Se, eventualmente, eu tivesse feito uma lobotomia e fosse ler os jornais desportivos portugueses dos últimos meses (perdoe-se-me a redundância, já que ler os ditos é frequentemente uma experiência próxima da lobotomia), dificilmente acreditaria na justeza da conquista da Liga Sagres por parte do Benfica. A campanha que desde há algum tempo a esta parte vem sendo feita para denegrir a imaculada vitória no campeonato, ou “sem espinhas”, como diz o senhor Jorge Jesus, é ridícula, mesquinha e do tamanho de quem a orquestra. Como é lógico, a dita campanha não pretende obter frutos no imediato (ninguém nos tirará o título, evidentemente), mas conta com efeitos a longo prazo, nomeadamente para a próxima época. Para já, o importante é veicular a ideia de que este campeonato é indigno, que é o campeonato dos “túneis”. Mas se o polvo não dorme, nós também não.
Uma das histórias que surgiu para desestabilizar foi a suposta utilização irregular do Kardec. Porém, os mesmos que viram que um jogador não pode jogar em três clubes na mesma época desportiva (e o Kardec fê-lo: Vasco da Gama, Internacional e Benfica) não quiseram ver que, no caso de os clubes envolvidos pertencerem a associações cujos calendários se sobrepõem (como é o caso dos clubes em que Kardec jogou), o jogador pode alinhar por até três clubes diferentes. Como diz o Saramago, «quem isto não entender à primeira vez não merece que lho expliquem segunda».
Depois veio a questão dos túneis, que eu, confesso, não percebo. O fcp esteve onze jogos (dois por castigo no início da temporada e nove após o castigo na sequência do Benfica-fcp) sem o Givanildo, em que fez 24 pontos em 33 possíveis, ou seja, fez 72,72% dos pontos; e, com o Givanildo (ignorando os jogos incompletos do jogador), nos restantes 21 jogos, fez 44 pontos em 57 possíveis, ou seja, fez 77,19% dos pontos. Ora, o fcp queixa-se do facto de ter sido prejudicado com a ausência do Givanildo, no entanto, se o fcp tivesse feito 77,19% dos pontos possíveis de todo o campeonato (que é, aparentemente, o que conseguiria com o Givanildo em campo), teria acabado com 70 pontos (69,4, mais precisamente), ou seja, nem conseguia o segundo lugar. Ora, pergunto: para quê tanto alarido, se, mesmo com o Givanildo, não teriam sequer chegado ao segundo lugar? Razão de queixa tem o Benfica que, justamente por causa de um túnel, se viu privado do melhor marcador da Liga Sagres para o jogo da Taça de Portugal com o guimarães. No pólo oposto do fcp, as imagens mostram que Cardozo não se envolve nos conflitos, porém é afastado de um jogo determinante para as nossas aspirações. Esta época ficará conhecida como a época dos túneis, de facto, mas dos túneis que despudoradamente retiraram ao Benfica a possibilidade de fazer a dobradinha.
Finalmente, uma parte considerável dos comentadeiros da nossa praça considera que o braga fez uma excelente época e que teria sido um justo campeão. O Domingos diz inclusivamente que o Benfica não o convenceu e sugeriu que a vitória no campeonato se ficou a dever ao facto de a nossa equipa ter jogado 1/3 do campeonato contra equipas com 10 jogadores. Quanto a esta questão, não me vou dar ao trabalho de estar a fazer as contas aqui. Elas já estão feitas, e bem, no blogue Fórum Benfica . O Benfica, na Liga Sagres, tem mais duas vitórias que o braga (24 contra 22, e metade 22 destas foram obtidas pela diferença mínima), menos um empate (4 contra 5) e menos uma derrota (2 contra 3). Tanto o Benfica como o braga sofreram 20 golos, mas o Benfica marcou mais 30 golos (78 contra 48) que o braga. No que diz respeito às outras competições, o Benfica ganhou a Taça da Liga, mas o braga não passou da fase de grupos; na Liga Europa, o Benfica foi até aos quartos-de-final, mas o braga ficou-se pela 3ª pré-eliminatória (o único jogo que disputou); apenas na Taça de Portugal se pode dizer que o braga foi melhor: o Benfica foi eliminado por causa de um túnel na 4ª eliminatória, e o braga ficou-se pelos quartos-de-final. Além do mérito que temos de reconhecer ao Benfica em todas as competições em que participou, excepto no jogo da Taça de Portugal, em que, não me canso de dizer, foi vítima do sistema, o Benfica jogou necessariamente mais jogos que o braga, que, desde 3 de Fevereiro, apenas andou a jogar numa competição.
Tudo isto são dados objectivos. Excluo daqui as pedradas, os casos estranhos de arbitragem, os processos e as nomeações dos árbitros, que, se não tivessem existido, teriam permitido, objectivamente, a possibilidade de conquistarmos a Taça de Portugal e de, sendo campeões mais cedo, lutarmos com outras armas na Europa, contra equipas que estavam claramente ao nosso alcance.
Os jornais podem continuar este festival da idiotice, podem esmiuçar o facto de o Aimar não poder ter ido à digressão americana (ainda não se lembraram desta…), podem despedir o João Gabriel, podem vender os nossos jogadores e comprar outros (nisso, são hábeis), podem fazer o que bem entenderem, porque a verdade, para mim, é apenas uma: o Benfica, em 2009/2010, foi impedido de disputar justamente a Taça de Portugal e foi impedido de se apresentar ao melhor nível na Europa. É importante ter isto bem presente para 2010/2011, e não há campanha que esconda isto.
p.s. - por favor, tirem-me o Fábio Coentrão daquela equipa! Ainda lhe vai acontecer o que aconteceu ao Quim depois daquele jogo fatídico com o Brasil.
De ó fábio coentrão sai daí! a 24 de Maio de 2010
gostava de ver alguém da direcçao do benfica a fazer um comunicado deste género(este está perfeito!) para os porcos todos que parasitam nos media que ja preparam a época que se segue...tens razão pedrov! muito cuidado não podemos adormecer...
De
tma a 24 de Maio de 2010
"Esta época ficará conhecida como a época dos túneis, de facto, mas dos túneis que despudoradamente retiraram ao Benfica a possibilidade de fazer a dobradinha."
Muito bem!! Com esta frase, já nem preciso de entrar em grandes explicações quando alguém vier com a conversa do "campeonato dos túneis".
PS: Prof. Queirószsz, gostas de Portugal? Gostas de futebol? Então baza!!!
De Jorge a 24 de Maio de 2010
Em tempos de Crise, QUEM VAI PAGAR O JANTAR?
"Lisboa, 24 mai (Lusa) - Dirigentes do FC Porto jantam na quinta feira com deputados da Assembleia da República, no restaurante do Edifício Novo, informou hoje a deputada socialista Rosa Maria Albernaz. No habitual jantar de final de temporada, com início às 20:00, a delegação do FC Porto será encabeçada por Pinto da Costa, presidente portista, que estará acompanhado de elementos do elenco diretivo, bem como de Sardoeira Pinto, presidente da Mesa da Assembleia Geral, e de Vítor Baía, director de Relações Externas." Em tempos de crise, QUEM VAI PAGAR A CONTA?
De pge a 25 de Maio de 2010
Tenho pena que o Coentrão não seja argentino.
A nossa conversa sobre os tuneis nunca deve começar com uma explicação, é uma falta de respeito para o nosso interlocutor duvidarmos que ele não percebe o que se passa:)
Obviamente já estão a jogar a proxima época.
De Phoenix a 25 de Maio de 2010
Completamente de acordo! Essa é que é a verdade deste campeonato! Dá-se-me a volta ao estômago cada vez que ouço alguém dar os parabéns ao braga pelo segundo lugar ou dizer que o minguinhos fez um óptimo trabalho, mas qual trabalho?!? O que é que eles fizeram de especial para chegar ao 2º lugar sem ser a choradeira todas as semanas, a apresentação de um futebol à rasquinha e o colinho das arbitragens?!
Comparar o Benfica com este braga é pecaminoso tal a discrepância qualitativa entre as duas equipas bem como as respectivas prestações.
Deixaste bem claro como fomos prejudicados na Taça de Portugal e na Liga Europa, todos os benfiquistas deviam de estar bem cientes disso.
Quanto ao Fábinho , no meio daquele grupo de jogadores, eu cheguei a comentar enquanto estava a ver o jogo que aquilo quase parecia Trabalho Infantil, o miúdo trabalhou por aqueles pré-reformados todos; defendeu, atacou, recuperou bolas, incutiu velocidade no jogo, apareceu a combinar e não fosse o Robotnaldo (a precisar de afinação) e ainda tinha marcado um golito... À CAMPEÃO! Showzaço. De facto Fábinho merecia jogar numa Selecção Portuguesa, eu ainda não perdi a esperança de que na próxima época voltaremos a ter uma.
De benfiquista do norte a 25 de Maio de 2010
opa os jornais que vao para a puta que os pareu e essa gente de merda tambem..voces estao preocupados? um dia mais tarde quando eles ainda falarem no campeonato dos tuneis e os meus filhos "se os tiver" ou netos me perguntarem entao que aconteceu, e simples..eu mostrolhes o video do vaginildo e do sapo bebado a pancada aos stewards/espectadores e prontos eles que tirem as suas ilaxoes...as imagens existem.contra factos nao a argumentos
De utopiamaior a 25 de Maio de 2010
Primeiro: reconheço liberdade e legitimidade de cada um ler e ver o que bem lhe apetece!
Segundo: Eu, depois de constatar que alguns programas ou jornais são tendenciosos no sentido malicioso do termo... RECUSO A CRUZAR-ME COM ESSAS SITUAÇÕES! Façam o mesmo que eu que verão a vossa saúde mental melhorar exponencialmente..
Forte abraço a todos os benfiquistas, que durante este ano presenciaram tanto, mas tanto futebol fantástico na sua equipa.....
Obrigado Benfica!
De Samurai Shadow a 25 de Maio de 2010
O mito da excelente época do braga.
Liga Europa
O braga cometeu a proeza de ser eliminado na 3ª pré-eliminatória da Liga Europa, frente ao Elfsborg a 8 de Agosto de 2009.
Fizeram 2 jogos, 2as derrotas.
O Benfica na mesma competição chegou aos 4os de Final, com o último jogo na prova a ser disputado em Liverpool a 8 de Abril de 2010.
Fizemos 14 jogos. 9 vitórias, 2 empates e 3 derrotas.
Fizemos mais 12 jogos que o braga nesta competição.
Melhor marcador da Liga Europa, Cardozo com 44 remates e 9 golos.
Di Maria está em 1º nas assistências para golo.
O Benfica teve o 2º melhor ataque da Liga Europa com 24 golos.
Taça de Portugal
Nesta competição o braga esmerou-se um bocadinho, tendo chegado aos 4os de final e ficando fora da prova a 3 de Fevereiro de 2010.
4 jogos. 3 vitórias e 1a derrota.
O Benfica ficou fora da competição a 22 de Novembro de 2010 com uma derrota frente ao guimarães com as atenuantes do fim de semana anterior.......
2 jogos, 1a vitória e 1a derrota.
Fizemos menos 2 jogos que o braga nesta competição.
Taça da Liga
O braga ficou fora da prova a 24 de Janeiro de 2010.
Fez 3 jogos. 1a vitória e 2as derrotas.
O Benfica ganhou a taça da liga. Jogou a final a 23 de Março de 2010.
Fez 5 jogos. 4 vitórias e 1 empate.
Fizemos mais 2 jogos que o braga nesta competição.
Melhor ataque da Taça da Liga com 11 golos marcados.
Campeonato
Houveram jogos do braga na 2ª volta do campeonato que foram alvo de arbitragens manhosas, frangos monumentais e mais uns quantos fenómenos do oculto que mais parecem próprios de um clube lá dos lados de Palermo.
braga vs maritimo, braga vs guimarães, braga vs paços de ferriera.
3 jogos em casa, 3 vitórias forçadas, e mais 6 pontos no saco do que lhes era devido. Isto dando empate nos 3 jogos. Jogos estes em que a equipa do braga já não andava a dar uma prá caixa, por isso percebem-se os fenómenos do oculto em campo.
Acabavam o campeonato em 3º, com 65 pontos.
E isto só analisando assim por alto o excelente campeonato do braga, porque se for mais a fundo, de certeza que perdem mais mérito/pontos nesta excelente época que fizeram.
Melhor marcador do Campeonato, Cardozo com 26 golos.
Salvo erro, Di Maria foi o rei das assistências com 11 passes para golo.
E tivemos o melhor ataque do Campeonato com 78 golos marcados, e a melhor defesa com 10 golos sofridos.
No fim de contas.... Não vejo nada de especial na época do braga.
São um clube de segunda linha que esta época todos os anti-Benfica quiseram fazer passar por grande, porque os outros ditos "grandes", não tinham pedalada para o futebol do Benfica.
De Taintedlove a 25 de Maio de 2010
A propósito de túneis, afinal porque é que o Cardozão foi castigado em Braga com dois jogos de suspenção?
Quanto ao Fábinho, cuidado com as más companhias!
De Pedro Ribeiro a 26 de Maio de 2010
Fiz um exercício de verificar quantos pontos as equipas deixaram de perder beneficiando de estarem em vantagem numérica, ou seja, se uma equipa esta a perder contra onze e vai ganhar em superioridade numérica, então o resultado seria a derrota e não vitória e portanto teria -3 pontos, e o resultado é o seguinte: o SLB teria -5 pontos e o Braga teria -9.
Curioso.
Eles podem dar voltas e mais voltas, mas não vão conseguir chegar a outra conclusão, ESTE CAMPEONATO FOI SEM ESPINHAS.
Comentar post