Há dois anos, vencemos nos Barreiros por seis a zero. O ano passado ficámo-nos pelos cinco a zero. Este ano, tendo em conta o que se passou no jogo, o resultado deveria ter sido da mesma ordem de grandeza dos dois anos anteriores, mas com tanto desperdício da nossa parte temos mesmo que nos contentar com uma vitória pela diferença mínima, e sentirmo-nos agradecidos por não termos sido poupados a uma injustiça atroz, caso a vitória não nos tivesse sorrido.
Apenas uma alteração no onze que bateu o sportém - a entrada do Gaitán para o lugar do Aimar. Não foi uma troca directa, porque o Gaitán jogou encostado à direita, pertencendo ao Carlos Martins o papel de organizador de jogo. Após um primeiro quarto de hora aborrecido, o Benfica pegou definitivamente no jogo, e foi à procura do golo. E criou ocasiões mais do que suficientes para o conseguir. Em particular, dois remates do Saviola, que foram defendidos quase que por instinto pelo guarda-redes do Marítimo, mereciam melhor sorte. O Benfica dominava por completo o jogo, e o Marítimo limitava-se a tentar de vez em quando sair em contra-ataque. E contra a corrente do jogo, quase poderia ter-se colocado em vantagem muito perto do intervalo, mas o Roberto acabou por fazer uma grande defesa e, com o pé, negar o golo ao avançado do Marítimo que apareceu na sua cara. Na resposta, mais uma perdida incrível do Benfica, desta vez pelo Gaitán. Isolado pelo Cardozo, rematou muito mal, nem sequer enviando a bola na direcção da baliza. O nulo ao intervalo era injusto, e um castigo para a nossa falta de eficácia.
Se o desperdício da primeira parte já tinha enervado, o início da segunda parte foi ainda pior, porque as oportunidades falhadas pelo Cardozo foram ainda mais escandalosas. Primeiro, completamente isolado e com tempo para tudo, acabou por permitir a defesa do guarda-redes do Marítimo. Logo a seguir, e depois de um grande centro do Coentrão, finalizou de forma desastrada um centro do Coentrão, fazendo a bola bater no relvado e subir para passar por cima da baliza. Ainda antes de fechar o primeiro quarto de hora, finalmente o Benfica conseguiu introduzir a bola na baliza. Foi uma jogada rápida no ataque, com o Saviola a variar o flanco de jogo da direita para a esquerda, onde apareceu o Coentrão, perto da pequena área, a receber e a rematar cruzado com a parte de fora do pé esquerdo (se fosse um certo jogador num certo clube a fazer isto diriam logo que era o génio da trivela) para o poste mais distante. Honestamente, face à produção das duas equipas, o mais lógico seria pensar que naquela altura o jogo ficava resolvido a nosso favor, até porque o Benfica continuou a dominar após o golo e a levar perigo à baliza do Marítimo, sobretudo através de iniciativas do Coentrão, mas no futebol o que não faltam são surpresas. O Cardozo ainda teve mais uma situação em que demonstrou estar em noite não, quando foi mais uma vez isolado, desta vez descaído sobre a direita, e tentou rematar de primeira, fazendo a bola sair torta e devagar. Depois, nos minutos finais, ainda deu para ficar um bocadinho nervoso, mas sobretudo por causa da irritação pelo facto do Marítimo ainda poder sonhar com um empate, quando o resultado certo seria uma vitória folgada do Benfica. Porque a verdade é que o Marítimo não conseguiu ameaçar seriamente a nossa baliza uma única vez - onde o Roberto esteve seguríssimo a sair a todas as bolas despejadas para a nossa área.
Como melhor escolheria o Coentrão, quanto mais não seja por ter marcado o golo que decidiu o jogo. Teve uma primeira parte algo apagada, mas na segunda parte foi dos pés dele que saíram grande parte das nossas iniciativas mais perigosas. Depois, menciono também o Roberto. Não o tenho destacado nos últimos jogos por achar que ele tem andado a fazer precisamente aquilo que se espera dele. Mas é justo mencionar a notória subida de confiança dele. Hoje teve uma defesa daquelas que valem pontos (e momentos antes já tinha feito outra grande defesa, mas a jogada até acabou por ser interrompida por fora-de-jogo), e mostrou-se muito mais seguro e confiante a sair da baliza e aos cruzamentos. Que isto seja para continuar. Gostei também do jogo do Javi e do Saviola, cujas movimentações já começam a fazer mossa nas defesas, mas hoje pecou pela falta de eficácia, algo que nem é muito habitual nele. Quanto ao menos positivo, foi o Cardozo. O herói do jogo com o sportém esteve hoje desastrado na finalização, e mais preso de movimentos do que tinha mostrado a semana passada.
Uma vitória conseguida de forma mais sofrida do que merecíamos, mas que nos mantém no caminho certo. Apesar do resultado escasso, o Benfica hoje voltou a mostrar evolução, criando diversas oportunidades para marcar. Criou também mais um lance para penálti que, sem surpresas, o árbitro decidiu não assinalar. Se calhar nove pontos ainda não são suficientes para se sentirem completamente tranquilos.
De Gramoxone a 25 de Setembro de 2010
Minuto 24, Gaitan bombeia uma bola para a área do Marítimo
Sousa Martins – Fora de jogo assinalada a Saviola. Bem agora o Árbitro…
João Manha – Mas eu creio que o árbitro marcou falta do Cardozo. Não foi fora de jogo que ele assinalou mas sim falta. Cardozo fez obstrução (obstrução???? Só se for do Cérbero deles).
Minuto 34 Maxi faz um passe para Saviola este finta um defesa do Marítimo corre para dentro da área e após nova finta sobre outro defesa do Marítimo é rasteirado.
Sousa Martins – Saviola vai para o golo, pode marcar, faz a finta e…Saviola vai ao chão e João Capela manda seguir.
1.ª Repetição
Sousa Martins: Revemos o lance
2.ª Repetição
Sousa Martins: Dá mais a ideia de escorregar (então não dá)
3.ª Repetição
Sousa Martins: Há um toque, há mesmo um toque, sem dúvida que é grande penalidade e que ficou por marcar.
João Manha: sim dá para ver nesta repetição, mas acho que do lado do auxiliar é difícil ajuizar (primeira tentativa de desculpar o erro)
4.ª Repetição
Sousa Martins: Não deixa dúvidas a ninguém. Penalty por marcar sobre Saviola
Comentador de Campo: João Capela olhou para o seu auxiliar mas este disse claramente que não é grande penalidade (segunda tentativa)
João Manha: sim o árbitro dividiu a decisão com o seu auxiliar. Mas sejamos honestos, eu do lado onde estou não tive a certeza. Pareceu-me mas o árbitro estava muito perto do lance (terceira tentativa)
Sousa Martins: É um facto uma vez que só na última repetição é que dá para confirmar que há falta. Nas repetições anteriores ficou sempre a dúvida. É um lance que à partida é sempre complicado, porque o jogador faz a finta na direcção da baliza, e é sempre mais perigoso, é sempre um lance a ter mais em dúvida, do que se o jogador faz o drible na direcção da linha de cabeceira. (quarta tentaitiva)
João Manha: penso que árbitro ficou um pouco mais nervos…porque de facto ficou a dúvida, e, no lance ainda, é Saviola contra uma linha de 3 jogadores do marítimo e vão 2 claramente sobre ele para tentar evitar a finta e o remate. Pode ter havido alguma obstrução do campo de visão, mas o árbitro estava muito perto da jogada, teve o controlo, teve o diálogo com o auxiliar e portanto dividiu a decisão, tomou uma má decisão, mas creio que o fez inconscientemente (quinta tentativa)
Minuto 41 Ricardo Esteves cruza para a área do Benfica, Maxi divide o Lance com Djalma, a bola sobra para Baba que remata e Roberto defende para canto.
Sousa Martins: Atenção Baba, Gooolo… Não (percebeu-se na voz que o menino ficou triste). A bola vai para fora. A ficar claramente a ideia que a bola ia para a baliza…(isso querias tu, ó palhaço)
Sem repetições
João Manha: Grande oportunidade e creio que pode ter havido uma falta de Maxi Pereira sobre Djalma no inicio da jogada
1.ª Repetição
João Manha: Aqui. Há um empurrão de Maxi sobre Djalma
2.ª Repetição
Sousa Martins: É o Roberto que defende, mas falta de Maxi sobre Djalma era grande Penalidade (aqui não há duvidas)
Até mete dó.
Gloriosas Saudações e VIVA O BENFICA.
PS. Já agora, fiquem descansados que o Cardozo vai-se redimir dos golos que falhou hoje já no próximo jogo. Podem apostar.
De Rod McLeven a 25 de Setembro de 2010
Há coisas que não percebo.
Não percebo como é que vendo o caminho que cada arbitragem leva, não se toma uma atitude.
Uma atitude condizente com a dia actuação. Como sempre sub-reptícia, ardilosa, e meticulosamente definida para prejudicar o SLBenfica.
Se relativamente à comunicação social, já todos viram o que se deve fazer - direitos de transmissão serão a arma, como é natural - e até dou mais umas ideias, como seja, a de só abrir os treinos a Sócios SLB. Imprensa fica de fora e sem informação. Vão para Contumil ou para Gaia lamber os túbaros a quem prestam vassalagem.
Dizia eu, quanto a arbitragens ardilosas. Não me digam que o Cardozo, o Carlos Martins ou o David Luis não conseguem marcar um livre apontando ao boi de amarelo, não? E... atirar a bola para perto do dito, e saltar para cabecear caindo-lhe em cima? Na terra de meus avós chama-se a isso ÁHBRÒLHOS!
Não haveria de chegar um jogo ao fim sem que 'juiz de jogo', e respectivos auxiliar não levassem um corte de carrinho...
Até mesmo às outras equipas que são empurradas contra a própria baliza nos jogos contra os corruptos podiam fazer isto. É simples, ardiloso e condizente com a atitude que esses bois de amarelo ou de preto e de apito no bucho andam por aí impunes.
Quanto ao relato, perfeito. Não dá para fazer em site que possamos ir ouvindo enquanto vemos o jogo? Foi só uma ideia... lol
Saudações Benfiquistas
O resultado foi magríssimo para tantas oportunidades criadas. Algumas desperdiçadas por inépcia dos avançados (acontece. Por vezes as coisas não correm como desejamos). Mas vencemos meritoriamente contra 14, sem culpa do Marítimo que também vem sendo penalizado por não vergar no caso Kleber. Duas G.P. por marcar e amarelar Coentrão... é o amen ao princípio "ganhar à porto" (não confundir com Porto).
Outra situação relevante foi a actuação personalizada de Roberto que demonstrou estar a adaptar-se com segurança aos processos de jogo do Benfica actuando em conformidade. Espero que os detractores (internos) reconsiderem (os outros que se lixem).
De Bruno Tavares a 25 de Setembro de 2010
Bem, primeiro que tudo, parab éns por mais esta excelente crónica, Gostaria de destacar o excelente trabalho de Carlos Martins ! e de dar uma nota positiva a Gaitain! Penso que também merece destaque Roberto( parece que engrenou de vez!) por ter estado sempre bem nas saidas e pela defesa com o pé, bem como aquelas 2 outras defesas em que a jogada ja estava anulada! Ora, vem ai mais um jogo da Chanpions, espero pelo menos pontuar! E depois, vamos encher a LUZ para vencer o Braga!
Saudaçoes Benfiquistas!
De Manuel Monteiro a 25 de Setembro de 2010
Boa noite, após mais u jogo do nosso glorioso, mais uma vitória que apesa de ser por números magros, numa noite de acerto atrev-me a dizer que teriamos uma repetição do jogo de à dois anos, mas enfimvaleu 3 pontos. Mais uma vez e após a fuinha do pereira vir dar razão ao Benfica vejo que as palvras de Jesus a seguir ao jogo da lagartagem, ( de que os outros começam a olhar para baixo e a tremer), começam aser levadas à letra, pelo visto neste jogo, mais m apaniguado dos corruptos bem tentou fazer o serviço deve existir este ano uma nova regra que é: Penalty a favor do Benfica , nem que o outro jogador parta a perna ao do Benfica, concerteza que seá o do Benfica a dar uma porrada, no outro jogador, com isto em 5 jornadas já vão 6 penalties e na proxima jornada é o clube do andor, que o ano passado só não foi mais levado ao colo porque não conseguiram. Bem penso que isto só se resolve à pancada e o que À que fazer é malhar um artista do apito e deixa-lo 15 na cama, para quando forem apitar o Benfica o façm em condições , pois o que se pede é isençaõ e não o levar ao colo constantemente. Mas também já me rio com o nosso pai da treta e sobretudo com a nossa justiça, pela noticia que saiu no CM hoje a vergonha já não existe, então à que começar a fazer marcação serrad a essesfilhos da puta, qe mais não são do que gente sem vergonha e dignidade. Para finalizar peço aos blogers, que peçam ao DR. Rui que questione o alguidar sobre esta noticia para ver a resposta que o nojento dá.
De
D'Arcy a 25 de Setembro de 2010
Gramoxone, acho que o comentador de serviço era o Valdemar Duarte, não o Sousa Martins (não tenho a certeza, porque vi o jogo quase todo sem som).
De
toucego a 25 de Setembro de 2010
Num jogo em que Saviola e Cardozo podiam andar ali toda a noite k não conseguiam marcar um golito, Fabio Coentrão mais uma vez mostrou pq é o melhor jogador nesta época. Os adjectivos começam a ficar curtos. Maxi Pereira muito mal na marcação e constantemente a deixar-se antecipar. O JJ tem de uma vez por todas que resolver o buraco k existe no nosso meio campo, é impressionante, ninguém vem ajudar o Javi na marcação...
http://forcamagicoslb.blogspot.com/2010/09/maritimo-0-x-1-benfica.html
De O voo da Águia é Glorioso a 26 de Setembro de 2010
Caro D'Arcy, eu acho que o Gramoxone tem razão: Era o Sousa Martins. Um ou outro, são uma tristea. 9 pontos não dão segurança!! Nota-se, o campeontao está a ser tomado de assalto em todas as frentes.
De Rui a 26 de Setembro de 2010
Ganhámos e ganhámos bem... lamentavelmente, a eficácia é que não foi muita porque era jogo para golear. Quanto à arbitragem, não sendo das piores que já vi (pelo menos ao nível dos amarelos) lá conseguiu ignorar 2 grandes penalidades: Saviola ceifado na área e Peixoto placado.
De hipi a 26 de Setembro de 2010
Pode ser impressão minha mas este ano as arbitragens estão cada vez mais parecidas com os Gloriosos anos 90. Nesse tempo eu não precisava de escutas para saber que havia corrupção: bastava ver os jogos, não deixavam margens para dúvidas! Só aos comentadores da tv que eram profissionais a branquear a sujidade (como os cafajestes de hoje cujos nomes ignoro, mas que mereciam uns calduços por tanta burrice (hipótese naif) ou canalhice (hipótese inteligente).
Parece que a corja dos jacintos paixões, calheiros, guímaros, martins dos santos, fortunatos, zés pratase essa trlha toda regressou com novos nomes. Nos anos 90 foi pena que não se tivesse sacudido devidamente o pó a um daqueles répteis. Estou convencido que se isso tivesse acontecido estes de agora tinham mais tino. Mas enfim, estamos sempre a tempo...
Comentar post