VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Quarta-feira, 8 de Maio de 2013

Sábado a 33ª Estrela brilhará no nosso historial!

 Na 2ª Feira o Benfica empatou com o Estoril. A desilusão foi enorme para cada um de nós. O desânimo apoderou-se de todos, a chama imensa que alimentava a nossa alma perdeu parte do seu calor, parte da sua luz.

 

A minha pergunta é porquê?

 

O Benfica não tem equipa para ir ao Dragão ganhar e resolver de vez a questão do campeonato? Claro que tem!

 

Se nós adeptos, somos os primeiros a desanimar, a baixar os braços, a dizer perante os microfones das TV que “eles até nos comem “ como vamos querer que os nossos atletas tenham confiança que é possível! Como queremos que eles acreditem!

 

Todos temos de acreditar!

 

Temos de demonstrar em campo quem é e tem sido a melhor equipa.

 

Andam desde 2ª Feira a gozar connosco, com os nossos: “somos o Sporting do Peseiro”, dizem alguns,  “o Benfica mostrou não ter estofo” dizem outros. Os comentadores e jornalistas, já enaltecem o FCP, e embora não o digam com todas as letras, entre os seus dentes é dito, o Benfica não passa no Dragão e perde o título no Dragão!

 

O Benfica tem de ir para campo demonstrar aos Guedes, Vitor Pereiras, Pintos da Costa, Sousa Tavares desta vida e a todos os comentadores quem é a melhor equipa portuguesa da actualidade, e que nesta casa se ganha com brio e não à custa da fruta!

 

O Benfica tem de ir para dentro de campo mostrar que o jogo se decide depois do apito do árbitro e que o resultado não é decidido por decreto, nem por estatísticas.

 

O Benfica tem de arrumar em campo com a arrogância e a prepotência dos adeptos do FCP que andavam calados e de cabeça baixa e agora cantam de cabeça levantada como se fossem estes quem lideram.

 

O Benfica tem de lhes mostrar que jogar no Dragão para o Benfica é igual e a mesma coisa que jogar noutro campo qualquer, somos o Benfica, onde vamos é para ganhar!

 

O Benfica somos todos, a responsabilidade de Sábado não pode ficar apenas nos ombros dos nossos jogadores e do nosso treinador, a responsabilidade é nossa.

 

No Sábado temos que fazer com que a única Chama que se sinta, não seja a do Dragão mas sim a chama imensa que nos conquista!

 

No passado conseguimos, e em circunstâncias, em todo semelhante à que vivemos actualmente, como tal, no Presente, temos de acreditar que podemos voltar a fazê-lo!

 

Vamos Benfica, Sábado, uma nova estrela brilhará na nossa história.

 

Sábado a 33ª estrela brilhará  bem alto!

publicado por LMB às 14:21
link do post | comentar | ver comentários (36)
Quarta-feira, 17 de Outubro de 2012

Eleições III

Um novo acto eleitoral se aproxima no nosso clube.

 

Ao contrário do que aconteceu há 3 anos, o candidato que se apresenta  contra o actual presidente é alguém, que pelo menos, já luta, no seu ponto de vista, por um Benfica melhor, há alguns anos, e não apareceu propriamente de para-quedas. Isto é um sinal positivo.

 

Gosto de actos eleitorais onde se discutam ideias daquilo que é o melhor para o Benfica, e que essa discussão seja feita por verdadeiros benfiquistas, o que me parece que irá acontecer neste acto eleitoral. Pelo menos, assim espero.

 

Neste acto eleitoral vai-se escolher o futuro presidente do Benfica, e vão-me desculpar, mas o meu Benfica, não se resume a futebol. Recuso-me ser adepto apenas do Benfica Futebol SAD. Sou adepto do Benfica e não apenas adepto de uma parte do Benfica.

 

Com o Vieira o Benfica conseguiu um novo estádio, um centro de estágios moderno, um museu, um canal de Televisão.

Com o Vieira o Benfica voltou a ser competitivo nas modalidades amadoras, só este ano, já ganhamos 5 títulos.

Com o Vieira o Benfica voltou a ter jogadores cobiçados pelos melhores da Europa e a vende-los a bom preço: Di Maria, F.Coentrão, Ramirez, D. Luiz, Witsel, Javi....!

Com o Vieira o Benfica voltou a ser competitivo na Europa e a jogar de igual para igual com as grandes potências europeias.

 

Internamente podíamos ser mais competitivos e ganhar mais títulos?

 

Certamente que sim....mas se continuamente acusamos o sistema, os árbitros, a corrupção e os poderes instalados como os grandes culpados das derrotas e de não ganharmos com a frequência desejada, vamos agora dizer que a culpa afinal é do Presidente?Vamos deitar por terra os anos e anos de luta que todos temos tido contra o sistema do nosso futebol?

 

As contas? Sim as contas podiam ser melhores, mas isso não é o que todos desejaríamos, até na nossa casa. A mim interessa-me se o Passivo é pagavel e se temos condições de o pagar...e isso parece-me que não estará em risco. Olhar para as contas de uma SAD como se olha para as contas de uma mercearia é que eu não faço.

 

Mandatos perfeitos? Não existem. Podia ter feito mais? Certamente que sim...mas no geral acho que fez um bom mandato.

 

E além disso onde estiver o Veiga eu estarei sempre do outro lado...!

 

 

Adenda:

 

"(...)O Luis Filipe Vieira tem o mérito de dar continuidade, credibilizou e ajudou a criar o novo estádio.(...)"  (Rui Rangel em entrevista ao Jornal I no dia 20-10-2012).

 

 

 

 

 

 

 

 

 





 

publicado por LMB às 13:44
link do post | comentar | ver comentários (59)
Quinta-feira, 17 de Maio de 2012

Reflexões!

 

Muito se tem falado das entrevistas "encomendadas". Essas entrevistas, já sabemos que "foram fracas, vazias de conteúdo e ridiculas",  mas é ver como algo o fraco e inofensivo faz o Presidente do FCP falar nelas durante mais de 1 semana quase diariamente. Ou porque o Jesus sai ou porque fica, ou porque se marcam reuniões em hoteis com directores de jornais, ou porque o Benfica ajudou o FCP a ganhar e mais não sei o quê.

 

Para mim, parece claro que sentiram o toque que as entrevistas conseguiram o seu objectivo!

 

Mesmo a acreditar no que o Presidente do FCP disse, o tal encontro no Tivol, mostra como o nosso clube é diferente.  Vamos supor que o dito encontro no hotel Tivoli, até  aconteceu. Mesmo sendo verdade, não vejo grande mal, o encontro foi realizado num local público, mostrando que nada havia a esconder.

 

Outros, os tais que se preocupam com estes encontros, parecem esquecer que ligavam às escondidas para jornalistas para plantar e inventar noticias, fazendo-nos passar a todos por Patos. Parecem querer esquecer o que combinaram com o jornalista do Jornal OJOGO em relação ao castigo do Deco e era ver o o de fila a ligar-lhe no dia em que sai a noticia e a chamar-lhe de génio.


Mas também é curioso, o raciocinio em concluir que o almoço num local público entre dirigentes do Benfica e directores de jornais serviu para combinar entrevistas, mas receber arbitros em casa, no calor da noite, nas vesperas de um jogo, mais não foi, que ossos do oficio do part-time do presidente do FCP que nada tinha a ver com futebol.

E agora deixo aqui um exercicio para aqueles que invocam e gostam de dizer que o Benfica perde não por causa de assuntos extra futebol mas porque há incompetência na estrutura.

 

Deixo aqui a reflexão, tirando o Mourinho e o Bobby Robson, em que um é o melhor treinador do Mundo e outr antes de vir para Portugal já era um treinador com nome, que fizeram os treinadores que no FCP ganharam títulos depois de sair do FCP?

O Carlos Alberto Silva que ganhou? O Oliveira que ganhou? O Fernando Santos ganhou o quê? o Jesualdo?


Já verificaram como certos treinadores apenas mostram competência em certos locais.  Grande coincidência, esta!

Por outro lado treinadores que no Benfica nada conseguem fazer vão lá para fora e ganham na Holanda, vão a finais da Champions, ganham supertaças europeias, ganham Liga Europas. Grande é a nossa incompetência, não é!

publicado por LMB às 00:04
link do post | comentar | ver comentários (13)
Terça-feira, 19 de Abril de 2011

Recordar é viver

“A bola vem numa trajectória de dentro da área para fora. Estava um jogador do Benfica no chão, o Miguel Victor, que toca a bola com a mão e inverte a trajectória. É este acto que fez a bola chegar ao seu companheiro. Jogou com a mão e tirou vantagem dessa situação.

Não basta analisar se há intenção. Quando se tira vantagem, independentemente de se poder achar que jogou deliberadamente, nós, árbitros, temos de sancionar." Pedro Henriques, em 2008, aquando do jogo Benfica-Nacional.

 

Curioso como se muda de opinião em tão pouco tempo. Como é possível alguém, passados dois anos, vir dizer que afinal se tinha enganado e que o golo devia ter sido validado. Será que foi para justificar a opinião dele no lance do Rolando neste último jogo entre FCP e Sporting?

Depois ainda se queixa, dizendo que aquele lance arruinou a carreira dele. Errado! Aquele lance arruinou um campeonato ao Benfica. Aquele lance tinha-nos dado a possibilidade de ir jogar ao Porto com larga margem pontual. Aquele lance foi decisivo no campeonato daquele ano.

publicado por LMB às 12:12
link do post | comentar | ver comentários (42)
Quinta-feira, 24 de Fevereiro de 2011

Liga Europa

O Benfica passou de forma categórica. Brilhante jogo, brilhante eliminatória. Foram todos grandes.

 

Mas bons são os outros que passam uma eliminatória de forma sofrível com um clube que pelo que se lê na imprensa a seguir ao Barcelona e ao Real Madrid são a melhor equipa de Espanha. Até o Braga arrumou o Sevilha da Champions de forma mais brilhante e sem espinhas com duas vitórias. Mas claro, os ex-invictos da Liga Europa é que são muito fortes e têm os melhores jogadores que todos juntos valem mais que o PIB da Alemanha e dos Estados Unidos juntos.

 

Mete nojo a imprensa nacional. Mesmo depois da 2ª parte que o Benfica fez com o  Estugarda na Luz que demonstrava que eram claramente inferiores ao Benfica toda a imprensa já preparava o nosso funeral. Espero que embrulhem muito bem esta vitória!

publicado por LMB às 23:09
link do post | comentar | ver comentários (7)
Segunda-feira, 7 de Fevereiro de 2011

Sinceridade acima de tudo!

«Queríamos ganhar, nem que fosse com um golo marcado com a mão» (Villas Boas)

 

Esta frase foi dita pelo treinador da associação recreativa das antas e mostra bem o sentimento de impunidade que existe para aqueles lados.

No entanto honra lhe seja feita, tornou oficial o que há muito se pensava ser hábito naqueles lados, ganhar a qualquer custo nem que seja com batota.

O treinador da associação recreativa das antas assumiu de forma clara que nessa associação a batota é sempre um meio legítimo para alcançar os fins.

publicado por LMB às 10:26
link do post | comentar | ver comentários (13)
Quinta-feira, 13 de Janeiro de 2011

Jardel!

Por uma questão de coerência tinha de falar da contratação deste novo jogador, Jardel. Acho que a forma como ela foi feita não terá sido a mais correcta.Podem vir dizer que é coincidência, que se não fosse agora ele iria parar a outro clube, e toda e qualquer outra justificação, mas o que é certo é que não gostei da forma como tudo isto foi feito. Este tipo de estratagemas é típico de outro tipo de clubes que não o meu. Na véspera do jogo contratar um jogador à equipa adversária é algo que levanta muita suspeita.Se fosse a associação recreativa das antas a fazer isto todos nós iríamos mostrar a nossa indignação perante este caso. Fariamos isso porque estamos no desporto com elevação e correcção e não com o espírito da batota e que os fins justificam os meios e que todos os meios são úteis para alcançar os fins. Mais a nossa gloriosa vitória de ontem acaba por ser justificada pelo "caso Jardel", pois os nossos adversários e alguns jornalistas dizem que a equipa do Olhanense ficou muito mais fraca, destabilizada, etc e tal. Haja no futuro mais reflexão para se fazer as coisas no timing certo.
publicado por LMB às 10:35
link do post | comentar | ver comentários (16)
Terça-feira, 30 de Novembro de 2010

O Padrinho o making of

Caros amigos arranjaram-me o making of dos filmes o Padrinho que incluí melhores imagens, depoimentos de colaboradores, de intervenientes no filme e por ai fora.

publicado por LMB às 10:59
link do post | comentar | ver comentários (28)
Sexta-feira, 26 de Novembro de 2010

Há vida para além de um treinador

Há vida para além de um treinador.

Este devia ser o lema de qualquer equipa de futebol. A estratégia de um clube de futebol tem de ir para além do treinador que ocupa a cadeira do banco de suplentes durante 1, 2, 3 anos.

Um treinador por melhor que ele seja, está sempre de passagem por um qualquer clube. Obviamente que exemplos como o do Man United são excepções.

Ora se um treinador normalmente está de passagem, um clube não pode ficar refém de estar constantemente a mudar de estratégia e de politica.

Isto tudo para dizer que na minha opinião têm de ser os clubes, na pessoa do seu director desportivo, a definir a politica de contratações de um clube, a gerir os seus activos e não um treinador .

Um clube não pode, não deve aceitar, que todo o treinador que entre de novo contrate todo e qualquer jogador. No máximo um treinador poderá contratar 2/3 jogadores da sua confiança, todos os outros deverão ser escolha do director desportivo. E mesmo na compra dos 2/3 jogadores da confiança do treinador, o director desportivo terá de ter uma última palavra a dizer e verificar se os jogadores têm qualidade para envergar a camisola do clube.

Permitir que cada treinador que entre compre 7/8 jogadores por época descaracteriza o balneário, retira-lhe estabilidade e causa gastos incomportáveis para o clube.

Mais, não se pode permitir a um treinador que coloque em causa activos do clube e apostas do clube só porque embirra com jogador x ou y. Muito menos se deverá permitir que o treinador despreze jogadores com mais anos de clube e de casa que ele.

O treinador tem de perceber que ele é que deve ter orgulho de treinar o clube e não o clube que tem orgulho de contar com ele.

Mas o mesmo se aplica aos jogadores que têm de perceber o clube que representam e ter orgulho de envergar aquela camisola e que os contratos são para ser respeitados.

O director desportivo não pode ser uma mera figura decorativa nem ter um papel meramente formal tem de ser ele a definir a politica de um clube durante vários anos.

Apenas com esta política se garante que a mística do clube permanece constantemente dentro do balneário, que o futebol do clube ganhe estabilidade, que os activos do clube se valorizam, que o clube tenha uma maior estabilidade financeira. Factores que se irão repercutir em resultados desportivos satisfatórios.

Esta politica, na minha opinião é aquela que tem de passar a ser praticada no Benfica.

Não olhem para este texto como uma critica ao que se está a passar actualmente no Benfica. Olhem como um texto de esquecer o que está para trás e querer olhar para a frente para termos um futuro melhor. Muitos destes pontos julgo já estarem a ser praticados no clube mas têm de ser ainda mais visíveis.


Atenção, isto,  não é um post a malhar nem no Jesus, nem no Luís Filipe Vieira nem a pedir que o Rui Costa seja mais interventivo. Não esqueço o que de bom foi feito o ano passado e não faço análise a épocas em Novembro. O fim da época é a altura certa para decisões, análises, criticas, elogios.

 

Isto é um post a pensar no futuro seja quem seja o treinador, o presidente ou o director desportivo.

 


publicado por LMB às 11:29
link do post | comentar | ver comentários (62)
Quinta-feira, 25 de Novembro de 2010

Ser do Benfica ou do Benfica Futebol SAD?.

Sou do Benfica, não desde que nasci, mas quase. Tenho cerca de 25 anos de Benfiquismo, e ser do Benfica para mim significa ser do Benfica em tudo que é modalidade e não apenas no futebol.

 

Esta minha forma de viver o Benfica faz com que quando avalio o trabalho da direcção, avalio-o não apenas em função dos resultado do futebol.

 

Lembro-me de ser novo e ver o Benfica a dar cartas: no hóquei (grandes equipas com Luís Ferreira, Vítor Fortunato, Paulo Almeida, Rui  Lopes, etc), no Basket aquela década liderada por Mário Palma em que em 10 ganhamos 9 campeonatos. Lembro-me ainda das vitórias no Andebol no final da década de 80.

 

Depois lembro-me do período negro em que o Andebol foi para as últimas divisões, em que o Basket era uma sombra do passado e o  hóquei uma miragem.

 

Entretanto de há uns 8 anos para cá, vejo o Basket a voltar a ganhar, o hóquei a voltar a ter os heróis  do passado, o Andebol de volta aos títulos. Vejo ainda a ser criada uma nova modalidade, como o Futsal, e a sermos campeões europeus e  a sermos campeões nacionais com regularidade.

 

Estes factos têm de ser valorizados e por vezes, nós benfiquistas, parecemos mais adeptos da Benfica Futebol SAD, do que do Benfica.

 

Obviamente que devemos apontar o dedo ao que vai mal no nosso clube, mas por uma questão de justiça não devemos avaliar uma direcção apenas pelo que acontece no futebol e começar logo a gritar "rua com eles".

 

Este ano o futebol parece ter voltado aos tempos de Vigo e das derrotas com equipas que nem no FM aparecem. Algo tem de ser feito. Chorar sobre leite derramado é perda de tempo, vamos é olhar para a frente e começar já a pensar na próxima época. Onde falhamos o que devemos mudar (será alvo de uma futura análise a ser escrita por mim).

 

 

Neste momento pedir cabeças em bandejas não peço.  Nos não temos um Baptista a treinador mas um Jesus. Até à Crucificação muito ainda há a pregar. No entanto se isto assim continuar, um Barrabas terá de aparecer e umas quantas moedas de ouro deverão servir para comprar algures um judas.

publicado por LMB às 00:39
link do post | comentar | ver comentários (22)

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Março 2024

Fevereiro 2024

Janeiro 2024

Dezembro 2023

Novembro 2023

Outubro 2023

Setembro 2023

Agosto 2023

Maio 2023

Abril 2023

Março 2023

Fevereiro 2023

Janeiro 2023

Dezembro 2022

Novembro 2022

Outubro 2022

Setembro 2022

Agosto 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Persistência

Cumprida

Chave

Reflexo

Desastrosa

Inócua

Rajada

Consistência

Revolução

Medíocre

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds