VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Terça-feira, 23 de Fevereiro de 2010

Passeio

Foi um autêntico passeio. A nossa superioridade sobre o Hertha ficou de tal forma expressa em campo que a goleada por 4-0 até pareceu ter sido obtida com uma enorme facilidade, e ainda pecou por escassa. Mas para que isso acontecesse, foi importante termos voltado esta noite a mostrar muitos dos aspectos positivos do nosso futebol esta época. Mesmo que, durante vários períodos do jogo, tenha havido necessidade de impormos um ritmo elevado (quando o fizemos, o Hertha foi destroçado.


Apesar do péssimo horário do jogo e do mau tempo, mais de trinta mil espectadores na Luz. No onze titular, o lugar do castigado Ramires foi ocupado pelo Rúben Amorim, e de resto foi a equipa do costume. Era o Hertha quem precisava de marcar para conseguir seguir em frente, mas quem visse o jogo não ficaria com essa ideia. A jogar em 4-2-3-1, os alemães acantonaram-se no seu meio campo e ficaram a ver o Benfica ser dono e senhor dos acontecimentos. Acho, aliás, que no final do jogo alguém deveria ter ido exigir aos jogadores alemães que pagassem o dinheiro das entradas, porque no fundo eles passaram uma boa parte do jogo assistir à exibição do Benfica em lugares privilegiados. Mas conforme disse, para que isto acontecesse houve também mérito do Benfica, que voltou a mostrar muitos dos aspectos positivos que têm caracterizado o nosso futebol esta época: pressão alta sobre o portador da bola, que resultou em diversas recuperações ainda dentro do meio campo adversário, transições rápidas, grande mobilidade dos jogadores (neste aspecto em particular, gostei muito dos laterais), boa circulação de bola e muito futebol pelos flancos.

O Benfica dominava desde o primeiro minuto, mas ao fim do primeiro quarto de hora caiu sobre a Luz um autêntico dilúvio, que incluiu granizo, e isto pareceu espevitar ainda mais a equipa, que acelerou ainda mais na procura do golo. E foi recompensado aos vinte e cinco minutos, numa boa jogada de equipa. A finalização é argentina, mas a bola passou por oito jogadores nossos antes de entrar na baliza. Na fase final, o Di María passou para o Saviola, que descobriu o amigo Aimar a entrar pelo centro, tendo este ainda evitado um defesa antes de rematar cruzado para o golo. Este golo não alterou em nada a atitude do Hertha, que continuou simplesmente a defender (até ao golo não tinha feito um único remate, - aliás, quase nem tinha conseguido passar do meio campo - e só depois da meia hora, no espaço de um minuto, fez os dois únicos remates da primeira parte. Quanto ao Benfica, manteve-se sempre na mó de cima, tendo compreensivelmente abrandado um pouco nos minutos finais da primeira parte. Ainda ssim, conseguiu criar mais oportunidades para marcar, as mais flagrantes pelo Saviola (remate à barra) e pelo Rúben Amorim.

O resultado ao intervalo era claramente escasso para tamanha superioridade demonstrada. E como voltámos a mostrar hoje novamente tantos dos aspectos que têm marcado positivamente o nosso futebol esta época, porque não mostrar mais um: as entradas demolidoras na segunda parte. Três minutos foi o tempo que tivemos que esperar para que o marcador voltasse a funcionar. Grande iniciativa individual do Di María, a passar pelo meio de quatro adversários e a fazer um centro perfeito para uma conclusão fácil de cabeça do Cardozo. Regra geral, quando temos esas entradas a matar na segunda parte e marcamos cedo, costuma sair goleada, e portanto fiquei à espera dos golos. Que surgiram com naturalidade. O terceiro pelo Javi García, ainda antes de findo o primeiro quarto de hora, a aproveitar uma sobra depois de um canto do Aimar. E três minutos depois, o quarto, novamente da autoria do Cardozo (pelo meio já o Saviola tinha estado perto de marcar). Mais uma (grande!) assistência do Di María, a encontrar o Cardozo solto na área, e este a dominar de peito e a marcar de pé esquerdo. Pouco depois o nosso treinador deve ter achado que já chegava, e decidiu retirar de campo o Aimar e o Saviola, seguindo-se pouco depois o Di María. Sem os argentinos em campo (em especial o Di María) o Hertha conseguiu finalmente descansar um pouco e até ter alguma posse de bola, mas nunca chegou sequer a ameaçar seriamente conseguir reduzir.

Foi um daqueles jogos agradáveis em que podia elogiar qualquer jogador da nossa equipa. Mas é inevitável destacar o Di María. Duas assistências, e imparável durante todo o jogo. Já o escrevi várias vezes: inspirado, ele consegue desequilibrar um jogo e desbaratar qualquer defesa, e hoje voltou a demonstrá-lo. A qualidade do nosso jogo hoje foi alta, e isso deveu-se muito ao trabalho de dois jogadores chave na nossa equipa: Javi García e Aimar. Se o Javi parecia nos últimos jogos dar alguns sinais de cansaço, isso não se viu hoje. Dominou a sua zona como de costume, e foi incansável nas dobras aos colegas e compensações (e o bom jogo dos nossos laterais também se deveu a isto). O Aimar foi 'El Mago'. Marcou um golo, jogou, fez jogar e até trabalhou defensivamente, pressionando e recuperando bolas. Cardozo marcou dois e teve muito trabalho à ponta-de-lança e, conforme já disse antes, muito bom jogo dos nossos laterais, em especial do Maxi na direita.

A Liga Europa pode não ser um objectivo para esta época, mas julgo que podemos ter ambições legítimas em chegar longe nesta prova. O Marselha (mais que provável próximo adversário) será um adversário teoricamente complicado, mas se passarmos, daí para a frente tudo será possível. Até porque ambição também não falta nos jogadores do nosso plantel.

publicado por D'Arcy às 22:53
link do post | comentar
29 comentários:
De Paulo Ivan a 23 de Fevereiro de 2010
Sou o primeiro!!!
Eu sempre disse que não havia crise nenhuma nem abaixamento de forma. A isto chama-se gestão.
Agora embora Benfica, vamos a Matosinhos buscar mais 3 pontos para ficarmos mais perto do nosso grande objectivo!
ESTRILHAÇA BENFICA!!!!
De EX-QSF a 23 de Fevereiro de 2010
CARREGA BENFICA!
De Pablito a 23 de Fevereiro de 2010
Sem dúvida, uma exibição portentosa do nosso Glorioso. Mesmo em ritmo de passeio goleámos os panzers!

Vi o jogo via Net, num canal romeno chamado SportControl, os xulos da Sporto_tb de mim não levam nem um cêntimo! Os comentadores dessa tv romena fartaram-se de elogiar o Benfica. Aimar, Saviola, Cardozo, Di Maria, Coentrão, Xavi Garcia foram louvados aos céus…, justamente, claro. À beira dos jornaleiros portugas, até os romenos são íntegros e sérios!!

Golaço de Aimar a abrir a contenda, mais uma bolita à barra, poderiam ser mais… agora venha o Marselha, vai ser renhido, mas acredito que vamos prós 4.os-final.

KARREGA BENFICA
NO MERCY
De Helena Ramos a 23 de Fevereiro de 2010
Foi mais um jogo à Benfica. Espalha-se classe, talento e sonhos pelon Estádio da Luz. A equipa deu uma resposta cabal àqueles que a acusam de estar a perder fôlego, de estar na frente por demérito dos outros... O que mais me impressiona neste Benfica é saber que, independentemente do que aconteça, temos EQUIPA!

CARREGA, BENFICA!

Venham os homens do Mar!
De ay-a-tola a 23 de Fevereiro de 2010
'a jogares assim á bola, tu serás o campeão ...'
De Helena Ramos a 23 de Fevereiro de 2010
Pelo menos, não foram suficientemente sujos para anunciarem o castigo na véspera da nossa visita às Antas...

"O benfiquista Javi García viu confirmada hoje a suspensão de dois jogos que havia sido proposta aquando da instauração de um processo sumaríssimo.

A Comissão Disciplinar da Liga apreciou o recurso do Benfica e acabou por decidir-se pela manutenção do castigo ao jogador, pelo pontapé no defesa Valdomiro, agressão que passou despercebida ao árbitro Elmano Santos no jogo da 17.ª jornada, entre Benfica e V. Guimarães.

Javi García vai ficar de fora nos jogos com o Leixões (fora) e P. Ferreira (na Luz), jogos da 21.ª e 22.ª jornadas, respectivamente" (in A Bola)

Só lamento que só analisem lances que envolvem jogadores do Benfica e nunca sancionem de forma parcial.
De Phoenix a 24 de Fevereiro de 2010
Foi um passeio mas em passo de corrida! Nota-se que os jogadores estão sedentos de grandes palcos e quando o treinador lhes dá trela, eles abusam! :)

Também achei que a granizada os espevitou, ao contrário do que era esperado. Hoje tivemos a certeza que a equipa está "fresquinha que nem uma alface!" palavras de Jorge Jesus, sendo essa a maior novidade do jogo porque de resto, já sabemos o que é golear nesta competição e também já sabíamos que este Hertha era fraquinho, fraquinho..

Apesar de não ser uma prioridade, na Liga Europa está em causa o prestígio do Benfica. É um orgulho ouvir consecutivamente o treinador da equipa adversária dizer que este Benfica é um Benfica de classe, que está num patamar superior em relação ás restantes equipas e que merecia estar noutra competição.
De Vermelhusco a 24 de Fevereiro de 2010
Grandioso jogo e parece que o discurso do Jorge Jesus teve o condao de espevitar os jogadores que me parece quiseram demonstrar ao seu treinador que estao com sede de vitoria!

Agora venha o proximo, e acho que vai ser um jogo muito perigoso, sem o Javi para controlar os contra ataques adversarios. Temos que ter cuidado. Ainda para mais um jogo tao perto do antro da corrupcao.
De Tiago a 24 de Fevereiro de 2010
Quero ir à final e ganhar!!!! Carrega Benfica rumo a Hamburgo!!!!
De mata polvos a 24 de Fevereiro de 2010
Epá esta semana está a correr mesmo bem...

Começou domingo, quando ficou claro quem está em primeiro, quem é a equipa com melhor ataque, melhor defesa e melhor futebol.. Óbvio que o empate era o ideal, mas alguém estava à espera que os "arsenalistas", ou melhor os jogadores da terra dos três P's (sem ofensa a quem lá reside... Atribuo esses adjectivos, apenas e só, aos jogadores do SC Braga, não aos habitantes da cidade de Braga)-padres, putas e paneleiros-fossem fechar as pernas aos chulos do CRAC que os andam a manter???!!!


Chega a segunda e quando sintonizo a sic notícias, deparo-me com uma agradável surpresa: o Alguidar não estava no 'Dia Seguinte'.
Começa o apresentador a falar e quando diz "Guilherme Aguiar não pode estar hoje estar presente devido a um acidente de viação a caminho do programa na viagem do Porto pra Lisboa".. Primeira coisa que pensei: "Oxalá esse filho da puta tenha ido co caralho!!!"... Infelizmente (não tou a ser cínico,acreditem!) e para grande pena minha diz o Paulo Garcia que "foi só chapa"..
Lá fiquei e ver o programa e acreditem...Até parece um programa decente, onde se fala de futebol. O homem do palito, perante tal solidão para mandar as suas farpas contra o seu clube (Anti-Benfica), e apesar de ainda estar sob o efeito do alcool (é normal pois devia ter jantado à pouco) lá disparatava AINDA sobre o lance do João Pereira que não era para expulsão, comparando o lance com o sofrido pelo Bellushi ("o outro e comparando com este, não era pra vermelho e ele deu... e este que sim, era pra vermelho, dá amarelo"), mas pouco mais do que isto... Passou quase o programa todo a falar daquilo que já não interessa a ninguém...


Hoje saio de casa para ir realizar o meu último exame (finalmente férias!!), sem a habitual informação diária, pois um relâmpago caiu perto de minha casa e queimou a linha, ficando privado do acesso à internet.
O exame até correu mais ou menos, mas o que interessa mesmo, é o NOSSO BENFICA.. Saio do exame à pressa para ir ver o jogo. Infelizmente só vi a primeira parte.. Mas do pouco que vi, gostei! Marcamos cedo e controlamos o jogo, apesar de um remate perigoso do Hertha. Mas o que mais gozo me deu, foi ter visto essa primeira parte na faculdade. Aquela merda CHEIA! A grande maioria portistas.. Cada barbaridade que diziam enquanto viam a qualidade desta máquina futebolistica, e eu só me ria e dizia: QUEREIS UM TERÇO, NÃO??
A segunda parte, não vi.. Apenas ouvi o relato no caminho para casa (vou ver agora na Benfica TV), e pelo que deu para entender provamos ser um dos melhores da Europa!


Para acabar em beleza, chego a casa, e a linha já tinha sido consertada. Vim ao único sítio onde não há notícias fabricadas: este fantástico blog.. Parti-me a rir com aquela manifestação contra "As toupeiras e os túneis".. Mas ainda mais vontade de rir me deu, quando vi quem dava a cara pela manifestação.
Tive à noite a ver o 'Trio D'Ataque' (hoje.. Quarteto pois tava lá o Marcelo Rebelo de Sousa a defender o braga), e só digo isto: CARLOS DANIEL é um SENHOR! Ao contrário do Hugo Gilberto (praticamente meu vizinho, e portista ferrenho..aliás outro VENDIDO, como a maioria dos jornalistas de hoje em dia), o Carlos Daniel meteu o "queixos" (que durante a tarde na vez de estar a trabalhar na Casa do Comércio, tinha ido para uma ligeira concentração de arruaceiros e criminosos) no lugar... Clarificando sempre os factos, e dando sempre a conhecer A VERDADE.. Isto sim é jornalismo sério.. Oxalá continue ele como apresentador do programa de onde nunca devia ter saído...
Bem, agora vai começar a segunda parte do jogo do AMOR da MINHA VIDA, O BENFICA.
Já não vos melgo mais..
Apenas peço aos nortenhos como eu.. Vamos invadir o estádio do Mar para uma vez mais sermos o verdadeiro ANDOR e carregar a equipa a mais uma vitória.. Bem vai ser necessário o nosso apoio, pois esta equipa satélite (como quase todas do nosso campeonato) do CRAC vai-nos fazer a vida negra.
CARREGA BENFICA!!!!

Saudações Benfiquistas

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Agosto 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Tranquila

Escasso

Hiato

Formação

Exemplar

Brilhante

Brio

Dignos

Darwin

Erros

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds