VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Segunda-feira, 14 de Fevereiro de 2011

Prioridades

Não se leia neste meu post uma qualquer tentativa de ser desmancha-prazeres. Estamos todos mais que contentes devido à qualidade do futebol que temos vindo a apresentar nesta fase da época e das respectivas vitórias. Atingimos finalmente o nível do ano passado e dá gosto ver o Benfica jogar. Só que vamos entrar num mês e meio decisivo para esta temporada, com jogos ao fim-de-semana e a meio da semana.

 

Assim sendo, e já que somos a única equipa portuguesa em quatro competições, teremos inevitavelmente de tomar uma decisão sobre quais são as prioritárias. Não temos (arrisco-me a dizer que nenhum clube do mundo tem) plantel para aguentá-las a todas ao mais alto nível e, infelizmente, o ano passado foi prova disso, quando optámos pelo campeonato, e o jogo na Figueira da Foz, em detrimento da 2ª mão em Liverpool. Ora, com a vitória do CRAC em Braga, acho que a vitória no campeonato ficou muito difícil. Com o que nos roubaram no início da Liga e o que ofereceram ao clube assumidamente corrupto, eles terão de perder três jogos até final para podermos passar à frente (e nós ganhá-los a todos). Partindo do princípio que um deles seria na Luz, restam cinco fora: Olhanense, U. Leiria, Portimonense, V. Setúbal e Marítimo. Sinceramente não estou a ver o CRAC perder mais dois jogos ou empatar três nestes campos. Até porque tenho grandes esperanças que o Sevilha os coloque em seu devido lugar na Euroliga, o que lhes daria só o campeonato e a 2ª mão da Taça de Portugal para se preocuparem.

 

Dito isto, se o Benfica tiver (e acho que, mais tarde ou mais cedo, vai ter) que fazer alguma rotação de plantel, a minha aposta seria claramente fazê-la no campeonato. Que, no fundo, é a única competição em que não dependemos só de nós para ganhar. Desistir do campeonato? NUNCA! Mas fazer alguma gestão com Airtons, Jaras, Felipes Menezes, Kardecs, etc. (os jogos na Taça da Liga mostraram que há jogadores que não são habituais titulares que podem muito bem dar conta do recado) para que os jogadores mais influentes possam estar em pleno nos jogos nomeadamente da Liga Europa. Sim, porque já há alguns anos que não vamos a uma final europeia, ainda há mais anos que não a ganhamos e a eliminatória do ano passado com o Liverpool ainda me está atravessada na garganta. E, depois, acho que uma temporada com a possível conquista de três competições, sendo uma delas uma prova europeia, seria uma temporada fabulosa, não?

 

P.S. – Já sei que este assunto vai dar polémica, mas repito: não se trata de desistir do campeonato! Trata-se de dar descanso a um ou outro jogador nos jogos da Liga, para que estejam em pleno nomeadamente na Liga Europa. Porque o meu receio é que a possamos hipotecar por cansaço (tal como no ano passado) em nome de uma competição que ficou indelevelmente viciada nos primeiros jogos e que realisticamente agora teremos poucas possibilidades de conquistar...

publicado por S.L.B. às 13:00
link do post | comentar
56 comentários:
De a 14 de Fevereiro de 2011
100% de acordo.

com a vitoria do porto no jogo de ontem ficou muito dificil.
De P.B. a 14 de Fevereiro de 2011
Olá Sérgio,

inteiramente de acordo!
De diabos82 a 14 de Fevereiro de 2011
Sérgio,

Acho que só uma pessoa mal intencionada não percebe o que tu queres dizer com este post. Concordo plenamente e acrescento um facto: No campeonato não dependemos só de nós e, para já, na Liga Europa sim. Isto quer dizer que podíamos ganhar todos os jogos até final do campeonato por 10-0 e não sermos campeões (se é que me faço entender...). Na Liga Europa...perdão...EUROLIGA !, se isso acontece-se era, no mínimo, fantástico e obviamente que venceríamos a dita prova.
Assim é importante a seguir ao jogo com os lagartos perceber o que queremos para o futuro próximo:se continuar a lutar pelo campeonato ou dar mais ênfase á prova europeia.

ABRAÇOS BENFIQUISTAS
De adriano fontes a 14 de Fevereiro de 2011
Peço antecipadamente desculpa pelo tratamento mais informal mas parece-me que entre benfiquistas somos todos "irmãos". Compreendo perfeitamente o teu ponto de vista e, tendo já passado por algumas noites europeias memoráveis e duas finais que perdidas que nunca esquecerei, também desejo que o Benfica volte a impor aquele respeito na Europa que possuía No entanto, gostaria de pôr a questão campeonato noutra perspectiva , a meu ver o Benfica não esta a 11 pontos, nem sequer a 8, está 5, possivelmente 6 por causa do jogo do Dragão. Se o Benfica quer ser campeão, tem obrigação de ganhar o jogo da Luz, assim sendo serão duas derrotas e não três, ou uma derrota e dois empates. Não é fácil que isto aconteça, mas também não é impossível e ainda tenho alguma esperança no Sporting e Guimarães nos jogos com o Porto. Quanto ao Benfica ganhar todos os jogos, respondo assim: na época passada, empatamos um e perdemos outro na 2ª volta. Tenho a certeza que conseguimos rectificar esses dois episódios desta vez.
Saudações Benfiquistas
De Ildefonso a 14 de Fevereiro de 2011
Eu concordo plenamente ... Acho que o Benfica neste momento não tem qualquer hipóteses de ganhar o campeonato.Sendo assim exige-se o máximo de concentração nas restantes provas.Taça de Portugal e taça da liga são obrigatórias.A euroliga é para apostar forte.A conquista da taça da liga e da taça de portugal. fará desta época uma época positiva (boa).Se a estas juntarmos a conquista da euroliga, a epoca é excelente.Cumprimentos.
De Ricardo a 14 de Fevereiro de 2011
Concordo na íntegra. Não se trata de desistir - com o futebol que temos, mesmo duas ou três alterações manterão a equipa a um grande nível -, mas de agir sobre as prioridades que temos de ter.

E a Liga Europa tem de ser o maior objectivo. Troféu que, pelo que leio a muitos benfiquistas, não parece interessar muito, o que me causa estranheza, visto que para mim um título internacional com este prestígio é algo que ambiciono ver o Benfica vencer desde que nasci e que o clube não vence há 49 anos. Vale mais do que Campeonato, Taça da Liga e Taça de Portugal juntos.

Quero continuar na luta pelo título (que ainda não está entregue, atenção! das deslocações mais fáceis que o Porto tinha era precisamente a Braga pelas razões que conhecemos todos) mas acho que convém apostar nos troféus em que dependemos de nós para os vencer: Taça de Portugal, Taça da Liga e, acima de tudo, Liga Europa. E, sim seria uma época fabulosa se o conseguíssemos.
De PVG a 14 de Fevereiro de 2011
Poderás ter razão.
Mas, se por um lado, já lá vai o tempo em que o futebol ainda não era o negócio que hoje conhecemos, por outro, faz-me confusão o calculismo.
Benfica, para mim, é sinónimo de ambição e consequente vitória, sempre!
De PP a 14 de Fevereiro de 2011
Caro S.L.B. (não o clube, mas sim o tertuliano),

Não posso concordar com esse discurso.

É óbvio que mediante a conjectura de resultados haja uma certa gestão do plantel mediante as competições que ainda possamos ganhar.

Contudo, não posso concordar com esse discurso porque pura e simplesmente não vejo essa necessidade.

Não há essa necessidade porque:

1 - O plantel do Benfica está devidamente equilibrado, aliás, é quanto a mim um dos mais completos. Duvidam?

Guarda-redes: Roberto, Júlio César e Moreira, poderiam cada um deles ser titular na equipa. Não é por aí que virá uma quebra, como já podémos verificar esta temporada nas mais diversas competições.

Defesas: Maxi tem sido titular, mas tenho a certeza que se Luís Filipe entrar, fará o lugar com o mesmo afoito que César Peixoto fará se colmatar a ausência de Fábio Coentrão na lateral esquerda. Tenho dois jogos frente ao Porto que me transmitem essa segurança (ver Luis Filipe na época passada frente ao Porto na Luz e ver o César Peixoto nesse mesmo jogo). Mesmo assim, ainda temos um Carole para a esquerda e com muita vontade de mostrar serviço.
Quanto aos centrais, Luisão tem sido imperial, mas é talvez aquele que poderá acusar mais desgaste físico. Jardel é quanto a mim o seu substituo natural. Sidnei, penso que poderá fazer a 2ª metade da época a titular. Roderick Miranda, terá concerteza muita garra se lhe derem a oportunidade. Qualidade e valor ele tem!

Médios: Airton já demonstrou esta temporada e na passada que pode fazer esquecer o Javi Garcia, na posição de médio defensivo. O mesmo se passa com Carlos Martins e Aimar. Ainda ontém os dois estiveram em grande disputa pelo golo da noite... À esquerda, Gaitán cresceu muito, mas penso que César Peixoto faz bem aquela posição, que o diga o Porto! Do lado direito é que o caso muda de figura... Salvio quanto a mim tem em Luis Filipe ou em Filipe Menezes os seus naturais substitutos. O português poderá funcionar mais como ala do que médio interior, enquanto o brasileiro poderá funcionar como médio interior. Se o brasileiro apresentar-se mais solto e menos complicativo (i.e. mais rápido com a bola nos pés), poderemos ficar bem mais descansados.

Avançados: Jara já se notou que será o substituto natural do Saviola, e que substituto! Para o lugar do Cardozo é que ainda não temos ninguém igual. Kardec ainda tem muito que aprender, sobretudo a jogar de costas para a baliza. Weldon é sobretudo velocidade e precisa de ter ritmo de jogo, algo que não tem tido. Nuno Gomes poderá ser fundamental em alguns jogos. Mediante quem substitua Cardozo, muito do jogo ofensivo encarnado poderá mudar ou não se o JJ percaver isso.

Nota: Penso que se o JJ em todos os jogos fizer as três substituições a que tem direito dando no mínimo 15 minutos aos jogadores substitutos, faz com que eles tenham pelo menos ritmo de jogo. De resto, o posicionamento e a dinâmica com os substitutos pode-se trabalhar nos treinos. Com isso decerteza que dúvidas que possamos ter com Luís Filipes, Jardeis, Rodericks, Caroles, Peixotos, Menezes, Nuno Gomes, Kardecs, Weldons, etc se irão dissipar.

2 - O nosso campeonato/taças não tem um nível competitivo assim tão alto. A maioria das equipas que jogam contra o Benfica agigantam-se não só porque ficam entusiasmadas, mas porque os midia, sobretudo estes, criam a ideia de que é possível ganharem ao Benfica. Vejam o exemplo do Braga. Enfim, cabe a nós termos mentalidade forte e assumirmos o desafio.

3 - Já olharam para o calendário encarnado e para o do Porto? É certo que vamos defrontar o Sporting ferido de orgulho próprio, após um jogo em casa frente a uma equipa germânica, para a liga europa. Mas, se ganharmos ambos os encontros, a confiança vai estar nos pícaros e todos aqueles que entrem na equipa também vão executar bem. Mais, ganhando estes jogos transmite uma mensagem bem clara para todo o universo futebolístico: HÁ CAMPEONATO ATÉ AO FIM!
Sinceramente, espero que o Porto empata ou perca em Sevilha, para se desgastar no segundo encontro em Portugal.
Para o resto do campeonato, só antevejo uma deslocação complicada para os encarnados: Braga. Quanto ao Porto, só de pensar que o seu último jogo é frente ao Marítimo... EPÁ DEIXEM-ME SONHAR!

EU ACREDITO!

CARREGA BENFICA!
De mWo a 14 de Fevereiro de 2011
Eu estou plenamente de acordo contigo Sérgio.
É verdade que temos de continuar a acreditar e a lutar na revalidaÇão do título, nem que seja para honrar o manto sagrado e o escudo que está na manga esquerda, mas a realidade é que este Campeonato foi decidido logo nas 4 primeiras jornadas, da maneira como toda a gente com a coluna vertebral direita sabe.
Vamos aos factos: mesmo ganhando na Luz aos cabeÇudos, eles ainda têm de perder mais 6 pontos que nós e sinceramente não acredito que isso aconteÇa também...

Creio que deveríamos continuar a apostar forte nas TaÇas, onde temos grandes hipóteses de vencer e na Liga Europa, onde honestamente acho que temos boas chances de a conquistar!

AbraÇo e SaudaÇões Benfiquistas!

http://benfica-world-order.blogs.sapo.pt
De NrowS a 14 de Fevereiro de 2011
Consigo entender.
A real questão é se temos estofo para a Liga Europa. Desse ponto de vista, a resposta não é tão óbvia, dado que as equipas de outros campeonatos são incógnitas no que toca a valor e rendimento. Mas o campeonato, como disseste, tem que estar com serviços mínimos assegurados. Não podemos dar-nos ao luxo de que o Porto deslize nós não estejamos lá para aproveitar.

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Coerência

Parabéns, meninas

Obrigação

Banco

Exemplar

Madrugadora

Pouco

Inconsistência

Confrangedora

Arrasador

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds