VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Segunda-feira, 27 de Setembro de 2010

E à 6ª jornada o Maritimo foi beneficiado

Nesta altura e apesar de já ter sido quase tudo dito acerca dos últimos jogos que disputamos, falta ainda uma coisa muito importante. O quê? A minha opinião.

 

A subida de forma que revelamos, tanto como equipa em termos colectivos como no que concerne às prestações individuais de vários jogadores que haviam sido nucleares para a(s) conquista(s) da época passada, parece-me evidente. Infelizmente valeu-nos menos 3 pontos do que deveria ter valido caso a verdade desportiva não estivesse em parte incerta na noite em que jogamos na cidade berço.

 

Não querendo agoirar, no jogo do estádio dos Barreiros até tivemos um guarda-redes que vale pontos mas para a própria equipa. Roberto esteve excepcional, não falhando uma saída - e agarrando a bola em quase todas - e fazendo uma daquelas defesas impossíveis, cuja ausência era uma das minhas principais criticas ao Quim.

 

Teremos igualmente sido beneficiados pela necessidade, devido a lesão do habitual titular, de colocar Carlos Martins no centro do terreno. Embora fosse trocando de posição com o Gaitan (bom jogo, a dar aquilo de que estávamos mais necessitados, isto é velocidade para o contra-golpe) penso que nesta fase está em melhor forma que o Aimar e eu subscreveria a ideia de ambos alternarem a titularidade dependendo dos adversários e dos respectivos momentos de forma. De resto, Javi e Saviola regressam aos níveis da época anterior e até me pareceu ver o argentino com um pique mais consentâneo com a sua imagem de marca dos tempos áureos do Barcelona, Sevilha e Mónaco. Já que falo no Saviola não gostava de deixar passar a oportunidade de vos dar conta de algo que sucedeu no último Benfica vs Sporting. Como é óbvio, saí do estádio muito feliz pelo resultado e também pela exibição, mas tinha ficado com a ideia que o Saviola não tinha estado particularmente inspirado, nomeadamente no que concerne ao último passe ou nas situações de finalização. Devido ao resultado, lá acabei por rever o jogo na Benfica TV e tive (tenho!) de dar a mão à palmatória: Saviola foi fundamental. As suas movimentações de trás para a frente, muitas vezes abrindo linhas de passe no nosso meio campo (!) ajudaram a destruir completamente as transições defensivas do nosso adversário. O nervosismo com que vimos os jogos do Benfica - tomo a liberdade de escrever não digo por todos mas por muitos - talvez não nos permitam ter o discernimento e o distanciamento suficiente para ver aquilo que se encontra logo abaixo da superfície, todos aqueles pormenores que fazem deste o desporto-rei.

 

Correndo esse risco de peito feito, devo dizer que o que que vi nos Barreiros me deixou entusiasmado. Continuo a achar que temos um plantel curto, ou mais curto do que aquilo com que me sentiria plenamente satisfeito, mas é o que temos e não deixa de ser suficiente para o panorama nacional. Ou sê-lo-ia desde que estivéssemos na presença de uma competição sadia e em que todos os participantes gozassem dos mesmos critérios. Chega a ser exasperante aquilo que nos tem sido feito desde o início da época. No sábado lá ficou mais uma grande penalidade por assinalar. E daquelas tão evidentes, mas tão evidentes que me parece francamente impossível não ter sido vista por quem de direito. Mais parece que esta época há uma qualquer regra sub-reptícia que invalida a possibilidade de serem marcados penalties a favor do Benfica.

 

Antes de dar conta da equipa que eu faria alinhar na próxima quarta-feira, gostava de deixar uma palavra para o Fábio Coentrão. Muitos parabéns míudo. Continua o bom trabalho. Se no que respeita à prestação dentro do campo não tens ficado atrás de ninguém, fora do campo tens conseguido o extraordinário feito de suplantar tudo aquilo que tens feito dentro das 4 linhas! A renovação hoje dada a conhecer à CMVM, se alicerçada num aumento de ordenado, é das operações mais justificadas que a SAD já teve oportunidade de fazer.

 

Ora então, sem mais delongas - esta foi à narrador de relatos radiofónicos, e por falar em relatos não compreendo todas as criticas que fui lendo por aqui e noutros sítios, e não compreendo porque eu deixei de ouvir o som da televisão há muito tempo, o que por acaso neste jogo não deu jeito nenhum tendo contribuído para eu ganhar mais alguns cabelos brancos devido à opção da TVI em tirar o mostrador dos minutos decorridos na 2ª parte ficando eu completamente à nora sobre o tempo que ainda faltava disputar - aqui vai a equipa que eu gostaria que actuasse de inicio na Alemanha.

 

 

 

 

Explicando em poucas palavras: apesar de estar a fazer um início de época verdadeiramente desastroso, o Schalke 04 é uma das mais fortes equipas alemãs, e uma das que mais se reforçou neste Verão. Penso que é fundamental conter a sua entrada previsivelmente forte e isto a meu ver garante-se com o domínio do meio campo. Dependendo da estratégia é possível que o Javi Garcia tenha de recuar alguns metros para ajudar na marcação ao Huntelaar e daí a opção Airton. Ruben Amorim também seria uma alternativa caso estivesse: a) em condições de jogar; b) num momento de forma semelhante ao que apresentou na época passada.

 

A maior dúvida é mesmo Gaitan. Gostei de ver o seu jogo nos Barreiros, apesar de alguns falhanços que me deixaram exasperado (nada que se parecesse no entanto com o que o Cardozo fez, embora este tenha um crédito imenso por tudo aquilo que já fez) e não me oporia à sua substituição pelo Salvio. Tal como já disse num parágrafo anterior, caso estivesse a 100%, daria a titularidade ao Carlos Martins em detrimento do Aimar, mas se for o argentino a jogar não terá neste escriba um opositor. O que não gostaria mesmo era que jogassem os dois ao mesmo tempo.

 

E agora, a palavra a quem sabe. A caixa de comentários é tua.

publicado por Superman Torras às 19:52
link do post | comentar
17 comentários:
De utopiamaior a 27 de Setembro de 2010 às 21:02
Eu continuo a achar que o ensanduichanço do Peixoto é mesmo penalty, quer pelo toque no pé quer pelo encontrão do defesa (aquilo não é obstrução - o gajo deu um chega para lá... é só ver com atenção...)

Abraço amigo!
De Marciano a 27 de Setembro de 2010 às 21:17
Tirava o Airton e punha o Sálvio.
Vai ser doloroso, ou então não, mas o Benfica vai ganhar!!!!
De D`Arcy a 27 de Setembro de 2010 às 22:13
E tu a dares-lhe com o Airton à direita :)

O Carlos Martins está em boa forma, é certo. Mas na minha modesta opinião, não é comparável ao Aimar. O Aimar, para além de ser muito mais rápido nas transições, carregando a bola para o ataque (o Carlos Martins prefere esperar pelas desmarcações dos colegas e optar pelo passe longo - e neste aspecto ele é superior ao Aimar), também ajuda mais o Javi na pressão sobre o adversário no centro do campo. E para além disso, é uma espécie de Saviola - Parte II no que diz respeito às movimentações entre linhas. Mais nenhum outro jogador no plantel se aproxima do Saviola no que a isto diz respeito.
De Luis Agostinho a 27 de Setembro de 2010 às 23:04
É, foi necessário jogar contra o Benfica para o Marítimo ser beneficiado, para de seguida voltar a ser exemplo do que a cosa norte faz aos que não se portam bem. A exibição do Cardozo quase que me fez ter um ataque nervoso, assim como os comentaristas. Quando o Saviola sofreu o penalty eles estava calmamente a falar das obras do campo do Marítimo, e assim ficaram após verem a repetição da "jogada". A minha crítica vai para aqueles com a camisola do Benfica (não sei se serão Benfiquistas) que estavam no estádio. Temos de nos unir e cumprir com as linhas de orientação de não ir aos jogos fora de casa, se não fizermos isso, seremos também derrotados fora do campo e a máfia corrupta terá a carta branca definitiva para fazer o que quer e a arbitragem ainda piorará. Depois não se queixem.
De antoniomaia a 27 de Setembro de 2010 às 23:13
Um bom post.
os penaltis são dois, é certo que o Peixoto vai com intenção deliberada romper para a área, mas isso não é proibido, fez muito bem e depois é rasteirado por um e abalroado por outro, de seguida, foi duplo, sem nenhuma dúvida.
Sim o Roberto já deu pontos, assim sendo tudo fica mais equilibrado lá atrás e como está tudo ligado, melhora a equipa. O David Luis já esteve mais calmo mas ainda pode e deve melhorar. O Peixoto esteve muito bem, seria engraçado que fosse recebido no Estádio da Luz com a dignidade que um atleta que veste aquela camisola merece... Sim, o Xavi está de novo na sua forma física e o Carlos Martins é o melhor médio português a jogar naquela posição, se é que estou a ver bem :) ah, o Maxi ainda vai subir uns furinhos, mas já esteve à altura, enfim...
Gostava de deixar uma palavra especial aos benfiquistas, sim são benfiquistas, que duvidaram, 3 meses depois da conquista do brilhante título Nacional, das competências de toda a gente, para eles uma palavra especial de muito apreço pela vulgar capacidade crítica que tanto me assusta, são benfiquistas sim senhor e portugueses pois claro ahahahahaha enfim, nem sempre me orgulho de ser desta enorme família, sinto que tenho "irmãos" muito mal educados para não dizer outra coisa ahahahahah
Força Jorge Jesus!
Força Benfica!
e pluribus unum
De Anónimo a 27 de Setembro de 2010 às 23:28
o gaitan e enorme jogador da bola.

nos barreiros gostaste mais dele... porque jogou perto da sua posicao natural, que e a do aimar ou mesmo a do saviola... ele a medio esquerdo dificilmente passa de esforçado mas espero que se adapte.
De Arquivo Vivo a 28 de Setembro de 2010 às 00:17
Haja o que houver, chovam picaretas ou berliets, os
Principes são sempre titulares.

Talvez seja a altura de JJ afastar os "medos" e por uma equipa de ataque puro com o Fábio no seu verdadeiro lugar.

Espero que JJ compreenda que este jogo é tão importante como o foi a malfadada supertaça, pois uma vitória coloca-nos na fase seguinte.

Eu,qual azenha de bancada, do Javi para a frente punha o Salvio e o Gaitan nas alas com o Aimar a dar apoio ao Saviola e ao Cardozo.

O Schalke não o espera e quando acordar poderá ser irrreversível.

Mas o JJ não vai prescindir do Peixoto...
De undertoad a 28 de Setembro de 2010 às 00:25
Devo ter visto outro jogo no sábado porque ao contrário de todos os comentários que tenho visto, não gostei nada do jogo que fizemos... nada mesmo... Espero ter visto mal o jogo...

Quanto à equipa para o Schalke 04 (adoro esta equipa porque me lembra sempre os 4-4 na Alemanha há uns anitos :) ) eu jogaria com:

Roberto-vale-pontos, Maxi, Luisão, D.Luiz, Coentrão, Javi Garcia, Carlos Martins, Aimar, Gaitan, Saviola, Cardozo

Apesar da equipa assim ficar pró-coxa do lado direito em termos atacantes, ainda assim prefiro o Gaitan (que é craque!) do lado esquerdo porque ele começa a combinar muito bem com o Coentrão. Além disso o lado direito assim dá mais consistência à equipa em termos defensivos, e em termos atacantes faria descair o Saviola muito mais para este lado.

Estando o Aimar bem fisicamente jogaria sempre! Simplesmente não há jogador algum a jogar em Portugal capaz de lhe tirar o lugar. Para mim este jogador, juntamente com o Saviola e David Luiz, entrou para a minha galeria de jogadores, que vi jogar, imortais do Glorioso. Passaram a fazer companhia a Rui Costa, João Vieira Pinto, Paneira, Isaías, Preud'homme, Magnusson, Valdo, Mozer, Ricardo, Gamarra. Jogadores que pela sua excelência e carácter me marcaram enquanto jogadores de manto sagrado vestido.

Mas jogue quem jogar que tragam de lá os 3 pontos!

PS - Isto é um enorme orgulho e dá, ainda mais, sentido às quotas, red pass etc., que pago: http://www.slbenfica.pt/FundacaoBenfica/Actividades/Fund_Projecto_fx_projecto1_270910_66936.asp

PS-2 - Li no blog "lateral esquerdo" um comentário, assinado pelo blogger Bodhi, com o qual concordo e que acho pertinente "... Ganhar, nem que seja por 1-0 e sofrido como foi ontem (apesar da quantidade de oportunidades) é o caminho. Assim como focar nas coisas simples, que estão dentro do controle dos jogadores.
É por ai que a conversa dos árbitros é um tiro no pé, todos os jogadores devem ter bem assente nas suas cabeças que os responsáveis pelo sucesso são eles, para poderem estar em controle da situação, caso contrário... é porque chove, porque está frio, porque o outro falhou... blablabla, leva a desresponsabilização.
Focar nas coisas que controlam, e no sucesso de pequenos objectivos que se coloquem.".
Penso que o sucesso no campeonato este ano passará muito por aqui. JJ terá que passar uma mensagem para dentro do balneário e outra para fora. São duas frentes da mesma batalha mas com características diferentes e que por isso precisam de estratégias também diferentes. Os jogadores terão que perceber que tem que fazer o seu trabalho dentro de campo para que os adeptos possam fazer o deles fora, e vice-versa.

E PLURIBUS UNUM
De pge a 28 de Setembro de 2010 às 00:26
O Gaitan parece-me ter sido bom negócio. Esta época por termos o Aimar espero que possa ajudar numa ala, mas no futuro parece-me que será no meio que irá brilhar...Tem aquilo que poucos têm, decidir bem e rápido em espaços reduzidos.

Partilho também uma sensação estranha quando joga Aimar e Carlos Martins, não sou daqueles que dizem "ai jesus que a posiçãp dele não é aquela", aceito perfeitamente adaptações. Se calhar pelo nosso sistema exigir um grande rigor dos alas e o Carlos Martins por vezes perder-se um pouco.

O Salvio contra o Setubal no aspecto defensivo nos 20 min que jogou parecia que "tava fora dela", já passou algum tempo e o Jesus de certeza que ta a trabalhar esse aspecto com ele.
Em termos atacantes com o Maritimo acho que do pouco tempo que jogou deixou muito boas indicações.

Sobre esse esquema que desenhaste, tens alguma coisa contra a simetria? :)
De joase a 28 de Setembro de 2010 às 01:16
Bom post em que se analisa várias situações uma que fazem muito sentido mesmo e outras que me merecem discordar:

Aqui vamos:
1- Boa análise relativo á subida de forma de alguns jogadores fundamentais (Javi; Luisão; Maxi; Saviola; e claro Roberto...muito bem Roberto mesmo) que obviamente se reflecte em toda a equipa. Começamos a ver o que nos permitiu ser muito fortes o ano passado. Saí um jogador entra outro e a equipa e continua a ser constante mantêm-se forte.

2- Em relação a Aimar não concordo mesmo nada. Se estiver bem fisicamente (que é o que tem acontecido, tem sido sempre dos melhores jogadores do Benfica) Aimar tem de jogar sempre pelo que joga e pelo que faz jogar. E com Saviola em forma mais ainda. A dúvida coloca-se entre ; C. Martins e Amorin. Eisto não retira qualidades a C.Martins bem pelo contrário acrescenta lhe valor porque está um Sr. jogador e isso implica perceber o jogo como um todo que tem 90 minutos e não se entra em campo de início ou não. E para o Amorín a mesma situação se bem que este não está bem fisicamente e isso nota-se a nível de rendimento.
Do lado esquerdo a dúvida é quem joga com Coentrão independentemente deste jogar á lateral ou a médio. Que Sr. está este "puto". Impressionante como um treinador quando consegue limpar a cabecinha a um jogador faz dele um craque. Espero que continue com esta ambição....continua a trabalhar MUITO.
Neste próximo jogo para a Liga dos Campeões jogava com C. Peixoto e Coentrão. Uma palavra para César Peixoto estou a gostar também. Claro que se reflecte tb a proximidade de Coentrão porque sabe e ajuda a defender e pulmão não lhe falta.

3- Excelente a análise relativa a Saviola. Este é outro dos nossos pontos chave. E aqui é onde falta alternativa (não é fácil também, Jara poderá sê-lo mas de forma diferente e com TEMPO). Saviola é um jogador que baralha a análise normal do jogo e do Benfica. O Saviola aparece todas as zonas do terreno. Começando lá atrás, quando por vezes vai buscar a bola e corre com ela 40 metros e estica a equipa para a frente; ora no meio campo a fazer o chamado dois um, ora a encostar numa ala quando saímos em contra-ataque (O nosso golo nos Barreiros é exemplo disso...Um grande golo porque foi um golo simples. Martins abre na ala em SAVIOLA cruzamento onde aparece onde tem de estar Coentrão...segundo poste.)
Onde Saviola não tem estado tão feliz é na finalização...mas calma eles vão aparecer. Cuidado e não se esqueçam do ROLO COMPRESSOR...ele anda aí.

4- Em relação ás arbitragens mais do mesmo. Não é um mas sim DOIS penaltys aliás três porque num deles existem duas faltas. O do Saviola não merece discussão. No C. Peixoto são feitas duas faltas. A primeira o Roberto que vem por trás e dá lhe um cacete na perna direita dele. A seguir é o outro defesa
que vem e manda-lhe uma pazada com o ombro. Se fosse no ombro do peixoto td bem, mas não é mesmo no peito e na cara. Vejam e reparem se não é.
A questão é que já são tantos lances e em nenhum se marca falta, que até o óbvio nos escapa.

5-Em relação á equipa para Shalk discordo onde "inventas". Jogaria a mesma equipa que jogou na Madeira. Só tirava Gaitan e entrava Aimar por todas e mais algumas razões. É preciso ter bola com inteligência e isso tens com Aimar e Saviola e Martins, é preciso força e tens C. Martins e Javi. precisas de experiência Aimar, Saviola, Martins....nunca Gaitan e Airton. E pulmão para a parte final e no lado esquerdo tens sempre com Coentrão e, e Gaintan pode entrar para mexer no jogo tal como Salvio.

Apesar de algumas discordâncias, temos sempre uma coisa em comum o melhor para o BENFICA....e isso é ganhar!!!

FORÇA BENFICA....


Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Confortável

Matura

Sólida

Contra-senso

Confirmação

Desconsolo

Raça

Cinzenta

Convincente

Melhorias

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds