VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Segunda-feira, 22 de Março de 2010

Sobremesa

A imensa alegria que sinto depois do resultado desta noite consegue ser ainda ampliada pelo sentimento de justiça que a nossa vitória folgada me dá. O jogo nem sequer foi tão desequilibrado quanto o resultado final poderá fazer crer, mas derrotar sem apelo nem agravo aqueles tipos tem o sabor de uma vitória do Bem sobre o Mal. Depois das notícias sobre o comportamento daquela corja de associados do nosso adversário, habituados à total impunidade dentro do seu pequeno feudo, e que se dedicam alegremente a espalhar euforicamente o terror e a violência gratuita sempre que de lá saem, seria de uma justiça atroz que esses indivíduos ainda fossem recompensados com uma viagem de regresso na satisfação de uma vitória. Nem foi preciso apresentarmos a equipa titular, nem o auxílio despudorado prestado pelo bandido do Jorge Sousa os ajudou, nem sequer foi necessário estarmos ao nível que tem sido habitual esta época e darmos espectáculo: três a zero, assunto arrumado, e mais um troféu nas nossas vitrinas.

Sim, do outro lado estava o fóculporto, mas se poupando meia equipa deu para espetar quatro na lagartagem, o fóculporto não é mais do que eles (e já o demonstraram claramente), e por isso mesmo Cardozo, Saviola, Javi García e Ramires começaram o jogo no banco. Alan Kardec, Carlos Martins (subindo o Aimar para segundo avançado), Airton e Rúben Amorim fizeram as vezes deles, e não nos deixaram ficar com saudades dos habituais titulares. Devido ao adiantamento do Aimar, jogámos de uma forma algo diferente, deixando o Kardec um pouco mais isolado na frente, com o Aimar a ter tendência para vir ajudar mais na luta do meio campo - provavelmente a intenção seria até que ele fosse uma espécie de Saviola mas, como tantas vezes aconteceu o ano passado sob a orientação do Quique, quando o Aimar se adiantava um pouco mais desaparecia praticamente do jogo, e por isso ele acabava por recuar à procura da bola. Do lado dos nossos adversários, nada de novo, já que a táctica é quase sempre a mesma desde que o Tio JuJu é treinador deles, e portanto meteram o Belluschi na direita para poderem jogar no habitual 4-3-3.

O jogo iniciou-se numa tomada equilibrada, com o Benfica a parecer até deixar que o fóculporto tivesse mais posse de bola do que é habitual permitirmos ao adversário nos nossos jogos. Os andrades até deram o primeiro sinal de perigo, quando o Quim foi obrigado a aplicar-se aos oito minutos para parar um remate de primeira da Meretriz Uruguaia, ainda de fora da área. Praticamente na resposta, um sinal claro de que a noite seria nossa, pois chegámos ao golo numa falha incrível do guarda-redes andrade. O Rúben Amorim fez um remate, rasteiro e sem muita força, ainda a uma boa distância da baliza, e a aselhice do guarda-redes fez o resto, permitindo que a bola lhe batesse nas mãos e escapasse para dentro da baliza. O fóculporto tentou responder ao golo, e teve o seu melhor período durante cerca de quinze a vinte minutos (o que nem assim quer dizer que tenha sido melhor no jogo), com o Benfica a passar mais tempo remetido ao seu meio campo e o nosso adversário a dispor de mais posse de bola, mas sem que a nossa baliza passasse por muitos momentos complicados.

Quando nos aproximámos do intervalo, o Benfica reequilibrou as coisas, e começou a chegar novamente perto da baliza adversária. E mesmo sobre o intervalo, numa raríssima ocasião em que o Jorge Sousa lá resolveu apitar uma falta a nosso favor, dispusemos de um livre a uns bons trinta metros da baliza do fóculporto. Chamado a marcá-lo, o Carlos Martins atirou uma bomba irrepreensível que resultou num golão. Dois a zero, e nem sequer tinha sido preciso correr muito. Por esta altura o Bruto Alves, que já andava irritadiço e a ceifar e massacrar tudo o que fosse vermelho e lhe passasse ao alcance dos pitons ou cotovelos (perante a complacência e olhar enternecido do compincha Jorge) perdeu a tramontana e partiu para a agressão pura e simples. Quem levou com ele foi o Aimar e o Jorginho, salomónico, deu um amarelo ao Bruto Alves e outro ao Aimar. Ainda esboçou o gesto para dar um beijinho ao Brutinho Alves, mas depois arrependeu-se e lá o deixou ir para os balneários enquanto espumava e escoiceava.

A segunda parte ficou marcada por dois aspectos: o controlo, sem grandes dificuldades, da vantagem no marcador por parte do Benfica, e o show de esquizofrenia particular do Jorge Sousa, a permitir que os carniceiros do seu amado clube permanecessem em campo durante os noventa minutos, mesmo que acotovelassem, pontapeassem ou pisassem os jogadores do Benfica - Bruto Alves (claro...) e Meireles em particular - mas revelando-se ao mesmo tempo um feroz aplicador das leis de futebol e da disciplina sobre os jogadores do Benfica, tendo os sarrafeiros Coentrão e Ramires (à primeira falta que fez, sem qualquer violência e no círculo central) sido admoestados por este justiceiro do apito.

Quanto ao jogo em si, foi como disse: o Benfica controlou e geriu o resultado sem grandes dificuldades. Subimos um pouco mais as linhas, empurrámos o fóculporto mais para o seu meio campo, e eles não revelaram capacidade para ripostar. As alterações feitas pelo Tio JuJu não ajudaram em nada, o fóculporto não conseguia criar oportunidades, e à medida que o tempo passava não fazia muito mais do que chutar bolas para a frente. Não me recordo de uma defesa do Quim digna desse nome. O Benfica também não criou grandes oportunidades nesta segunda parte - a excepção foi um lance individual do David Luiz - mas à medida que se iam abrindo espaços nas costas da defesa adversária, e com as presenças do Ramires, Saviola, e Cardozo em campo, ficávamos com a sensação de que poderíamos voltar a marcar. O que aconteceu, mesmo no final do jogo para fechar com chave de ouro: combinação entre o Saviola e o Rúben Amorim, com este a ficar isolado sobre a direita e a picar a bola sobre o frangueiro adversário. Esta foi ainda desviada por um defesa contra o poste, e o Cardozo na recarga fez um golo fácil, para que o jogo acabasse em apoteose.

Melhor em campo? Para mim, Rúben Amorim. Ele tem, aliás, andado num excelente momento de forma nas últimas semanas, e hoje foi apenas mais um jogo a confirmá-lo. E o que é ainda mais impressionante é que ele tem jogado bem a lateral direito, a médio direito, a médio centro, ou a trinco. Ponham-no nas funções que quiserem, e o Rúben cumpre com distinção. É um luxo podermos ter um jogador (e benfiquista, ainda por cima) destes no plantel. Só o Queirósz é que não consegue ver nada disto, das cadeiras onde se gosta de sentar ao lado do Mestre Pinto ou do Cabeça de Cotonete. É mais valiosa a esperteza da Micaela (grande jogo hoje... não sei com quantos dedos lhe tocaram na cara, mas espero que alguém lhe tenha metido três dedos bem espetadinhos à frente do focinho), por exemplo. Outro grande jogo foi também o do Fábio Coentrão. De jogo para jogo vai mostrando estar a fazer-se um defesa lateral muito bom. Não sei se terá perdido algum duelo individual. Mais outra demonstração de grande valor também do Airton, que hoje completou os noventa minutos. O Javi García é um jogador fundamental, mas se por acaso nos faltar, não será por ali que a equipa tremerá. Posso também mencionar o jogo quase perfeito da nossa dupla de centrais (sem precisarem de morder, escarrar, acotovelar, pontapear ou pisar adversários), mas já é quase um hábito eles jogarem bem. E falta ainda mencionar o Carlos Martins, que tem vindo a ganhar importância na equipa e que foi hoje decisivo, com um golo fantástico.

O que mais me agrada é ver a cultura de vitória instalar-se na nossa equipa. Nem foi necessário fazer uma exibição de encher o olho para que uma vitória tranquila sobre o fóculporto surgisse com toda a naturalidade. A união e a vontade de vencer desta equipa dão gosto ver, e enchem os adeptos de confiança. Nós, benfiquistas, temos uma crença quase ilimitada na nossa equipa, mas incrivelmente, por vezes fico com a sensação de que eles ainda conseguem acreditar mais neles próprios do que nós acreditamos neles.

A primeira sobremesa já está no papo. Agora, voltemos novamente as nossas atenções para o prato principal desta época.

publicado por D`Arcy às 02:41
link do post | comentar
75 comentários:
De Anónimo a 22 de Março de 2010 às 03:24
Carrega Glorioso !!!!
Grande vitória sobre o CRAC !!!!
A cara do Mafioso mor foi do melhor.
Bruto Alves Irradiado de Vez.
De BB a 22 de Março de 2010 às 03:35

E para o ano, o almoço tem de ser no mesmo sítio, claro, para que não falhe nada na tradição...
De D`Arcy a 22 de Março de 2010 às 03:50
Não, que o Sérgio não deixa :)

Além disso, se a final não for no Algarve, se calhar o restaurante pode ficar um bocado fora de mão...
De andre.slb a 22 de Março de 2010 às 03:59
Óh Sport Lisboa e Benfica o campeao Mostra a tua raça, o querer e ambiçao Nos so queremos o Benfica CAMPEAO!!
Grande Glorioso.
BENFICA AMOT-TEEEEEEE
De Light SLB a 22 de Março de 2010 às 04:25
Boas.
Excelente post, D'Arcy, como é habitual.

Acho que amanhã vou comer frango assado ao almoço.
Num espaço de 4 dias, calámos galinhas (entenda-se por Franciús ou Avecs) e Porcos.

Até fico com um brilhozinho nos olhos ao ver este Benfica jogar. Acho que todos ficam. Nunca vi o SLB a jogar como tem jogado esta época.

Agora é mais uma semana de paz e felicidade para esta grande família, e uma semana de azia para os arruaceiros e adeptos daquele clube que tem um WC em vez dum estádio, com um cabeça de cotonete como presidente.

Agora no Domingo é contra o Braga. Realmente o campeonato é a refeição principal. A Taça de Portugal era a mousse de chocolate, mas infelizmente não a podemos comer. A Liga Europa é a sobremesa de luxo, sendo que bebemos a bica primeiro.

No 3º golo, tava tão feliz que em conversa de MSN com uma amiga, em vez de "gritar" GOLO, gritei BOLO! -.-' Foi realmente a cereja no topo do mesmo.

Sinceramente, nem dei pelo Jorge Sousa, aliás, nem me ralei muito com o assalto à mão armada. A equipa este ano está blindada com um sistema anti-roubo, que se não é infalível, anda lá perto.

Saudações Benfiquistas para todos!
De Juju a 22 de Março de 2010 às 05:09
E se fosse com o SLB?

http://relvado.aeiou.pt/?st=72705
De Nuno a 22 de Março de 2010 às 08:01
Subscrevo tudo o que foi dito, estranho é, ou não é devido ao resultado final do jogo, não se comentar na imprensa a arbitragem desse senhor do apito e do Bruto Alves que como capitão deu um belo exemplo...brincadeira, como diria o saudoso RAUL SOLNADO.
Ouvi na televisão comentários do género..."esperemos que a agressividade vivida fora do campo não passe para dentro deste"
Bem...a sensação com que fiquei foi que Bruto ALves , Meireles e esse desconhecido defesa direito do FCP vieram todos no mesmo autocarro que a sua claque, pela pica que traziam logo nos primeiros minutos de jogo confesso que fiquei mesmo com essa sensação.
Parabéns ao BENFICA, seus dirigentes, funcionários e principalmente aos jogadores por manterem a sua cabeça apenas e só nas conquistas e no excelente futebol e terem a capacidade de não responder a provocações.
Saudações Benfiquistas.
De Alexandre a 22 de Março de 2010 às 08:25
Só uma correcção: o Frango à cigano foi com o joelho. Se repararem bem na repetoção, verão que o BIn Laden ao tentar apanhar a bola, dá-lhe com o joelho!

Sempre quero ver o que dizem os do costume depois desta demonstração do carácter arruaceiro do Bruto Alves...
De Kitnoce a 22 de Março de 2010 às 08:27
O Ruben é como o Benfica...não sabe jogar mal ! Grande jogo colectivo ontem, que equipa a nossa.... e não fosse o Jorginho, tinham levado mais porque nem o Burro, nem o Meio-Reles deviam ter acabado o jogo....vergonha de arbitro, gostava que o Vitinho comentasse o "jogo" do Jorginho.... mas mais uma vez, tivemos atitude e superàmos isso tudo... gostei do Aimar: levou do Burro e ainda sorriu e fez-lhe uma festinha na cabeça estilo "não é assim que nos paras"... e ainda viu amarelo por publicidade à Pepsodent...gostei tambem do Airton, que muitos jà anunciavam ser cepo...mas de cepo não tem nada, não passa nada, joga simples. Carlos Martins em grande forma, apesar das lesões està a fazer uma grande época. Alan Kardec, que trabalho, jogo inteiro a levar com o Burro nas costas, jovem tem garra e genica, lembro-me duma jogada em que partiu os rins do morcâo que vinha por tràs dele, dando uma meia-volta muito ràpida.

Em resumo, não hà ninguem que nos pare em Portugal, futebol a mais para os outros. Precisamos de manter a cabecinha fria, encarar todos os jogos como finais, ainda "so" ganhàmos o caneco da cerveja, que não vale nada (lol)....BENFICA SEMPRE !
De Dirty Harry a 22 de Março de 2010 às 08:53
Boa crónica, como é habito! De cada vez que me lembro do frango de ontem não consigo não rir à grande...
Viva o Benfica!

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Pormenores

Resposta

Aberração

Retranca

Bis

Manita

#Reconquista

Um

Crer

Proveitosa

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds