VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Domingo, 25 de Julho de 2010

Armário

Quem ontem olhou para o 'Expresso', deparou-se com uma primeira página onde um indivíduo refastelado numa cadeira, em pleno relvado do Alvalixo, e envergando um fato aos quadrados que parece ter sido roubado ao palhaço pobre (mas que na óptica da personagem em questão deverá ter imenso estilo), orgulhosamente declara a sua condição de antibenfiquista. O indivíduo em questão é o Francisco Costa Costinha, director desportivo do sportém, e um sujeito com um domínio muito superficial da língua portuguesa - já encontrei arrumadores de carros (e não me estou a referir ao Pedro Mendes) que falam melhor português do que ele - mas que se julga um tipo com classe porque veste fatos e conseguiu o grande feito na vida de aprender a dar um nó de gravata (mas não o Windsor, que esse é demasiado complicado).

 

Esta declaração de antibenfiquismo é apenas mais um episódio na recente série de declarações deste tipo por parte da lagartagem. Durante anos, apesar disto ser óbvio para qualquer um, empenhavam-se a negar esta condição - decerto muita gente se recordará, por exemplo, da reacção do Dias Ferreira quando n'O Dia Seguinte o representante benfiquista o acusou de ser antibenfiquista, o que resultou num nível de indignação tal que até os piolhos da barba dele se precipitaram em pânico para o palito ao canto da boca de forma a saltarem para a liberdade. Mas nos tempos mais recentes, resolveram sair do armário e anunciar ao mundo o antibenfiquismo. No fundo, uma espécie de gay pride à moda da lagartagem (e desenganem-se, que não vou agora pôr-me a falar do Salema). Foi o Doutor dos Maus Fígados nas páginas d'A Bola, foi o energúmeno do Cardinal, agora o Francisco Costa Costinha. Mas o pormenor mais interessante neste orgulhoso sair do armário é a consequência disto: a declaração de antibenfiquismo funciona como uma espécie de declaração de inimputabilidade dos seus autores. Uma vez conhecida esta condição, estes sentem-se livres para dizer ou fazer as maiores imbecilidades, que depois a reacção é 'Ah, e tal, ele disse que é antibenfiquista por isso está desculpado'. O que de certa forma se compreende: quando se faz uma declaração deste nível de imbecilidade, é natural que as pessoas em questão passem a ser consideradas inimputáveis.

 

O Doutor dos Maus Fígados, depois de assumir o seu antibenfiquismo andou a dedicar-se (ainda mais) a escrever barbaridades sobre futebol (normalmente acompanhadas de mais declarações de inimputabilidade, que é dizer que não percebe nada de futebol - como se isso não fosse logo uma condição inerente ao facto de ser adepto do sportém). Em condições normais, as pessoas perguntar-se-iam o motivo pelo qual uma pessoa que pensa e escreve tais parvoíces teria direito a uma página sobre futebol, no maior diário desportivo português. Mas lá está, como se declarou antibenfiquista, a coisa passa. O Cardinal escarra no treinador do Benfica, provoca e insulta adversários e público. Em condições normais, isto seria um comportamento condenável, mas como disse que era antibenfiquista tudo se justifica. O Francisco Costa Costinha oferece o jogador mais regular e capitão de equipa a um teórico rival directo, hostiliza outro activo do plantel, pratica e diz imbecilidades dia sim, dia sim. Normalmente, o homem seria considerado um incompetente (tendo sido uma escolha do Cabeça de Cotonete, nem poderia ser outra coisa). Era uma besta dentro do campo, e continua pelo mesmo caminho fora dele. Mas não, ele proclamou ao mundo o seu antibenfiquismo, por isso tudo está perdoado. Até mesmo oferecer todo o plantel do sportém aos andrades, para que eles escolham quem bem lhes aprouver, seria justificado desde que isso ajudasse os andrades a ganhar ao Benfica.

 

Um dos motivos que sempre me fez desprezar o sportém foi precisamente achar que é uma agremiação sem identidade própria, cuja existência se resume à negação de algo, neste caso o Benfica. É interessante agora ver as pessoas ligadas a essa agremiação renderem-se às evidências, e assumirem sem pudor tal condição. No fundo, assumirem que não representam nada. O lema deles deveria ser Inveja, Ressaibo, Mesquinhez e Tristeza: eis o sportém. Neste somatório de comportamentos, é ainda de notar a incongruência característica da lagartagem: aqui há uns anos, o Simão disse que gostaria de impedir o sportém de festejar um título. Foi o fim do mundo. Tornou-se um proscrito, um mal formado, mau carácter que merecia os maiores azares. Ovelha ronhosa e má pessoa, a quem até os cães rosnavam na rua de tão ruim que era. Mas quanto aos lagartos, esses podem declarar aos quatro ventos o seu antibenfiquismo, que não só não é condenável, mas é mesmo louvável, e parece que faz deles melhores lagartos. É bonito.

publicado por D'Arcy às 18:49
link do post | comentar
44 comentários:
De Klassik a 25 de Julho de 2010
O Zbording já não é um clube grande. Para quê a preocupação com os defensores dessa instituição. Aqueles que falaram mal de Sousa Cintra ou Paulo Bento, mas esquecem-se que alguma (muito pouca) coisa que tenham feito para "parecerem" um clube grande foi na altura deles. Não me preocupam minimamente, são um clube falido e mediano, que não assusta ninguém. Com um bocado de sorte, ainda o Renteria vai lá rodar na 2ª volta.
Rivalidade só é rivalidade se for recíproca, e neste momento a única que vejo é entre Benfica e Porto, que são realmente os grandes (as formas de serem grandes não estão em discussão). Sou anti-FCP e mais nenhum adversário do mundo me dá tanto gozo ver perder na Luz. e os portistas são anti-SLB, não são anti-SCP, o que diz bem quem são os grandes.
Quanto ao "Chico dos Fatos" (Ministro é um elogio para tal personagem), espero que esteja muitos anos no seu "emprego", pois enquanto lá estiver é menos um adversário na luta pelo título.
Tenho pena pelo Paulo Sérgio que é um grande treinador (tal como o Carvalhal), mas com matraquilhos e uma organização daquelas nem o Mourinho!
De Acoriano a 25 de Julho de 2010
Para o ano eles vão mudar o nome do clube para anti-Benfica.
De Marackas 4ever a 25 de Julho de 2010
Me Gostar do Bostinha!

Ó D’Arcy, mas agora andas a plagiar o Gwaihir, é?

Vá lá, não sejas tão cruel com o bicharoco, eu até lhe acho piada, aquele estilo xulozecko 70’s do guetto, com aquelas camisas aos quadrados tipo toalha de mesa tradicional old portuguese fashion style, heheheh!

Deixa lá o bostinha gozar os seus 13 segundos de fama, olha que a lagartada ganhou às reservas do galáctico Man City, e hoje empatou com as reservas do Tottenham, um facto histórico, sem dúvida.

Há muito que não fazia uma visita ao Expresso online, comprar a dita coisa em papel, já lá vão décadas. Aliás, muito intriga o facto de haver quem ainda compra jornais, então jornais desportivos…

Ao Bostinha Gay ser e manifestar-se anti-benfiquista primário nem sequer é uma opção de vida, mas sim uma táctica de sobrevivência, a partir do momento que passou a ser o braço (a mão?) direito da platinada.

Platinadas, Bostinhas, Marackas, Broxistas da Kamorra, Eis o zmerdem!
De bicadad´águia a 25 de Julho de 2010
O bostinha está para o futebol, assim como o xuxu do taxi driver, está para o cinema. xuxu, vulgo xulo. Ortográficamente, proxeneta: tem o seu climax no cinema, na interpetração de Harvey Keitel como chulo da jovem prostituta, luminosamente
representada pela fabulosa Jodie Foster. O ceboso, encastrado em fatos ridiculos: É o verdadeiro xuxu, mas em versão de cinema rasca. A donzela explorada, tal meretriz saida de um filme da linda lovelace, adivinhem? claro está! é o suportiinm. Moral da história, o capone do gueto agradece.

E viva o Benfica.
De PAULOSLB a 25 de Julho de 2010
É por causa de entrevistas ou desabafos como quiserem chamar destas é que fazem o nosso glorioso ser cada vez mais forte , cada vez mais único e fazerem com que eu e tenho a certeza que todos os outros benfiquistas sintam mais orgulho no nosso grande mas mesmo GRANDE GLORIOSO SLB, por isso esses filhos da puta que continuem a ladrar que não nos afectam nada pelo contrário ainda nos dão é mais força .FORÇA SLB RUMO AO TITULO 33.
De Américo Mendes a 25 de Julho de 2010
Muito bem. Mas parece ser uma perca de tempo e de latim comentar qualquer mugido ou grunhido vindo da associação dos amigos do cagaroz e do cabeça de cotonete ou outros palhaços cuja razão de vida é o anti-benfiquismo!
De Tarwin a 25 de Julho de 2010
A única forma de lidar com os anti-benfiquista é ignorar. Ignorar por completo! Para mim não há qualquer sabor especial em ganhar a um qualquer adversário. Por isso acho que o Benfica deveria jogar no campeonato espanhol. E depois era deixar cá orgulhosamente sós os anti-Benfica a jogar uns contra os outros.
De Pau Braziu a 25 de Julho de 2010
É isso aí, galera, quando o Gayzão visitar nossa Catedral (dúvido que à 5.a jornada ele ainda não tenha sido deportado para o Bangladesh) vamos cantar pra ele:

BOSTINHA BOSTINHA BOSTINHA!
BOSTINHA BOSTINHA BOSTINHA!
BOSTINHA BOSTINHA BOSTINHA!

http://redpass.blogs.sapo.pt/310019.html?view=627971
De Viriato de Viseu a 25 de Julho de 2010
O quadrúpede é anti-Benfiquistas...só nota o quanto somos grandes.
O imbecilóide não é anti-Ceportém (pudera...) anti-Porto (também era melhor...) nem é anti-Braga, anti-Guimarães, anti-Penalva do Castelo, anti-Sarilhense, Anti-Marítimo...não, o dromedário tinha necessidade de dizer, anti-Benfiquista...foi logo ao Gigante!!!

Eles os ANTIS, sabem todos qual é o MAIOR, daí a sua raiva e frustração.

Vou incluir este réptil nas minhas orações, para que assista de pé e possesso de raiva, AOS EXITOS DO BENFICA!!!
De BENFIQUISTA DO CORAÇÃO a 26 de Julho de 2010
ASSINO POR BAIXO

ELE FALOU O QUE APRENDEU
LÁ NA OUTRA CASA

IREMOS TER O CAMPEONATO MAIS COMPLICADO
DE SEMPRE

ELES SABEM QUE O BI É A MORTE DELES
VAI VALER TUDO.

ATÉ NA PRÉ-EPOCA É O QUE SE TEM VISTO
NÓS COM GRANDES APINTADORES
OS OUTROS COM APINTADORES PATRIOTAS

E AQUILO NA LIGA ???????

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Confrangedora

Doloroso

Inequívoca

Tristeza

Deplorável

Descanso

Cumprido

Entradas

Regresso

Inadmissível

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds