Domingo, 22 de Agosto de 2010
A minha opinião sobre o jogo desta noite pode resumir-se a uma palavra: injusto. Sim, o Benfica está longe do seu melhor, não fez uma exibição de encher o olho, mas para mim a derrota frente ao Nacional é claramente injusta. Fomos a melhor equipa em campo, criámos mais e melhores oportunidades, e acabamos por perder o jogo devido a pontuais erros individuais e colectivos (e para ser justo, esses erros foram cometidos quer na defesa, quer no ataque). E houve ainda o inevitável factor Proença a ajudar a empurrar a equipa ainda mais para baixo.
O Benfica, com o finalmente regressado Gaitán na esquerda, entrou bem no jogo. Os jogadores mostraram agressividade e vontade de chegar à frente no marcador, e durante os primeiros quinze minutos praticamente remeteram o Nacional ao seu meio campo. Jogadores como o Maxi ou o Amorim apareceram a um nível muito superior ao do jogo com a Académica, e foi muito pela acção destes dois jogadores no lado direito que passou a exibição mais agradável do Benfica na primeira parte. Poderíamos ter marcado ainda antes do primeiro quarto de hora quando, após mais uma investida pela direita, o Maxi deixou o Gaitán no segundo poste com tudo para fazer o golo, mas este atirou por cima com a baliza aberta. O Nacional praticamente apenas conseguia chegar ao ataque através de livres, que aproveitava para despejar para a nossa área, enquanto que o Benfica, apesar de revelar dificuldades para ultrapassar a defesa sobrepovoada do Nacional, ainda conseguiu construir mais duas boas ocasiões de golo. Numa, o Cardozo rematou muito por cima quando estava em posição para fazer muito melhor, e na outra foi o guarda-redes do Nacional quem, com uma defesa incrível, negou o golo a um cabeceamento do Saviola. O empate ao intervalo era claramente lisonjeiro para o Nacional.
A segunda parte parecia ir ser mais do mesmo, mas começou da pior maneira possível para o Benfica. Logo aos cinco minutos, após um livre assinalado na esquerda da nossa defesa, junto à linha de fundo, o Cardozo ficou a dormir na marcação e depois foi o Roberto quem se deixou antecipar dentro da pequena área, permitindo o golo de cabeça do jogador do Nacional. Os madeirenses apanhavam-se assim na frente do marcador praticamente sem saber ler nem escrever, e os níveis de nervosismo dos nossos jogadores aumentaram. Ainda assim, parecia ser possível chegarmos ao empate, mas à nossa desinspiração juntava-se a inspiração do guarda-redes adversário. E a vinte e cinco minutos do final, tudo ficou ainda mais complicado, quando na sequência de um canto o Nacional voltou a marcar. Houve um primeiro cabeceamento, o Roberto confiou que a bola sairia por cima, e esta acabou por bater na barra, permitindo a recarga de cabeça de um adversário isolado. Os nossos jogadores acusaram bastante este golo, e só depois disso é que o Nacional conseguiu criar alguns lances de ataque que não se resumiam a despejos da bola para a área a partir de livres. Do outro lado, só mesmo a acabar a partida é que o Carlos Martins, com um bonito remate de primeira de fora da área, conseguiu finalmente bater o Bracalli.
É inevitável falar do Roberto como um dos jogadores que tiveram uma prestação negativa esta noite. Acabou por ficar ligado a esta derrota, com responsabilidades directas (embora nem sempre exclusivas) em ambos os golos sofridos. No primeiro, apesar do desleixo do Cardozo na marcação, deixou-se antecipar numa zona que é da sua responsabilidade, devendo já estar ali para interceptar a bola ainda antes do jogador do Nacional lá chegar. No segundo, confiou que a bola passaria por cima e abordou o lance de forma displicente, sendo depois surpreendido irremediavelmente pelo ressalto da bola na barra. Mas logo no primeiro dos cinquenta livres que o Nacional despejou para a nossa área durante o jogo mostrou insegurança, tendo um erro monumental, saindo à bola e falhando a intercepção, só não resultando o lance em golo porque a bola não foi na direcção da baliza. Para além do Roberto, também o Cardozo teve outro jogo muito apagado. Entre os melhores, o Coentrão (para não variar) e também mencionaria o Saviola, que foi o mais activo no ataque. Tal como disse, gostei da primeira parte do Maxi e do Amorim, e o Carlos Martins entrou bem.
Este início de campeonato não estaria na mente nem dos mais pessimistas. Sinceramente, achei que a equipa esteve bastante melhor hoje do que tinha estado a semana passada, e lamento muito desiludir quem estaria à espera de me ver desancar tudo e todos por causa do resultado de hoje, mas volto a dizer que a derrota me pareceu um resultado bastante injusto face à produção das duas equipas. É preciso inverter esta situação o mais depressa possível, mas não há fórmulas mágicas para isso. A única solução é ganhar. O mais depressa possível.
Foste simpático com o principal réu (mas não único) do jogo com o Nacional. Se no primeiro golo Roberto tem culpas, pois a bola é sua, no segundo é um frango monumental.
Ele não confia que a bola sai. Ele falha o toque da bola para fora num lance fácil.
Muito pobre para um guarda-redes que "vale" quase 1/4 do David Villa .
Glorioso Adepto
P.S. - Espero que a insistência no Roberto não provoque problemas de balneário , que isto de haver um jogador poder falhar à vontade e outros não pode ter consequências!
De pedrove a 22 de Agosto de 2010
Assim, sim...
Passado já a fase do desespero, chego aqui e leio o post mais completo e mais lúcido de toda a blogosfera encarnada sobre o que se passou na choupana!!!
Obrigado DÀrcy, haja um pouco de contenção nestas alturas, cabeça fria também é preciso!
Domingo lá estarei no meu lugar de sempre a apoiar os CAMPEÕES NACIONAIS.
Completamente de acordo!
Agora penso que se deveria comprar um outro guarda redes e continuar a trabalhar!
Quando o Benfica ganha, ganham todos, quando perde parece que perde um ou dois ahahahahah só posso gargalhar
Força Jesus!
Carrega Benfica!
e pluribus unum!
De Gramoxone a 22 de Agosto de 2010
Já disse isto noutro comentário qualquer. Mas neste momento e´´ o que me apetece fazer: Vou para o Alasca, hibernar. Um sitio onde não haja TV, rádio, internet, telefones. Nada. Quando isto melhorar por aqui, mandem um pombo-correio avisar-me. Obrigado.
Gloriosas Saudações e VIVA O BENFICA
De Jorge Ventura a 22 de Agosto de 2010
D'Arcy
Na generalidade concordo com a tua crónica, jogamos melhor que na 1ª jornada mas isso não chega, continuamos a perder e provavelmente iremos continuar a fazê-lo a não ser que muita coisa mude...!
Ontem na Choupana, o Roberto já estava a ser assobiado pelos Benfiquistas e até para o proteger o homem ter de sair dali...na realidade ele não tem condições técnicas para ser um guarda-redes de topo (diria mesmo que foi o maior barrete que o Benfica enfiou desde a fundação), e por isso urge a sua substituição...é verdade que também está pouco protegido por uma defesa estranhamente insegura mas o homem está ali a mais...!
No restante é fazer uma introspecção profunda (mau planeamento na feitura do plantel com a saída dos alas), fecharmo-nos sobre nós próprios , lamber as feridas e ganhar o próximo jogo...!
Saudações Benfiquistas
De joaquim branco evaristo a 22 de Agosto de 2010
OK. Fomos a melhor equipa, criámos mais oportunidades, o árbrito.....blá blá,etc.A conversa do costume, a época passada, também tudo isso acontecia e, o slb, ganhava jogos e dava espectaculo|... Não podemos meter a cabeça na areia e, fingir que o problema, não existe|... Para isso já temos o Pedro Guerra na benficatv, que está convencido, que nós os benfiquistas são todos uma cambada de acéfalos.O problema está lá, foi detectado nos jogos de pré época, a principio, deu-se o beneficio , da duvida, mas agora, temos que dizer basta|.. O PROBLEMA CHAMA-SE ROBERTO!,,,há que chamar os bois pelos nomes, não há equipa que resista, a uma coisa destas, só não vê que não quer|... e, o mais grave é que o factor Roberto, se estendeu a toda a equipa, que se nota nos mais pequenos detalhes, tanto técnicos, como tácticos e, até disciplinares...Com outro gr o benfica, tinha o jogo de caras. Este Roberto é um fiasco, e há que assumi-lo, de forma clara, sem tibiezas e com humildade.A não ser assim, tudo será posto em causa e, até o proprio treinador|... Com este homem na baliza esta epoca, vai ser um rotundo fracasso, e o slb, torna-se motido de chacota, como já começa a acontecer. Espero que no debate de quarta, na benfica tv, os corajosos bloggeres, não tenham medo das palavras e , discutam este problema de forma clara e objectiva. [
Error: Irreparable invalid markup ('<tenho [...] contamina,>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]
OK. Fomos a melhor equipa, criámos mais oportunidades, o árbrito.....blá blá,etc.A conversa do costume, a época passada, também tudo isso acontecia e, o slb, ganhava jogos e dava espectaculo|... Não podemos meter a cabeça na areia e, fingir que o problema, não existe|... Para isso já temos o Pedro Guerra na benficatv, que está convencido, que nós os benfiquistas são todos uma cambada de acéfalos.O problema está lá, foi detectado nos jogos de pré época, a principio, deu-se o beneficio , da duvida, mas agora, temos que dizer basta|.. O PROBLEMA CHAMA-SE ROBERTO!,,,há que chamar os bois pelos nomes, não há equipa que resista, a uma coisa destas, só não vê que não quer|... e, o mais grave é que o factor Roberto, se estendeu a toda a equipa, que se nota nos mais pequenos detalhes, tanto técnicos, como tácticos e, até disciplinares...Com outro gr o benfica, tinha o jogo de caras. Este Roberto é um fiasco, e há que assumi-lo, de forma clara, sem tibiezas e com humildade.A não ser assim, tudo será posto em causa e, até o proprio treinador|... Com este homem na baliza esta epoca, vai ser um rotundo fracasso, e o slb, torna-se motido de chacota, como já começa a acontecer. Espero que no debate de quarta, na benfica tv, os corajosos bloggeres, não tenham medo das palavras e , discutam este problema de forma clara e objectiva. <Tenho 65 anos, ando a viver com o benfica no coração, desde que me conheço, e acreditem , nunca vi uma anedota assim|... o Moreto ao pé do Roberto, é uma estrela|... o factor gr, está a contaminar toda a equipa, tolda-lhe o descirmento e, apesar dos principios estarem lá , e, da vontade, as coisas não resultam. É um factor psicollógico que se alastra e contamina, tudo e todos, incluindo o treinador, e até, os proprios adeptos|... vejam como sofrem quando a bola cruza a nossa baliza. <Criticar , com lucidez, não é bota abaixo, é um acto de inteligencia e esclarecimento. um abraço e saudações benfiquistas <BR>jbe
De Goncalo a 22 de Agosto de 2010
Isso é que ainda me lixa mais neste jogo: é que jogamos bem e era um jogo para ganhar porque o Nacional joga pouco e porque a carregar como carregamos o golo iria surgir. E iriamos ganhar tal como ganhamos o ano passado (1-0). Mas não se podem dar borlas na defesa.
O JJ tem de resovler o problema já. O Coentrao e o David Luiz devem estar a pensar: ficámos cá mais um ano para isto?!?
PS - o Proenca roubou como o costume mas nao vamos por aí. O Benfica normal do ano passado nao havia proencas que nos fizessem nao ganhar este jogo. E quando digo do ano passado nao estou a falar do Di Maria ou do Ramires, estou a falar de um benfica estavel e forte em todos os aspectos do jogo.
De angolanovermelho a 22 de Agosto de 2010
Enquanto Roberto estiver na baliza do Benfica os nossos adversários já não necessitam de autocarros. Vamos assistir a constantes mergulhos p'ra piscina no meio campo, vai ser um fartote de faltas forjadas e árbitros a ajudarem, é o que só há por aí. Bolas bombeadas p'ra nossa área, vão ser uma aflição constante.
Perseverança é uma coisa, teimosia é outra.
Infelizmente já deu para ver que esta contratação foi um enorme engano e que não faz sentido continuar a dar o lugar da baliza a Roberto. Psicológicamente este guarda-redes está destruido, não acredita nele mesmo. É notório o nervoso miudinho que revela, parece que anda em cima de brasas. Urge fazer alguma coisa.Estamos desnecessàriamente a entrar num caminho muito perigoso da perda de niveis de confiança. Construi-la leva tempo, acabar com ela é um instante. Toda esta insegurança está a passar para a equipa.
Todos temos as nossas convicções e a minha é a de que Moreira é o homem certo para aquele lugar.
Um apelo aos Benfiquistas: esquentar a cabeça neste momento, pôr já tudo em causa, que tudo está perdido, que já não vamos lá, tambem não me parece ser o melhor caminho. Acredito que os responsaveis não são quadrados e que vão concerteza ter a melhor solução para esta crise.
Os nossos concorrentes que não exultem; quem ri no fim ri melhor. Andam por este blog alguns lagartos e recos a rirem-se muito. Cuidado ... Deus é grande e não dorme. Eu sei que vocês são como o diabo que nunca tem sono ... mas tenho cá um pressentimento ... ainda hei-de ver as lagartixas muito quietinhas na casa de banho da segunda circular e os recos na pocilga de contumil (que cheiro nauseabundo vai por aqui). Apelo à ASAE que faça uma visitinha à pocilga porque aquilo são recos misturados com fruta e seus consumidores, com café e chocolatinhos ... um local muito pouco higiénico e nada recomendàvel. Se não souberem onde fica, telefonem porque há quem saiba que é sempre em frente, sempre em frente ...
Vamos dar tempo ao tempo. Somos mesmo latinos, ou entramos em euforias desmedidas ou em depressões profundas. Somos demasiado emotivos e a emoção não pode estar à frente da razão sob pena de cegarmos.
Vêm aí dias melhores, acreditem.
Viva o Benfica
De BFSMC a 22 de Agosto de 2010
O Benfica precisa é de acordar, principalmente o JJ. Este Benfica não tem nada a ver com o da época anterior. Os nomes são os mesmos (nem todos) mas a atitude demonstrada em campo (retirando o Coentrão) deixa muito a desejar. Os nomes não jogam e se algum jogador está a atravessar um pior momento o melhor é o JJ coloca-lo no banco, caso contrário corre o risco de os jogadores deixarem de ser agressivos e lutadores com já foram. Quem está no banco tem de sentir que tem de lutar para tirar o lugar ao jogador que está em campo, isto só acontece quando quem joga está em melhor forma do que quem não joga. Não podemos ter de fora jogadores melhores e em melhor forma do que quem joga (só pelo nome ou por birra). Ao continuar a insistir no Roberto o JJ corre o risco (caso ele não melhore) de o queimar para sempre. Atenção que o fogo normalmente queima quem está por perto. Vão ser precisos muitos meses e jogos para o Roberto recuperar a confiança (primeiro dele próprio e depois dos adeptos).O que me aborrece mesmo é que este nosso arranque está a dar tempo ao inimigo de se recompor da época anterior e tomar todas as medidas de defesa legais e corruptas. Mais uma semana à espera da 1ª alegria, já não me lembrava de ter umas férias tão em baixo. O Benfica é o único tónico para levantar a moral deste povo, a continuar assim vamos ter mais uma recessão no país, agora que começavam os 1ºs indícios de que isto ia mudar.
De
tc a 22 de Agosto de 2010
A equipa esteve bem até Roberto ter entrado em acção, já na 1ª parte teve um lapso dos seus e nos minutos seguintes a equipa tremeu e perdeu momentaneamente o controle do jogo. Não adianta fugir à questão e adoptar uma atitude conservadora, temos que por o Roberto no banco, o tempo urge, se queremos salvar a época, e na minha opinião acabámos de entregar o titulo ao fcp , resta saber se este aproveita
Comentar post