VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Domingo, 21 de Novembro de 2010

Nuno Gomes

No jogo do passado fim-de-semana, Nuno Gomes regressou à equipa, regressou aos golos e sentimos, todos os que o respeitam e admiram, que naquele regresso ansiado, breve e esporádico estava um benfiquismo feito de identificação. Identificação entre o futebolista e o clube, entre os adeptos e o futebolista, em suma, entre os adeptos na bancada e o adepto chamado Nuno que, dentro do campo, nos deu, no quarto golo do Benfica, o reencontro com o que o futebol tem de mais essencial: a emoção.

Quem, de entre os que actualmente servem o Benfica, receberá este testemunho? Quem, de entre os que actualmente servem o Benfica, saberá ser símbolo no futuro, tal como o Nuno o sabe ser?

_____

Eis alguns testemunhos do que esse golo simbolizou para muitos de nós, benfiquistas:

 

Jacinto Lucas Pires

JN

“Mas Nuno Gomes também merece uma palavra. Ao contrário da maioria das gentes benquistas, não sou, confesso, um incondicional do avançado português. Mas o golo que Nuno Gomes conseguiu desembrulhar contra a Naval – um golo todo feito de crença, num momento difícil para o clube e para ele próprio – vale muitíssimo. Golos assim dão o exemplo e fazem-nos acreditar que o amor à camisola não morreu, não há-de morrer nunca. Mais: o país inteiro precisa de exemplos destes, da economia à política, da cultura ao futebol, individualmente e colectivamente. Acreditar, acreditar. Corações vivos de olhos abertos. Palavras fortes e gestos claros. Vamos a isto?”

_____

 

Leonor Pinhão

A Bola

“O golo de Nuno Gomes, no domingo, foi também um acontecimento e dos bons. Os benfiquistas, que tinham entrado no estádio ainda vagamente acabrunhados por causa daquela coisa da jornada anterior, saíram sorridentes e comovidos com a pontaria e com a comoção do seu número 21.”

_____

 

João Gobern (não sobre o golo, mas sobre o anúncio da despedida de Nuno Gomes do Benfica, num texto datado de 20 de Outubro)

Record

“Chegou a ser um mal amado na equipa, mesmo pelos que reconheciam a sua importância nos equilíbrios no clube. O facto de ser um jogador fino – nada tem a ver com défices de entrega e de alma – levou-o a receber assobios. Hoje, é aceite como símbolo, algo que herda em via direta de alguns dos maiores de sempre no clube que representa. E não é preciso ser adivinho para vaticinar que o Benfica, mesmo em fase de poder e de saúde, vai sentir a falta de um homem – e de um jogador – como Nuno Gomes. Oxalá possa regressar, mais tarde, para continuar a ser porta-bandeira e porta-voz. Apesar da época meteórica que vivemos – no futebol e não só –, das famas e carreiras feitas e desfeitas num ápice, ainda há os que provam ser uma mais-valia continuada. No futebol jogado em Portugal, não conheço melhor exemplo.”

_____

 

Ricardo Palacin

Jornal O Benfica

“[Nuno Gomes] Contigo, a emoção não arreda pé do relvado. As pessoas vêm aos estádios para te ver, para gritar o teu nome, para se sentirem bem representadas em campo, para terem a certeza de que são correctamente defendidas durante hora e meia de jogo. É por causa de jogadores como tu que o «pontapé na bola» ainda é um desporto capaz de fazer esquecer os objectivos comerciais do tal negócio de milhões. Respeitamos-te, estamos contigo hoje e sempre, alinhes de início ou nem sequer jogues.”

_____

 

Programa Debate, na Benfica TV:

 

publicado por Pedro F. Ferreira às 01:36
link do post | comentar
41 comentários:
De MONGOL a 21 de Novembro de 2010
os comentários da ANTENA 1 foram também uma vergonha.
De M.D.C.Q. a 21 de Novembro de 2010
Pedro,
depois do que aqui li, sobre Nuno Gomes, pouco mais teria a acrescentar, sobre o vídeo, dizer que, não só não perco um programa Debate de Bloggers, como os tenho todos gravados, (excepção a um ou dois quando estou de férias), portanto já tinha conhecimento do que tinha dito sobre o assunto, devo dizer, que se no Estádio chorei de alegria quando o Nuno marcou o golo, quando o ouvi a si, no Debate, voltei a emocionar-me, pois tudo o que disse, é sem dúvida o que sinto, e creio que também, uma grande fatia de benfiquistas.

No Post "EXPRESSIVA", de Domingo 14 de Novembro, escrito por D`Arcy, que comentei, sobre o Nuno escrevi também algumas linhas, que transcrevo:

" Nuno Gomes, teve finalmente hipótese de jogar, alguns minutos, em boa hora, porque conseguiu marcar um golo, que ofereceu ao recentemente falecido pai, mas essencialmente, porque os adeptos ao aplaudi-lo da maneira que o fizeram, demonstraram a admiração e o carinho que sentem por ele, e ele bem o merece, na minha opinião, deveria jogar mais vezes, e embora esteja ao lado no n/treinador, no que ao Nuno, diz respeito, acho que não está a tratá-lo como merece, acho que merece um pouco mais de consideração, tanto mais que ainda é um jogador muito válido, e só espero na próxima época, não o ver a jogar com outra camisola, pois é sinal que embora noutras funções, fica no Benfica, o Nuno pode ser talvez, o último jogador, que tem verdadeiramente amor à camisola e mística, para além de ser um Homem com grande dignidade e carácter, o que hoje em dia... está a ficar fora de moda...e o Benfica precisa de Homens destes ".

Sobre o assunto, escrevi também no meu Mural (Águia Vermelha), e no de alguns Grupos de Benfiquistas, mas tudo o que se tem escrito, não é senão o reconhecimento do inteligente, ou, numa palavra, COMPLETO, jogador que (ainda) é, e que, embora compreenda o lado do n/Treinador, o qual respeito, não posso deixar de ter pena, de não poder ver o Nuno mais vezes em campo.

Saudações Benfiquistas
De Seismilhoesum a 21 de Novembro de 2010
E o Benfica continua a cometer o grave erro de não segurar e respeitar aqueles que ainda podem TRANSMITIR a mística e a comunhão com o povo: Nuno Gomes e Mantorras! Já não jogam nada, segundo JJ? Pois pelo que deram no passado devem continuar CÁ por OUTRA coisa! Expliquem ao JJ! E ao Vieira!
De Abel a 21 de Novembro de 2010
Ver a emoção do público a festejar o Golo do Nuno e a forma como foi festejado por todos os outros colegas diz bem daquilo que o Nuno representa para o universo Benfica! Não é um golo qualquer de um jogador qualquer, o Nuno é aquele jogador a quem perdoamos tudo, mesmo quando falha e ele sabe que por vezes foi assobiado, mas nunca virou a costas à luta e embora não concorde com os assobios, com o Nuno tudo é diferente, quem assobia agora pode estar a vibrar e a aplaudir 5 minutos depois!
Para o Benfica, ser Benfica e não apenas mais um clube onde se juntam jogadores que depois vão embora, precisamos do Nuno e de outros como ele!

PS: Existe na maior parte dos benfiquistas um medo de criticar o treinador, mas acho que ninguém percebe porque é que o Jesus decidiu encostar o Nuno, a ganhar 3-0 mete-o em jogo a 8 minutos do fim? O Nuno como grande profissional entra e corre como se fosse titular, mas é uma forma ingrata de tratar quem tanto deu o Benfica.
De Arquivo Vivo a 21 de Novembro de 2010
Sobre Nuno Gomes quero relevar as suas qualidades superiores de Homem e Jogador.

É de gente desta “massa” que o Benfica é feito.

Tudo indica que é no final da sua carreira que NG começa a receber o reconhecimento que lhe foi omitido, muitas vezes, apesar da sua classe, entrega e disponibilidade para servir o clube.

Ainda bem.

Porém, (há sempre um porém) fico com a estranha sensação que NG é uma “palha” a quem nós, “náufragos sofredores”, nos pretendemos desesperadamente agarrar, neste mar tempestuoso da nossa actual vivência.

Se assim for, quer isto dizer que é o subconsciente benfiquista a manifestar uma latência de falta de símbolos ou desconforto e, talvez, decepção com os actuais, ainda que o seu consciente se recuse a admiti-lo.

Penso que seria uma reflexão interessante para o universo benfiquista que se debate entre uma letargia preocupante e um botaabaixismo desnecessário e inútil.

Ainda estamos a tempo, todos, de crescer, assim o queiramos.
De Conceição a 21 de Novembro de 2010
Olá Pedro!

Já o referi no post anterior do D`Arcy, que é com grande mágoa que tenho assistido ao facto do Nuno ficar muitas vezes na bancada, acho que ele não merece passar por isso, penso que ele ainda é útil ao ataque, nunca foi um jogador de ficar "à mama", procurava a bola, desmarcava-se bem arrastando sempre consigo os defesas, criando assim espaços. Mas sei também que ultimamente não tem estado no seu melhor, contudo acho que merecia ser chamado mais vezes e jogar mais tempo.
Óbvio que o facto de ser uma fã incondicional do Nuno, implica que pense com o coração, vejo o Nuno ainda como sendo aquele miudo que um dia chegou e trinfou!Acho, porém, que ele além do jogador que sente a camisola que veste, é um capitão exemplar, um homem fantástico que tem dado tudo o que pode ao clube....e isso não se paga, agradece-se!!Nota-se bem, felizmente, que continua a ser acarinhado na nossa Luz e fora dos estádios também!Ele sabe que é um símbolo do nosso clube, faz parte da nossa história!
Agora, a meu ver, resta-nos proporcionar-lhe um final de carreira digno, à sua imagem, já que sempre foi honesto connosco, sempre deu a cara por nós!
Espero vê-lo, esta época e na próxima, a jogar mais vezes porque ainda tem qualidade suficiente para nos ajudar a triunfar!Para mim é útil!
Respeito as opções de Jesus mas, como já referi, não concordo de todo com o afastamento que tem dado ao Nuno, ele lá saberá porquê e eu também sei que " uma cisma é pior do que uma doença"!
Bom post, Pedro! é merecido para o Nuno este destaque!
De Didi-SBN a 21 de Novembro de 2010
Boas.
Concordo em absoluto, com tudo o que foi escrito.

Agora uma pergunta, para os homens do blog.
Isto tem estado muito parado, o que se passa, estão a esmorecer?
Força amigos.
Um abraço desde o sul.
De pge a 21 de Novembro de 2010
Eu situo-me praticamente a 180º de tudo o que se disse esta semana sobre este assunto.
Quando o vi a chorar depois do golo, a 1ª reacção que tive foi perguntar quem é que lhe tinha morrido (sem ponta de ironia), estive durante uma hora convencido que algo de mau no seio da familia lhe tivesse acontecido pra toda aquela emoção.

Nunca apreciei Nuno Gomes como jogador (á excepção da época que fez ao lado de Brian Deanne) e acho um pouco ridiculo tudo o que se passa a volta dele. Aqui há um ou dois anos (portanto Nuno Gomes devia ter 32 ou 33 anos) vi o João Pinto a discutir com outro gajo qualquer, qual era a posição do Nuno Gomes, se era 9, se era 10, cheguei a ouvir que talvez fosse um 9,5 (o que é isto?). Na minha opinião ele é o melhor jogador do mundo...a jogar para trás. Tem mau remate, não é rápido, é mau no um contra um, não ganha uma bola de cabeça e não vai ao choque.

Como simbolo do clube e sua importância no balneário reconheço-lhe algum mérito, sobretudo nos ultimos anos. Acho que deve ter uma saída honrosa e se ele assim o pretender continuar a desempenhar funções no clube onde poderá ter muita importancia, pelos anos de casa e pela boa imagem publica que tem e que sempre foi mestre em gerir.
Sobretudo acho que o Benfica fez muito mais por ele, do que o contrário.

E para mim se temos um líder ele chama-se Luisão. Não é líder quem quer, é quem pode. E muitas vezes estes vão embora porque sentem que o clube valoriza mais alguns "caprichos" do que quem efectivamente acrescenta qualidade.

Tudo o que digo não é de animo leve, pois tenho sempre receio de cometer alguma injustiça... Mas esta é a minha opinião.
De Helena Ramos a 21 de Novembro de 2010
Este golos foi um golo especial. O Nuno, para mim, melhor avançado portuguÊs dos últimos tempos, merece-o, sem dúvida. Acreditou, lutou, conseguiu marcar e mostrou que ainda tem o instinto matador que tanta falta nos tem feito esta época. Considero que o NG ainda tem muito para dar à equipa e que, pela sua experiência podia ser mais utilizado (acredito que contra o Lyon se tivesse entrado não tínhamos sofrido 3 golos de rajada).
Apesar de tudo, em alguns momentos, não posso deixar de compreender JJ. O Nuno representa o Benfca, mas não poderá eternamente jogar e, por isso, há que preparar outros. Acima de tudo, quero que não se criem casos e se dignifiquem as pessoas e o que já deram ao clube.
Espero que o NG consiga transmitir a Mistica a alguns dos nossos jogadores porque é um verdadeiro exemplo de capitão. Independentemente de onde estiver, está sempre com a equipa e a lutar por fora por mais uma vitória. Merece os nossos agradecimentos, todas as ovações, todos os obrigados. É, sem dúvida nenhuma, um DOS NOSSOS!

OBRIGADA, NUNO!
De Jose Joao a 21 de Novembro de 2010
Bom dia. Antes de mais gostaria de dizer que não era para comentar este post porque falar de jogadores nunca é fácil. São pessoas e como tal pode levar a mal entendidos, como tal quero que saibam que para mim qualquer jogador do Benfica é sem dúvida um dos melhores do mundo. E o Nuno também. Tal como os do Real Madrid, Barcelona, Bayern, Manchester, Liverpool... Posto isto, parece-me que existe uma grande confusão com a chamada Mística. Querem melhor exemplo de Mística benfiquista do que aquela que os jovens formados nos quadros do clube transmitem? Basta vê-los a jogar. Parecem realmente as papoilas saltitantes de que fala a Canção (e não o Hino do Benfica, como por teimosia se diz por aí). O Nuno Gomes é um jogador do Benfica, bom por sinal, embora eu não aprecie muito as suas habilidades futebolísticas, que vai ver o seu tempo chegar ao fim como todos. E que pelos anos que passou pelo Clube merece-nos todo o respeito e admiração. Não foi como alguns que a troco de mais meia dúzia de tostões, cuspiram na sopa que comiam. Por isso, Obrigado Nuno Gomes por teres-te tornado um de Nós. Na minha opinião não foi nem é um jogador fabuloso como outros que por cá passaram, mas foi fiel. É um benfiquista. E um benfiquista tem muito valor. Obrigado Nuno Gomes. Viva o Benfica

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Doloroso

Inequívoca

Tristeza

Deplorável

Descanso

Cumprido

Entradas

Regresso

Inadmissível

Degradante

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds