a Águia. Então essa lagartixa começou em vão a procurar junto de todos os animais e criaturas da floresta quem a queria ajudar. Nenhum dos animais se quis juntar a ela, pois todos respeitavam a Águia. A lagartixa começou então a pensar: "quem me poderá ajudar, quem me poderá ajudar!?", e a lagartixa chegou à conclusão que os únicos capazes de a ajudarem seriam o dragão e o seu submisso arcebispo bracare. 

 

A lagartixa fechou os olhos aos maus tratos e pilhagens que foi sofrendo ao longo da sua vida por parte do dragão e resolveu falar com o dragão. O dragão logo lhe disse: "Tu queres ajuda para derrotar a Águia? Isso querias tu, quando muito, eu faço isso por ti, desde que tu me dês alguns dos teus tesouros mais valiosos, estás interessada, lagartixa amiga?" A lagartixa disse logo que sim: "Sim meu adorado e admirável dragão". Ao lado do Dragão o Arcebispo Bracare saltava, saltava gritando: "E eu, e eu?". E o Dragão logo disse: "lagartixa, pois é, o arcebispo também quer um dos teus tesourinhos e se queres que eu faça algo, tens de lhe dar alguma coisa" A lagartixa mais uma vez: "Sim sim, tudo que quiseres, ajuda-me é a derrotar a Águia"

 

A lagartixa, apesar de despojada de dois dos seus mais preciosos tesouros e com cada vez menos hipoteses de lutar pelo mais altos lugares de prestigio da Floresta Verde, estava feliz e realizada, pois tinha a esperança que a Águia fosse derrotada.

 

Moral da história (na perspectiva de um duende verde): Quando as nossas expectativas são baixas e temos poucas capacidades em vez de lutarmos por sermos melhores devemos é tentar que aquele do qual temos mais inveja fique como nós nem que para isso nos juntemos aqueles que nos roubam há anos sem fim.

 

P.S: Qualquer tentativa de ligar esta fábula as contratações de João Moutinho pelo FCP e do  Stojkovic  pelo SP.Braga é puro abuso de interpretação literária.

Terça-feira, 15.06.10

Fomos prejudicados!!

Estou perfeitamente indignado com o que se passou hoje. Portugal foi prejudicado pela FIFA.  A FIFA está sempre contra Portugal. Permitem o Drogba jogar com uma protecção no braço e grandes mauzões não permitem que os jogadores portugueses joguem com os seus amuletos e fios da sorte. Ah e o relvado onde Portugal jogou era uma vergonha!! Porque não deixou a FIFA jogar Portugal  no relvado onde jogou a Costa do Marfim?? Escandaleira

Terça-feira, 25.05.10

A Vida por uma negra!

Eu como já aqui referi tenho orgulho de ser português. Uma das coisas de que me orgulho é da língua. Daí ser um apoiante da politica deste blog de não aderir ao acordo ortográfico.

 

Existe uma expressão de qual gosto de uma forma particular, e particularmente, nestes últimos dias: "Fazer-te a vida negra".

 

Esta expressão leva-me ao imaginário dos filmes do Padrinho, inspirado na figura do Al Capone. Os filmes do Padrinho e a figura do Al Capone sempre me entusiasmaram e me inquietaram. O entusiasmo é o prazer sádico de ver sangue por todo lado, mortes, ameaças, coação sobre os outros, mas saber que tudo não passa de um filme. A inquietação passa pela fugaz ideia que isso actualmente poderá acontecer na vida real. Seria quase como me virem dizer que tal como Eregion (Terra dos elfos ferreiros do senhor dos anéis) a cidade de Palermo também existe. Obviamente que tudo isto não passa de um imaginário longínquo de meados de 2008.

 

Sim, em 2008, também numa terra que tal como Palermo é banhada pelo mar, Matosinhos, num restaurante, ao almoço, uma certa pessoa responsável pela tutela de um determinado ramo de interesse económico, o futebol,  é confrontado por outra, que é vice-presidente de uma entidade com interesse directo no ramo que o outro tutela que lhe diz: "Meu caro, ou você corre com o Ricardo Costa e tem a vida facilitada ou vamos fazer-lhe a vida negra".  Diga-se que Ricardo Costa, era outra pessoa, com grande importância na tutela do futebol, e subalterno do senhor que almoçava calmamente no restaurante.

 

Ora bem, restaurantes, em cidades à beira-mar,  ameaças em restaurantes feitas de forma amigável "meu caro", é tão Palermo, mas tão Palermo e é tão Padrinho mas tão Padrinho  que até me arrepio.

 

Mais arrepiado fiquei quando vi uma fotografia do senhor da ameaça e me veio à ideia que ele me fazia lembrar alguém. Digam lá se não são parecidos

 

 

 

Eu perante estas fotográfias fico com a ideia que o tal senhor dirigente ameaçado, que entretanto abandonou a tutela desportiva. teve sim a vida por uma negra.

 

 

A coragem!

Os árbitros merecem respeito e devem ter a garantia que a sua integridade física seja respeitada.
Os clubes devem respeitar e contribuir para isso. Já há muitos clubes que através dos seus presidentes promovem o bem-estar e a saúde mental e física dos árbitros, oferecendo-lhe fruta, café, chocolates. Tudo que lhes alegre a alma.
Os árbitros são pessoas solitárias e que por vezes precisam de companhia. Certos clubes pensando na solidão dos árbitros e ainda no medo que eles podiam vir a ter por dormir à noite sozinhos resolveram arranjar-lhes companhia para as noites. E quem podia garantir a segurança de um arbitro durante a noite: mulheres.
Obviamente que havia o cuidado que nenhuma dessas mulheres fosse sado-maso pois ai o arbitro podia ser alvo de coação e a sua integridade física podia estar em causa na medida que seria acorrentado e chicoteado violentamente e de forma reiterada.
Certos presidentes vão mais longe e até abrem as portas de sua casa para que os árbitros possam desabafar e  pedir ajuda nos seus casamentos.
Nestes casos os dirigentes desses clubes são louvados e aplaudidos porque tudo fizeram para garantir a segurança e bem-estar dos árbitros.
Noutras situações quando hipoteticamente certos árbitros recebem sms num tom mais metafórico que real por parte de cidadãos anónimos que nada têm a ver com a direcção dos clubes começam a ler-se palermices de perda de pontos e descidas de divisão.
Obviamente que foram ingénuos por o  terem feito de forma anónima. Certamente se o tivessem feito através de um livro onde se orgulhavam de todos as atrocidades feitas nada lhes teria acontecido. Se tivessem agredido jornalistas em directo perante as televisões rapidamente teriam interrompido a emissão e essa atitude teria passado impune. Ou se ainda tivessem a coragem, qual homens sem pecados, de atirar pedras a Jesus, à frente da policia, a cegueira selectiva dos agentes de autoridade teria absolvido este pecado. Merecem como tal ser punidos.
Por isso gosto do meu País, que ataca os anónimos e defende os homens de coragem.
Segunda-feira, 10.05.10

Agora podemos começar?

Finalmente terminou a pré-época. O Benfica fez uma grande pré-época, 30 jogos de preparação, 24 vitórias, 4 empates e 2 derrotas. Marcou 78 golos e sofreu 20. Estamos prontos para começar!

Esta pré-época mostrou que temos plantel, equipa técnica, direcção que nos dá garantias para futuro. Temos tudo para ser vencedores, não serão quaisquer Drag Queens, Xistros, emitadores de Quim Barreiros, paixões platónicas que nos irão derrotar.

Força Benfica

Segunda-feira, 03.05.10

O Clássico visto de dentro e no meio deles!

Ontem eu fui ao Dragão. Vi o jogo no meio dos adeptos do FCP a escassos metros de uma das claques. Ocupei o lugar de um amigo que estando ausente no estrangeiro me cedeu o seu lugar no estádio.

 

Assisti in loco e no habitat natural à forma como eles adeptos assistem ao jogo da sua equipa.

 

A primeira conclusão que eu tiro é que não existem verdadeiros adeptos do FCP. O adepto do FCP mais não é que um travestimento do adepto anti-benfica. Eles não são homens suficientes para se assumirem como anti-benfica, como tal, tranvestem-se de adeptos do FCP. Ora como é que um ser se pode dizer adepto de alguma coisa quando todos os canticos não são de louvor ao seu clube mas apenas e só a insultar o Benfica e os seus adeptos. Durante os 90 minutos não ouvi um único cântico de incentivo ao FCP.

 

Outra situação mais interessante, é verificar que os adeptos do FCP ficam contentes com resultados que prejudicam directamente o seu clube, mas que ao mesmo tempo colocam em causa os interesses do Benfica. Ou seja, eles preferem o mal do seu clube, se esse mal, prejudicar o Benfica. A forma como o golo do Braga foi festejado chocou-me. Pensei para mim, que aqueles seres ou são maus a matemática e pensam que a uma Jornada do fim é matematicamente possível recuperar 5 pontos de atraso ou no fundo eles não gostam do FCP, gostam é que o Benfica perca. O clube deles acabava de ver confirmada a não participação na champions e eles em vez de demonstrarem desagrado, festejam.

 

Por último, no fim do jogo a forma como adeptos e jogadores festejavam pensei que tivessem ganho alguma coisa. Ainda fiquei a olhar para dentro do campo para ver se iria ser entregue alguma taça, tipo a Taça BES ou algo do genero. Verifiquei que nada acontecia e que os festejos eram apenas e só a celebração da épica conquista do 3ºlugar. Ou terá sido, o adiamento da festa do Benfica! Tenho para mim que é a segunda.

 

Saí do estádio com a certeza que o nosso maior rival é usado qual prostituta pelos adeptos transvestidos na sua ira anti-benfica.

 

 

Quinta-feira, 29.04.10

A ida ao ninho do Dragão! (Adenda)

Este Domingo vamos ao ninho do Dragão. Eu estou com medo.

 

O meu medo não se prende com o jogo em si ou com o risco do campeonato. O campeonato independentemente do resultado de Domingo está no papo.

 

O meu medo está relacionado com aquilo que poderá acontecer com os nossos adeptos. Espero bem que não haja nenhuma tragédia a lamentar mas perante as declarações do conhecido lider da claque do FCP fico preocupado. 'por muito que eu tenha boa vontade, que a polícia tenha boa vontade e que toda a gente tenha boa vontade, depois de tudo o que se passou neste campeonato, é normal que todos os adeptos se sintam revoltados e com os nervos à flor da pele. Vamos tentar que as coisas corram pelo melhor, mas vai ser muito difícil'.

 

O meu medo está ainda relacionado com o ambiente hóstil que a nossa equipa irá encontrar dentro dos balneários e dentro dos túneis. Faço um apelo aos nossos atletas para não reagir, nem sequer a agressões. Façam como Jesus ensinou e ofereçam a outra face.

 

Nessa medida e para não arriscar e vir a hipotecar o futuro a curto e a médio prazo acho que o 11 do Benfica devia ser algo como: Moreira, L. Filipe, Rodrick, M.Vitor, J.Ribeiro, Airton, F. Menezes, E. Luís, Kardec, N.Gomes, Mantorras. Além disso, este 11, permitia que todo o plantel fosse campeão a jogar.

 

 

 

 

 

 

Sexta-feira, 23.04.10

Papa em Portugal!!

 

Informações oficiais do Vaticano anunciaram que o Papa Bento XVI vai antecipar a sua vinda a Portugal para o dia 9 de Maio com o objectivo de participar na festa.

Segunda-feira, 19.04.10

O desabafo!

Ao contrário de todos os benfiquistas eu estou descontente com o trabalho do Jesus.

 

Antigamente eu tinha emoção a ver os jogos do Benfica, ficava nervoso antes de um jogo do Benfica, durante um jogo do Benfica e mesmo quando terminava o jogo eu ainda estava nervoso.  Agora ver o Benfica é como ver um filme do James Bond, já sabemos como termina. O Bond  derrota sempre os bandidos.

 

Antigamente via os jogos do Benfica calmamente sentado. Agora passo a vida a ter de me levantar 4 a 5 vezes por jogo para festejar mais um golo.

 

Antigamente eu  tinha pesadelos antes dos jogos  do Benfica, acordava a meio da noite e aproveitava para me deliciar a ver as meninas dos programas da noite "toca a ganhar" e afins. Agora durmo a noite toda, como um anjo, e nunca mais vi as meninas que tão bons sonhos me traziam.

 

Antigamente eram fim-de-semanas atrás de fim-de-semanas com o telemóvel sem bateria e desligado. Agora passo a vida a fazer telefonemas, a mandar sms para amigos lagartos, andrades. Não há saldo que aguente. 

 

Antigamente foram muitas as 2ªfeiras que fiquei  por casa sem ir à escola, a universidade, ao trabalho. Agora as minhas semanas de trabalho são todas com 5 dias. Um homem assim não aguenta.

 

 

O Jesus só me veio a trazer transtornos na minha vida. Obviamente que não podia estar contente.

 

 

 

 

Quinta-feira, 25.02.10

As Toupeiras e os Túneis

                 Nos últimos tempos muito se tem falado de toupeiras e de túneis. Este tema foi trazido à colação por adeptos portistas.

            Ora isto das duas uma ou é ironia ou falta de vergonha na cara destes adeptos. Aos mais novitos eu ainda posso perdoar, agora aos mais velhinhos, vir falar de túneis é falta de honestidade intelectual e demonstração de uma memória selectiva, típica dos pobres de espírito e dos trapaceiros. Certamente estarão esquecidos das histórias do guarda Abel. Provavelmente devem pensar que o guarda Abel apenas existe no imaginário das crianças de ontem e adultas de hoje. Assim uma espécie do saudoso Guarda Serôdio dos Amigos de Gaspar.

            Mas não, o guarda Abel existiu mesmo. Tinha também o bigode, o cassetete, a farda e o apito. E sim,  também gostava de demonstrar autoridade e que mandava.

            Ai se mandava, aquilo era tudo corrido à bastonada, ao pontapé. Mas isso é passado, dizem eles, foi nos anos 80.  Anos 80 que só por mera coincidência é a época em que a associação recreativa das Antas começa a ganhar alguns títulos, depois de um passado digno da dimensão que deveriam ter: sem glória e sem história.

            Surgem agora, quais virgens ofendidas. Desculpem, de virgens, esta corja de adeptos não tem nada, e só não lhes chamo de vadias ofendidas, pois há por ai muita vadia mais honesta e mais correcta que esta corja de adeptos e não as  quero colocar no mesmo saco. Usarei então a expressão portuguesa “virgens ofendidas”.  Como estava a dizer surgem agora quais virgens ofendidas a invocar campeonatos ganhos em túneis e com toupeiras. Obviamente, que estarão mais uma vez esquecidos dos campeonatos que ganharam à custa de certos túneis construídos na horizontal e banhados a chocolate, café e fruta, ou então de todos os túneis por onde passaram até chegarem à casa que está com as luzes acesas. 

            Para estas situações não há vigílias, nem gritos de revolta. Aqui assobiam para o lado, e dão vivas e gritos de aclamação à justiça portuguesa.

            A tentativa de branquear as agressões dos seus jogadores começou com a direcção da Associação Recreativa a dizer que os jogadores reagiram “como um bom chefe de família”. Ora bem, eu acho insultuoso que uma frase tão nobre e um conceito tão digno seja tentado destruir por esta entidade. Nos países civilizados, como o nosso, “um bom chefe de família” perante um eventual insulto, ignora-o e segue em frente. Mas num dia pior, responde no máximo a um insulto com outro insulto. Nunca mas mesmo nunca, no meu país, “um bom chefe de família” responde a um insulto com agressões barbaras. Portugal não é Palermo, e isto que fique bem presente.

            Perante uns mentores espirituais destes, os seus adeptos, não podiam ser muito melhores, e tratam de seguir a mesma linha e começam a falar de vergonhas e escândalos.

            Para terminar, digo que Toupeira é um animal que circula debaixo da terra sem fazer alarido, sem dar nas vistas. Como este nome encaixa que nem uma luva no mentor máximo desta Associação Recreativa, que andou anos e anos, sem dar nas vistas a viciar campeonatos atrás de campeonatos.

            Os adeptos desta Associação Recreativa deviam é ser como as Avestruzes, e enfiar a cabeça debaixo da terra, para se esconderem desta vergonha, e para verem quem realmente é a toupeira. 

Quarta-feira, 27.01.10

Novas escutas

O Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa foi mais uma vez apanhado em escutas telefónicas. Desta vez foi a falar com o jogador Ruben Micael, a combinar uma noticia. E logo a seguir, com Antero Henriques
 
Ruben Micael: Tou!
Pinto da Costa: Ruben fala o Presidente!
RM: Sr. Presidente Alberto Jardim...
PC: Não, o outro!
RM: Professor??
PC: Oh pá... é o Presidente... o teu chefe
RM: Ah... peço desculpa, Sr. Presidente
PC: Olha Ruben, que foi aquela cena que se passou na Luz?
RM: Qual cena presidente... jogámos mal, levámos na boca....!
PC: Não, aquela cena que disseste que se passou no túnel?
RM: Oh, não se passou nada... era só para meter nojo. Estava chateado com a derrota... e pus-me a inventar!
PC: Olha que acho que estás enganado...!
RM: Ah?
PC: Sim... estás enganado. O Jorge Jesus no túnel colocou-te dois dedos...
RM: Oh presidente... não foi a mim, nem foi no túnel e foram quatro dedos. Foi ao mister Machado... e na altura até me ri com a piada do Jesus.
PC: Ruben... escuta... foi a ti, foi, e nada que vem do Benfica tem piada. E escuta, não me voltes a interromper, percebeste?
RM: Desculpe presidente,.....
PC: Então é assim, tu vais dizer isto aos jornais: "Que o Luisão estava a falar com o Cléber. Como o Luisão tinha amarelo, de repente vem o Jesus em direcção ao Cléber e empurrou-o. Como estavas lá perto, disseste ao Rui Costa para pedir ao Jesus para ter calma. Depois vieste embora, em direcção ao balneário, e no túnel aparece o Rui Costa num lado e o Jesus noutro. O Rui Costa a dizer muitos palavrões, repetindo-os várias vezes, e o Jesus põe-te dois dedos na cara. Quando viu que não respondias, afirmas que ele voltou a pôr-te os dois dedos. Terminas a dizer que começaste a rir e foste para o balneário."
RM: Mas isso é mentir....!
PC: Está calado que quem manda sou eu. Anotaste tudo??
RM: Sim, sim presidente......!
PC: Vê lá se fazes isso bem feito, senão acontece-te a ti o que aconteceu ao outro ilhéu, ao Bruno, voltas para a Madeira de carrinho!
RM: Está bem presidente....está bem!
PC: Pronto, bem-vindo ao clube... e se tiveres saudades de uma frutinha tropical para recordar a Madeira, avisa
RM: Obrigado, Presidente
 
Entretanto, Pinto da Costa fala a Antero Henriques
 
AH: Então Presidente?
PC: Olha já falei com Ruben... para ele inventar uma cena no túnel no jogo com o Benfica
AH: Génio...o senhor é um Génio. Ele aceitou?
PC: O gajo fez-se de dificil... mas eu... mostrei quem manda
AH: Um génio Presidente... um génio!
PC: Vá... abraço!
AH: Um génio presidente... um génio!
 

 

P.S.: Estas conversas não passam de mera ficção, inspiradas nas conversas reais tidas entre Deco e Pinto da Costa, e entre Pinto da Costa e Antero Henriques

Quarta-feira, 20.01.10

Recordar a infância.

Hoje vou falar de recordações da minha infância. Tanto se fala de colos e colinhos que fiquei nostálgico.

 

Contudo, vou recuar apenas até à escola primária. Na primária, geralmente, o amigo que tinha a bola é que ditava as regras. Ou era segundo as regras dele ou acabava ali o jogo. A malta, como o que queria era jogar à bola, aceitava.

 

Ora, este ano parece que, no Dragão, a equipa da casa, qual "puto que leva a bola" ,dita as regras.  1) Com a mão apenas os jogadores da casa podem jogar. 2) Durante os 90 minutos a anatomia dos corpos dos adversários sofre mutações: é braço toda e qualquer parte do corpo acima do tornozelo. 3) Apenas os jogadores da casa podem ter o privilégio de agredir os adversários. 4) É legítimo a qualquer jogador da equipa da casa utilizar toda e qualquer parte do corpo para introduzir a bola na baliza do adversário.

 

Voltando a recordar a infância, o amigo que tinha a bola era quase sempre um tipo que não jogava a ponta de um chavelho. Como tal, precisava de equilibrar a balança. Mas ainda assim, recordo-me que a falta de jeito era tanta que nem com as suas regras conseguia ganhar.

 

Olhando para o caso da equipa da casa do Dragão, concluo que eles são como o amigo que tinha a bola: não jogam nada e apenas com as suas regras têm conseguido ganhar.

Segunda-feira, 04.01.10

Carta Aberta ao Presidente!

Exmo Senhor Presidente

 

     Venho por este meio solicitar que retire imediatamente o Benfica do campeonato português.  Tem sido lamentável a campanha que tem vido a ser feita. Desde o inicio do campeonato que o nosso clube tem vindo a ser desprezado por tudo quanto é imprensa, opinião escrita, e adversários. Merecemos mais respeito.

        Inicialmente goleávamos e as equipas eram muito fracas, começaram a aparecer equipas mais fortes, ganhávamos com mais dificuldade, eram os árbitros.

          Entretanto surgiram desacatos em túneis, sempre provocados pelos nossos adversários e em alguns casos sem envolvimentos de nenhum dos nossos jogadores, e espalhou-se a ideia que o Benfica e desacatos nos túneis andam de mãos dadas.

           Desde ontem, para finalizar, meteram a Comissão da Liga ao barulho afirmando que está tudo feito para afastar o FCP do título com a punição de vários jogadores, e tudo isto para abrir o caminho ao Benfica que este ano tem mesmo de ser campeão.

            Julgo que temos de dar um murro na mesa e afirmar que para este circo não contem com os palhaços (nós os que levamos alegria às pessoas), fiquem com os leões marinhos e com os malabaristas.

             Sinceramente penso que a Liga precisa mais do Benfica, que o Benfica da Liga. Temos de mostrar que a pouca vergonha de meter o nosso nome na lama tem de terminar de uma vez por todas.

               A nossa grandeza não se pode nem deve confundir com o nojo e atitude inaceitável dos nossos adversários. Numa mesa de jogo quando os adversários não são correctos, nem têm dignidade, o mais sensato é levantarmos-nos e abandonar a mesa. Abandonemos então a mesa.

                 A nossa grandeza permite-nos e obriga-nos a sermos diferentes dos comuns!

 

                  Viva o Benfica!

 

                    Atenciosamente e com saudações Benfiquistas

 

                      LMB

              

                

 

 

Domingo, 20.12.09

E não passaram!

Como tinha previsto a associação recreativa das antas não passou.

 

O Benfica fez um grande jogo na primeira parte, e geriu bem na segunda parte.

 

Parabéns ao Jorge Jesus pela coragem de lançar um jogador jovem com muita qualidade e que ainda não tinha jogado, o Urreta. O puto fez um grande jogo.

 

Estamos com 4 pontos de avanço sobre a Associação Recreativa das Antas, é um bom tónico para o resto do campeonato.

 

 

Quarta-feira, 16.12.09

Domingo não passarão!

O jogo com a associação recreativa das antas está ai quase a chegar. Vamos com uma equipa desfalcada mas ainda assim penso mais do que capaz para ganhar.

Qual o 11 que irá jogar?

Eu apostaria em algumas surpresas e o meu 11 seria o seguinte e explico porquê:

1- Quim
2- Maxi Pereira
3- Luisão
4- Sidnei
5- Shaffer
6- Javi Garcia
8- David Luiz
7- Saviola
11- C Peixoto
10- Aimar
9- Cardozo

A minha escolha por Sidnei para central é para o David Luiz subir para o meio campo, e já explicarei o porquê dessa escolha. O Shaffer para o César Peixoto subir para extremo e também irei explicar o porquê.

O David Luiz a meio campo, em primeiro lugar porque sem Ramires e sem Ruben Amorim, parece-me ser o único jogador capaz de fazer o Box to Box de forma mais eficaz. É um jogador que sai bem com a bola controlada e tem força física para aguentar um jogo a fazer esta posição. Em segundo lugar porque na pré época jogou numa posição parecida e não se saiu mal. Em terceiro lugar porque penso que nem Carlos Martins nem Felipe Menezes o fariam de forma tão eficaz, pois não recuam tanto, e não parecem ter forma fisica para aguentar um jogo todo a fazer isto. Em quarto lugar, porque é a forma do jogo do Benfica sofrer menos mutações.

César Peixoto a extremo, em primeiro lugar porque faz bem o lugar. Em segundo lugar porque não temos extremos. E em terceiro lugar porque contra os andrades é preciso fechar as alas e como tal temos de ter lá um extremo.

Segunda-feira, 07.12.09

Saviola o reformado!

Estava há uns tempos para escrever sobre o Saviola, escolhi escrever sobre ele hoje.

 

Quando este foi contratado, desde imprensa, comentadores, adeptos de outros clubes e até alguns benfiquistas, diziam que ele estava acabado para o futebol e vinha para cá gozar a reforma.

 

Saviola tem demonstado que todos estavam errados. Saviola reencontrou-se e voltou a ser o grande jogador que era. Ontem jogou que se fartou, e marcou um golo daqueles que ficam para sempre.

 

 

p.s: Gostaria de saber se o Dr. Eduardo Barroso ainda o acha um jogadorzeco de futebol de Salão!
Sexta-feira, 30.10.09

Pergunta do dia

Quando o Benfica deu 4 em Belém os meus amigos portistas apelidaram o Belenenses de equipa fraca e sem nível, uma das piores da Primeira Liga.

 

A pergunta que deixo é esta:

 

"Agora que os defrontaram ainda os consideram fracos?"

 

Terça-feira, 06.10.09

Petição à Liga de Clubes

Caros Benfiquistas,

 

Eu, como benfiquista, gosto de ganhar, mas gosto de ganhar de forma limpa. E este ano acho que o que o Benfica tem feito não é justo, não é correcto e nem é ético.

 

Acho inacreditável a lata do Benfica em marcar golos nos primeiros minutos de jogo. Quer dizer, os adversários ainda se estão adaptar ao campo, à táctica do Benfica,e nós já lhes estamos a enfiar um golo. Para mim, isto não é sério, isto é aproveitar as fraquezas dos outros.

 

Outra das coisas que me está a chatear este ano e a fazer-me ter vergonha do Benfica é o facto de o Benfica resolver alguns jogos nos últimos minutos. Os adversários já estão convictos do acordo tácito com o Benfica para que o resultado se manteha assim, e o Benfica, quais piratas, marca o golo, altera o resultado e lá se vai o acordo tácito. O meu Benfica, do qual me orgulho, cumpre os seus acordos.

 

Por último, acho triste o Benfica marcar tantos golos de bola parada. O futebol quer-se corrido, não parado. E, além disso, marcar golos quando os adversários estão paradinhos a descansar é um bocado falta de ética.

 

Por estas razões eu proponho aos benfiquistas, como demonstração de que gostamos de ganhar limpo, a elaboração de uma petição  a enviar para a Liga onde devem constar estes dois pontos:

 

1) O Sport Lisboa e Benfica apenas poderá marcar golos entre os 15 e os 75 minutos de jogo.

 

2) Todo e qualquer golo do Sport Lisboa e Benfica que resulte da marcação de qualquer lance de bola parada deverá contar apenas meio golo.

 

Acho que apenas assim este ano será alcançada alguma justiça.

 

Segunda-feira, 28.09.09

TGV

As eleições terminaram ontem. Ganhou o Sócrates. Não vou aqui discutir se foi bom ou mau, porque este blog não trata destes assuntos.

 

Apenas referir que com o Sócrates teremos TGV Porto-Lisboa.  O autocarro é cada vez mais um meio de transporte pouco fiável. O que aconteceu este fim de semana ao Leixões é prova disso. Mesmo trazendo dois autocarros até à Luz estes de nada lhes serviram, pois avariaram-se os dois.

 

Como tal o TGV pode ser uma boa alternativa às equipas que se desloquem à Luz.

 

 

Quinta-feira, 17.09.09

Universidade das Antas!

Caros amigos, o FCP é uma verdadeira escola de vida. Quem por lá passa aprende sempre alguma coisa.

 

O mais recente exemplo disso mesmo é o caso de Andrzej Wozniak – antigo guarda-redes de FC Porto e Sp. Braga.

 

Andrzej Wozniak  foi condenado a três anos e meio de prisão por corrupção. Entre as acusações do tribunal de Kielce (Polónia) destacam-se a combinação de resultados, a compra de árbitros e o suborno a jogadores rivais.

 

Os factos remontam a 2003//2004, quando o Korona Kielce, treinado por Wdowczyk e pelo adjunto Wozniak, lutava para subir ao principal escalão da Polónia.

 

 

Fonte: jornal OJOGO 

Quarta-feira, 19.08.09

"Deixem jogar o Hulk"

Apesar do título parecer desenquadrado do blog para o qual escrevo, não está.

 

O título foi escolhido de forma propositada.

 

A campanha que começou a ser feita em volta deste jogador está a deixar-me um tanto ou quanto irritado. Os dirigentes da Associação Recreativa das Antas tudo andam a fazer para proteger o brutamontes.

 

Quer dizer, agora os adversários não podem tocar no menino senão ele parte, mas o menino pode jogar como se não houvesse amanhã, pode considerar tudo que mexe bola, confundir encosto de ombro com empurrões com o ombro, ou baralhar disputa de bola com ganhar a bola a qualquer custo.

 

Mas entendo a campanha. Tudo para pressionar os árbitros para que, daqui a pouco tempo, todo o jogador que ouse tirar uma bola limpa ao Hulk ou fazer uma falta normal seja expulso.

 

Por falar em expulsões, é preciso ter lata para que o treinador do único clube (dos 3 grandes) que este fim-de-semana foi ajudado pela arbitragem venha dizer  "é fácil expulsar o Hulk". O brutamontes tem uma entrada a pé juntos por trás, devia ter levado logo ai vermelho directo e só leva 2ªamarelo, e o treinador da Associação Recreativa das Antas vem falar que "é fácil expulsar o Hulk".

 

Acho que devíamos propor umas alterações às regras do futebol sempre que o Hulk jogue. 1) O adversário que não tenha a bola deve dar 2 metros de distância ao Hulk para que ele possa jogar sem ninguém o incomodar. 2) Sempre que o adversário tiver a bola e o Hulk  a pedir o adversário é obrigado a dar-lhe a bola; se optar por não lhe dar a bola,  tudo o que acontecer daí para a frente para o Hulk ficar com a bola é legítimo.

 

Compreendo contudo esta preocupação com o Hulk, porque a Associação Recreativa das Antas sem o Hulk vale 0, e eles começam a ter noção disso mesmo.

 

Aliás, a Associação Recreativa das Antas anda mesmo muito preocupada este ano, ao ponto de um dos seus administradores, um tal de Matreiro Henriques, ter vindo tecer comentários à gestão do Benfica.

 

Os sinais começam a aparecer, temos de estar atentos.

 

 

 

 

Sábado, 04.07.09

Carta aberta ao Sócio Bruno Carvalho

Dr. Bruno Carvalho, antes de lhe comunicar o que penso sobre a sua atitude, desbragada e despudoradamente servil, durante estas eleições, quero dizer-lhe porque não uso para consigo o tratamento de Excelentíssimo Senhor, que sempre usei com todos aqueles a quem me dirijo e com os quais não tenho qualquer relação pessoal.
 
São 2 as razões que a isso me impedem:
 
1) Nem toda a gente é Excelente – ou o seu superlativo -- por norma, mas deve sê-lo. E o Dr. não foi mau, foi péssimo;
 
2) Só merece o qualificativo de Senhor, quem o seja de verdade e não simplesmente por existir.
 
Fico-me, pois, pelo seu título(s) académico(s), que ao que parece são muitos. Ao que parece, porque vindo da sua boca, nunca se sabe. Até o Pinoquio é mais credível.
 
A sua postura de querer ganhar mesmo contra a vontade dos sócios mostra o pequenino que o Dr. Bruno Carvalho é.
 
Como não tem vergonha da cara desconfio que tenha percebido o recado dos  seus colegas benfiquistas, isto é, os sócios do seu clube. Estes mostram-lhe claramente que o querem bem longe do Benfica. Até houve sócios que, não gostando da liderança do LFV, preferiram votar em branco a depositar o seu voto em si.
 
A demonstração foi clara: em 20.672 votantes, 20.167 disseram que o senhor a presidente, não. Faça um favor a si mesmo, reduza-se à sua insignificância e afaste-se. As suas unhas não chegam para tocar a bela guitarra que é o Benfica. O Benfica não é uma qualquer Mafia, NTV ou Porto Canal. É muito superior a isso. Pensava que o Dr. Bruno Carvalho já tivesse aprendido alguma coisa, quando foi rejeitado para presidente da ANJE.
 
Deixo-lhe uma frase para meditar e com a esperança que a siga para a sua vida: "quem nasceu lagartixa nunca chega a jacaré"
Quarta-feira, 01.07.09

Boicote Luminoso!

Caros Benfiquistas,

 

Caso se confirme a ida do sujeito a eleições com lista única, apelo ao boicote das eleições.

 

Temos de nos unir todos! Cordão humano em todos os locais onde existam eleições, para que nas mesas de voto não possa entrar ninguém.

 

p.s: Em caso de lista única, um voto basta para que o candidato vença. Poderá haver 99,99% de votos em branco, e 0,01% de votos no Bruno Carvalho e ele será o Presidente do Benfica.

Terça-feira, 23.06.09

Eleições parte 2

Depois de ontem ter desmitificado um dos pontos do parecer encomendado pelo candidato Bruno Carvalho, venho agora tocar noutros pontos do mesmo.

 

Afirma o dito parecer que os órgãos sociais do Benfica, com a demissão em bloco, violaram o disposto do artigo 22º nº1 e nº2, pois colocaram interesses próprios à frente dos do Benfica.

 

Ora, o candidato Bruno Carvalho deveria saber que o que interessa para indagar se essa demissão foi feita com interesses eleitorais ou não, não são meras declarações em público, mas sim o que foi apresentado junto dos órgãos socias do clube, neste caso, junto da mesa da Assembleia Geral.

 

Aliás, a mesa da Assembleia Geral é constituída por vários membros, e não apenas pelo Dr. Manuel Vilarinho, pelo que estes podem até não ter tido conhecimento dessas declarações. Quero com isto reforçar que o que vai interessar saber é a justificação que consta no pedido de demissão em bloco. E ao que consta, as razões prendem-se com garantir estabilidade ao Benfica. Logo, essas razões são no interesse do Benfica, não havendo lugar como tal a qualquer impedimento por parte dos órgãos sociais do Benfica demitidos em se voltarem a candidatar.

 

Outro ponto em aberto foi a data das eleições não ser na data habitual, entre 24 a 31 de Outubro. Se nos limitarmos a ler os estatutos do artigo 24º ao 28º, realmente estas eleições  violam os estatutos. Ou, em alternativa, se apenas lermos o artigo 31º dos estatutos de forma parcial, estas eleições deverão ser consideradas intercalares e, então, em Outubro iremos a votos outra vez.

 

No entanto, e para mal de alguns, os estatutos e normas devem ser lidos até ao fim, pois é o seu conjunto de normas que lhes dá consistência e sequência lógica.

 

Ora o artigo 31º dos estatutos explica bem que os órgãos que forem eleitos terão um mandato de 3 anos.

 

Dispõem o artigo 31ºnº1 que: "....ou se se verificar a demissão colectiva de algum dos citados órgãos sociais, proceder-se-á a eleições para a sua substituição". E no seu nº3: "no caso da eleição prevista no nº1 abranger a totalidade dos órgãos sociais, situação em que se considera iniciado um novo mandato, nos termos do nº1 do artigo 24º, bem como se tivessem eleitos em Outubro desse ano"

 

Ora, posto isto, concluímos que os motivos para convocar eleições são legítimos, - estabilidade do Benfica - e que as eleições podem ter lugar, não serão intercalares, e um novo mandato de 3 anos se irá iniciar.

 

p.s: Para ler os estatutos deixo aqui este link

http://www.scribd.com/doc/16599140/Estatutos-Sport-Lisboa-e-Benfica

 

Eleições

Caros Benfiquistas,

 

Já que estamos numa de sair do armário, eu também vou sair do meu armário.

 

Usei, durante algum tempo, o nick Anastércio Leonardo que vinha de outros blogues anteriores de vertente menos séria do que o Benfica.

 

Como estamos numa altura de falar a sério, eu também vou revelar o meu verdadeiro nome. Chamo-me Luís Mesquita Brito, nascido e criado no Porto. Tenho 30 anos, continuo a viver no Porto e, por achar que não são 300 e tal quilómetros que me afastam do Benfica, sou Sócio Efectivo do Benfica desde 1988.

 

As eleições estão aí a chegar e, perante as perspectivas, obviamente que me inclino para  votar em Luís Filipe Vieira.

 

Hoje vi a entrevista do candidato Bruno Carvalho, que resolveu encomendar um parecer em que viessem escritas as suas pretensões. O direito tem essa vantagem em relação à medicina, é que no direito é mais fácil encomendar prognósticos, na medicina, infelizmente, não dá.

 

Assim, levantou-se uma questão estatutária, nomeadamente a do artigo 29º dos Estatutos que "ao que parece "dispõem que  os membros dos órgãos sócias que tenham pendente contra si um processo disciplinar estão impedidos de serem reeleitos.

 

Ora várias questões me sobem à cabeça.

 

Em primeiro lugar, levar à letra e aceitar a interpretação do "parecer" do Bruno Carvalho impedia qualquer reeleição de qualquer presidente, pois a oposição, sempre que as eleições se aproximassem, instauraria um procedimento ao presidente só para impedir a candidatura. Ora, claro está, que não é esse o objectivo dos estatutos.

 

Em segundo lugar, esquece-se de algo tão simples e elementar, sendo aliás um direito constitucionalmente garantido, que é à presunção de inocência. Algum membro ter um processo disciplinar em curso não o poderá impedir de se candidatar, pois ser alvo de um processo disciplinar não significa ser condenado no mesmo. Não significa que essa pessoa é indigna e que não está apta ao exercício das competências dos órgãos a que se candidata.

 

Concluindo, a interpretação devida a dar ao 29º dos estatutos é de que todo o membro de órgão social que seja condenado num procedimento disciplinar por ter violado alguma norma dos estatutos não se poderá candidatar a uma reeleição a um órgão social do Benfica no mandato imediatamente a seguir.

 

Segunda-feira, 15.06.09

Jesus, o novo treinador do Benfica (anotado e comentado)!!

 

ADENDA: Recebi uns comentários em que diziam que eu estava a criticar a contratação e que o meu post era uma crítica a esta contratação. Ora, não foi nada disso, assim, vou explicar ponto por ponto o que queria dizer.

 

Ao que parece, Jesus será o novo treinador do Benfica. Agora não há que discutir se é bom, se é mau, se devia ter ficado o Quique, se...  Jesus é o escolhido, e é nele que temos de acreditar. (Anotação: Se é este o treinador escolhido, será o meu treinador durante todo o contrato)

 

No entanto, caros Benfiquistas, vamos esperar pela altura certa para o crucificar. Crucificá-lo antes do Natal é errado, pois nessa altura estamos à espera que ele nasça. Certamente que a Estrelinha irá ajudar-nos a esperar pacientemente pelo seu nascimento. (Anotação: Vamos ter calma, dar tempo ao novo treinador do Benfica e não entrar em desespero se no início não estiverem a correr bem as coisas)

 

Também não lhe pediremos milagres antes do tempo, pois até às Bodas de Canã ainda falta um longo caminho a percorrer. Mas com tempo, e na altura certa, certamente os milagres irão aparecer. Os paralíticos voltarão a andar, os cegos voltarão a ver, os mortos irão ressuscitar, da água se fará vinho, com pouco pão e peixe serão alimentados milhares...(Anotação: Se tivermos calma e paciência, os resultados aparecem. Antes do tempo é que não. Com tempo,  a equipa começa a dar frutos, começa a ter fio de jogo, os jogadores que podiam inicialmente parecer matrecos vão provar que são bons)

 

A Fé também ajudará, e felizes aqueles que acreditem nele sem o ver, não deveremos pois, ser como São Tomé. (Anotação: Não comecem a criticar antes de o ver em acção, não entrem naquela do "ver para crer". Acreditem desde logo, pois só dará força ao novo treinador e ao Benfica)

 

Se tivermos Fé, até sobre o mar andaremos contra ventos e marés. (Anotação: A Fé move montanhas, como tal, com Fé não haverá sistema que nos derrube)

 

Se um dia, por ventura,  os Pilatos deste mundo, que lavam as mãos como se nada fosse, ou os Herodes loucos deste país resolverem mandá-lo para a cruz, não gritaremos Barrabás, mas sim Jesus. (Anotação: Estejamos atentos e não nos deixaremos levar pelo que a imprensa diz, pelo que os comentadores dizem. Façamos nós próprios a avaliação do nosso treinador, sem nos deixarmos influenciar pelo que vem de fora).

 

Deveremos defendê-lo com unhas e dentes e afastá-lo dos Judas que por aí pairam e se deixam comprar por meia dúzia de moedas. (Anotação: Estar sempre do lado do treinador, para ele se sentir forte e protegido)

 

Cabe agora deixar-nos salvar pelo Jesus! (Anotação: Tenhamos esperança e acreditemos que ele é o homem certo para o lugar certo e que nos voltará a trazer a glória)

 

 

P.S: Peço desculpa a todos os benfiquistas bons entendedores, mas como nem todos são assim, foi preciso uma versão anotada e comentada.

Segunda-feira, 08.06.09

Eleições antecipadas!!

Parece que o Benfica vai a eleições.

 

 

Não entendo o porquê desta decisão agora.

 

Varias notas para reflectir

 

1º Apenas teremos treinador a partir do dia 4 de Julho, afectando com isso em muito a nossa pré época e compra de jogadores.

 

2º A demagogia das promessas de jogadores top e de treinadores formidáveis vão surgir.

 

3º As vitimas irão dizer, que tudo foi feito para que não existisse hipóteses da oposição se organizar.

 

4º O Benfica estará a saque, é uma certeza.

 

 

Tenho medo do futuro do Benfica. Tenho medo que o bom trabalho que foi feito seja destruido. E quando falo em bom trabalho, vou para além do futebol, claro está.

 

 

Agora Benfiquistas, abram os olhos, e não se deixem enganar, é tudo o que peço.

 

p.s: Para que não fiquem dúvidas, não sou um entusiasta do Luís Filipe Vieira, mas sei reconhecer que neste momento, e perante as possíveis candidaturas, não vejo alternativa melhor. Sei reconhecer que ele finalmente começou a ouvir quem sabe, o Rui Costa. Sei reconhecer que ele nos deu um Estádio, um centro de Estágios, uma TV, um pavilhão, umas modalidades amadoras competitivas, uma saúde financeira que saiu do coma profundo, para os cuidados intermédios. Os outros, que tudo atacam, não merecem nem o  meu respeito nem o meu voto.

 

p.s1: Contudo tenho pena, que haja muitos benfiquistas com mérito, e prestigio, que deviam ter a coragem para avançar mas infelizmente não o fazem.

 

 

 

Segunda-feira, 01.06.09

Os pontos sem vista.

Caros amigos, muito já aqui se escreveu sobre o futuro do nosso clube.

 

Para uns, o Benfica precisa é de receber um novo  salvador com ramos num domingo qualquer, para outros  deveremos crucificá-lo logo à partida sem esperar sequer pela Páscoa.

 

Uns há ainda que defendem que as Flores são boas para os funerais, e há que mandá-las para baixo da terra com o  caixão. Contudo, para alguns mais românticos não há nada como dar um bom ramo de Flores ao nosso amor, ao Benfica.

 

Ora bem, isto demonstra como os benfiquistas estão divididos sobre o que é melhor para o Benfica, mas estou certo de que todos eles, no âmbito da sua arrogância própria, têm a certeza de que a teoria deles é a melhor para o Benfica.

 

Eu também tenho a minha arrogância própria e tenho a minha teoria. Tenho os meus pontos sem vista, que é assim que todos somos um pouco quando defendemos as nossas teorias, são defendidas cegamente.

 

Para mim, como já aqui disse, o Benfica precisa de estabilidade, precisa que, ao fim de mais de 15 anos, haja algum treinador que mereça trabalhar durante, pelo menos, dois anos.

 

Penso, contudo, que a direcção já optou e decidiu que vai dar o benefício da dúvida. O comunicado à CMVM é claro. Diz o comunicado que o Benfica não pretende abdicar do Quique e está em conjunto com este a preparar a próxima época. 

 

Espero eu que, daqui a uns dias, meses, o Quique continue no Benfica, pois se não continuar,  este comunicado do Benfica  encontra-se ao nível de certas respostas do BPN ao Banco de Portugal.

 

Benfiquistas, estejamos todos atentos, há pouco tempo, num período parecido com este, permitimos que o nosso clube se envolvesse num Vale de problemas, de que só a muito custo, nos vimos livres.

Segunda-feira, 25.05.09

A crise do Benfica!

Benfiquistas,

 

A culpa da crise do Benfica deve-se ao facto de todos os anos mudamos de treinador.

Parece uma frase feita, mas eu vou justificá-la.

Ora, a mudança de treinador geralmente tem como consequências imediatas:

 

1º Novas filosofias de treino;

2º Novos esquemas tácticos e de jogo;

3º Novos planos de treinos físicos para os jogadores;

4º Novas apostas em jogadores ou alterando o posicionamento dos mesmos em função das ideias do novo treinador;

5º Entrada e saída de muitos jogadores.

 

Estas consequências imediatas dão origem a que:

 

1º Em vez de as rotinas do treinador anterior começarem a dar frutos, surgem novas rotinas que levam o seu tempo a estabilizar e a dar resultados;

2º O próprio físico dos jogadores se tenha de adaptar às novas filosofias de treino físico

3º O jogador que estava a começar a evoluir, deixe de ser opção e estagne a sua evolução ou o jogador que começava adaptar-se a uma determinada posição tenha de começar adaptar-se a uma nova posição.

 

A mudança de treinador todos os anos é também prejudicial por outras razões. A saber:

 

1º Passa a mensagem aos jogadores de que estes não precisam de se preocupar muito em esforçarem-se até ao limite, pois no ano a seguir aquele treinador já lá não estará, mas eles continuarão lá. Assim, torna-se difícil que o treinador se imponha. Se o treinador continuasse, obrigava os jogadores a provar que para o ano este podia continuar a contar com eles, e que aqueles mereciam continuar no plantel. Mudando o treinador todos os anos, instala-se a anarquia.

Imaginem vocês se tivessem conhecimento de que todos os anos o vosso superior hierárquico mudava...

 

2º Passa a mensagem de que certos Santos, Lobos, Manhosos, Azevinhos, Pintos de Aviário, entre outros, podem continuar a criticar e mal-dizer tudo o que é feito no futebol do Benfica, porque sabem que alguém lhes dá ouvidos.

 

Além disso, é mais um gasto estúpido com indemnizações e uma mancha numa instituição como o Benfica, que devia honrar os seus compromissos e cumprir os seus contratos.

 

Isto tem de acabar para bem do nosso clube. E tem de ser já! Quique tem de continuar o seu projecto de dois anos.

Quarta-feira, 15.04.09

Champions Leave!

 

Se hoje para uns foi dia de Champions League para outros, como os andrades,  foi dia de Champions Leave.

 

Confesso que fiquei contente. Mas a grande razão nem passa pelo facto de eu não suportar os andrades.

 

A grande razão é o facto de eu viver no Porto. Os andrades quando jogam o trânsito desta cidade fica um caos. Hoje um trajecto que geralmente faço em 2 minutos demorei 40 minutos.  Acho que para além das vezes que jogamos contra eles, nunca os insultei tanto como hoje.

 

A outra grande razão, é que pelo menos amanhã vou ter um dia de trabalho santo.

 

Bem hajas CR7, melhor do Mundo, "penso que" hoje estiveste em grande!!

 

 

Segunda-feira, 13.04.09

Dar um kick ao treinador??

Caros benfiquistas, simpatizantes e consócios. Venho, por este meio, não apresentar qualquer candidatura à presidência do Benfica, mas sim dar todo o meu apoio ao treinador do Benfica, Quique Flores.

 

Ao contrário de muitos, não sou a favor de dar um kick ao treinador, mas sim de dar um Quique ao Benfica. Podem dizer que ao escrever estas palavras estou no estado em que o presidente do clube verde com um lagarto como símbolo se costuma encontrar depois do pequeno-almoço. Mas, contudo, não estou. Na realidade, julgo que está na altura de fazer algo de diferente. Todos os anos mudamos de treinador, se não é no fim da época é no inicio da época imediatamente a seguir. E quais têm sido os resultados? Nenhuns.

 

Vamos lá tentar dar tempo ao Quique, tal como ele pediu no inicio da época quando disse que em dois anos colocava o Benfica a lutar pelo título. Obviamente que o nosso director desportivo tem de o ter debaixo de olho. Tem de lhe ser impostas regras muito específicas. Por exemplo, há jogadores que passam pela escolha dos olheiros da confiança do director desportivo e não apenas pelos DVD da pasta do Quique, e isso tem de lhe ser dito claramente. Mais, o Chalana e o Diamantino não estão lá apenas para recolher o equipamento do treino, mas sim para serem os adjuntos que lhe vão explicar o que é o Benfica, o que é o futebol português e ele, se quiser ficar, tem de levar com eles. Ele pode ficar, mas que se convença de que para treinar o Benfica há muitos candidatos. Agora, para o Quique, equipas do nível do Benfica para ele treinar não me parece que haja muitas. Como tal, somos nós a impor as regras e não ele.

 

Mas tu adepto, simpatizante e consócio do Benfica que estás a ler estas palavras também tens culpa, pois lembro-me bem dos assobios e dos comentários nos fins dos jogos na época do Trappatonni. Não repitamos os erros.

Se calhar o mal do Benfica também passa por nós próprios, adeptos. Chega de colocar apenas a culpa de quem manda, temos que começar a olhar para cada um de nós e ver em que medida temos a nossa quota-parte da responsabilidade.

Domingo, 22.03.09

A Taça da Liga

Vamos tentar acabar com esta pouca vergonha.

A Taça da Liga é um trófeu oficial, logo é para ganhar. Nos países em que o futebol é visto de forma civilizada, a Taça da Liga é um  dos mais importantes troféus.

 

Aqui, em Portugal, só porque um dos chamados grandes, por birra, desprezou a Taça da Liga, os jornaleiros e avençados resolveram tirar, desde logo e à partida, prestígio à prova.

 Dizem que serve apenas para rodar jogadores. Mas a Taça de Portugal não foi sempre utilizada também para isso, e alguém fala de falta de prestígio?

 Ontem o Benfica entrou mais uma vez para a história por ser o único clube em Portugal que já ganhou todos os trófeus que existem para ganhar nas provas oficiais. Além disso, derrotou mais uma vez numa final um dos rivais.

 

Por isso, e apesar de ser um troféu menos importante do que o campeonato, é um trófeu oficial, e como tal é sempre para ganhar, pois um clube como o Benfica entra para ganhar em todas as provas oficiais.

____________________

Por falar em felicidade e em importância de troféus:

 

 

Legenda: Foto tirada na vitória da Taça da Liga deste ano.                          

Legenda: Foto tirada, no ano passado, na final da Liga dos Campeões

 

 

 

p.s: Se alguém me conseguir provar que os sorrisos da foto de baixo são mais rasgados do que na foto de cima ou é cego ou mentiroso.

Quinta-feira, 19.03.09

Lucílio Baptista

Lucílio Baptista na final da Taça da Liga, pois claro!!

 

No entanto, nem todo o Baptista é genuíno. Lucílio Baptista, como preza muito a sua cabeça, não terá a coragem de afrontar o "Rei Herodes" e, por certo, se Lucilio Baptista se portar bem, a "dançarina, filha de Herodíades", irá desejar a sua cabeça, mas não a do pescoço.

Domingo, 15.03.09

Acredito!!

Eu não atiro a toalha ao chão. Acredito que vamos a Braga para sermos campeões, estou certo disso. Se os adeptos desistirem agora, então é que nunca mais lá vamos! O campeonato é uma maratona, não uma corrida de cem metros.

por LMB às 17:02editado por Anátema Device às 18:01 | link do post | comentar | ver comentários (29)
Terça-feira, 10.03.09

Jogo de Palavras

Com sete letrinhas apenas se escreve a palavra CERVEJA.

Com cinco letrinhas apenas se escreve a palavra ALEMÃ

 

Com doze letrinhas apenas se escreve CERVEJA ALEMÃ.

 

 

Segunda-feira, 09.03.09

Pontos Positivos

O Benfica ontem fez-me sofrer, é verdade. Preferia ver o Benfica ganhar sempre por 4-0? Preferia! Mas o que interessa é que ontem somámos mais 3 pontos. Ganhar por 1 ou por 4 ainda vale o mesmo e, enquanto assim for, é-me igual.

Acho que devemos começar é a ver as coisas pelo lado positivo e deixar de estar sempre a carpir.

Quando perdíamos é porque perdíamos e éramos uma tristeza. Agora que ganhamos é porque ganhamos mas não ganhamos por muitos. Já não há pachorra, principalmente para os jornalistas.

O Benfica está a 2 pontos do líder, mas quem lê e ouve os jornais e analistas fica com a ilusão de que o FCP é que é dominador e avassalador. O FCP é “avassalador” e tem apenas mais 3 golos do que o Benfica, mas em comparação tem mais 3 grandes-penalidades do que o Benfica. Curiosa coincidência.

Este Benfica está longe de ser perfeito, mas está muito melhor!

Quarta-feira, 04.03.09

Estou com problemas!!

Caros Tertulianos e caros amigos, estou com um problema familiar grave. Vocês acham que se eu for a casa do senhor PC ele me abre a porta e me recebe??

 

Ouvi dizer que ele ajuda pessoas com problemas familiares, será verdade??

 

 

Quinta-feira, 26.02.09
Domingo, 08.02.09

Uma Vergonha!!

Tenho a dizer que a equipa dos andrades é constituída por uma cambada de filhos daquelas senhoras com a profissão mais antiga do mundo.

 

Ao senhor do apito, o tal que gasta mais gel do que o C. Ronaldo, devia ser enfiado o cartão de sócio pelo esfíncter. Com benfiquistas destes não precisamos de adversários. Não pedia para ser ajudado, mas pedia que não fossemos prejudicados com um erro grosseiro.

  

Obviamente, que assim se percebe porque é que dificilmente ganhámos no Dragão nos últimos 15 anos.

 

Não escamoteando culpas próprias, essencialmente, o Benfica não ganhou hoje, mais uma vez, por culpa da arbitragem.

 

Viva o Benfica, e este ano vamos ser campeões.

 

Quarta-feira, 04.02.09

Vai uma cerveja??

Este último ano, levou-me a concluir algo que eu já tinha como certo, a Superbock é a melhor cerveja.

 

A Superbock não me causa os efeitos secundários que a Sagres e a Carslberg me têm causado este ano.

 

Como tal a partir deste ano, e para evitar efeitos secundários não entra mais em minha casa nem pelas minhas goelas cerveja Sagres nem cerveja Carlsberg.  

 

 

Quarta-feira, 14.01.09

Lápis Azul

Este fim-de-semana o que se passou foi uma vergonha!

Calma, continuo a ser do Benfica e não digo isto como forma de protesto com a arbitragem do Benfica-Braga.

O Benfica foi beneficiado? Foi sim, senhor.

 

É necessária tanta gritaria, e a arbitragem foi assim tão vergonhosa? Não.

 

A vergonha está relacionada com todos os comentários ao jogo, quer escritos quer ditos.

 

Reparem, o golo do Benfica é fora de jogo, mas quem olhar para a posição do fiscal de linha conclui que ele não podia ter visto, logo não podendo ter visto, não validou o golo sabendo que ele era ilegal. Validou o golo, pois, do local de onde estava, não podia verificar a posição ilegal. Ou seja, houve negligência e não dolo.  Mas os jornais falam do crime do século.

 

Já no caso do Sr. Pedro Henriques, do local onde estava dava para ver que não há intenção do Miguel Vitor em jogar com a mão. Aqui há dolo e não mera negligência. É uma questão de intrepretação. Até à televisão levam o homem para justificar a decisão.

 

Continuemos. No jogo do Benfica realmente há eventualmente dois penaltys a favor do Braga. Na minha opinião, só há um, mas aceito que possam considerar a existência de dois. Mas quem considere falta do Katusuranis tem de considerar a falta sobre o Suazo. Logo, 2-1 em penaltys. Mas que imagem passou? Que ficaram dois penaltys por marcar ao Braga.

 

No entanto, há duas semanas atrás, o FCP com o Marítimo em casa, viu ser perdoado dois penaltys contra si, em que um era claro e outro admito que fosse duvidoso.  Mas que imagem passou? O Marítimo fez um bom jogo, teve azar porque enviou duas bolas à barra. Mas ninguém disse que o Marítimo tinha sido roubado por causa dos dois penaltys. Isto é que é coerência...

 

Continuando o jogo do Braga. Toda a gente diz que não houve o penalty do Di Maria. Vá ,dou essa de barato e digo que não é penalty. O Benfica falhou, que influência teve no resultado? Zero! Mas lá por ter falhado, não deixa de ser um benefício, dirão alguns... Concordo. Mas infelizmente ninguém teve pena do Leixões quando anularam o 3-2 no Dragão. Mas para os jornalista, claro, o FCP não foi benefíciado, porque o Leixões acabou por marcar mais tarde o 3-2, logo não teve influência no resultado. Ao Benfica é assinalado um penalty que pode não ter existido, o Benfica falha e é considerado um crime lesa-pátria.

 

O FCP jogou com o TROFENSE e aos 51m o karateca do costume pisa a cabeça de um adversário, ficando um vermelho por mostrar, e o que é dito e relatado é que ficou  um penalty por marcar ao FCP. De essa imagem quase ninguém falou.

 

Importante é ver o treinador fazer publicidade gratuita à Playstation, ouvir um sócio do FCP dizer mal da arbitragem, ver o Presidente da Câmara de Braga falar de pressões sobre o árbitro (curioso que só tenha falado nisso depois do jogo). O resto não interessa.

 

O mal é que o Benfica vende sempre. Seja para elogiar ou deitar abaixo, vendemos sempre.

 

p.s: Queria dar os meus parabéns ao cineasta António-Pedro Vasconcelos que, finalmente, vi pôr na ordem os Ruis do "Trio de Ataque".

 

 

 

Domingo, 04.01.09

Vergonha!

Assim não vale a pena.

 

Os jogadores do Benfica acho que ainda não perceberam que para ganhar não basta vestir a camisola do Benfica nem jogar razoavelmetne bem. O Benfica tem de jogar mesmo muito para ganhar um jogo.  Noutros clubes, como o dos andrades, jogar mais ou menos chega, porque acabam sempre por ser beneficiados.  Mas no Benfica não chega, não dá.

 

 

O que se tem passado é uma vergonha.

 

Eu como não sou propriamente rico, e não tenho dinheiro para pagar todos os processos de difamação que os arbitros eventualmente me poderiam por no tribunal, vou deixar de falar mais do campeonato este ano.

 

Teria muitos nomes para chamar aos arbiros e a todo o sistema português de arbitragem, mas vou-me calar.

 

Até  a próxima época. e só não dou os parabéns aos andrades pelo campeonato de 2008/2009 porque batoteiros não merecem parabéns.

 

 

 

 

Terça-feira, 30.12.08

As minhas 12 passas para o ano novo!!

Fim do ano, 12 passas. Este ano as minhas passas vão para:

 

1º ....o Pedro Henriques para ver se ele abria os olhos.

2º ....o Vitor Pereira para ver se ele tapava os ouvidos e deixava de se deixar influênciar.

3º ....o Pinto da Costa, apenas porque sim e porque me sabia bem.

4º.....o Jorge Coroado por todo o mal que ele fez e faz ao futebol nacional.

5º.....o Rui Santos para ver se ele aprendia a vestir-se melhor,a pentear-se melhor, a falar melhor, etc e etc melhor.

6º......o Miguel Sousa Tavares para ver se ele deixava de cuspir veneno.

7º......os abutres que por ai pairam para os mandar daqui para fora.

8º......o Olgário Benquerença para o acordar para a vida

9º......os senhores da UEFA que decidiram perdoar os corruptos, para que as linhas se endireitem.

10º....os jornalecos e seus escribas por toda a falta de coragem e de honestidade intelectual patente diariamente nas suas publicações para que se façam Homens.

11º....para o Cebola para aprender o valor da palavra

12º.....para todos os anti-benfiquistas para que ganhem vergonha na cara

 

 

Bom ano!!

Segunda-feira, 22.12.08

Guia prático para o Benfica ganhar um jogo!

1º Não se aproximar mais de 5 metros do adversário

 

2º Marcar pelo menos 3 golos

 

3º Rematar de preferência fora da área, sem jogadores por perto, e que a bola de preferência fure as redes, para que não restem duvidas que foi golo.

 

4º Nunca atrasar a bola ao guarda redes, nem sequer de cabeça

 

5º Os jogadores devem entrar com fita adesiva na boca, porque qualquer boa tarde ou boa noite pode ser confundido com um insulto ao arbitro

 

6º  Entrar com os braços atados ao corpo, e mesmo assim de preferência com as mãos dentro dos bolsos.

 

7º Usar como equipamento alternativo qualquer coisa com azul as riscas na vertical,para tentar que os arbitros tenham uma associação de  ideias com outra equipa mais do seu agrado.

 

8º Nunca mas mesmo nunca ficar estendido no chão, mesmo nos casos de abertura de cabeça, ruptura de ligamento, ou qualquer choque mais violento, tentar levitar, caso não seja de todo possível aguentar de pé.

Canções de Natal por um Andrade!!

Este ano os andrades quando cantarem a musica de Natal, não vão ver nem o céu estrelado, nem o Deus menino nas palhas deitado, mas sim o Benfica lider isolado!

 

Hoje temos de ganhar, ganhar vantagem, temos de chegar ao Dragão no mínimo com 4 pontos de vantagem, e essa vantagem tem de se começar a ganhar agora.

 

Começa hoje a caminhada para o título.

 

 

Quinta-feira, 18.12.08

Hoje é para ganhar!

Hoje pensamos todos assim

 

 

 

Terça-feira, 02.12.08

Ser Benfiquista!!

Sou do Benfica
E isso me envaidece
Tenho a genica
Que a qualquer engrandece
Sou de um clube lutador
Que na luta com fervor
Nunca encontrou rival
Neste nosso Portugal.


Ser Benfiquista
É ter na alma a chama imensa
Que nos conquista
E leva à palma a luz intensa
Do sol que lá no céu
Risonho vem beijar
Com orgulho muito seu
As camisolas berrantes
Que nos campos a vibrar
São papoilas saltitantes.

 

(Luis Piçarra)


É exactamente por isso que hoje fui trabalhar de cabeça erguida.  Estas pequenas palavras demonstram bem o que é ser Benfica, ser do Benfica, ser Benfiquista.

 

Aos jogadores do Benfica apenas digo para que eles se mentalizem que jogam num clube Lutador que luta com fervor e que em Portugal não há rival.

 

Ao  entrarem num campo com essa mentalidade tudo será diferente. Se não for por vocês próprios, pelo vosso orgulho, que seja por respeito ao símbolo bordado  nas vossas camisolas.

 

 

 

Sexta-feira, 28.11.08

Caros jogadores do Benfica!!

Caros jogadores

 

 

Hoje realmente não estiveram bem, acontece. Dias maus todos temos.

Agora não desanimem, não percam a confiança, não tenham medo.

Foi apenas um jogo, um mau jogo, mas apenas um jogo.

 

Eu como adepto continuo a confiar em ti Quim, em ti Maxi, em ti David Luiz, em ti Sidnei, em ti Jorge Ribeiro, em ti Bynia, em ti Yebda, em ti Reyes, em ti Nuno Gomes, em ti Suazo, em ti Rubem, em ti Balboa, em ti Carlos Martins, em ti Urreta, em todos vocês.

 

Por isso no próximo jogo, entrem em campo como entravam no campo de jogos da escola, para se divertirem com os amigos, descontraidos, sem medo, e com os sonhos todos no horizonte.

 

Tenho a certeza que no próximo jogo vocês vão dar uma alegria a todos os benfiquistas e provar a todos aqueles que hoje, amanhã e nos próximos dias vão dizer que vocês não têm nível, que são jogadores sem qualidade, sem estofo europeu, não sabem o que dizem.

 

Ora bem cabe a vocês provar a esses todos comentadores e escribas nacionais que eles estão erraddos.

 

Força rapazes, eu sei que vocês são bons

 

Conto com vocês, o Vitória vai pagar a factura

 

Quinta-feira, 27.11.08

Ser bloguista num blog do Benfica!

Ora bem, eu sou um bocado ignorante, mas acho que ainda sei bem o que significa ser bloguista num blog do Benfica.

 

1º Ser bloguista num blog do Benfica não é defender a direção do clube cegamente. É elogiar quando deve ser elogiada, e criticar quando deve ser criticada. Obviamente que cada um sabe o que é de elogiar e o de criticar. Não há medidores, a não ser a nossa consciência.

 

No entanto, há que ser honesto nas críticas. Demagogias e desonestidades intelectuais é que não.  E certas críticas podem ser evitadas, quando tudo o que basta é fazer uns porquês prévios que, depois de esclarecidos, evitam as críticas infundadas.

 

2º Ser bloguista num blog do Benfica é criticar os jogadores quando eles devem ser criticados e elogiar muito quando merecem.  Mas deve criticar-se um jogador como se repreende um filho, com o objectivo que ele melhore e cresça. Ninguém consegue que um filho melhore só com insultos e gritos.

 

3º Ser bloguista num blog do Benfica é respeitar os adversários que merecem ser respeitados, aqueles que colocam a ética acima dos resultados a qualquer custo. Aqueles que não usam batota para ganhar. Todo o adversário que derrota justamente o Benfica em campo, esse sim merece ser respeitado. O que faz batota merece desprezo e nunca, mas mesmo nunca, merece ser elogiado num blog do Benfica.

 

4º Ser bloguista num blog do Benfica é centrar o discurso no Benfica e só no Benfica, e nunca, mas mesmo nunca, fazer posts em que se elogia um adversário directo, que anda anos e anos a viciar resultados desportivos. E ainda por cima dizer que aquela postura deve servir de referência ao Benfica.

 

5º Ser bloguista num blog do Benfica não é compatível com elogios a um dos maiores mafiosos do futebol nacional, que teve muitas vitórias à pala da batota.

 

Penso que é isto ser bloguista num blog do Benfica. Se eu estiver enganado, que posso estar, hoje mesmo deixo de escrever neste blog, e este será o meu último post.

Terça-feira, 25.11.08

Tarrafal e os 6 meses de férias da democracia!

Vamos supor que o grande desejo da lider da oposição realmente acontecia e durante 6 meses a democracia ia de férias.

 

E todo o benfiquista podia escolher 3 pessoas para irem passar umas merecidas férias à conhecida colónia de férias do Campo do Tarrafal.

 

Quem escolheriam vocês?

 

Eu deixo aqui a minha escolha: Jorge Nuno Pinto da Costa, Rui Santos, Lucílio Baptista.

 

p.s: Acho que o ambiente anda muito tenso para estas bandas, é preciso descontrair, dai este post.

Segunda-feira, 27.10.08

Benfica em análise.

Muito se tem falado do Benfica, se joga o Nuno Gomes e o Suazo, o Suazo e o Cardozo, o Cardozo e o Nuno Gomes, o Aimar e o Suazo, o Suazo e o Cardozo, etc etc etc.

 

A mim isso não me tem preocupado em nada, porque o problema do Benfica não tem sido o marcar golos.

 

Senão vejamos. Na UEFA temos em três jogos 5 golos marcados. No campeonato em 6 jogos já marcamos 11. Ainda não ficamos um jogo quer na UEFA quer no Campeonato sem marcar um golo. O único jogo que ainda não marcamos foi para a Taça. Ora bem, feitas as contas em 10 jogos temos 16 golos.

 

O pior é se fizermos as contas aos golos sofridos, é que os números assustam. Em 10 jogos sofremos golos em quase todos, menos contra o Napoles em casa, contra o Sporting e contra o Penafiel. Ou seja já sofremos 10 golos em 10 jogos.

 

Ao falar nisso não quero criticar a defesa, que apesar de tudo este ano me dá mais seguranças. Quero criticar a mentalidade dos jogadores do Benfica. Vi isso contra o Leixões, contra o Hertha de Berlim, e ontem contra a Naval.

 

O Benfica marca o golo e começa a defender o resultado. Se contra o Hertha ainda aceito isto, contra o Naval ontem, e contra o Leixões há uma semana foi inaceitável.

 

Por princípio sou contra a defesa de resultados. Uma equipa para ganhar o jogo tem de ter a bola em sua posse e tentar continuar atacar, e a marcar mais um golo que dê tranquilidade. Com uma diferença de dois golos, já acho bem que uma equipa tente gerir o resultado. Mas nunca a defender na sua linha de defesa.

 

Quando uma equipa quer defender, deve defender logo na linha de defesa do adversário, e não na linha da sua defesa.

 

E o Benfica tem defendido na retranca. Resultado, tanto com o Hertha como contra o Leixões, empatou um jogo que teria ganho facilmente, se continuasse a tentar atacar, ou a defender mais em cima. Contra o Naval, com alguma sorte, ainda tivemos força para marcar o 2º.

 

Penso que esta atitude tem de mudar e rapidamente, que como vimos, não tem dado resultado.

 

Alguém explique aos jogadores que a camisola que eles vestem é a do Benfica, e o Benfica joga em qualquer campo para ganhar, e sem medo dos adversários.  Defender resultados de 1-0 com Leixões, Navais, não é coisa do Benfica, nem dos seus jogadores.

 

Vamos lá, porque marcar golos temos marcado, agora é só deixar de sofrer os golos estúpidos que temos sofrido.

 

Anastércio Leonardo

Quarta-feira, 24.09.08

Acórdão do TAS vs Acórdão que os pasquins do Sr.Oliveira fizeram do TAS

Vieram a público notícias (ou melhor, nutícias dada a pouca vergonha das mesmas) de que o Acórdão do TAS tinha arrasado com a Liga, a FPF, com o Benfica e com o Vitória.

 

Essas nutícias vieram a público pelos pasquins do Sr. Oliveira. Ora, toda a gente aceitou como verdadeiras essas afirmações, até que, por sorte, aos poucos, certos curiosos resolveram ser eles próprios a lerem a dito Acórdão.

 

Ao lerem o Acórdão do TAS nem queriam acreditar no que liam. E começaram a vir a público os primeiros textos em que explicavam que, afinal, o acordão não dizia bem o que as nutícias do pasquim diziam.

 

Eu, alertado para isso, fui ler o dito Acordão e verifico que há pontos importantes que julgo ser necessário tornar públicos:

 

 - É admitido pelo Acórdão do TAS que este tribunal não teve acesso à tradução da decisão da Liga na integra. Como tal, e perante os dados que tinham "tradução parcial da decisão" ,não podiam ter certezas de que o FCP ou o Pinto da Costa pudessem estar envolvidos em qualquer caso de corrupção.

 

- Acrescentam ainda as dúvidas quanto ao que se tinha passado na reunião do CJFPF e desconhecem as conclusões do parecer pedido pela FPF ao grande especialista em Direito  Administrativo, Freitas do Amaral, para se concluir se aquela reunião e a decisão que dela surgiu  podiam ser tidas em conta. À data do Acórdão do TAS o parecer de Freitas do Amaral ainda não tinha sido apresentado.  Deste modo, não se sabia se a  decisão do CJFPF ia ser aceite ou não. Como tal, nada podiam concluir em relação às suspeitas relativas ao FCP.

 

 

Concluindo, o Acórdão do TAS em nada ataca as decisões tomadas em Portugal e não se pronuncia sobre as mesmas, por manifesta falta de dados, tradução parcial e porque ainda existiam dúvidas quanto à formalidade da mesma. Ora bem, a decisão não aprecia em nenhum momento a fundamentação das decisões da Comissão Disciplinar (CD) da Liga e do Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), nem o seu mérito. A falta de convicção do TAS existiu sim, mas por razões processuais.
 

Agora, gostava de saber com que lata o pasquim afirma que um órgão arbitral pode criticar uma decisão se não teve acesso à mesma na sua totalidade?



Deixo link do Acórdão para que o leiam:
http://www.tas-cas.org/d2wfiles/document/2148/5048/0/Final%20Award%201583-1584.pdf

 

Outros links de artigos onde a verdade é reposta:

http://ww1.rtp.pt/desporto/index.php?t=Acordao-do-TAS-nao-teve-em-conta-decisoes-da-FPF-e-da-Liga.rtp&article=166889&visual=5&tm=15&Top=17Porto

 

http://www.record.pt/noticia.asp?id=805466&idCanal=3437

 

(sim, eu sei que é o Record, mas é um link para um artigo do Cartaxana bem interessante sobre este assunto)

Terça-feira, 09.09.08

Cebola - A Verdadeira história de uma alcunha!

O ano passado, um determinado jogador, com alcunha de "cebola", ao chegar ao aeroporto, afirmou que esta alcunha significava que ele com as suas fintas colocava os adversários a chorar.

 

Ora nada mais de errado. Na verdade, ele ganhou essa alcunha não pela fintas que fazia aos adversários mas pelos biqueiros que lhes espetava. Hábito adquirido desde os tempos da primária, em que "cebola", com um cabelo mais apresentável que o actual, enfiava biqueiros nos colegas sempre que o jogo lhe estava a correr mal.

 

No último jogo, "cebola" fez justiça à alcunha, e toca a enfiar um biqueiro em Nuno Gomes. Mas para azar de "cebola", Nuno Gomes não chorou, mostrou ser um homem forte e viril.

 

Actualmente são cada vez menos os jogadores que "cebola" consegue fazer chorar, mas, pelos vistos, a alcunha é para manter, pois, ao que parece, existem outras caracteríscas em "cebola" que justificam a alcunha.

 

p.s: espero que o biqueiro de "cebola" tenha as mesmas consequências que o toque acidental de Luisão ao lateral direito do FCP com nome de detergente.

 

por LMB às 17:04editado por P às 18:32 | link do post | comentar | ver comentários (18)
Sexta-feira, 11.07.08

Onde param as dispensas do Atlético de Madrid??

O ano passado o Simão foi vendido não pelo preço da cláusula mas por um preço inferior.

 

O Presidente do Benfica veio logo dizer que era um grande negócio porque o Benfica ia ter preferência nas dispensas do Atlético de Madrid.

 

A época passada não veio ninguém.

 

Está época também me cheira que não vem ninguém.

 

Acho que nós benfiquistas não nos deviamos esquecer disto, e deviamos perguntar ao Presidente quando é que o negócio do Simão fica concluído de vez.

 

Ou realmente vamos buscar dispensados que sejam mais valias para o Benfica, ou pelo menos vamos buscar os 5 milhões que não recebemos e que constavam na cláusula.

 

Agora nem um nem outro é que não!

 

Vamos abrir os olhos, ou qualquer dia nas águas nacionais, e uma vez que o nosso presidente é um grande nadador que adora nadar, vai andar por ai um Luky Me II.

 

Anastércio Leonardo

 

 

 

Terça-feira, 06.05.08

Responda quem souber!!

Eu li a entrevista do presidente do clube de azul e branco, vulgo porcos, que este fds apanhou 3 do Nacional em casa, com dois golos de um jogador do Benfica.

 

Nessa entrevista, era dito que o Luis Filipe Vieira era ainda sócio do FCP e com as quotas em dia.

 

Agora a minha dúvida é a seguinte: é mentira? é verdade?

 

Se for mentira, acho escandaloso, como é que ainda não foi desmentida tal afirmação, vinda da boca do presidente dos porcos.

 

Se for verdade...bem, ai é bem mais grave. Mas será possível o Presidente do Benfica ser sócio do clube dos porcos, com as quotas em dia!?

 

É que sendo assim, ele, enquanto sócio do clube dos porcos, deve estar contente, porque o clube do qual é sócio é campeão.

 

Ele enquanto sócio do clube dos porcos, deve estar contente, com a má época de um dos seus rivais, o Benfica.

 

Enquanto sócio dos porcos, deve delirar com os jogadores que ano após ano entram no Benfica, alguns deles sem qualidade sequer para serem roupeiros.

 

Se calhar, ele enquanto sócio dos porcos, está lá para terminar aquilo que o Artur Jorge começou.

 

Foi buscar o curandeiro Rodolfo Moura, e mandou embora o melhor fisioterapeuta português o Antónip Gaspar.

 

Treinadores foi só buscar fracos (Koeman, F. Santos), treinadores acabados para o futebol (Toni), sem curriculo (Jesualdo Ferreira), que nunca tinham ganho nada nem provado nada (Camacho) e treinadores que pensava ele estarem acabados para o futebol (trappattoni). Neste ultimo ficou lixado, porque se enganou e fomos campeões....mas no ano a seguir tratou de lhe abrir a porta de saída.

 

A entrada do Veiga, pensou ele, era também para ver se tinha um aliado, mas o Veiga, queria era vingar-se do presidente dos porcos, e fez um bom trabalho. Mais uma vez, o nosso presidente, sócio dos porcos, tratou de o mandar embora, não fosse o Benfica ganhar outra vez, e o clube do qual é sócio, não ganhar nada.

 

Agora pergunto, faz sentido, ter a presidente do Benfica alguém que contribui com dinheiro pagando as quotas, para um clube rival, o dos porcos? Alguém que tem simpatia (dai ser sócio) para com o maior rival do clube a que preside?

 

Responda quem souber!

 

 

Quinta-feira, 17.04.08

Não me venham falar de azar!!

Uma vergonha!!

Como já aqui disse o futebol é a coisa mais simples de se jogar, basta querer. Podemos não ganhar sempre porque os outros foram melhores, mas não fazer nada para evitar isso é que não aceito.

 Desde o 2 -0 que eu comecei a gritar para a televisão. "Pressão pressão, cai em cima do homem da bola!"

Metemos o 2º e em vez de fazer como mandam as regras e começarmos a fazer pressão mal o Sporting saía com a bola, não, ficámos cá atrás na linha da defesa, como faz um qualquer U Leiria  a jogar com os andrades. Resultado: 5 golos!!

 Depois é incrível como uma equipa consegue sofrer 5 golos em 22 minutos... Não dá... ficou tudo a dormir menos o Quim que mais uma vez foi grande.

 Agora acho que devíamos fazer um baixo assinado para pedirmos à Liga que seja permitido levar para o banco garrafas de oxigénio para o Petit , o Rui Costa e o Nuno Gomes inalarem um bocadinho. É que eles arrastaram-se pelo campo!
Ao pequeno Chalana , grande homem, grande benfiquista, mas treinador limitado, só me resta dizer que quem dá o que pode a mais não é obrigado, por isso obrigado pelo esforço.

Não sei mais o que escrever, fiquei irritado, lixado, prejudicado com 'ph' e se não paro agora isto ainda acaba mal.

Agora não me venham falar de azares!!

 

p.s : Domingo, apesar de tudo, vou ao dragão, pode ser que os meus gritos se façam ouvir.

Quarta-feira, 26.03.08

"Habemos Papa"

Afinal o Pinto da Costa é mesmo o Papa!

 

Mas, como homem que não gosta de meter cunhas, nunca usou a sua proximidade com  Deus para benefício próprio. Isto é, nunca até ontem, porque ontem o Pinto da Costa, desculpem, o Papa invocou o nome de Deus, num grito de desespero (será o "grito" do cisne?).

 

Mas ao contrário de Jesus Cristo, o Papa não quer que se faça a vontade de Deus, mas sim a sua vontade, e então brandou aos céus:

 

"Só pedia a Deus que mostre a sua justiça divina e que as pessoas que inventaram esta história do envelope sejam atormentadas toda a vida".

 

Ora bem, se Jesus Cristo, que era filho de Deus, mesmo pedindo a Deus para afastar dele "este cálice", para perdoar aqueles que lhe estavam a fazer aquilo acabou crucificado, não sei o que te espera, Pintinho, porque tu és apenas Papa, e não só pedes que Deus te salve como pedes que ele se vingue!

 

Não sei não!!

 

 

 

 

por LMB às 12:11editado por P às 19:00 | link do post | comentar | ver comentários (30)
Quinta-feira, 06.03.08

És um idiota!

Desculpem, mas tinha de dizer isso.

 

Hoje perdemos por culpa do CARDOZO.

Falhar todos falham!! Jogos menos bons todos podem ter!! Ser expulso porque se evitou um golo, uma jogada de perigo ou porque se fez uma entrada mais arriscada... acontece.

Agora, ser expulso aos 9 minutos por causa de uma agressão, numa jogada perdida e que não tinha perigo... não aceito, não admito.

Se ainda fosse no fim ou depois de ter sido provocado durante largos minutos do jogo, ainda podia desculpar. Agora no início!? Assim, vindo do do nada... NÃO!

 

O Cardozo tem de ser castigado pelo clube. Isto aqui não é o da Joana, em que um jogador só porque lhe apetece agrede outro, prejudicando uma equipa, os companheiros de equipa, os adeptos e a eliminatória.

 

O Cardozo tem de compreender que está no Benfica e que vestir esta camisola não é algo que se faz de forma leviana.

 

 

Quarta-feira, 05.03.08

Estamos contigo Camacho

Nesta hora de dor, todos nós benfiquistas estamos contigo, Camacho.

 

Amanhã à noite juntos venceremos o jogo pelo teu Pai!

 

Um forte abraço

Quinta-feira, 21.02.08
Quarta-feira, 20.02.08

Isto não é a casa da Joana!!

Mas como é, caros Tertulianos, o Benfica joga amanhã e os post publicados são a falar de programas que não existem, a falar de jornalistas que não viram um jogo de um clube que não nos merece qualquer respeito, nem mesmo a título de mera referência?

Vamos é falar do que interessa!!

O nosso Glorioso e magnífico clube joga amanhã. Andamos a jogar tão mal que até dói, mas lá vamos ganhando com suor e lágrimas, mas ganhamos.

Vitórias morais ficam para aqueles que perdem jogos por 2-0 e no fim dos jogos os seus treinadores dizem que mereciam ganhar"

No meu Benfica o que me interessa é, acima de tudo, a vitória, mesmo a jogar mal. No entanto, convém não abusar da sorte, porque a jogar assim o mais certo é vermos a vitória fugir.

Por isso, caros jogadores, Luís Filipe, vejam se há concentração durante os 90 minutos de jogo.

E não se esqueçam o jogo só acaba quando o árbitro apita, a bola só sai fora se o árbitro assim o assinalar, e só é falta quando o árbitro diz.

Depois, o futebol é simples. Caramba!! vocês fazem isso todos os dias. Executem o que sabem: como virar jogo, trocar a bola, centros, tabelinhas, estar sempre de olhos no nosso adversário directo... Isto é pedir assim tanto?? E mais, não inventem.

Por exemplo, Petit, se marcas tão poucos golos de livre directo, porque continuas a tentar e a evitar que jogadores mais capazes o façam?? 

Quinta-feira, 31.01.08

Bem-vindo à Familia!!

Este post é só para dar as boas-vindas a um jogador que eu aprecio e que, apesar de ser do Congo, é português, mas ao menos este português fala um português que todos entendemos, há outros jogadores do Congo, também portugueses, mas.. se aquilo que falam é falar português... por amor de Deus!!

 

 

BEM-VINDO, MAKUKULA.

 

por LMB às 12:25editado por Anátema Device às 19:42 | link do post | comentar | ver comentários (18)
Terça-feira, 22.01.08

E assim se lava dinheiro!

Li uma noticia do clube do norte que dizia o seguinte:

 

A SAD «porconhenta» adquiriu os 9 por cento do passe de Ricardo Quaresma que pertenciam ao fundo First Portuguese Football Players Fund, bem como a totalidade dos passes de Paulo Machado, Ivanildo e Vieirinha, investindo para o efeito 1,7 milhões de euros.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Porcos– Futebol, SAD anuncia que a operação implica «a cessão do contrato de associação de interesses económicos que consubstanciou uma parceria estratégica de investimento em direitos desportivos e direitos de imagem de jogadores de futebol».
O documento explica que o acordo prevê «a recompra da percentagem dos passes detida pelo Fundo, dos jogadores Ricardo Quaresma (9%), Paulo Machado (16,7%), Ivanildo (16,7%) e Vieirinha (16,7%), pelo valor global de 1,7 milhões de euros».

E assim se lava dinheiro...fazendo-o circular, comprando e vendendo parte de passes de jogadores sempre entre as mesmas pessoas.

 

O Fisco vê alguma coisa?? Não, para quê?! E depois há Pepes a serem vendidos por 30 milhões... e é tudo normal, tudo normal, até que em Espanha se começaram a levantar questões...

 

Mas o pior e no que toca ao clube dos Porcos são todas as questões para as quais deveria haver respostas claras mas que  não passam de meras perguntas de retórica.

 

p.s: Se o Bagão se candidatar, até tem o meu voto... mas para isso tenho de ver quem vai com ele para lá.

Quarta-feira, 02.01.08

Mas anda tudo a dormir?!

O  Nuno Gomes deu uma das entrevistas mais importantes e com mais conteúdo que eu me lembro de ler, neste  últimos anos,  sobre o Benfica.

 

O Nuno Gomes numa entrevista sem dizer frases bombásticas e polémicas manda muitos recados para adeptos e direcção .

 

Num dos vários exemplos que se podem retirar da entrevista ele diz o seguinte:

 

«No Benfica se calhar Lisandro seria dispensado»  

 

Pode parecer para os mais distraídos e os que andam a dormir uma frase  vazia de sentido mas tem muito conteúdo, aliás conteúdo esse explicado pelo Nuno Gomes ao longo da entrevista com ideias como "apoio", "tempo" e "paciência"

 

A mim parece-me que a entrevista do Nuno Gomes (dada pouco antes da entrevista do Simão, em que diz banalidades  como: " Foi Luís Filipe Vieira que construiu este grande Benfica") não é uma mera coincidência... se calhar o Delgado estava de férias.

Segunda-feira, 26.11.07

Benfica passa no exame!

Caros amigos sobre o jogo do Benfica só me resta dizer:

+ 3 Pontos

O resto é treta....sorte, azar dos outros, golo com o joelho, as costas, as unhas, não me interessa.

Como dizia um amigo meu há uns dias.....o importante é ganhar os jogos em que se joga mal! E eu concordo a 100%.

Anastércio Leonardo.

p.s : alguém me diz como é que o jornal desportivo record ...dá notas de 1 a 5....e consegue dar 4 ao lateral direito do Benfica......um tal de Luis Filipe....que foi o causador e o assistente do jogador da Académica que marcou o golo.....e ao Luis ão que fez a reviravolta do marcador, marcando um golo, dá 3?

Quarta-feira, 07.11.07

Vamos levantar os ânimos!

Sou do Benfica
E isso me envaidece
Tenho a genica
Que a qualquer engrandece

Sou de um clube lutador
Que na luta com fervor
Nunca encontra rival
Neste nosso Portugal

Ser Benfiquista
é ter na alma a chama imensa
que nos conquista
e leva à alma a luz intensa
do sol que lá no céu
risonho vem beijar
com orgulho muito seu
as camisolas berrantes
que nos campos a vibrar

são papoilas saltitantes

 

Paulo Gomes Júnior e Luís Piçarra

 

 

Benfica, vencer, vencer!!

Sábado, 03.11.07

Apenas digo isto:

Ganhámos!

São mais 3 pontos.

Estamos a 6, e só dependemos de nós.

Mas foi mau de mais!

Houve apenas uma coisa boa.... lutámos até ao fim! É a unica coisa que se aproveita: a ATITUDE!

 

Agora, comecem a jogar à bola!

Recordar o passado!

Em 1933 o futebol era diferente. As equipas jogavam com poucos defesas e muitos atacantes. Aqui está uma imagem que prova isso mesmo. O Belenenses a jogar com 4 avançados num ataque contra o FCP, com 2 defesas.

O jogador do Belenenses acaba de passar pelo médio e está numa situação de ataque de 5 para 2!

 

 

Entretanto, o futebol evoluiu, os defesas passaram a ser 4 e os atacantes 2... ah! e entretanto também surgiu uma regra chamada fora-de-jogo! O que vale é que esta imagem é do passado... e é o Belenenses que está atacar, se fosse recente, e fosse o FCP a atacar, era um escândalo! Mas isso nunca aconteceria...!!


 

p.s : desculpem, mas apeteceu-me voltar ao futebol de antigamente!


Quarta-feira, 31.10.07

O acessório, o essencial e o... dispensável

Antes de mais, começo por dizer que o jogo era para ganhar. O Benfica está na Taça da Liga, ou melhor estava e, como tal, era para ganhar!

 

Hoje provou-se que há jogadores acessórios: EdCarlos, Butt, Adu, Bergessio, Fábio Coentrão, Di Maria;  essenciais: Luisão,  Bynia; e dispensáveis: Miguelito, Luís Filipe, Zoro .

 

Aliás, eu acho que o Benfica devia rifar o Miguelito, o Luís Filipe e o Zoro . É que comprar ninguém os vais comprar e emprestados... só se for o Boavista, que tem como objectivo a descida, de resto ninguém os quer.

 

É que assim ainda ganhávamos uns trocos.

 

Ou então podíamos promovê-los para festas..." O seu filho é uma nódoa a jogar futebol? O Benfica aluga-lhe para a festa de anos do seu filho o Luís Filipe, o Miguelito e o Zoro . A jogar ao pé deles, o seu filho vai parecer um Maradona . Aproveite, pois pelo preço de 1 leva os 3. Ao fim-de-semana, pode levá-los de graça, porque é da forma que não correm o risco de ser convocados"

 

 

p.s : não me venham com tretas... há jogadores que deviam ter a humildade de reconhecer que não têm capacidade para jogar no Benfica e, como tal, não deviam nunca ter aceitado assinar pelo Benfica.

Segunda-feira, 29.10.07

A ferros 2

Antes de mais usurpei o título do post antecedente do D´Arcy e peço desculpa... mas é que eu acho que este titulo é o ideal para falar da assembleia geral ordinária que ontem se realizou.

 

E ao que parece nunca a palavra ordinária foi tão bem empregue numa assembleia geral ordinária.

 

Antes de mais, é ordinário fazer uma proposta como a que foi feita do Granadeiro. Sócio honorário?? Mas que é isto?! Sócio honorário são aqueles que para terem dinheiro para ir ao estádio... os filhos vão com os sapatos rotos para a escola. Sócio honorário é aquele que quer chova que faça sol vai ao estádio... e não tem nenhum buffet quente uma hora antes do jogo!

 

É também ordinário num clube com tantos sócios irem apenas 3 mil a uma assembleia geral ordinária. Depois, não venham protestar com as decisões que são tomadas... não foram não podem falar.

 

Para terminar, acho que foram ditas umas não sei quantas ordinarices pelas claques (ou melhor, pelo grupo organizado de adeptos do Benfica que, enquanto não estiverem legalizados, não se podem legalmente chamar claques) ao Presidente Luís Filipe Vieira.

 

No Benfica somos mesmo grandes... até há assembleias gerais que são mesmo ordinárias.


Anastercio Leonardo

Domingo, 28.10.07

Hoje existiu Benfica!

Hoje gostei do Benfica:

 

- Raça

- Atitude

- Crer

- Vontade

- Coração cordenado com cabeça

- Emoção

- Respeito

- Alegria

- Golos

- Vitória

- Disciplina

 

Anestercio Leonardoi

Os Grandes Campeões!

 - Atira Makukula que eu defendo

 

 - Goolllllllllllllllllllllllllll in the end again i´m on fire!
                                                                           

 

 

 - Boa cara....mais um golo importante...tem de 

continuar assim menino Adu!!

 

 

-

- Cara vê se me consegue apanhar........!

 

 

 Cardozo - Makukula passa lá pelo Seixal que eu ensino-te a marcar        

  penaltys

 

Anastercio Leonardo

Quarta-feira, 24.10.07

Benfica!! Benfica!!

Hoje sou de poucas palavras

 

Primeiro a promessa

 

 

Depois a consagração

Cardozo

 

Obrigado Cardozo!

Terça-feira, 23.10.07

Carta aberta aos jogadores!

Caros Jogadores,

 

Amanha é dia de Champions... dia de festa, noite de gala!

 

No entanto, para esta noite de gala não há fatinhos da moda italiana, não há smokings, há apenas uma camisola vermelha com um símbolo de uma águia bordado e agarrado a ela desde há muitas gerações e gerações de vencedores. Mostrem que a merecem usar e que têm orgulho de a usar.

 

A caminho do balneário vejam as fotos que por lá andam e bebam toda a inspiração que elas vos derem.

 

Entrem em campo com vontade, garra, alegria!

 

Entrem em campo como entravam em miúdos nos recreios das escolas. Ganhar era o objectivo, na companhia dos colegas... e a alegria era a pedra de toque. Se jogarem assim vão ver que o jogo vai correr bem e que, no fim, vão ter o sorriso estampado no rosto... o mesmo sorriso que tinham em crianças.

 

Nós vamos estar lá... podemos ser 1000, como 40000, como 60000, mas os que lá estivermos vamos estar lá por vocês, para vos dar ânimo. Se ouvirem assobios, não é por não gostarmos de vocês, mas é a nossa forma de demonstrar que queremos mais, a nossa forma nem sempre correcta de dizer que estamos tristes, porque só queremos a vitória.

 

Nós, adeptos, somos como um Pai que, quando se chateia com um filho ou se zanga com ele, não é por não gostar dele... é para tentar que ele melhore.

 

Mas amanhã só vão existir palmas e gritos de alegria, porque sei que vocês tudo irão fazer para derrotar o Celtic .

 

Deixem-nos orgulhosos de vocês, mas mais importante, acabem o jogo orgulhosos de vocês próprios.

 

Vamos Ganhar!

 

Um grande Abraço deste humilde adepto

 

Anastércio Leonardo

Domingo, 21.10.07

Palavras...não as pode levar o vento!

Coloquei num comentário as declarações do Luisão no final do jogo de ontem, mas acho que estas, merecem maior destaque, tal a importância e profundidade de tais palavras. A muitos devem ter passado despercebidas mas a mim não passaram.

 

No entanto estas palavras deram-me esperança, é sinal que os jogadores, ou alguns deles, pelo menos, reconhecem o que se está a passar de mal no Benfica. É o primeiro passo.

 

Luisão disse :

 

"Mas uma equipa grande como o Benfica está a deixar muito a desejar. Não entendo porquê. Nós, jogadores, temos de perceber que não é fácil vestir esta camisola e tem de haver maior cobrança entre o grupo. Desde o Rui (Costa), que é o mais velho, até ao mais novo. É isso que está a faltar...»"

 

Obrigado Luisão por sentires mesmo essa camisola!

 

Anasterico Leonardo

No Sado canta o Fado....!

Ontem os homens do Sado contribuíram com mais uma estrofe para o Fado que está a ser a época do Benfica.

 

O Benfica tem o privilégio de ter imensos jogadores com unhas para tocar a guitarra portuguesa.....e como tal, jogo sim jogo sim temos faducho ! E ontem foi mais um Fado...!

 

Até o Camacho já vai de preto para os jogos...como manda a tradição.

 

Aquela apatia...aquela tristeza com que eles encaram cada concerto.....a olhar para baixo não vá a unha falhar a nota....faz deles uns grandes artistas...! Força homens..!

 

Silêncio que se vai cantar o Fado......é o que se diz....dai eu admirar as claques do Benfica....que respeitam as regras do Fado e é vê-las caladas o jogo todo...!

 

O estádio está vazio?? Já se sabe....o Fado não atrai assim tanta gente....!

 

O futebol sim....esse atrai multidões, grande e pequenos....mas onde está o futebol do Benfica????

 

Parece que tenho de  me calar....vai-se cantar o Fado.

 

Anastercio Leonardo

Terça-feira, 09.10.07

E porque não... o pior que já passou pelo Benfica!!

Por vezes é preciso abrir os olhos....por isso faço aqui 3 onzes do pior que já passou do Benfica.

 

Como é óbvio  só recuei até à época de 94-95, altura em que começou o descalabro total.

 

Mas fiz isto porque sou tolinho e gosto de me fustigar? Não!

 

Fiz isto para mostrar que é preciso ser crítico, e que não podemos engolir tudo que nos apresentam. Muitos destes jogadores que vou referir, quando chegaram, para muitos benfiquistas  eram grandes craques,  os melhores, e ai de e quem dizia o contrário ou dizia mal deles. E depois viu-se.

 

Eu próprio já fui criticado neste blog, por ter dito que neste plantel há jogadores que não têm nível para vestir a camisola berrante e que não entendo o porquê de terem sido contratados. E lá tive de ouvir  "lá estão estes a dizer mal dos jogadores do Benfica"

 

Pois, aqui fica o resultado de 12 épocas a contratar "craques"  

 

1 - Bosssio, 2- Amaral, 3- King,  4-Jorge Soares, 5- Rojas 6- Paulo Almeida  7- Luis Carlos 8- Valdir 9-Pringle 10-Uribe 11- Leonidas                                        

  

1- Zach Thornton,  2- Gary Charles,  3- Sergio Nunes, 4-Tahar, 5-El Hadriori, 6- Jamir, 7-Nandinho, 8- Mawet Junior. 9- Clovis, 10-Luiz Gustavo, 11- Pembridge     

 

1- Yannick, 2- Okunowo, 3- Bermudez, 4-Simanic. 5- Nelo, 6- Michael Thomas, 7- Taument, 8- Cadete, 9- Toy, 10- Rui Esteves, 11- Porfirio

 

E muitos mais havia: Marinho, Marco Freitas, Jordão (não o velho Jordão, mas o do Estrela), Marcus Alemão, Washington Rodriguez, Harkness, Pesaresi, Peixe, Dani, etc...

 

 

 

Anastercio Leonardo

 

Segunda-feira, 08.10.07

E que tal uns adeptos à Camacho?

Amigos benfiquistas...!

 

Já chega....!

 

Tenho a dizer que vocês cada vez se parecem cada vez mais, com os adeptos do clube da sanita gigante que nem uma alcatifa de jeito tem, ao estarem sempre a choramingar com os árbitros.

 

Aprendam com o Camacho que não fala de árbitros, não arranja desculpas com os árbitros.

 

Eu também tenho por hábito não falar de árbitros. Não gosto de arranjar desculpas. Este ano se estamos onde estamos, não foi por culpa dos árbitros, mas porque não jogamos nada.

 

Quando uma equipa joga pouco, é que os erros dos árbitros se fazem notar, porque quando joga muito, ou o suficiente, esses erros passam ao lado. Porque a equipa ganhou, conseguiu marcar golos, não teve de ficar a depender do penalty salvador, ou do livre directo milagroso.

 

E ontem, sinceramente, o árbitro teve erros para ambos os lados....! Não acho nada que o campo estivesse inclinado como disse o nosso Vice Presidente. O penalty do Nuno Gomes é penalty, mas antes houve um do Luisão, temos de ser sérios e honestos e admitir isso.  O livre, mesmo no fim, foi uma invenção!? foi sim senhor, mas o nosso novo menino bonito, o Binya, fez algumas entradas que o árbitro deixou passar.

 

Em relação aos fora-de-jogo, acho que em apenas um houve engano....!

 

Por isso, benfiquistas, vamos é jogar à bola, marcar golos, e vão ver que não há arbitragem melhor ou pior que nos vá derrotar

 

Anastercio Leonardo

Sexta-feira, 05.10.07

Benfica à Camacho!

Caros amigos Benfiquistas:

 

Isto de  andarmos a insultar-nos uns aos outros não está com nada... os insultos a ser usados é para os adeptos dos outros clubes.


Todos temos direito a criticar, podemos concordar ou discordar, mas lá por discordarmos não vamos começar a insultar os outros por terem opinião diferente da nossa.

 

Quanto aos assobios e insultos obviamente que eu também digo mal quando os jogadores falham... mas digo para dentro quando estou no estádio... e em casa... só digo em voz alta se não estiverem os meus pais por perto. No estádio bato palmas... incentivo!

 

Eu só gostava de saber se um dos que tanto defendem o direito ao insulto e ao grito e ao assobio aos jogadores quando eles falham, se gostavam  que no vosso emprego a partir de agora sempre que errarem possam ser insultados?

 

O Benfica tem jogado mal, sem chama, sem alegria. Falta-nos a alma, faltam aqueles 15 minutos à Benfica, faltam os adeptos que criavam o inferno da Luz, mas o inferno da Luz para os adversários e não para a própria equipa...!

 

E falta qualidade e alternativas no banco... temos de ser honestos e aceitar isto...! E depois de aceitarmos isto, acreditem que baixamos o nível de exigência, e já ficamos contentes com as poucas coisas boas que vão acontecendo.

 

Deixo aqui a análise do plantel:

 

Jogadores com qualidade mas que:

 

- falta maturidade: Adu, Di Maria, Fábio Coentrão, Ed Carlos, David Luiz, o camaronês que não sei escrever o nome.

 

- falta pernas para aguentar os jogos ao mesmo ritmo: Rui Costa, Leo.

 

- falta de tempo para se adaptar ao futebol português: Cardozo, Maxi Pereira.

 

- há azar com as lesões: Petit, Luisão, Nelson.

 

Qualidade sem problemas até ver: Quim, Katsuranis, Rodriguez.

 

Em baixo de forma há duas temporadas: Nuno Gomes.

 

 

Em relação às alternativas aos jogadores titulares  vejamos algumas:

 

Miguelito - fraco

Zoro - banal

Luis Filipe - fraco

Nuno Assis - razoável

Butt - boa alternativa

Andre Diaz - sem opinião porque não joga.

Bergessio - sem opinião porque não joga.

 

Se ainda houvesse Simão, Micolli, Karagunis, Manuel Fernandes, acreditem que tínhamos um grande plantel... para lutar pelo titulo... assim...

 

Eu no início da época, ou melhor depois do início da época quando vi que estes 4 jogadores não iam ficar no plantel, comentei com amigos meus... o Benfica este ano fica em 4º lugar... vá lá que o Braga não está bem no campeonato, e pode ser que cheguemos ao 3º.

 

Espero no fim desta temporada vir dizer 'enganei-me', é sinal de que fomos campeões...mas não acredito....e com este plantel, o Camacho pouco pode fazer... mas acredito que, ainda assim, e apesar das limitações referidas, com o Camacho podemos, não nesta temporada, mas na próxima ter um Benfica à Benfica...!

 

Anastercio Leonardo

Sexta-feira, 14.09.07

Benfiquistas!!

Amanha tudo a ver o jogo da nossa selecção de Rugby.

 

É que nessa selecção nós benfiquistas podemos ter orgulho de ter lá um representante, o grande Diogo Gama (joga a Centro).
E além disso nós portugueses podemos ter orgulho da nossa selecção de Rugby, porque ela já é uma campeã do Mundo.
Não esperem vitórias (talvez com a Roménia e se tudo correr a 100%), nem empates, ou derrotas pela margem minima, somos amadores e vamos jogar contra profissionais.
A grande vitória é estar em França onde decorre o Mundial.
Anastercio Leonardo
Sábado, 25.08.07

Somos uma equipa do outro Mundo, Mundialmente conhecida ou com representantes de todo o Mundo e Cont

Realmente o meu clube não para de me supreender. Depois de termos andado uns anos pelo Mundo das transfêrencias com um saco de caramelos a comprar jogadores, e que de pouco servia porque os presidentes desses ou não gostavam de caramelos, ou eram diabéticos, ou estavam de dieta. Por isso não compravamos ninguém, e os que vinham, ou os conseguiamos à pala da compra de umas rifas da Paróquia de uma Igreja algures no Brasil, Portugal, ou então, num qualquer caixote lixo, e como era de graça, toca a levar.

Agora que temos alguns trocos no bolso, e podiamos comprar jogadores, que vamos nós fazer....comprar caramelos, porque de jogadores, pouco me parece que tenham.

Dos reforços deste ano.....cheira-me que só 3 a 4 (Cardozo, Di Maria, Fabio Coentrão, Bergasssio se jogar na posição certa) se safam, espero estar enganado. Os outros por amor de Deus....!

- Luis Filipe um jogador banal, e se é para ir buscar um jogador banal fora, mais vale apostar num junior

- Andre Diaz, que tem nome de funcionario de telemarkting(ola bom dia, o meu nome é André Dias...), veio claramente passar férias a Portugal;

- Zoro que parece ter dois tijolos nos pés, nem o nome de heroi o safa, antes ter ido buscar o cavalo do Zoro, faria melhor certamente

- Fredy Adu, apenas deixo uma pergunta, conhecem algum americano que jogue bem um desporto com bola, e em que a bola se joga com os pés? hum.....quém? como? pois assim do nada não aparece mesmo nada....e o Beckam embora não parecendo, é inglês, para os mais destraidos ficarem esclarecidos.

Mas para os outros não ficarem tristes, e terem mais colegas para jogarem à Sueca, quando se fartarem de jogar nesta quadra. Fomos buscar mais uns......! Um dos jogadores é um dispensado do quase despromovido PSG. Já estou a ver para o ano o Benfica a reforça-se com os dispensados do Paços de Ferreira, do Estrela e da Academica. Parece-me bem, a viagem é mais curta, há Auto-Estrada, e na viagem a Paço podemos sempre aproveitar para ir à Fabrica do Ikea comprar umas caminhas essencias para o nosso Presidente, que ficam mais baratas. O outro joga num Sporting qualquer coisa do Uruguai e chama-se Maximiliano. Ora qualquer jogador que venha de um clube chamado SPorting, não trás boa coisa certamente.....e além disso Maxi..só o grande Maximo Taxista. E parece que há ainda um central na calha...já estou mesmo a ver.....no fim da época temos para ai 6 centrais no plantel. Não há fome que não dê em fartura.

Este texto não tem nada a ver com o titulo pois não....! Errado...tem....porque foi esta compra toda de jogadores que nos faz ser uma equipa do Mundo e com jogadores de todos os continentes... e não uma equipa do outro Mundo, ou actualmente Mundialmente conhecida.

Alias o Benfica tem mais Estados representados no seu plantel, que a propria ONU. Ele é chineses, brasleiros, africanos, ate um puto austrailiano que despareceu do mapa temos., argentinos, paraguaios, gregos, portugueses, alemães, americanos....só nos falta um Marciano, mas só há um jogador marciano a jogar em todo o mundo, e o LA Galaxy já se antecipou e comprou-o...!

Tudo isto para dizer que parece que os velhos tempos do Artur Jorge e seguintes, com os Kings, Luiz Gustavos, Tahar, Mauro Airez, Leonidas, Jamir, Paulo Almeida, CLovis, Paulão, Paredão, Ramirez, Uribe, Rosas, Bossio, voltaram....e tenho medo muito medo.

Anastercio Leonardo
Segunda-feira, 20.08.07

É mais do mesmo...!

O Fernando Santos foi para a rua!

Muitos de nós, Benfiquistas, estamos contentes, eu pelo menos estou. Mas estaria mais contente se ele não tivesse começado a época. O timming é péssimo. Logo no fim da 1ª jornada!?? Não chegaram 30 jornadas ao LFV, o ano passado, para ver isto? Pelos vistos foram necessárias 31 jornadas, 30 ainda não davam para fazer uma análise justa a um treinador. Ridículo.

E consequências? Mais uma pré-época para o lixo.

Porquê?

1º as ideias (poucas) treinadas na pré-época vão para o lixo.

Consequência, começar tudo de novo, novos mecanismos, nova táctica, e tudo isto com a época já andar.

2º a preparação fisica pensada pelo preparador fisico para esta época para o lixo, porque o novo que virá tem filosofias diferentes.

Consequência, irá haver quebras físicas durante a época, lesões musculares.

3º os jogadores escolhidos eram para se encaixar na filosofia de jogo do Fernando Santos (fosse ela qual fosse), provavelmente o treinador que virá terá outras ideias e irá querer jogadores diferentes, certamente.

Consequência, foi investido dinheiro para o lixo, e em Dezembro, ou ainda até ao fim das inscrições, mais uma série de jogadores a entrar e a sair.


Isto que aconteceu hoje foi mais poeira para os nossos lindos olhos. Dá-se a ideia que a culpa é apenas e só do treinador, mas não é.

1º É culpa do treinador na véspera de um jogo essencial, ter uma tactica pensada a contar com um determinado jogador e ele ser vendido?

2º É culpa do treinador ouvir o presidente dizer que quem começou o estágio no Seixal já não sai e depois é vendido o Simão?

3º É culpa do treinador ter que levar com jogadores que não conhece nem escolheu?

4º É culpa do treinador ter um director desportivo que sai, depois entra, e depois sai outra vez sem que se perceba como?

5º É culpa de um treinador não poder contar com um central que está no plantel e que não pode ser usado só porque a direcção esta época embirrou com ele?

E mais questões podiam ser colocadas!

Tenho a dizer que vejo o futuro do meu clube muito mal parado...!

O LFV já deverá começar a pensar em meter-se num camião e fazer-se à estrada... para bem longe. E já que é sócio do Sporting, pensar em candidatar-se a Presidente!

Anastercio Leonardo
Domingo, 19.08.07

1º Jornada (-2 Pontos)

Mais um ano em que começamos em grande, já com menos dois pontos, ainda para mais quando os mais directos adversários se encontram para a semana. Podíamos ficar em vantagem pontual em relação a dois, ou pelo menos a um adversário directo. Mas não, para quê...?!

Empatar assim não me custa nada. Sabem porquê? Porque nós não fizemos nada para merecer ganhar, para marcar o golo. Temos de ser honestos a ver o jogo. As únicas grandes oportunidade de golo que tivemos foi mais um fabuloso remate do Rui Costa, uma jogada do Bergessio, que partiu em fora de jogo e falhou isolado, e mais outro falhanço do Bergessio que deu canto e depois o golo. Ou seja 4 oportunidades de golo. Para um candidato ao título, e a jogar com uma equipa que ficará na melhores das hipóteses a meio da tabela, é curto. Além disso, não nos podemos esquecer de que o Quim fez 3 defesas fabulosas, que podiam dar origem a golo. Ou seja, quero dizer que o Leixões também atacou, não se limitou a defender e que, além disso, nada fizemos para ganhar.

Irrita-me não empatar, porque por vezes acontece, mas fico passado com a moleza, a falta de garra, a falta de alegria que vejo nos jogadores. Os jogadores do Benfica parecem claramente, salvo raras excepções, que vão para os jogos marcar o ponto ("ai temos de jogar uma hora e meia... é só isso... ok, isso eu faço").

E o Fernando Santos também parece conformado, não puxa pelos jogadores, nada...!

Tenho a dizer que pelo que vi hoje... ou nós pomos a pau, ou ficamos do 4 lugar para baixo. O FCP viu-se à rasca para ganhar ao Braga... mas o Braga está a anos de luz do Leixões. O Benfica joga como jogou hoje com o Braga e leva 3 ou 4. E na Dinamarca... a jogar assim, adeus Champions.

Anastercio Leonardo

p.s: queria aproveitar ainda para pedir desculpa ao Rui Costa.

"Caro Rui, desculpa por te obrigarmos a jogar neste Benfica, em que a única semelhança com o Benfica que abandonaste em 1994 é apenas o símbolo. Já nem o estádio é o mesmo, das camisolas só resta o símbolo, as quinas do campeão foram-se, o branco alternativo tingiu, agora é rosa, o vermelho, parece esbatido.

Os que gritam por ti são os mesmos que gritavam, mas parece que esses já não mandam no clube, apenas têm direito a entrar no estádio e a ver jogos de futebol, quando temos a sorte do adversário jogar bem, porque o Benfica, esse, já não joga futebol, cumpre apenas calendário, como tal vamos lá ver os homens vestidos com algo parecido com a camisola do Benfica a dar chutos na bola.

A braçadeira de capitão que tantas vezes viste na camisola do Veloso, do Paneira, do Valdo, e que gostavas de a usar, não podes, porque essa braçadeira já perdeu a mística. Qualquer um a usa hoje em dia no Benfica, como tal, ainda bem que não a usas, porque a braçadeira que já foi sagrada, está hoje em dia banalizada e sem sentido nenhum. E tu não mereces ser vulgarizado...!Desculpa por termos estragado a mística da braçadeira que merecia ser tua.

Rui, não fiques a pensar que perdeste o talento, e que os passes não te saem bem, porque saem, mas o Rui Águas já não joga, o Isaías também não, o Magnunson já esta na Suécia, o Yuran já deixou de jogar, o Paneira já não está na direita, o Shwarz e o Pacheco já não correm na esquerda, o Thern e o Kulkov já não te apoiam ao teu lado...!
Aqueles a quem hoje passas a bola não têm inteligência para perceber o teu futebol, preferem pentear o cabelo, pintá-lo, atirar-se para o chão, ficar no chão a simular lesões...! Desculpa, Rui!

Quanto ao facto de seres o único que corres, e que nem nos amigáveis queres perder, não penses que és tu que exageras... ou que estás tolinho... não, mas é que hoje em dia, ser jogador de futebol do Benfica e gostar do clube não existe. Para a grande parte dos jogadores teus colegas de balneário, ganhar ou perder é igual, desde que o ordenado cai no fim do mês. Desculpa Rui, mas é este o Benfica que temos. O balneário já não é o mesmo... já não chora nas derrotas, já não ri nas vitórias... mas berra se o ordenado se atrasa um dia, ou se o prémio pela vitória é curto. Desculpa por te darmos este balneário.

Desculpa ainda, por termos um médico que não sabe ver uma radiografia, e se enganou no prognóstico da tua lesão o ano passado, e por termos um preparador físico que não te prepara nem a ti nem aos teus colegas de balneário.

Por tudo isto, desculpa Rui, merecias estar no Benfica de que tu gostas, no Benfica pelo qual tu choravas, que tenho a certeza que não é este Benfica"

Anastercio Leonardo
Sexta-feira, 17.08.07

"Benfica à Benfica!!"

O que é um Benfica à Benfica!?

Um Benfica à Benfica é uma expressão que eu ouvia, e que ficava todo orgulhoso de a ouvir, mas que desde 1994, deixei de ouvir. Talvez a espaços com o Camacho tive uma ilusão de voltar a ver esse Benfica à Benfica.

Mas o que é um Benfica à Benfica?

1º É um Benfica que ora veste de Branco ora veste de Vermelho, mas nunca de Rosa, de Azul, de Prata, de Amarelo (nem no ciclismo), de Preto, etc.

2º É um Benfica que tem um Presidente que é do Benfica, e é apenas sócio do Benfica, e nunca do Sporting, nem do FCP. É um presidente que prefere ir nadar para o Tejo, em vez de ter de recorrer as piscinas do Sporting, é um Presidente que prefere ser membro do PNR a ser sócio do FCP.

3º É um Benfica em que os jogadores que entram são mesmo reforços, e não vão para lá para preencher vagas, ou para vender camisolas.

4º É um Benfica onde os jogadores sentem a camisola, e gostam e têm prazer em estar no clube, e a terem de sair do Benfica é para outro clube do mesmo nível, e não para equipas secundárias só porque ganham mais.

5º É um Benfica que joga nas competições europeias e intimida, joga que se farta, cai em cima dos adversários, não anda com o credo na boca e a passar vergonhas. (ai que saudades do 15minutos finais à Benfica, ou dos jogos em que o meu coração apertava 4-4, 1-3, 1-0, etc.)

6º É um Benfica que ganha campeonatos atrás de campeonatos, ou que pelo menos luta por eles até ao fim.

7º É um Benfica que joga bem, com bom futebol, que dá alegria ver jogar.

8º É um Benfica que só tem lesões graves, e não tem metade do plantel lesionado durante a época toda

9º É um Benfica em que os jogadores confiam nos médicos, nos fisioterapeutas, sem precisar de recorrer a serviços externos.

10º É um Benfica em que o plantel quando esta fechado esta fechado, e não saiem jogadores a meio da epoca.

11º É um Benfica em que quando a época começa não sai nem entra mais ninguém.

12º É um Benfica que quando estabelece que o preço é x, é mesmo x, e não há mais um tostão.



É um Benfica que não sei quando volto a ver, ou se realmente chegou a existir, é que cada vez mais parece uma miragem.


Anastércio Leonardo

escribas

pesquisar neste blog

 

links

arquivos

recentes

tags

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com

Visitas




blogs SAPO

subscrever feeds