Há pouco escrevi no meu facebook que não sei o que será mais doloroso, se é ler o clássico da semiótica de Charles Morris dos anos 30 "Foundations of Theory of Signs" ou se é ler as páginas do Benfica nos jornais desportivos!
Há inúmeras relações entre a teoria dos signos (chamemos-lhe símbolos para este post), vulgo Semiótica, e o momento menos bom da equipa do Benfica.
Resumidamente Morris diz que o processo se resume a três grandes elementos de comunicação: Sintaxe, Pragmática e Semântica, em que a Sintaxe é a relação de símbolos entre si, a Semântica refere-se ao que o símbolo significa e a Pragmática e a relação desse símbolo com o receptor.
Se entendermos a equipa do Benfica como um conjunto de símbolos, eles têm que relacionar-se entre si de modo a serem uma família coerente sob o ponto de vista formal comunicativo, ou seja, têm que jogar entre si de forma fluida. A pragmática será neste caso o feedback ou a forma como o futebol desta equipa chega ao receptor, nós o público, os adeptos. A semântica será obviamente o que cada um dos símbolos (jogadores) significa para nós.
Pois bem, se escolhermos um jogador aleatoriamente, sei lá um qualquer... talvez o guarda-redes, pergunto como se vai ele relacionar com a equipa? E como chega ele até nós? E sob o ponto de vista semântico, desculpem-me a honestidade, mas será que o significado de guarda-redes mudou?
Concluíndo, acredito que há símbolos que demoram um pouco mais a aparecer. Só espero que esta demora não ponha em causa a renovação do título!
De MJ a 24 de Agosto de 2010
Boa tarde,
É a primeira vez que escrevo um comentário neste, blog apesar de ser leitor assiduo do blog e espectador do programa na Benfica TV. À pouco um colega, tendo por base a capa de um jornal desportivo, onde é feita referência acerca de um encontro dos presidentes do Glorioso e dos lagartinhos, que o mesmo não teve por base as modalidades amadoras como foi dito, mas sim um possível negócio, com a ida do Makukula para Alvalade (dado que os gatinhos) procuram um avançado e a vinda do Stoykovic mal amado pela SAD do Sporting para o Benfica, funcionando assim como um "remédio" para a "questão" da baliza do Glorioso.
Será que assim é? Não sei se fique preocupado... ou melhor... nem sei como assimilar essa "teoria".
Agora, enfia-lhe com uma dose de Saussure e depois vais ver o que é bom para a tosse. Como sobremesa, aconselho-te Wittgenstein e umas colheradas de pragmática.
De utopiamaior a 24 de Agosto de 2010
É uma situação complexa... todos nós estamos um pouco perplexos...eu primeiro defendi a escolha porque achei que era uma coisa passageira - ainda acho que o tipo tem capacidades atléticas acima da média - agora já não sei o que pensar...
Ou melhor penso que todos os jogadores devem ser apoiados mas se não estão em forma devem passar um tempo pelo banco.
Resumindo:
O melhor mesmo agora é apelar à calma até porque parece improvável que o céu nos caia em cima da cabeça... eu disse IMPROVÁVEL NÃO IMPOSSÍVEL
... penso mesmo que temos que iluminar a situação com muito humor... se levamos a vida demasiado a sério ficamos alienados porque a realidade é muito maior do que o jogo de futebol...
E o melhor disto tudo é que todos estamos persuadidos que o rolo compressor mais dia menos dia volta a engrenar....
De MJ a 24 de Agosto de 2010
Olá Pedro, não tinha ainda lido o comunicado no site oficial, tal foi a minha estupfação em relação ao facto!
Agradeço a nota em forma de link.
Continuação de boas tertulias e VIVA O BENFICA!
De Edgar Ferreira a 24 de Agosto de 2010
Este dramaturgo David Barata do CM não será o filho da p*** com quem o padrinho engraçou?
Eu chamo filho da p*** porque parece que não é ofensa!
De Luis Rosario a 24 de Agosto de 2010
A questão chave é que a teoria dos simbolos é unilateral e no caso do Benfica existe bilateralidade.
Quando a Pragmática falha, o receptor actualmente reage mal, projeca desconfiança e influência negativamente os simbolos.
Nós, que somos a Mística, temos de criar condições para, mesmo com má pragmática, contaminarmos o minimo possível a Sintaxe e a Semântica.
Só com adeptos positivos, esperançados e unidos, em torno do Benfica teremos o bicampeonato.
De Luís Bernardo Rolo a 24 de Agosto de 2010
Muito interessante o seu Post , Corto Maltese.
Não sei porquê, mas publica muito pouco no Blogue.
E sobre o tema específico, quando fez coabitar a aleatoriedade com a semântica, introduziu a matemática, talvez sem querer.
E os modelos matemáticos de explicação das reacções em cadeia geradas no Pânico são muito interessantes.
Imagine agora o que acontece, se numa função-espoleta , como é a de um guarda-redes, se geram os fluxos de pânico? A acção torna-se reacção. O ofensivo passa a ser defensivo. E o assertivo transforma-se em reactivo. Garanto-lhe que o conjunto sofre todo uma metamorfose!
Mas quem sabe a sério disto vai seguramente modificar este estado de coisas!
Acreditemos!
De Victor Amorim a 24 de Agosto de 2010
Parece que está tudo louco..., deve ser do calor,...!
O problema do Benfica não é o Roberto, não existe uma única coisa que resolvida solucione todos os nossos problemas, no Benfica e nas nossas vidas...
Assim, a questão do Roberto é apenas uma das questões que explica este nosso inicio de época.
Tenho para mim que o erro, se quisermos falar de erros, é o facto de no início de época termos apenas um elemento para jogar nas alas (Gaitan), e que uma lesão desse elemento condicionaria o sistema táctico da equipa, obrigando a mudar o mesmo...
Talvez essa tenha sido a maior condicionante do inicio de época, como o foram a chegada a conta gotas dos mundialistas e claro, a falta de confiança do Roberto.
Considero tratar-se de falta de confiança e um peso enorme de responsabilidade devido à dimensão do clube, do valor pago e da titularidade oferecida...
Quem viu o youtube, eu vi, sabe o que pode o Roberto fazer, inclusive em situações de jogo idênticas às quais ele agora falhou, pelo que não pode ser, como agora é apontado por alguns dos melhores comentadores (como são maus...) que se trata de falta de qualidade.
Por falar em comentadores, recordo que no inicio diziam que o problema estava no facto do Roberto ter de se adapar a jogar 16 m á frente da baliza, no 2º golo da Académica errou, dizem, pq estava mal colocado (adiantado). Eu que não percebo nada do assunto, digo que estava no sítio onde devia, e mesmo que estivesse em cima da linha de baliza a bola entraria (a não ser q tivesse asas...).
O nosso Guarda-redes Roberto está a precisar de ser protegido, ficar fora da convocatória durante quatro ou cinco jogos, e depois entrar na disputa do lugar cos os outros dois.
Recordo que outros passaram pelo mesmo (Quim há duas épocas, Helton a época passada) e tudo tranquilo...
Quanto ao resto tenham calma, apoiem a equipa, vão ao estádio apoiar e disfrutem da competição que este ano está mais nivelada...
Se tivessemos entrado a todo o gáz até perdia a piada, assim demos-lhe seis de avanço, para tornar as coisas equilibradas e agora é que vai começar...
Acreditem, apesar das questões que existem, nunca estive tão traquilo, porque será...!?
De Phoenix a 24 de Agosto de 2010
Estando mais à vontade no campo semântico, umas noções de lógica difusa não nos faria mal nenhum.
Comentar post