VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Domingo, 24 de Outubro de 2010

E agora, em Portimão*?

 

Numa altura em que ainda se lambem as feridas de mais uma demonstração de que este ano Jorge Jesus (JJ) deveria ter mais cuidado na gestão das suas conferências de imprensa, penso que é chegada a hora de deixar de insistir de uma vez por todas no sistema que tanto sucesso teve na época passada. Foi de facto penoso assistir ao jogo que realizamos na passada 4ª feira na maior prova de clubes do mundo.

 

Mas agora é chegada novamente a hora do campeonato e aqui não nos podemos esquecer que vimos de uma série muito boa de vitórias, muitas das quais conquistadas contra adversários da metade superior da tabela. Além de termos obrigatoriamente de chegar ao jogo do dragão, daqui a 2 jornadas, no mínimo dos mínimos com a diferença pontual com que estamos actualmente (7 pontos). Só assim, a meu ver, a reconquista do campeonato ainda será possível. E numa visão mais pessoal e de certa forma secreta até agora, a minha esperança é chegar a Dezembro/Janeiro com o campeonato ainda à nossa mercê de forma a poder corrigir no mercado de inverno aquilo que não se fez, por opção ou derivado a situações que a mim enquanto mero adepto não me são dadas a conhecer, isto é, tornar o plantel homogéneo dando opções que para JJ o sejam de facto e não opções que servem apenas para fazer número.

 

No entanto não se trata apenas de contratar o jogador "x" ou o craque "y", a meu ver será igualmente importante fazer ver a alguns jogadores do nosso plantel que a saída para campeonatos de outra dimen$ão só é viável se tiverem um rendimento semelhante ao da época passada.

Quanto ao jogo de logo à noite, o qual irei assistir noutro local que não o café aqui ao pé de casa que já me deu a ver 2 derrotas (Gelsenkirchen e Stade de Gerland), não é fácil para um treinador de bancada desenhar o seu 11 precisamente por aquilo que escrevi antes, há jogadores que parecem não contar (pelo menos para já) para JJ. Porque se assim fosse havia alguns jogadores que actuaram na passada 4ª feira que mereciam um descanso. Eles e nós.

 

Posto isto, lá continuo no meu lobby muito pessoal de tentar ver Airton e Javi na mesma equipa, especialmente enquanto ainda (e quanto eu quero acreditar que esta palavra faz sentido!) não tivermos a mesma capacidade rolo compressora da época passada. Ou sou só eu que se tem lembrado inúmeras vezes nas últimas semanas da sábia frase do treinador que nos deu o penúltimo campeonato: "Se não puderes ganhar o jogo, pelo menos empata." ?

 

Não que um empate com o Portimonense seja um bom resultado como é óbvio mas neste caso a frase pode ser adaptada para qualquer coisa como: "Se não puderes golear pelo menos ganha por 1:0".

 

Por último, gostava de ver Jara em campo durante pelo menos 45" com este sistema táctico.

 

 

Football Fans Know Better
* Como corrigiu e muito bem o nosso leitor Carlos Alberto o jogo disputar-se-á em Faro e não em Portimão. Portanto, o título deveria ser qualquer coisa como "E agora, com o Portimonense?"
publicado por Superman Torras às 08:42
link do post | comentar
19 comentários:
De Phoenix a 24 de Outubro de 2010
Também gostava de ver alguns acertos na equipa em Janeiro, mas para já gostava de ver a mesma coragem do ano passado no JJ em tirar da equipa os incontestáveis em baixa de forma - tal como fez com o Nuno Gomes - e colocar gente igualmente bem dotada tecnicamente (impossível substituir um Saviola , mas tenta-se) e com outra frescura física, se não houver no plantel (o que é vergonhoso no caso do Maxi , há anos que andamos nisto) existem júniores que se agigantam (ou melhor, que se agigantavam!) nestas alturas na esperança de agarrar um lugar na equipa principal... Quando se faz a aposta num miúdo e ele não corresponde os sócios são condescendes porque no fundo ele tem desculpa, é jovem tem tempo mas é formado na nossa casa e terá outras oportunidades. Casos de Cardozo (antes de se lesionar), Maxi , Saviola e David Luiz , era para descansarem um bocadinho...

Nós no mínimo temos de ter no Benfica, atenção: no plantel do Glorioso e Maior Clupe de Portugal, jogadores bem dotados tecnicamente, não faz sentido termos abéculas do tipo César Peixoto e Luis Filipe a ocupar 2 lugares tão determinantes para a nossa equipa... E já agora concordo no caso do Jara que devia jogar mais, o miúdo tem talento, é aguerrido, era o faz-tudo-lá-à-frente na sua equipa anterior e agora cada vez mais se lhe nota falta de confiança cada vez que lhe dão a oportunidade rara de jogar 2 ou 3 minutos. O Jara é o tipo de jogador que não pode ficar no banco, habituou-se a ter responsabilidades numa equipa (qualidade rara nos dias de hoje) não servindo a este plantel (nem como substituto de um jogador em baixa de forma) é emprestá-lo. Outro jogador que eu gostava de ver a jogar é Weldon , para mim o exemplo do jogador que não sendo excelente tecnicamente compensa na rapidez de execução e raciocínio, servindo perfeitamente ao Benfica.

Quanto ao teu 11, concordo com o Roberto, concordo em absoluto com o trio Airton Javi Aimar o meio campo tem de ser sempre em qualquer circunstância consistente, e discordo com o resto. Ora, neste jogo cometia a loucura (uma loucura planeada nas últimas semanas, mas admito que pode ser considerado perfeitamente estúpido lol ) e sentava do teu 11 Maxi , David Luiz , Saviola e Kardec no banco e César Peixoto na bancada a fazer companhia a Luis Filipe. Para o lugar dos 4 primeiros fazia entrar um junior (ou não, deverá ser o melhor que tivermos à disposição nas camadas jovens para aquela posição), o Sidnei , o Salvio e o Jara , respectivamente. Para o lugar do César outro júnior.

Resumindo: Roberto/Jovem Luisao Sidnei Jovem/ Airton Javi Aimar / Salvio Jara Gaitan de início, e depois um banco cheio de opções conforme decorresse o jogo.
De Carlos Alberto a 24 de Outubro de 2010
Espero bem que a equipa não apareça em Portimão uma vez que o jogo é no Parque das Cidades em Faro. LOL
De Superman Torras a 24 de Outubro de 2010
Phonix, por acaso há pouco dei por mim a pensar no porquê de termos equipas jovens se depois não há um sequer que sirva para 2ª ou, vá, 3ª opção.

Hoje sabemos que não vamos poder contar com o jogador que se tem apresentado em melhor forma, muito à semelhança do que acontecia no ano passado, que é o Coentrão, e tremo que nem varas verdes por saber que o substituto se chama Cesar Peixoto. E do outro lado apetecia-me imenso dar um descanso ao Maxi para endireitar as ideias (e quem sabe o penteado) mas sabendo que a opção se chama Luis Filipe prefiro continuar com a espécie de Maxi Pereira que se tem apresentado nos relvados desde que regressou do Mundial.

Lá na frente gostava de ver Gaitan a jogar mais subido no terreno sem tantas preocupações defensivas. E acho que Saviola iria beneficiar dessa subida estratégica de 10 metros do compatriota.

Mas estou relativamente resignado à perspectiva de que a equipa que o Jesus vai apresentar venha na linha do que têm sido as suas ideias esta época.
De pge a 24 de Outubro de 2010
Acho que há uma coisa que não nos podemos esquecer mesmo que nestes momentos custe um bocado, em Lyon ocorreram dois imponderáveis (quer se queira quer não, são imprevisiveis) na 1ª parte que muito provavelmente nos custaram a vitória:
-erro do Carlos Martins
-expulsão de Gaitan
Estes dois factores são, parece-me, facilmente corrigiveis, pelo que analisar a equipa pelo que ela produziu em Lyon pode ser um erro.

Sou adepto de pragmatismo, mas já não vejo um grande em portugal a ter sucesso com dois trincos (e no caso de Javi e Airton são mesmo trincos) há algum tempo. Já esta opção em Lyon não me parecia nada mal.
De Superman Torras a 24 de Outubro de 2010
pge,

Se não tivessem sido esses 2 erros individuais de que falaste teriam sido outros quaisquer. A sucessão de erros foi impressionante e esteve muito longe de se cingir a esses que referiste.

Eu tenho esperança que o Airton consiga fazer mais do que ser um mero trinco e é com base nessa expectativa que gostaria de ver esta experiência. E além do mais acho que as subidas de David Luiz poderiam ser efectuadas com mais frequência se estivessem Airton e Javi à sua frente porque desta forma um deles recuaria para central e o outro faria de trinco.

Como é óbvio preferia ter outro jogador para colocar naquele lugar, um jogador que estivesse rotinado na posição mas como ambos sabemos não foi essa a opção de quem nos dirige e portanto com a ausência do Amorim não vejo outra opção disponível. E voltar a insistir numa equipa descompensada, como foi o caso de quarta-feira passada, não me parece ser a solução.
De Carlos Alberto a 24 de Outubro de 2010
Agora que o titulo já está emendado tive tempo para ler com atenção o post completo e resulta daí em primeiro lugar a conclusão que o Benfica só perdeu em Lyon porque o amigo Superman Torras viu o jogo no café "azarento". como hoje vai ver noutro a coisa está garantida. A segunda conclusão é a de que se jogamos em Lyon em 4-4-2 só com um médio defensivo não teria muita lógica jogar no Estádio Algarve com dois trincos contra o Portimonense.
É obvio que prefiro ganhar "mijado" por 1-0 que tentar a goleada e perder ou empatar mas, caramba, mesmo sem o Fabio e o Cardozo temos obrigação de esmagar o Portimonense, assim o Aimar e o Martins consigam fazer 2 passes certos e que junto com o Saviola tentem jogar um pouco mais devagar que com a pressa de fazerem rapido só tem feito asneiras.

Concordo com o ST em querer ver o Jara mais tempo em campo.
De Rafael Pimenta a 24 de Outubro de 2010
Devíamos ter empatado com o Lyon e o Shalke 04. Não vejo nenhuma equipa, na Liga dos Campeões, a jogar de forma tão ofensiva nos jogos fora como nós, a não ser que tenha mesmo de ganhar o jogo. O JJ não aprendeu, nem com o AEK, nem com o Liverpool, e os seus constantes discursos arrogantes já começam a chatear. Estamos sujeitos a não fazer nada de jeito esta época...
De Paulo Russo a 24 de Outubro de 2010
Carissimo, penso que na tua optica o SLB deverá ser gerido como o Pais, e nao tarda estará na mesma situação, uma vez que pensas que será possivel no mercado de janeiro corrigir aquelas que na tua optica foram os erros de casting deste ano. Os valores gastos em jogadores nao são devolvidos quando estes nao rendem, seja porque razao for... assim qualquer contratação em Janeiro a ser de luxo, será cara a ser parceria terá de ser muito bem gerida...quanto ao resto todos nós temos os nossos jogadores preferidos, penso que o Jara merece mais oportunidades, penso que o ano passado um dos segredos de Jesus foi por os jogadores nos seus lugares e estranhamente este ano esta a cometer os erros dos ultimos anos do SLB, insistir em alterar as posições dos jogadores, se pusermos o david luis a defesa esquerdo, perdemos um bom central e ganhamo um mau defesa esquerdo... penso que isto é o problema maior do SLB, e a lesao do cardoso tambem, porque se contarmos os golos de Takuara o ano passado, perebemos porque nao marcamos este ano. A ausencia de cardoso nao é só nos golos, é tambem na liberdade que as equipes adversárias têm ao não ter necessidade de defender cardoso com dois defesas, sobrando jogadores para o ataque... ai está o nosso grande problema. Desvalorizar a saida de Dimaria é nao contar com as assistencias que este fez o ano passado e mais os poucos golos, por ai se verá a falta que este faz e nao pelas fintas e corridas do lado esquerdo apenas...
De pge a 24 de Outubro de 2010
Podes ter razão que podiam ser outros quaisquer (aliás como aconteceu na Alemanha), só que acho que em Lyon nem entrámos mal, demos o dominio de jogo muito provavelmente intencionalmente, até que aconteceu o golo e logo a seguir a expulsão.

E depois também acho que no campeonato estávamos a subir de forma e esta questão de dominio do meio-campo já estava a ser posta um pouco de parte...Em Guimarães (não tem interesse analisar o Arouca e se calhar também o Maritimo)jogámos só com Javi e fizemos um bom jogo, num campo dificil e deviamos ter ganho o jogo.
De rising star a 24 de Outubro de 2010
o benfica nao tem jogadores para jogar em 4 3 3.
o benfica precisa de flanquear o jogo, de dar profundidade ao seu jogo, e como nao tem extremos, nem alas, nao o faz.
tanto faz jogar em 4 3 3 ou em 4 4 2 losango, nao tendo quem flanqueie e dê profundidade ao jogo pelas linhas, é a mesma coisa, ou seja, tanto faz.
gaitan joga para o meio, saviola joga no meio (como é obvio, nao vao pedir agora ao saviola para fazer de extremo, porque é que acham que ele esta epoca nao tem feito tantos golos como na epoca passada? se ele estivesse a fazer a sua posiçao marcava, assim anda por terrenos que nao sao os deles a maioria do tempo para tentar disfarçar as lacunas no jogo do benfica ou seja, a falta de pelo menos um jogador a jogar pela linha, se assim nao fosse o saviola ja nao teria de andar a tapar pelo menos 2 posiçoes no campo e ja estaria no seu lugar a fazer o que fazia a epoca passada), por isso nao sao extremos logo mesmo que joguem esses 3(com kardec a ponta de lança) as linhas vao estar desocupadas, como estao nesta tactica actual, por isso tanto faz, porque ver jogadores fugir à linha nao é o mesmo que ter jogadores a jogar na linha, nem o resultado é o mesmo.
quando jogam contra equipas mais fracas o coentrao la vai disfarçando esta lacuna, quanto ao maxi ainda nao disfarça nada porque nao está em forma para o fazer, ja contra equipas melhores por vezes nao chega e depois...
o salvio que tambem nao é extremo, ainda se tem esforçado (quando joga) para ir para linha de fundo fazer cruzamentos, mas na maioria das vezes tambem vai para o meio ou seja, muitos segundos avançados, mas alas e extremos nenhum, como é que voces querem que o benfica jogue como na epoca anterior se nao têm jogadores nas posiçoes essenciais para o tipo de jogo que praticavam a epoca passada, e isto ja foi dito mais que uma vez pelo JJ.
é que nem se pode dizer que ha jogadores so que eles nao sao tao bons como os que sairam, porque nao ha mesmo jogadores para aquelas posiçoes, estao a tentar fazer adaptaçoes.
deviam ter feito mais e melhor, assim o benfica exige.

viva o benfica

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Confrangedora

Doloroso

Inequívoca

Tristeza

Deplorável

Descanso

Cumprido

Entradas

Regresso

Inadmissível

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds