VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Terça-feira, 7 de Dezembro de 2010

Erros

Na minha opinião, o melhor que houve esta noite na Luz foi mesmo o equipamento alternativo estreado, que é francamente mais bonito do que o laranja que normalmente utilizamos. De resto, foi apenas mais um (o último) capítulo da triste história que foi a nossa participação na Champions League este ano.

Com um onze em que as principais novidades foram as presenças do Carlos Martins e do César Peixoto (Aimar e Gaitán no banco), o Benfica fez uma primeira parte muito fraca, jogando quase sempre de forma demasiado lenta e previsível. A tendência para afunilar o jogo foi muita, e o próprio empenho dos jogadores no jogo deixou muito a desejar. Não era incomum vermos situações em que o jogador que conduzia a bola não tinha quaisquer opções de passe, porque os colegas ficavam simplesmente a olhar para ele sem sequer tentarem desmarcar-se ou movimentar-se para criar linhas de passe. Mesmo assim, conseguimos criar algumas situações de perigo, que os nossos jogadores, mantendo a linha que tem sido habitual na Europa, se encarregaram de desperdiçar. Também na mesma linha, à primeira oportunidade que o adversário criou, fez o primeiro remate à baliza no jogo, e fez também golo. O que só veio contribuir para piorar ainda mais a qualidade do nosso jogo. Os números ao intervalo até poderiam colocar um pouco em causa a justiça do resultado, mas face ao que produzimos, a desvantagem no marcador era perfeitamente aceitável.

Duas substituições ao intervalo, com as entradas do Aimar e do Gaitán para os lugares do Peixoto e do Maxi. Mas o nosso jogo, inicialmente, não melhorou muito, e manteve-se no mesmo registo da primeira parte. Só na meia hora final é que finalmente começámos a colocar um pouco mais de velocidade e agressividade no jogo, e a qualidade subiu um bocadinho por via disso. As oportunidades também começaram a surgir, algumas delas flagrantes (Cardozo e Aimar), mas o jeitinho especial que temos revelado na Champions para as desperdiçar continuou todo lá. Para não variar, a máxima de que quem não marca, sofre voltou a aplicar-se, e a dez minutos do final o Schalke voltou a marcar, revelando um aproveitamento quase total das oportunidades construídas. A nossa defesa foi apanhada desprevenida quando tentava subir, e o adversário, sozinho frente ao Roberto, não teve dificuldades em marcar. Nesta altura o Benfica estava efectivamente fora das competições europeias. Só a três minutos do final, numa jogada de insistência, o Benfica chegou ao golo, através de um cabeceamento do Luisão já perto da pequena área. E já em descontos, o empate poderia ter surgido, mas o livre apontado pelo David Luiz levou a bola a embater no poste. A única notícia positiva que chegou com o apito final foi a do empate do Lyon nos minutos finais.

Posso mencionar o Luisão ou o David Luiz como alguns dos menos maus esta noite, mais sobretudo pela atitude em campo do que pelo que efectivamente produziram. O nível geral da exibição foi baixo, e houve jogadores como o Rúben Amorim ou o Cardozo que praticamente nada conseguiram fazer de positivo no jogo (não foram os únicos).

Os números finais podem parecer enganadores. Afinal de contas, fizemos praticamente o triplo dos remates do Schalke, e acabámos por perder o jogo. E não foi a primeira vez que isto aconteceu connosco este ano na Champions. Ao princípio podemos ficar irritados, mas quando isto acontece diversas vezes, não pode ser apenas obra do acaso ou do azar. A conclusão óbvia é que a nossa equipa, simplesmente, não tem ainda estofo para esta competição. Não se podem desperdiçar oportunidades como aquelas que andámos a falhar nos nossos jogos. Numa competição deste nível, erros destes (e isto são erros tão grandes como um mau atraso de um defesa, ou um frango do guarda-redes) pagam-se muito caros. Não vi os nossos adversários cometerem-nos: a diferença de eficácia deles para nós foi brutal. Na Alemanha passámos mais de uma hora a dominar o jogo e a falhar golos. Assim que lhes permitimos uma oportunidade, eles marcaram. Hoje mostraram a mesma eficácia, e em Israel perdemos da forma que sabemos.

A verdade é que não merecemos passar aos oitavos de final, e sinceramente, tendo em conta o que vi, se calhar ainda bem que não passámos mesmo, porque a acumular erros desta forma dificilmente lá iríamos fazer alguma coisa. Esperemos que as coisas sejam melhores na Liga Europa.

publicado por D'Arcy às 23:13
link do post | comentar
83 comentários:
De Coneição a 7 de Dezembro de 2010
Boa análise D`Arcy, muito lúcido e objectivo!
Mais uma noite negra onde apenas restava dignidade para sair de cabeça erguida...mas nem isso!Pelo resto da Europa circula o nosso mau desempenho e o nosso terceiro lugar o que nos reduz a um nível que não merecemos não faz parte da nossa cultura clubistica!Até Fevereiro há muito para organizar, porque a única forma de lavarmos a cara é sermos os melhoes na Liga Europa, tenho dúvidas mas tenho também muita Fé!!
A gora quero é ganhar ao Braga...
De Jorge Timóteo a 7 de Dezembro de 2010
Cada vez mais dou por mim sem saber o que dizer. A equipa mostrou o ano passado que consegue fazer jogos excelentes e dar espectáculo, por isso às tantas resta-me concluir que no início desta época os jogadores se reuniram todos e decidiram que este ano haveriam de jogar como umas putinhas reles para brincar com os sócios. A sério, não me ocorre mesmo outra explicação.
De hugo rodrigues a 7 de Dezembro de 2010
porque os jogadores do benfica deixarao de correr?caso gritante e o de fabio coentrao nao venham com historias algo se passa.
De edilasio a 7 de Dezembro de 2010
sr .Pedro F. Ferreira sr D`Arcy façam um favor e tentem que os jogadores do BENFICA olhem para este blogue e se sintam envergonhados de vestir a camisola do glorioso pelas vergonhosas actuações que tem feito este ano.tentem chegar a algum lado com isto para eles verem o que os adeptos sofrem ............
ANDAMOS MUITO TRISTES
De vose jeiga a 7 de Dezembro de 2010
Excelente análise! sóbria, simples e real.

A verdade é mesmo essa- em 18 pontos fazer 6 não é obra do azar, da fé ou do destino.

As ocasiões hoje falhadas como as de cardozo e aimar pagam-se caro.

Há jogadores de rastos fisicamente, outros psicologicamente e outros que estão a fazer um frete ao estar ali...é nítido.

É uma equipa muito frágil a nível psicológico. Se sofre primeiro dificilmente dá a volta ao amrcador.

Custa dizer mas a Champions não é para nós nem de perto nem de longe...nem quero imaginar passar em 2º lugar e apanhar um madrid ou um milan...já para não falar de um barça...era aviar como se não houvesse amanhã...

fomos campeões com uma boa equipa. sairam 2 grandes jogadores...não foram substituidos à altura e o resultado está à vista...quem dormiu à sombra da bananeira tem o que semeou...

p.s: não vou culpar o cesar peixoto pela derrota de hoje obviamente. mas jogadores deste nível MEDIOCRE serem titulares do Benfica dá me ASCO!!!

ps1: lá veio o Rui Costa dar o corpo às balas one more time...o lfv também saiu após o golo do jurado? é que há muito estádio para construir em madrid e no brasil...farto disto!!
De Didi-SBN a 7 de Dezembro de 2010
Boa noite.
Tenho 46 anos, e já vejo futebol há muitos anos.
Sei perfeitamente avaliar quando uma equipa joga bem, quando joga mal, quando tenta e não tem sorte, e quando não quer!
Infelizmente, o que vejo no nosso Benfica, é a última situação que referi. Eles (tirando um ou outro) simplesmente não querem!!
A razão desconheço, mas que não querem, é um facto!
Uma equipa que jogou o que se viu o ano passado, e que agora se arrasta pelos estádios, tem de esconder algo! O quê não sei, mas certamente haverá quem saiba, e não tenha interesse em divulgar. Porque será?
Estranho a atitude do treinador, que mudou do dia para a noite, nem parece o mesmo, apático, nada interventivo,zero!
Estranho o silêncio do presidente e restante direcção, como se tudo corresse sobre rodas, e finalmente estranho a forma como os sócios encaram tudo isto, pois ninguém se movimenta no sentido, de darmos um novo rumo a esta situação, pois o clube é dos sócios e não da direcção, ou do presidente.
Fazer o quê não sei, mas certamente no meio de tantos que somos, sempre haverá alguém que tenha alguma ideia.
Chega de vergonha, chega de sermos gozados, não só por cá, mas também pelo mundo fora.
Estão a destruir por completo o prestígio criado, e dói ver a indiferença com que gente com inteligência e poder para fazer algo, reage a este momento que o Glorioso atravessa.

Perdoem-me o desabafo.
Um abraço desde o sul.
De Lusogambler a 7 de Dezembro de 2010
Não é normal o Luisão marcar o 1-2 e a equipa ir calmamente para o seu meio-campo.

Sei que na prática não adianta muito, mas o normal é, nas circunstâncias em que o Benfica reduz para 1-2, os jogadores correrem pegar a bola de dentro da baliza e quererem recomeçar o jogo rapidamente para chegarem ao empate até porque na altura o hapoel ainda estava a ganhar.

Quase parecia que não queriam ir à Euro Liga...
De PP a 8 de Dezembro de 2010
Alguém pode explicar-me porque carga de água é que durante 3 semanas não se coloca o César Peixoto a fazer qualquer minuto de jogo e chega-se a um jogo que é uma autêntica final para nós, e colocamos o rapaz a titular?

Não entendo porque é que os treinadores desculpam por vezes certos jogadores pela falta de ritmo, quando não têm mais soluções e fazem estes erros quando as possuem?

Quem saiu prejudicado desta história? Claramente o César Peixoto, que não sendo nenhum superdotado como Messi e Ronaldo, não é claramente o mediocre que se fala aí. Será o César Peixoto o próximo "Luís Filipe"?

Por falar em Luis Filipe... no início da temporada, sempre pareceu-me melhor fisicamente do que Maxi... porque é que JJ deu logo a titularidade ao uruguaio? Porque é que não deu uma hipótese ao Luis Filipe? É que só de pensar que o nosso directo adversário tem um Sapuranu...

Termino por escrever que o nosso plantel não é assim tão como o pintam. Acontece que o JJ ainda não estabilizou o seu onze. Tal acontece porque quer à força toda meter sempre dois a três miúdos, tais como Gaitan, Salvio e Kardec. É certo que os habituais titulares tiveram lesionados ou em baixo de forma (escrevo de Cardozo e Saviola, por exemplo), mas colocar putos logo a titulares no onze encarnado, sem ter em atenção a experiência de jogadores como César Peixoto e Nuno Gomes, por exemplo, não foi quanto a mim o mais correcto.

Qual o meu onze para esta noite?

GR: Roberto
Defesa: Maxi, Luisão, David Luiz e Coentrão
Médios: Javi, Salvio, Carlos Martins e César Peixoto
Avançados: Saviola e Cardozo

Penso que o Salvio poderia ter camuflado melhor a má forma do Peixoto, ao mesmo tempo que daria maior profundidade à ala direita (do lado esquerdo, Coentrão teria essa despeza em articulação com Peixoto), para além de ser um "abre-latas" assim como era o Di Maria.

Ah! Incutia outra atitude naquela equipa! Fazia-os ver que ainda poderiam ganhar mais do que já tinham ganho na época passada.
De pge a 8 de Dezembro de 2010
Só se aproveitou mesmo o equipamento novo.

Rui Costa devia ser a unica pessoa autorizada a falar no clube.
Temos uma comunicação de 2ª divisão e Rui Costa só fala de 3 em 3 meses? Não se percebe.
Isto é mais que Di Maria e Ramires, ninguém quer dar explicações, mas entendam-se e rápido. Tá visto que a lagartada vai ter colinho (joão montinho a render) o ano todo e já sabemos o que eles querem, ou não?
De Arquivo Vivo a 8 de Dezembro de 2010
Todos percebemos que o Schalke é um bocadinho mais forte que o Beira-Mar e o Olhanense.

Todos deviamos perceber que em menos de seis meses se transformaram activos de milhões em (in)activos de tostões.

Todos deviamos perceber que a delapidação de um plantel com valor mais que suficiente para ganhar todas as provas, iria conduzir à "alvaladização" da Luz.

Todos deviamos perceber que a não intervenção oportuna para evitar esta hemorragia de erros iria conduzir a um decrescimo significativo de receitas, incluindo quotizações que ficarão em atraso e que com esta crise levarão à perda de sócios.

Todos deviamos perceber que estes erros (aparentemente) primários, poderão interessar a alguém que não é, seguramente, o SLB e os seus martirizados sócios.

Todos deviam ter reparado no olhar significativo que Luisão deitou, aquando do golo que não festejou, para o banco.

Todos deviam ter reparado que após a marcação do golo, ninguém correu para o jogo ser imediatamente reatado.

Todos deviam ter reparado nos semblantes daqueles que nos levaram às nivens a época passada.

Todos deviam ter reparado no cruzar de braços e ar aparvalhado de quem tinha obrigação de pegar no leme e tirar o "navio" daquela tormenta.

Todos deviam ter reparado na coragem e benfiquismo de alguém, que sendo ostracizado, veio dar o corpo às balas e assumir responsabilidades que não tem (tem outras).

Todos deviam ter reparado que, como a hora não era de festa, alguém não esteve lá.

Todos devem ter reparado que a nossa(?) BTV está transformada na voz do dono e que quem ligar e for diferente é "convidado" a calar-se.

Todos devem ter reparado que em Janeiro próximo, o "entreposto" vai ter imenso movimento.

Finalmente, qualquer Benfiquista, que não seja de aviário, sabe que no clube há uma tradição (eu diria maldição) que ensina que em jogos decisivos não se estreiam equipamentos nem se joga de branco.

Apesar desta humilhação (mais uma) continuo a pensar que os jogadores que constituem o actual plantel têm valor mais suficiente para irem a tempo de conquistarem as 4 provas em que estamos.

Eu disse, os jogadores.

Quanto a nós, sócios, restam duas alternativas:

Ou continuamos a branquear e a equipa desfaz-se e afunda-se, o estádio fica às moscas e os fluxos financeiros esvaiem-se ou damos um murro na mesa e acabamos com a paz podre e obrigamos a que o clube seja posto nos eixos.

A escolha é nossa (por enquanto).

Teremos o que merecermos.

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Janeiro 2025

Dezembro 2024

Novembro 2024

Outubro 2024

Setembro 2024

Agosto 2024

Maio 2024

Abril 2024

Março 2024

Fevereiro 2024

Janeiro 2024

Dezembro 2023

Novembro 2023

Outubro 2023

Setembro 2023

Agosto 2023

Maio 2023

Abril 2023

Março 2023

Fevereiro 2023

Janeiro 2023

Dezembro 2022

Novembro 2022

Outubro 2022

Setembro 2022

Agosto 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Inglória

Nada

Improvável

Seis

Oitava

Passeio

Nabos

Ridícula

Liderança

Merecida

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds