Domingo, 18 de Julho de 2010
Boas entradas em cada uma das partes por parte do Benfica acabaram por decidir o jogo a nosso favor, e permitir-nos conquistar o torneio dos vitós pela terceira pré-época consecutiva.
O Benfica, apresentando aquele que será o onze mais forte possível nesta altura, entrou a todo o gás no jogo, e com oito minutos decorridos já vencia por dois golos sem resposta. Primeiro marcou o Kardec, de cabeça, após cruzamento do Gaitán na esquerda, e depois marcou o Saviola, dando seguimento a um cruzamento rasteiro do Kardec na direita. Os primeiros vinte minutos de jogo mostraram aquilo a que o Benfica nos habituou a época passada: equipa subida no terreno, pressão alta sobre os adversários, muita mobilidade no ataque, tudo coordenado pelo Aimar. O ritmo depois abrandou, e o Vitória acabou por reduzir num lance em que o Roberto foi o principal responsável, ao não conseguir socar a bola vinda de um canto na direita da nossa defesa.
A segunda parte iniciou-se como a primeira, novamente com o Benfica a ter superioridade notória e a marcar dois golos no primeiro quarto de hora. Primeiro pelo Kardec, que fuzilou após receber um passe atrasado do David Luiz, e depois pelo Jara, num grande remate de fora da área. Com 4-1 no marcador, o jogo ficou resolvido, e tendo em conta a forma como as duas equipas jogavam, sem grande rigor defensivo, restava saber quantos golos mais haveria até final. Voltou a marcar o Guimarães, em mais um lance em que o Roberto não fica isento de culpas, já que voltou a falhar quando tentou socar nova bola por alto, vinda de um livre. Saltou com um cacho de jogadores adversários, caiu desamparado, e os adversários marcaram um golo fácil. A resposta do Benfica surgiu num golo do Carlos Martins, obtido através de um livre marcado quase sobre a bandeirola de canto. O golo foi bonito, mas duvido que tenha sido intencional. Já mesmo sobre o final, o Guimarães marcou novamente, na sequência de novo canto, fixando o resultado final em 5-3.
De positivo deste torneio creio que fica podermos verificar que a equipa mantém as capacidades e características ofensivas que foram a chave do nosso sucesso a época passada. Quanto a jogadores, o Kardec mostrou poder ser uma real alternativa ao Cardozo. Convém recordar que a época passada, na maior parte do tempo que ele jogou, fê-lo como substituto do Saviola, já que o Cardozo estava sempre presente na sua posição. Nos jogos realizados esta pré-época ele tem jogado como referência do ataque, tal como o Cardozo costuma fazer, e a resposta está a ser excelente. Referência também para o Gaitán, que vai demonstrando o acerto da sua contratação, e para o bom torneio que o Carlos Martins fez. Quanto à parte negativa, obviamente que será o elevado número de golos sofridos. Seis golos sofridos em dois jogos não é, mesmo para pré-época e faltando a maior parte da defesa, um desempenho aceitável. Hoje sofremos três golos na sequência de bolas paradas, o que revela falta de concentração. E claro que, no plano individual, o destaque negativo tem que ir para o Roberto. Ao contrário de ontem, ele hoje não fica isento de culpas nos golos sofridos, estando directamente ligado aos dois primeiros golos do Vitória.
E pronto, para a semana há mais, com o Mónaco. E lá poderei matar saudades do meu lugar no Terceiro Anel.
De Joaquim Varela a 18 de Julho de 2010
Este GR é um terror autêntico... Mais 2 patos, uma saída parva a um cruzamento que o jogador do Guimarães e uma Moretada que deu origem a um canto (na 1ª parte) quando largou uma bola que devia ter controlada.
Enfim, ou ele melhora muito ou vá aquecer um pouco o banco para ver se se acalma um pouco, que não vai haver coração que resista a muitas coisas destas. Sei que não é a doer, mas quer-se dizer... Hoje marcámos 5, mas isso nem sempre vai suceder.
De Mentiroso a 18 de Julho de 2010
Tendo em conta o que vi nesta pré-época, Airton e Kardec vão entrar directamente nas contas de Jesus para discutir a titularidade. Prevejo que sejam eles os “reforços” mais importantes esta época. Gaitán também já mostrou alguma coisa mas não o suficiente para fazer esquecer Di María. Roberto é que não vai lá, nem pouco mais ou menos. Comete demasiados erros primários, não dá tranquilidade, é um susto permanente para colegas e adeptos. Há um lance na 2.ª parte que define este GR : um remate de longe, a bola vem devagar, Roberto tem todo o tempo para dar um passo lateral na direcção da bola, tornando bem mais fácil a defesa, mas prefere não mexer os pés e atirar o seu metro e noventa e tal para ir buscar a bola. Foi uma grande estirada mas podia ter simplificado o lance indo ao encontro da bola e encurtando o espaço. É claramente culpado nos dois primeiros golos e foi para defender o terceiro que foi contratado. Roberto não dá pontos, pelo contrário, tira-os à sua equipa.
Está-me a causar alguma estranheza o JJ não rodar os guarda-redes.
Caso o Roberto se lesione onde há suplentes rodados?
Num dos jogos anteriores acho que até nem havia GR suplente no banco.
De
mWo a 18 de Julho de 2010
Vou continuar a dizer: o Roberto é um grande guarda-redes! E vou sempre apoiá-lo! É jogador do Glorioso, é um dos nossos! Não contem comigo para o queimar! Para aqueles que o querem fazer vão comprar aquele excremento do Record!
VIVA o Benfica e cumprimentos D'Arcy!
Também farei os 300 kms para ver o glorioso no sábado. Espero que o estádio apoie em massa o Roberto, a ver se assim ele fica deslumbrado e atina a cabeça, porque a Supertaça está quase aí. Vamos Benfica!
Júlio Almeida, Editor do blog de apoio ao SLB "Aqui Vais Ser Feliz" http://aquivaisserfeliz.blogspot.com/
Excelente jogo do SLB ... no entanto fiquei racionalmente aprensivo pois mais uma vez o Roberto esteve mal mal mal (qualquer que tivesse sido o seu custo não interessa)
Irá sempre ter o meu apoio emocional no Estádio da Luz, mas se olhar para a questão de forma racional penso que até ao fim do periodo de transferências iremos adquirir mais um guarda redes (e sacrificamos o "estive-em-liverpool-e-pedi-para-cagar-e-sair-de-campo-que-aquilo-era-um-jogo-de-homens)
Quanto ao campeonato, frente á Académica iremos ter o Moreira!
(os problemas são para serem identificados, analisados e corrigidos, simples)
De Rafa a 18 de Julho de 2010
Sinceramente, gostei da dinâmica desta equipa.
Kardec está a merecer uma oportunidade a sério, Carlos Martins está a demonstrar porque é que o Queirós é burro, Saviola é grande, Gaitan não é Di Maria mas é excelente, Jara sabe jogar à bola.
Fez-me lembrar a dinâmica atacante do Real Madrid do ano anterior, com excepção do seguro de vida lá atrás chamado Casillas.
Quanto ao GR, creio que não adianta dizer que não se pode estar continuamente a bater no rapaz. A equipa técnica saberá qual a melhor forma de enfrentar a situação e defender os interesses do Benfica.
E sábado lá estaremos para apoiar TODA a equipa, como verdadeiros benfiquistas.
De Mentes Pinto a 18 de Julho de 2010
Kardec um caso sério, marcou dois, 1 assitência, aos 9 min teve nos pés o 3-0. Jara e Gaitan reiteram claramente a premissa da dupla mágica. Golaços de Jara e C Martins. Aimar e Saviola voltaram já ao mais alto nível.
Naturalmente que há muito para fazer na defesa, pos só lá está um titular.
Quanto à novela Roberto, enfim, podemos ver a coisa do ângulo que nos der mais jeito, mas a cada jogo que passa a coisa parece cada vez mais tomar contornos, não de novela, mas de filme de terror, Sem querer ser mauzinho, acho que estamos perante o pior guarda-redes que alguma vez vestiu a camisola do glorioso, pelo menos desde que eu me lembro...
O Benfica jogou bem na construção e posse de bola, tal como ontem. No que à defesa diz respeito, agiu da mesma forma de ontem, desconcentrado e sem uma comunicação adequada; Tem faltado uma voz de comando, um barimetro a compassar os ataques à bola. Denota-se à vista desarmada, que a equipa tem uma estratégia e saber o que pretende fazer, o intrusamento e a velocidade, associados à qualidade individual: arrecadou o troféu em forma de D. Afonso henriques.
Viva o Benfica.
De Rui Pinho a 18 de Julho de 2010
Insistir neste prototipo de aspiração a guarda-redes é oferecer muitos, mas mesmo muitos pontos de avanço...
Comentar post