Agora que o assunto das malas de dinheiro e eventuais incentivos aos adversários do Benfica está na ordem do dia, não deixa de ser interessante recordarmos esta intervenção do Guillherme Aguiar no 'Dia Seguinte':
Segundo o Alguidar, 'ainda não era ele dirigente da Liga' quando isto se passava (nota: antes de ser dirigente da Liga, o Sr.Alguidar era vice-presidente do fóculporto). Mas o mais interessante mesmo é o evidente embaraço do senhor quando, após o comentário do Sílvio Cervan 'É uma vergonha', ele parece de repente aperceber-se que terá falado demais. A partir daí a frase-chave do seu discurso passa a ser 'Não sei'. Parece ser mais um caso do peixe (ou neste caso, de um tubarão de águas profundas) a morrer pela boca.
Sinceramente não entendo tanto espanto, posso-vos garantir que no tempo dos escudos, o Corrupto mor oferecia aos treinadores adversários 50 mil contos para roubarem pontos ao glorioso. Na altura treinava o Setubal, quando lhe faziam essas ofertas.
E quem era esse treinador? Pois é, mesmo sabendo disso tudo, decide treinar o glorioso, ele sabe que só no Benfica poderá provar a sua competencia se o fosse no Porto era apenas mais um.
Tens toda a razão D'Arcy o gajo arrepende-se imediatamente a seguir à palavra "vergonha". A reacção dele diz tudo... A cara dele é mesmo "foda-se, falei demais"
Tão, ou mais interessante, é recordar os Donos da Bola em que o artista tavares telles, esse o do pato, confirma a participação do crac nas malas recolhidas pelo Acácio do Beira Mar. (época "histórica" de 92-93). Que me lembre o Benfica prometeu um incentivo aos adversários do Sporting, Varzim (autocarro?), na última jornada do campeonato (73-74, ou 65-66?). São também recordadas entrevistas de jogadores do Benfica, Pietra por exemplo, em que afirmavam "o Benfica devia incentivar monetariamente os seus jogadores em vez dos adversários dos seus competidores directos". Diferença? Era tudo às claras. Recordo isto para não haver efeito boomerang. Certo que há agora o aspecto legal e, acima de tudo, o grande objectivo de combater o Benfica (incentivos logo à 5^jornada?). Mas eticamente ainda há diferença para o caso do Fellipe Lopes da época passada (não posso provar, mas vamos ver no sábado). Pelo Benfica!
De DeVante - Legio Aquilae a 28 de Janeiro de 2010
O que me espanta nos benfiquistas é esse espanto demonstrado. Lembram-se daquele sinal que Nuno Gomes fez no seu braço num jogo contra o Braga (aho eu)?
O mais grave é a abordagem que se faz do assunto, tetando separar as águas. Os agentes são os mesmos. Alguém que se vende uma vez, fica para sempre vendido, isso é o essencial! Assistimos no ano passado ao minuto 58 do Setúbal no Ladrão, mas viram a prestação do Setúbal contra nós? Aos 90' ainda corriam que nem desalmados. Quem oferece "incentivos" superiores aos salários, para ganhar a uns, oferece (ou está incluído no 1º pagamento) "incentivos" para "levantar o pé" quando entra em campo com outra equipa.
Isto é desvirtuar a verdade desportiva, toda ela. Depois da compra de árbitros, passaram a comprar jogadores. Já não lhes bastava a horda de emprestados, que iam logo "doutrinados", que misteriosamente se lesionavam num lanche no estágio que antecedia ao jogo contra os donos, que se isso tudo falhava, eram substituídos se se esqueciam quem era o dono. Compravam os jogadores e essa gente acha normal...Mas havia dúvidas a esse respeito? Há muitos anos que nós já sabíamos...
Ora pensei lá nisto, dá muito jeito ou não dá ter clubes na Liga Portuguesa com ordenados em atraso. Existem outras ligas onde isso não e permitido. Pois é meus amigos.
Para mim isto foi novidade ( recuso-me a ver o programa) mas analisando a expressão facial do facínora vê-se que se empolgou e depois percebeu que falou demais...de todas as formas não fico surpreendido pois todos sabemos que aquilo que veio à tona é apenas a ponta do iceberg...no tempo do Conselho de Arbitragem ser chefiado pelo inefável adriano pinto, o tal que se gabava dos chitos as coisas eram roubadas ainda mais á descarada...! É contra este sistema que os Benfiquistas lutam, denunciam, e aos poucos acho que estamos a conseguir desmantelá-lo...que se percamos em campo sejamos capazes de sentir e de admitir que o adversário foi melhor e isso tirando raríssimas excepções (para além dos inúmeros tiros que fomos dando nos pés nos últimos 30 anos) não fui capaz de sentir isso...! Saudações Benfiquistas
Eu acho que a discussão de serem pagos, no decorrer do campeonato, para jogarem "um bocadinho mais" contra o Benfica não é tanto relevante, até porque nos dá mais gozo ganhá-los assim. O problema essencial não é esse já que, em principio, os jogadores entram em campo para ganhar todos os jogos, não precisando, portanto, de incentivos adicionais. Ora, então como entram os "incentivos" adicionais? Aí é que reside o cerne da questão. Os "incentivos" adicionais são para "tarefas" igualmente adicionais, que à partida não está incluído no ordenado ordinário, que são, por uma lado, umas lesõeszitas, uns cartõeszitos arrancados que juntos possam valer um castigo, umas provocazõeszinhas que possam originar um coro de suspeição que desvie as atenções dos roubos semana sim, semana sim perpetrados noutras bandas, umas afirmaçõeszinhas mesquinhas, que ainda assim são reproduzidas na comunicação social para igualmente desviar as atenções daquilo que realmente interessa...Isto tudo por uma lado. Por outro lado, tão ou mais grave, todos sabemos que quem se vende hoje, para sempre fica nas mãos do corruptor. Se alguém recebe dinheiro de outrem para "jogar mais" contra determinada equipa, não é preciso ser-se sábio para determinar-se que quando tiver que jogar com o seu corruptos, essa pessoa "jogará menos". Poderá estar incluído num único pagamento. E é aí que reside o problema essencial. E isso está tudo ligado, aliás, é indissociável!
Não devemos deixar que o problema seja visto apenas como "incentivo" para ganhar ao Benfica, já que como profissionais, deviam estar sempre incentivados para jogar para ganhar.
Agora já percebem a diferença das conferências de imprensa dos treinadores e capitães adversários antes e depois dos jogos quando defrontam os corruptos e quando defrontam o Benfica? Contra o Benfica, antes dos jogos, mesmo que seja na Luz, o jogo é para ganhar, quando perdem, a culpa é do árbitro. Contra os corruptos, antes dos jogos, é uma caganeira confrangedora, a qualidade do adversário (dos € destes)...quando perdem (que é o que vão fazer), é tudo normal!
BANDIDOS! GATUNOS!!! Devíamos todos pedir indemnização por danos causados durante todos estes anos!!!