VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Terça-feira, 29 de Junho de 2010

Espanha

Honestamente, até acho que a equipa da FPF se portou melhor do que eu esperava neste jogo. Pelo menos na primeira parte, embora fosse visível a grande diferença de qualidade entre as duas equipas, soube anular de forma mais ou menos eficaz o meio campo espanhol. Na segunda parte as diferenças acentuaram-se, e depois veio o momento invariavelmente fatídico em qualquer equipa do Queirósz, que é quando ele decide entrar em acção e alterar alguma coisa. Fê-lo retirando um jogador que estava a causar algum incómodo à defesa espanhola e, mais uma vez, atirando com o Ronaldo para junto dos centrais - verdade seja dita que ele também não estava a fazer grande coisa encostado ao flanco. Pode ser só azar do homem, malapata, ou então é incompetência pura: o certo é que minutos depois a Espanha marcou. E aí ficou claro que estava praticamente tudo acabado, porque não havia Plano B. A estratégia era prolongar o empate enquanto fosse possível, e a equipa da FPF não estava preparada para estar em desvantagem no marcador.

 

A minha opinião sobre o Queirósz é por demais conhecida. Não foi a derrota com a Espanha que a alterou, e seria muito difícil que uma eventual vitória o fizesse. Por isso o que eu vou escrever sobre ele não é propriamente bater no ceguinho quando ele está em baixo, porque já digo isto há muito tempo. Continuo a perguntar: que palmarés tem este homem para ser seleccionador nacional? O que é que ele já ganhou como treinador principal sem ser nos escalões jovens? Foi por ter passado uns anos a distribuir coletes e a colocar pinos durante os treinos do Ferguson que ele merece o cargo? Ou terá sido por saber lamber as botas certas, ou por ter os amigos mais influentes, ou então por ser chamado de 'Professor' por toda a gente em Portugal (lá por fora nunca ouvi ninguém chamar-lhe 'Professor')?

 

Olhando friamente os números, Portugal qualificou-se para este Campeonato do Mundo sem conseguir vencer metade dos seus jogos no grupo de qualificação, sendo incapaz de vencer um único jogo às equipas mais cotadas do grupo. Conseguiu qualificar-se para o play-off, perdendo o grupo para uma decrépita Dinamarca que neste Mundial foi eliminada na primeira fase aos pés do Japão. Nesse play-off conseguiu eliminar a toda-poderosa Bósnia, o que de alguma estranha forma foi suficiente para inflar uma data de egos e começar-se a ouvir à boca cheia que Portugal era 'candidato'. Chegado ao Mundial, venceu um jogo em quatro disputados, sendo essa vitória obtida contra a equipa pior classificada no ranking da FIFA presente no torneio (e que, sem surpresa, foi a equipa que terminou virtualmente em último lugar nesta fase final, já que fez zero pontos e teve a pior diferença entre golos marcados e sofridos de todas as trinta e duas selecções presentes). Portugal conseguiu, aliás, marcar golos apenas contra essa mesma equipa, ficando em branco nos outros três jogos e apresentando por vezes um futebol que parecia uma tentativa de emulação da pior Grécia do Otto Rehhagel, com tácticas revolucionárias que se poderiam descrever como uma espécie de 6-4-0, ou 4-1-5-0 com boa vontade.

 

Recordo ainda que, durante a primeira passagem do brilhante Queirósz pela FPF, conseguiu não qualificar Portugal para o Euro'92 na Suécia (a culpa foi do Artur Jorge, que orientou a equipa durante os jogos anteriores à sua chegada) e igualmente não qualificar Portugal para o Mundial'94 nos EUA (a culpa foi da 'porcaria' que havia na Federação). Em relação ao carácter do senhor, e sem querer ir muito a fundo, basta-me apenas pensar que segue à letra a máxima do 'faz o que eu digo, não faças o que eu faço' para fazer o meu julgamento (recordo o que ele disse em relação ao Scolari nas questões da convocação de jogadores naturalizados ou de jogadores que não fossem titulares nos seus clubes, e o que fez assim que se apanhou sentado no lugar anteriormente ocupado pelo brasileiro). E quanto às suas qualidades de gestão de pessoas, lembro-me que um dos motivos para ser corrido do Real Madrid foi não ter mão no balneário, e olhando para esta selecção, e apenas no período desta fase final do Mundial, tivemos a rábula da dispensa do Nani (e não conseguem convencer ninguém que foi por causa de uma lesão no ombro); as declarações do Deco após o jogo com a Costa do Marfim; hoje ouço o Queirósz dizer que tirou o Hugo Almeida porque ele estava esgotado, e depois ouvimos o jogador dizer, cinco minutos depois, que não estava nada esgotado; e temos ainda a reacção do Ronaldo no final. Tudo isto faz-me pensar que se calhar o Queirósz não deve ter este balneário propriamente na mão... Já agora, e em relação ao Ronaldo, que eu sinceramente considero um tipo que merece admiração pelo facto de conseguir reunir uma quantidade incrível de defeitos de personalidade numa só pessoa, mas cujo valor como futebolista é inegável, acho que é fantástica a forma como o actual seleccionador nacional consegue eclipsá-lo dos jogos, levando-o a atravessar talvez o maior período da sua carreira sem marcar golos por uma equipa. Não é qualquer um que consegue isto.

 

Posto tudo isto, qual deverá ser o futuro do Queirósz à frente da equipa da FPF? É para continuar, obviamente. É que não é fácil encontrar alguém com tantas qualidades e um curriculum vitae destes.

 

P.S.- E quanto à argumentação que terá sido 'azar' Portugal apanhar com a Espanha, campeã europeia em título, logo nos oitavos-de-final, recordo que jogar contra a Espanha foi também, e em grande parte, uma escolha do próprio Queirósz. Desde o sorteio que se sabia que jogar contra a Espanha era uma fortíssima possibilidade. Pois no jogo contra o Brasil não vi qualquer indício de inconformismo por parte da equipa técnica da escreção em relação a esse destino. Pelo contrário, mesmo sabendo-se que era quase impossível deixar escapar a qualificação, até mesmo pelas notícias que iam chegando do jogo da Costa do Marfim, nunca Portugal arrisocu um milímetro que fosse, empenhando-se, isso sim, em segurar um empate que carimbava o encontro com a Espanha. Tiveram, portanto, aquilo que desejaram.

publicado por D`Arcy às 23:40
link do post | comentar
24 comentários:
De BENFIQUISTA DO CORAÇÃO a 30 de Junho de 2010 às 01:13
CONCORDO
E ACRESCENTO

USOU TACTICA DEFENSIVA
TENTANDO AGUENTAR ZERO-ZERO
E JOGANDO NA SORTE DE UM GOLO FORTUITO
OU ATÉ NOS PENALTIS

NÃO TINHA NADA PREPARADO
PARA DAR LUTA EM CASO DE ESTARMOS A PERDER

NOS ÚLTIMOS 15 MINUTOS PERMITIU QUE OS ADVERSÁRIOS ANDASSEM A TROCAR A BOLA
ENQUANTO NÓS ESPERÁVAMOS POR ELES...E O TEMPO A PASSAR,
É EVIDENTE QUE ELES SÓ QUERIAM QUE O TEMPO CORRESSE
E NÓS À ESPERA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

SE ELE TIVESSE UM RASGO DE GÉNIO E CONTRA ESTA ESPANHA, COM ESTE MODELO DE JOGO,
JÁ TERIA PREPARADA A ESTRATÉGIA PARA A SITUAÇÃO DE ZERO-UM, E QUE CONSISTIRIA LOGO APÓS O GOLO, NA MARCAÇÃO INDIVIDUAL A TODOS OS JOGADORES CONTRÁRIOS EM TODO O CAMPO, ATRAPALHANDO-OS E NÃO OS DEIXANDO QUEIMAR TEMPO A MEIO CAMPO. O CASILHAS NÃO TERIA NINGUEM A QUEM DAR A BOLA. OS COLEGAS ESTAVAM TODOS COM UM ADVERSÁRIO AO LADO, MESMO OS DA DEFESA. GANHARIA QUEM TIVESSE MAIS SORTE E CORRESSE MAIS
PODIAMOS SOFRER MAIS, MAS ERA TUDO OU NADA.
NO CAMPO ESTARIA TUDO AOS PARZINHOS, ERA UMA CONFUSÃO DANADA , MAS MUITAS VEZES NA CONFUSÃO SAIEM AS VITÓRIAS.
ASSIM É QUE NÃO. O TEMPO A PASSAR E NÓS Á ESPERA.
SEM UM LÍDER

UMA VERGONHA
De Arquivo Vivo a 30 de Junho de 2010 às 01:49
Subscrevo integralmente e acrescento mais umas coisinhas:

Estou ligeiramente preocupado, pois não tenho tido notícias do estado de "saúde" do Nani.

Sei é que esta ausência, pelas razões que apontaste
limitou gravemente um grupo que com outro treinador, teria tido outros resultados que até poderiam ser espantosos (há tantas surpresas).

Ninguém consegue perceber como é que foi convocado um jogador que esteve parado 6 meses
e, dado como apto, não lhe foram concedidos uns
minutos, num jogo que se ganhou por 7-0, colocando-o num jogo como o de hoje.

Se Deco, que se move a diesel, estava "curado"
porque não jogou hoje, colocando o Pedro Mendes
que se mova a querosene, quando precisava de inverter um resultado?

Quais os conhecimentos de treino que o homem tem, para convocar um jogador que esteve uma semana no Dubai, a curtir, regressa a casa, faz uma viagem intercontinental e dois dias depois é posto em campo, para jogar 5 minutos, ficando natural e irreversivelmente lesionado?

Tenho pena do Hugo Almeida, pois vai ficar conhecido como o Paulo Torres do Sec XXI.

Sobre a continuidade do insigne "professor", podes ter a certeza que ficará, a menos que o avião caia
com as cenas de porrada que se irão verificar lá dentro.

Acho que o Ruben e o Fábio deviam viajar de para-quedas.

Sobre Ronaldo, só tenho a dizer que sabe a letra do hino, tão bem quanto os espanhóis a da Marcha Real.

Para concluir a arenga, vamos (sentadinhos) esperar
pela reacção do anafado secretário de estado.

Estou convencido que vai ser firme e que vai exigir
rissóis em vez de croquetes.
De blueminerva a 30 de Junho de 2010 às 02:23
"Os adeptos portugueses têm todos os motivos para estarem orgulhosos com a forma digna e brilhante como a equipa portuguesa se apresentou neste Campeonato do Mundo"
O que o professor de ginástica merecia, era levar com balde de sémen pela cabeça abaixo. Talvez assim percebesse, o branqueamento que nos tenta impingir!
A Espanha mereceu... o senhor Coentrão não merecia.
De MB a 30 de Junho de 2010 às 07:56
Há que pensar positivo, o Fábio pode finalmente entrar de férias, que bem merece e precisa (o Rubén já teve uns dias no Dubai e na África do Sul, não deve estar tão cansado).
De Luis Agostinho a 30 de Junho de 2010 às 08:35
Depois da alegria do futebol de ataque do Benfica na época passada, eis que aparece queiroz (o tal que assinou um prefácio num livro do padrinho e até foi ao seu lançamento no estádio do morcão) e apresenta os apaniguados pela equipa da federação de futebol do merdaíl (eu não sou um deles), com um futebol ultra defensivo, com todos atrás da linha da bola (acho que a posse de bola da selecção da Espanha rondou os 70 por cento, teve mais do dobro de remates, etc ), triste e desinspirado. Os espanhóis até podem ter melhor equipa, mas não é assim tão melhor como dizem as estatísticas deste jogo. E já repararam que no golo da selecção da Espanha, os jogadores trocam várias vezes a bola na zona de perigo, perante 4 defesas centrais da equipa do queiróz ( bruto alves , pepe , ricardo costa e ricardo carvalho)? Para terminar, embora tenha visto este jogo de uma maneira nada apaixonada, gosto de futebol, gosto de bons espectáculos , gosto de golos e de futebol de ataque, e assim, tal como no jogo contra a selecção do Brasil, o futebol ultra defensivo (várias vezes o queiróz tinha a linha do meio campo e da defesa encostadas uma à outra à entrada da área), proporcionaram maus espectáculos e merecem ir para casa, que no caso do liedson , deco e pepe , será no Brasil...? Lembram-se do Isaías do Benfica, que nunca pode ir à selecção porque era naturalizado, ou era por ser jogador do Benfica? Pena por o Amorim se ter lesionado, terá sido por ter entrado sem aquecimento porque o queiróz na altura tinha 3 defesas centrais a aquecer e manda entrar o Amorim no jogo contra a selecção da Costa do Marfim? E relativamente à entrevista ao Coentrão na zona mista, o rapaz disse que estava bem no Benfica e que queria cumprir o contrato e o repórter " continuou a insistir e a insistir, fazendo perguntas sobre hipotéticas transferências até que o Coentrão disse qualquer coisa no género , se for bom para todos.... só para o repórter " o deixar em paz e....vejam os títulos dos jornais de hoje....um nojo.
De Phoenix a 30 de Junho de 2010 às 08:36
O Queiroz é um incompetente de 1ª categoria, se teve sucesso nas camadas jovens é lá que deve estar e não a tentar enganar meio-mundo com o seu discurso de entendido no futebol. Neste campo é um mestre, por onde andou só fez porcaria e continua a fazer, realmente ou é um grande manipulador ou tem uma grande cunha.

Também pensei que a prestação do grupo de Queiroz fosse muito pior neste campeonato. A goleada à Coreia deu-lhes um alento que os incentivou a auto-organizar-se; foram evidentes e estiveram à vista de todos as combinações tácticas entre os jogadores de cada vez que saiam(!!) dos balneários. Portaram-se à altura, mesmo coxos e cegos de um olho (ou desgastados física e psicologicamente se for preferível) conseguiram superar-se a si próprios e dignificar aquela camisola. Mais não puderam fazer quando o incompetente lhes estragou o que a muito custo conseguiram construir.

Lanço uma grande dose de suspeição sobre quem defende a continuidade do badameco do Queiroz, não é possível defender quem não fez absolutamente nada de positivo.

Azar? Foi uma grande sorte! Saímos da competição com o campeão europeu, depois do rol interminável de desculpas queirozianas haverá melhor desculpa do que esta?
De Carlos Miguel Silva (Gwaihir) a 30 de Junho de 2010 às 09:08
O que é que se pode esperar quando se coloca um náufrago ao leme de um grupo intitulado os 'Navegadores'? O Cagueiroz, pelo menos, é um gajo coerente. É sempre uma merda.
De Tarwin a 30 de Junho de 2010 às 09:36
10 homens lá atrás e um Cristiano lá na frente. Se não fosse pelo branco das camisolas pensaria que era o Paços de Ferreira que estava a jogar. Se calhar estou a ser maldoso... para o Paços, claro. Queiróz é incompetente, sem carisma, sem carácter e sem um pingo de vergonha. Se era para jogar dessa forma há muitos treinadores em Portugal cuja competência é infinitamente superior. Por favor, demitam o homem!!!!
De ESKANXA a 30 de Junho de 2010 às 09:39
Bom mesmo é ir à luta com determinação,
abraçar a vida com paixão,
perder com classe
e vencer com ousadia,
porque o mundo pertence a quem se atreve.

De ogamaras a 30 de Junho de 2010 às 09:54
Olha quem ele é. O nosso amigo Gwair. Bons olhos o leiam.

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Brindes

Caro

Descolorida

Uff!

Pormenores

Resposta

Aberração

Retranca

Bis

Manita

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds