VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Sábado, 26.05.12

Água na fervura

Esta troca de acusações entre o Benfica e o fcp a propósito do que se passou na final do Basquetebol está a atingir proporções nada edificantes para o desporto português. O que me parece que falta de parte a parte é uma compreensão da génese do outro clube e, consequentemente, de perceber de que modo é que o que está na sua base pode influenciar determinados tipos de comportamento.

 

Neste sentido, e para acalmar um pouco as hostes com uma manifestação de boa vontade, permito-me fazer aqui uma sugestão de contratação para o fcp. Julgo ser claro que existe aqui uma simbiose perfeita entre este jogador e o ADN daquele clube, e por isso seria certamente uma mais-valia para a sua equipa. Além de que ele sozinho facilitaria a compreensão por esse mundo fora do que é aquele clube.

 

 

 

Fica feita a sugestão. Escusam de agradecer. Estamos cá para ajudar.

por Lord Henry Wotton às 00:01 | link do post | comentar | ver comentários (13)
Sexta-feira, 23.09.11

Haja alguém daquele clube que perceba!

Em dia de jogo frente ao fcp, recupero a palavra (antiga) de um sportinguista. Dos (infelizmente) poucos adeptos do Sporting que é mesmo sportinguista e não apenas lagarto.

 

"Porque o Porto não é um adversário. É, com a bonomia e ausência de ódio que o futebol exige, o que de mais próximo há de um inimigo. Contra o Benfica move-nos o futebol. Contra o Porto move-nos a civilização contra a barbárie. Os portistas não são nem melhores nem piores do que os outros. Mas a sua direcção é de natureza diferente. Move-se pelo tráfico de influências, a batota e métodos inaceitáveis num Estado de Direito. Baseia a sua paixão num bairrismo provinciano, que se mistura facilmente com o ressentimento contra Lisboa." Daniel Oliveira, 5 Novembro 2010, artigo de opinião no jornal Record.

por Lord Henry Wotton às 14:07 | link do post | comentar | ver comentários (16)
Quarta-feira, 21.09.11

No comments

Reforçando o post abaixo do Pedro F. Ferreira, que concordo a 100% (tudo o que vem lá de cima, e está ou esteve ligado ao Papa, deve ser tratado como contaminado e merecer da nossa parte a maior distância e oposição possíveis - é sempre bom estar atento aos cavalos de Tróia...), e alertado por um post no Facebook do excelente blog Benfiquistas desde pequeninos, deixo aqui estas imagens que falam por si.

 

 

Aquela gente está enganada há mais de 30 anos. O futebol não é, nem pode ser uma guerra. E enquanto não perceberem isto, nunca irão deixar de ser um clube pequeno, mesquinho e tacanho. Por muitos títulos que comprem, perdão, ganhem.

por Lord Henry Wotton às 11:37 | link do post | comentar | ver comentários (14)
Quinta-feira, 21.04.11

Básico

As velhas máximas do futebol existem por alguma razão: "quem joga para empatar, arrisca-se a perder"... Acho incompreensível que não se tenha percebido isso dentro do Benfica. Sim, não tínhamos o Salvio e o Gaitán, mas no ano passado jogámos sem o Coentrão, Di María, Aimar e com o Ramires a 50%, e vencemos!

 

E depois, há outra coisa: para se ganhar jogos contra aquele clube, por vezes não basta só o 'profissionalismo', é necessário também 'Benfiquismo'. Se não de coração, pelo menos perceber-se o que é o Benfica e os seus sócios e adeptos. E o que eles sentem depois de uma derrota como a de ontem. O post abaixo do Pedro F. Ferreira exemplifica bem o que é isso.

 

Não se pode desperdiçar uma vantagem de dois golos jogando em casa, ainda por cima mostrando medo do adversário. É inaceitável e incompreensível! Até poderíamos ter sido eliminados na mesma, mas ao menos que fosse por querermos ganhar o jogo. 'Aquilo' de ontem, não foi NADA. Ou melhor, até foi: uma humilhante vergonha...

por Lord Henry Wotton às 17:21 | link do post | comentar | ver comentários (50)
Sábado, 19.09.09

Pausa para WC

Olímpio Bento diz que José António Silva só sai a título definitivo

 

E não é que não há ninguém que puxe o autoclismo?! Este excremento fedorento continua alegremente a boiar...

por Lord Henry Wotton às 13:01 | link do post | comentar | ver comentários (14)
Segunda-feira, 29.06.09

Desacatos nos juniores

Algumas considerações sobre o triste espectáculo do passado sábado. Em primeiro lugar, é óbvio que neste tipo de acontecimentos nunca há 'santinhos' e, quando se atiram pedras de parte a parte, a culpa é obviamente de quem as atira. Em segundo lugar, as generalizações são sempre perigosas: não é por um grupo relativamente pequeno provocar desacatos que devemos condenar um todo. Como em todo o lado, há quem vá ao futebol para causar problemas e há quem lá vá só para apoiar. Estar a confundir os dois, apenas porque se sentam na mesma bancada, não é inteligente. Dito isto, deixo aqui algumas perguntas sobre o que se passou:

 
- Porque é que os sócios organizados que vão apoiar o Benfica nos estádios dos rivais são SISTEMATICAMENTE retidos até muito depois de o jogo começar? Será que não têm direito a ver a partida desde o início? Aconteceu este ano no Dragão e Alvalade e agora em Alcochete. Será que as autoridades não entendem que o nível de stress e contestação sobe exponencialmente quando as pessoas que compraram bilhetes se vêem impedidas de ver o jogo desde o início? Experimentem pôr uma tampa numa panela a ferver... É curioso que isto só suceda com os adeptos do Benfica, já que não me lembro de ver as claques dos rivais entrarem na Luz depois de a partida ter começado.
 
- Não teria sido mais lógico colocar os adeptos do Benfica na bancada mais perto da saída em vez de os obrigar a contorná-la para se situarem na do lado oposto? Ainda por cima, estando nessa bancada as claques dos lagartos? E, já agora, como é que não se impediu que os elementos dessas claques pudessem sair à vontade da bancada para irem dar as 'boas-vindas' a quem chegava?
 
- Se é lamentável que alguém tenha aproveitado as pedras do caminho para as atirar a outras pessoas, o que dizer de quem as leva para a bancada? Ou será que o piso das bancadas também tem pedras?
 
- Como é possível marcar-se um jogo entre clubes rivais para um sítio cujo único acesso é feito através de um caminho empedrado? Hello?!?!?!
 
- Como é possível ter-se pensado que 30 polícias conseguiriam controlar 3.000 pessoas?
 
Parece-me que este tipo de problemas só ficará resolvido quando se começar a fazer como em Inglaterra e se impedir as pessoas que causam desacatos de frequentar estádios de futebol. Está tudo filmado, só não se pune porque não se quer. Mas como estamos num país em que é possível uma claque num piso superior de um estádio atirar tochas e petardos para quem está no piso inferior e não haver uma ÚNICA intervenção da polícia para o impedir, é de esperar que tudo fique na mesma. Até que aconteça uma verdadeira tragédia.
por Lord Henry Wotton às 13:37 | link do post | comentar | ver comentários (25)
Sábado, 09.05.09

Medíocre

Parece-me que não é bem o Léo que o é...

por Lord Henry Wotton às 23:53 | link do post | comentar | ver comentários (25)
Sexta-feira, 13.03.09

A caneta

Agora é que os jogadores do Benfica vão MESMO querer ganhar o campeonato.

por Lord Henry Wotton às 13:35 | link do post | comentar | ver comentários (12)
Terça-feira, 02.12.08

Crime lesa-futebol

A entrada a pés juntos do Sougou sobre o Fernando no jogo do 5º classificado frente à Académica foi de uma violência inexplicável. Um verdadeiro atentado ao futebol. Especialmente com o nº 2 do 5º classificado em campo. Nesse caso, teria sido serviço público. As costas e caras da maioria dos jogadores do campeonato agradeceriam.

por Lord Henry Wotton às 17:38 | link do post | comentar | ver comentários (4)
Quinta-feira, 27.11.08

And now for something completely different

Compreendo que quem viva na Sicília não possa dizer mal do padrinho, pelo menos em termos públicos. Ainda por cima, quem emprega directamente familiares muito próximos dele. Se fosse eu, ou emigraria ou abstinha-me de escrever certas coisas. Mas as atitudes ficam com quem as toma e passar por cima de guardas Abeis, intimidações e agressões a jornalistas e juízes, viagens ao Brasil pagas “por engano” a árbitros e suas famílias, telefonemas de dirigentes a falar “quinhentinhos”, “frutas, cafés com leite” e outras “iguarias gastronómicas” é de uma profunda desonestidade intelectual. Ou então, é ter uma hidden agenda. E não se pode esperar que os outros sejam todos parvos e não percebam isso. A não ser que a parvoíce esteja noutro lado.

por Lord Henry Wotton às 12:54 | link do post | comentar | ver comentários (14)
Quarta-feira, 26.11.08

Boa sorte

Gostaria de desejar as maiores felicidades ao E. Amadora para o seu jogo europeu desta semana. Jogo esse que surge precisamente oito dias depois de outra partida oficial. Daí que tenha havido a necessidade de descanso neste fim-de-semana.

 

P.S. – Este post é inspirado na intervenção do João Gobern no programa “Zona Mista” da RTPN do passado sábado, em que ele calou o Sr. Bruno Prata (um portista fanático que diz que é sportinguista...).

por Lord Henry Wotton às 02:53 | link do post | comentar | ver comentários (15)
Quarta-feira, 19.11.08

É bom

Venho aqui manifestar o meu orgulho e a minha satisfação por estarmos em Portugal, um país onde as investigações policiais e a justiça funcionam exemplarmente.

 

É tão bom viver num país em que pessoas que infringiram a lei, depois de uma investigação policial de um ano, sejam constituídas arguidas e sujeitas a medidas de coacção que visam minorar a possibilidade da prática de novos actos ilícitos. Por acaso, são elementos de uma das claques do Benfica.

 

É tão bom viver num país em que pessoas que atiram petardos e cadeiras sobre outras (incluindo crianças) situadas num piso inferior ao seu num estádio de futebol, que até tem câmaras de vigilância para as bancadas, sejam identificadas e condenadas a, pelo menos, nunca mais colocarem os pés num recinto desportivo. Por acaso, são adeptos da claque de um clube mais a norte.

 

É tão bom viver num país em que uma pessoa que escreve um livro, onde relata os mais variados crimes com a soberba de quem se julga impune, seja objecto da respectiva investigação policial e naturalmente condenado pela Justiça. Por acaso, é o líder da claque de um clube mais a norte.

 

É tão bom viver num país em que uma pessoa que compra um restaurante e paga 250.000€ em notas veja a polícia investigar imediatamente o caso por óbvias suspeitas de negócios obscuros. Por acaso, é o sósia do líder da claque de um clube mais a norte (só por má fé é que é confundido com ele, já que este está obviamente preso).

 

É tão bom...

 

(Mas não é por acaso que vivemos em Portugal.)

 

por Lord Henry Wotton às 07:00 | link do post | comentar | ver comentários (18)
Segunda-feira, 27.10.08

De lamentar

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer o convite que me foi formulado para juntar a minha voz a este magnífico blogue e só espero estar ao nível dos excelsos benfiquistas que por aqui escrevem. Não irá ser uma tarefa fácil, mas vou tentar estar à altura.

 

Reinaldo Teles internado no Porto

 

Queria comentar esta notícia, por me parecer ser da mais elementar justiça colocarmos clubismos à parte e lamentarmos este facto. Numa altura em que o ódio no futebol está cada vez mais espalhado, quando um ser humano sofre um problema de saúde devemos estar todos solidários. Ainda para mais, um ser humano como este que é um verdadeiro modelo a seguir, um baluarte de fair-play, desportivismo, lisura de processos, classe e dignidade. Um enorme exemplo para os nossos filhos e filhas. Um homem que jamais fomentou ódios, que nunca agrediu ou mandou agredir membros da direcção de clubes rivais, jornalistas ou juízes e que sempre respeitou os seus adversários. Um verdadeiro benemérito, empregador de centenas e centenas de jovens raparigas que sem ele certamente estariam na miséria e passariam fome.

 

Por todas estas razões, lamento muito o que se passou e daqui lhe desejo o que ele certamente desejaria se isto acontecesse a um qualquer Ricardo Bexiga: as mais rápidas melhoras.

por Lord Henry Wotton às 18:40 | link do post | comentar | ver comentários (26)

escribas

pesquisar neste blog

 

links

arquivos

recentes

tags

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com

Visitas




blogs SAPO

subscrever feeds