MST, ao escrever sobre as dores que o seu clube lhe provoca, consegue superar-se, consegue ser mais do que ele. Aquilo redunda numa garotice pegada e birrenta, numa pública exibição de um ridicularia que não diverte, mas entretém. Ainda que a exposição sistemática das suas contradições, das suas incoerências, das suas sinuosas e voláteis opiniões acabe por se tornar tão enfadonha como patética, acabamos por conviver com esta triste personagem. Aceitamo-lo como se aceita o tolo da aldeia.
Vê-lo, do alto da presunção dos seus valores e princípios imutáveis e inquestionáveis, defender, em nome dos mesmos, uma horda de corruptos, recorda-me aqueles cata-ventos, em forma de galo, feitos de lata (e que lata!), altaneiros e ufanos, que, sempre fixos no suporte das suas convicções inabaláveis, rodam e giram com o vento na presunção de que as suas voltas e reviravoltas não se tornam notadas.
MST, hoje, na sua semanal crónica no jornal “A Bola” choraminga-se e faz birra por causa do cartão amarelo do Falcao e da suposta injustiça do mesmo. A argumentação é tão patética como é coerente com as reviravoltas argumentativas que o dito galaró costuma fazer. Reviravoltas, pinos e acrobacias que o Ricardo Araújo Pereira tem demonstrado existirem nos textos do MST, citando (e mostrando que é uma citação, pois isso da apropriação das palavras alheias sem se chamar plágio é um exclusivo de outro que não o Ricardo) as palavras do próprio Sousa Tavares.
Deste modo, lá vai, por entre o enxovalho de se confrontar com a contradição das suas palavras, apelidando o Ricardo Araújo Pereira como “arquivista”. Acaba por ser justo, pois um bom “copista” precisa de um “arquivista” que lhe recorde quais as palavras que são suas e as que são dos outros… É que, de quando em vez, há quem publique palavras dos outros como sendo suas.
De Luís Martins Gomez a 27 de Abril de 2010
Ainda bem que há quem não deixe passar em claro o ódio que esse mst vomita pelo Benfica. Aquilo não é escritor, nem coisa alçguma. Aquilo não é adepto de futebol, nem de democracia. Aquilo é um tipo com graves problemas e, como dizes, a mostrar o seu comportamento infantil em todo o lado por onde passa. é importante mostrar a essa gente que o tempo em que diziam todas as mentiras de que se lembravam e que ninguém dizia nada já passou.
Obrigado, Pedro, obrigado Tertúlia.
Agora, virão alguns dizer que nbão temos nada que responder e que isto é perder tempo e mais não sei o quê. Temos de responder sim, temos de estar alerta sim!!!!
A fingir que não vê, mete a avestruz a cabeça na areia e levanta o rabo.
Olá Pedro,
O que dizer sobre as crónicas de MST? Os devaneios são tantos que me parece que nem a minha avó nos seus dias de menor lucidez consegue superar.
Há que referir que a minha avó tem quase 95 anos e sofre de senilidade avançada!!!
Quando ao amarelo do Falcao, gostaria muito que esses comentadores de meia-tigela se deixassem de tretas e apontassem na lei algo que fundamentasse as teorias rebuscadas que apresentam de dia para dia.
Posso dizer-te que a Lei 12 disponibilizadas pela FIFA diz que "Um jogador deve ser advertido (cartão amarelo) quando(...)" venha a "tomar-se culpado de comportamento antidesportivo".
A mesma lei, neste caso nas Linhas Orientadoras para Árbitros diz que "se um jogador comete, por imprudência, uma das sete faltas sancionadas com um pontapé-livre directo" é culpado de comportamento antidesportivo.
As Linhas Orientadores para Árbitros também definem as faltas por imprudência. "Imprudência significa que o jogador actua sem ter em conta o perigo ou as consequências do seu acto para o adversário."
Aqui a questão mais uma vez fica nas mãos do bom-senso e da percepção que cada árbitro tem de cada lance.
A verdade é que os comentadores estão já a preparar as desculpas de sempre, pois estão borrados de medo... até parece que estão a adivinhar que o Benfica vai dar mais um banho de bola ao Porto.
Porque será?! Talvez o facto de esta época o Porto, não ter marcado um golo ao Benfica e já ter sofrido 4.
Bem, resta-me dizer:
EU SÓ QUERO O BENFICA CAMPEÃO!!!
BENFICA CAMPEÃO... soa-me tão bem esta expressão!
Cláudia Sofia
ps: Visita o blog ERROS DO JOGO em http://errosdojogo.blogspot.com .
De pge a 27 de Abril de 2010
Felizmente o Ricardo chega e sobra para eles todos.
O que me ri com a sua crónica desta semana, que no fundo é aquilo que um gajo como eu vê, que é óbvio a todos mas que incomprensivelmente só o vemos a ele a denunciar (a Leonor Pinhão e o Gobern são também excepções).
Enquanto os nossos "ilustres" não perceberem que têm de sair do conforto da sua posição e mudarem para uma atitude mais incómoda de confronto é esta palhaçada que se vê. A posição de conforto é ainda, passivamente, um incentivo ao descarregar das diarreias verbais de muitos que por cá andam.
No fundo excluindo as honrosas excepções já mencionadas, parece-me ás vezes, que temos o que merecemos.
Caro Pedro,
belo texto e excelente análise à tipologia cronística do MST.
Penso que o Miguel, que admiro noutros contextos, decididamente não sabe discutir nem analisar futebol, pelo menos de forma independente. Resulta daí que o seu espaço no jornal A Bola é apenas uma opinião clubística, logo não se espere dali grandes considerações, análises e reflexões independentes e desapaixonadas. Não sendo assim, sobra o clubismo e esse segue os ensinamentos do mestre da culinária, o Jorge Nuno, em cuja cartilha, derrama ódio e rancor, arrogância e despudor. Miguel Sousa Tavares é apenas mais um seguidor desse culto onde não há lugar à humildade e ao respeito pelos adversários. Sendo assim, toda a sua basófia, foi excelentemente desmontada pelo "arquivista" RAP.
Saudações Benfiquistas!
Visitem o nosso estaminé.
De Vermelhusco a 27 de Abril de 2010
O MST, e em menor escala o Rui Moreira, estao completamente desacreditados junto de quem tem o minimo de lucidez e consegue ver as coisas para alem da clubite.
Tenho amigos portistas que nao podem com o MST por que ele e pura e simplesmente um burro que se contradiz imenso.
De maestronni a 27 de Abril de 2010
pior que estes tripeiros que defendem a sua associaçaozeca, é o jogador do setubal por-se de 4 e descer as calças aos bimbos, o mesmo fez o seu treinadorzeco lagarto, imbecis, domingo a azia deles vai ser mais que muita
EU SÓ QUERO BENFICA CAMPEÃO NO ESTÁDIO DO LADRÃO...
De Francisco a 27 de Abril de 2010
Pedro, mais um excelente texto a todos os níveis.
Atenção que o MST não é anti-benfiquista primário. Quem é anti-benfiquista primário é o gajo que é plagiado pelo MST... O MST não é nada. Ao menos diverte a malta com as suas incoerências, falta de poder de argumentação próprio e birras.
Temos pena. Como dizes, "Aceitamo-lo como se aceita o tolo da aldeia", ou como se fosse uma personagem da "Ilustre Casa de Black Adder", mais propriamente o Baldrick! :) http://www.youtube.com/watch?v=Ci6Cw8W0Kn0
Resume a criatividade do MST. ;)
Um grande abraço amigo, Pedro,
Saudações Benfiquistas
e
Viva o Benfica!
De PDUARTE a 27 de Abril de 2010
Saudações Benfiquistas
Crónica a 100% Pedro.
Aliás, as tuas crónicas são de longe de maior valor literário que qualquer escrito daquele imbecil.
Obrigado Pedro.
Sobre MST, parece que todos nós já esquecemos, e principalmente o próprio, que este fulano já foi um acérrimo anti-JNPC (o ex dirigente de hóquei em patins), continua a sê-lo ou não?. É uma pergunta sincera porque eu não tenho estômago para ler em profundidade ( ou sequer superficialmente) as suas crónicas.
Quanto ao amarelo ao pintaínho. Não vi e não me interessa. Quantos amarelos são mostrados sem serem merecidos? Aguentem-se. O Cardozo foi expulso e não houve ninguém a pededir que revertessem o castigo.
Lembrem-se do "caso" Deco (das escutas) quando ele atirou a chuteira (chinelo) ao árbitro. Sabe-se agora pelas escutas como foi feito o "caldinho", mas se se lembrarem (estarei errado?) o jogo que deveria falhar foi contra o Glorioso, no qual marcou um golo decisivo ...
Nessa mesma altura lembro-me do nosso presidente M. Damásio a concordar com a despenalização "para bem do futebol"...
Se não foi assim desculpem-me, é do avanço da idade ou de ter bloqueado um largo período negro do futebol português.
Que se lixem, se perderem vão arranjar mais uma desculpa esfarrapada? sejam criativos: desculpem-se com a falta de ritmo, classe, etc para acompanhar este BENFICA.
Viva o Benfica
De Ricardo Marta a 27 de Abril de 2010
Eu admito que leio os comentários que esse senhor escreve nesse jornal com muita regularidade e sinceramente, quando leio as suas palavras, só me dá vontade de rir. Ainda não li o eu texto desta semana (fa-lo-ei mais tarde) mas já estou mesmo a adivinhar a enxorrada de argumentos que dará para justificar a não amostragem do cartão amarelo ao Falcão. E, para dizer a verdade, eu também não concordo com a amostragem desse cartão. Foi uma injustiça! É que o lance foi uma AGRESSÃO, pura e simples, que deveria ser admoestada com cartão vermelho directo e não amarelo... e a esta hora o campeonato já teria acabado para o sr Falcão pois teria de apanhar 2 jogos de suspensão (a não ser que os srs do Conselho de Justiça da FPF não estivessem para aí virados!!!) e a esta hora o Cardozo já poderia ser coroado rei dos golos desta liga. Mas não tem importância. Pessoalmente eu até gostava que o Falcão jogasse para repetir a exibição da final da Taça da Liga, onde na 2a parte nem tocou na bola e pudesse ver em campo o melhor avançado da Liga Portuguesa e acção.
De José, o Alfredo a 27 de Abril de 2010
"Eu só tenho uma palavra. E se essa não servir, arranjo outra."
Comentar post