VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Sexta-feira, 29 de Abril de 2011

Passo

Esta noite demos um passo em direcção à final de Dublin. Só foi pena ter sido apenas um pequeno passo, porque mesmo com a equipa inferiorizada por ausências, julgo que o Benfica mostrou superioridade em relação ao Braga, e poderia ter construído outro resultado que nos desse mais tranquilidade para a segunda mão.

Sem grandes opções devido às lesões e indisponibilidades físicas, o Benfica acabou por alinhar com o onze mais ou menos esperado, em que o trio do meio campo à frente do Javi foi constituído pelo Aimar, Martins e Peixoto. Na defesa o Jardel manteve a titularidade, e na baliza regressou o Roberto, com o resto da equipa a ser constituída pelos titulares habituais. O Braga veio à Luz para fazer aquilo que tem feito habitualmente e com eficácia nesta competição: defender, e espreitar eventualmente um golo nalguma jogada fortuita. Foi por isso com naturalidade que o Benfica assumiu a iniciativa do jogo desde o primeiro minuto, e isto no sentido literal do termo, já que com vinte segundos de jogo foi apenas por falta de jeito do Saviola para controlar uma bola vinda de um mau passe de um defesa do Braga que não criámos uma grande ocasião de golo. A resposta do braga foi dada um par de minutos depois, através de um bom remato do Sílvio. E esse acabou por ser o único remate do Braga em toda a primeira parte, o que pode exemplificar a atitude com que entraram na Luz. O Benfica continuou a ter o domínio do jogo, até porque o Braga não parecia ter grandes problemas em deixar que o Benfica o tivesse, e até chegou a marcar um golo aos dez minutos, mas este foi bem anulado por fora-de-jogo ao Cardozo. Nunca conseguimos propriamente sufocar o Braga, mas ainda assim conseguimos criar oportunidades de golo que justificariam termos chegado ao intervalo em vantagem. A melhor de todas foi mesmo no final da primeira parte, quando o Cardozo, após isolado por um passe do Saviola para as costas da defesa, tentou desviar tanto a bola do guarda-redes que acertou no poste.

A segunda parte começou praticamente com um susto dado pelo Roberto, ao não segurar um remate rasteiro, mas o jogador do Braga que surgiu para a recarga estava deslocado. A resposta do Benfica foi marcar, quando estavam decorridos cinco minutos. O Maxi entrou como quis pela direita, centrou para um bom e colocado cabeceamento do Cardozo levar a bola novamente ao poste, e depois o Jardel em esforço conseguiu fazer a recarga para a baliza vazia. Estava feito o mais difícil, mas a felicidade durou pouco, já que um par de minutos depois o Braga repôs a igualdade. Foi num lance aparentemente inofensivo, em que despejaram um livre de muito longe para a grande área, e quase à entrada desta o Vandinho, de uma forma que nem pareceu muito intencional (estava de costas para a baliza) acabou por desviá-la de cabeça para fora do alcance do Roberto. Honestamente, não me pareceu que o Braga tivesse feito o suficiente para justificar marcar um golo, mas foram felizes naquele momento e o Benfica tinha que ir novamente à procura da vantagem. E também não foi necessário esperarmos muito por um novo golo: sete minutos depois, a fechar o primeiro quarto de hora, já o Benfica estava em vantagem outra vez. Depois da infelicidade de ter acertado nos postes por duas vezes, e da desinspiração que tem mostrado nos últimos jogos, na marcação de um livre à sua medida (uns metros longe da área, descaído para a direita), o Cardozo teve um lampejo dos seus melhores momentos e marcou o livre mesmo 'à Cardozo', enviando a bola em arco para junto do ângulo superior, sem quaisquer hipóteses de defesa para o guarda-redes. Três golos no espaço de menos de dez minutos prometiam uma segunda parte bem animada, mas foram enganadores. A partir daí o Benfica foi perdendo fulgor, e durante a maior parte da segunda metade destes quarenta e cinco minutos assistimos a um jogo muito pouco interessante, em que as duas equipas pareceram estar minimamente satisfeitas com o resultado. Uma parecia acreditar que a vantagem era suficiente, e a outra que desvantagem era recuperável na segunda mão. O Benfica ainda fez entrar o Gaitán e o Jara, mas estes pouco vieram acrescentar ao jogo. O Gaitán mostrou mesmo a razão pela qual não terá jogado de início, pois aparentou estar mal fisicamente, muitas vezes parecendo mesmo mais cansado do que muitos dos colegas que jogavam desde início.

Gostei de ver o Aimar (viu um amarelo e está de fora do segundo jogo), que lutou até à exaustão e foi dos mais esclarecidos durante todo o jogo. O Maxi Pereira e o Javi García também estiveram em bom plano, tal como o Coentrão, mas isso não é surpresa. O Cardozo não esteve brilhante na primeira parte, mas acabou por estar nos lances mais perigosos do Benfica, tendo acertado nos ferros duas vezes, marcado um golo, e estado directamente ligado ao outro. O livre que marcou deve ter-lhe feito muito bem á confiança, já que subiu de produção e passou a ganhar lances de cabeça e a conseguir segurar a bola para a passar aos colegas. O que mais me preocupa é que a equipa não parece estar fisicamente bem, e nos últimos minutos dos jogos isso tem-se notado.

Conforme escrevi, o primeiro passo está dado, embora mas ainda tenhamos pela frente muito trabalho. Mas nesta caminhada europeia já saímos da primeira mão com este resultado frente a equipas que, honestamente, mostraram bem mais do que o Braga quando jogaram na Luz, e isso não nos impediu de seguirmos em frente. E, como não me canso de repetir, em Braga não haverá outra vez um Xistra ou um Sousa como interveniente. Se trabalharmos e dermos o nosso melhor para lutarmos pelo resultado que nos interessa, não deveremos correr os riscos habituais de vermos o nosso esforço traído por algum dos artistas que já conhecemos, podendo então concentrar-nos em contrariar apenas o futebol do nosso adversário.

publicado por D`Arcy às 03:18
link do post | comentar
56 comentários:
De marcorijo a 29 de Abril de 2011 às 08:20
Jogo táctico mas fraco técnicamente.
O Benfica devia ter feito mais , tinha obrigação disso.
A Equipa está péssima fisicamente, existe jogadores a arrastarem-se no campo, caso flagrante do Saviola.
Estou preocupado pois vamos acabar a época de rastos e sem alternativas.
-Cardozo : Fez um belo golo, mas fora disso é uma múmia em campo.
-Saviola : Está todo arrebentado e sem fulgor mental para dár a volta á questão.
-C.Martins : Lesionado e em má forma
-Gaitan: Lesionado

Os outros esforçam-se mas são limitados na condução e empolgamento da equipa para o ataque, excepção feita ao Aimar, esse sim em boa forma.
Relevo também o Maxi e o Coentrão sempre voluntariosos.
Pior que isso, acho que a equipa está um pouco descrente das suas capacidades.

Ainda acredito que pudemos chegar á final mas vai ser muito complicado.
O Braga até fez um jogo inseguro na primeira parte e nós não aproveitámos.

NOTA : Só por curiosidade, caso cheguemos á final( como assim o espero),e o Maxi apanhe amarelo em Braga, quem vai jogar a defesa direito na suposta final....?????
O Luis Filipe...?????
Ou um central adaptado...???

Isto é para reflectir mais uma vez que esta época foi mal planeada, andava tudo nos "orgasmos da vitória" do ano passado,e agora andamos aos cucos...!!!
De Jorge Timóteo a 29 de Abril de 2011 às 08:34
Nunca pensei dizer isto, mas não estou nada emocionado com a perspectiva de voltar a uma final europeia. Este ano já fomos humilhados pelo FCP três vezes e, realisticamente falando, não há grandes razões para estarmos optimistas de que conseguiremos vencê-los em Dublin. Enfim, são 90 minutos, tudo pode acontecer.
De utopiamaior a 29 de Abril de 2011 às 08:37
O Benficas foi muito superior! É neste momento a melhor das duas equipas. Normalmente passará e irá vencer em Braga...

AIMAR FOI UM MONSTRO!

Parabéns ao grupo... o Benfica vai ter que dar uma volta de 180 graus à segunda linha e manter todos os titulares, aceitando-se a saída de Coentrão e eventualmente Cardozo se encontrarmos um outro modelo de jogo e um marcador de livres...

Saudações fraternas...
De Luis P. Almeida a 29 de Abril de 2011 às 08:43
Ganhámos e este era o primeiro objectivo!
Ganhámos com margem suficiente para nos permitir encarar a segunda parte com otimismo? Sinceramente ponho as minhas reticências pois penso que o Benfica, apesar de ganhar, a sua ineficácia chega a irritar. Os jogadores complicam, perdem-se situações de contra ataque pelos "rodriguinhos", passes e contra passes desnecessários, remates descabidos, etc...enfim pouca objectividade...
E nestas competições a diferença faz-se nisso! Infelizmente nós ainda não temos esta capacidade...
O que me vai dando algum alento, é pensar que na segunda mão o "suspeito do costume" não é português! Vamos ter que enfrentar aqueles "empedernidos" sem medo. Uma das vantagens que os nossos adversários têm tido, é que nós, parece que estamos todos acagaçados...Vamos a eles com todas as forças!!!

Viva O BENFICA!!!!!
De Paulo Russo a 29 de Abril de 2011 às 08:48
Fraquinho, muito dinheiro gasto e pelo menos este ano o retorno em trabalho muito fraquinho. Podemos continuar a tapar o sol com a peneira como fez o pais durante estes anos todos e depois acontecer isto, ou dizer a verdade (O rei vai nú), e resolver os problemas que existem. Que se passa com Fernandez? se gaitan não está bem para que convocar? Porque saviola e cardoso estão em tão má forma? não me venham com a préepoca que começou tarde, já estamos no fim do campeonato... o nosso plantel tem mais de 24 jogadores. Quem são? o que fazem lá? Entendo hoje o que o betencourt queria dizer que a pre época do benfica fustrou os sportinguistas no ano passado... eu tou fustrado, a nossa vitória de 2-1, sabe-me a derrota depois dos 5 do porto ao vila real. Dizer a verdade não é mau agoiro, é aceitar a realidade...o nosso jogo é fraquinho e se tivermos a sorte (sim sorte) de passar à final, lá vamos jogar à defesa e levar mais um cabaz com o Porto e como lá diz o povo "não há duas sem três).
De Arim a 29 de Abril de 2011 às 09:05
Que não se pense que foi grande porque na minha opinião foi o possivel, com uma equipa que em casa nos vai fazer a vida negra. Preocupa-me o facto de saber que o aimar não joga o nosso único jogador em crescendo de forma...O Jesus tem um desafio pela frente melhorar e recuperar fisicamente os jogadores que se arrastam há jgos e jogos. É que meus caros o Saviola já dá pena ver o homem TÁ TODO REBENTADO! Hádezenas de jogos que não faz um jogo como fez vários o ano passado.
O problema não é o marcar em Braga! é o sofrer...há 15 jogos que sofremos golos!15 JOGOS!
Preocupa-me também o facto de termos jogadores cruciais que se levarem amarelo não jogam (caso passemos à final) na final.
Se passarmos À final que acho que será um feito muito grande com a condição fisica e psicológica dos nossos jogadores que estão de rastos, repito DE RASTOS (no final da época terão de questionar o Jesus e o preparador fisico, orque a diferença de condição fisica para as outras equipas nota se bastante).
Eu até gostava de ver o Weldon (o nosso mais rápido jogador jogar para o contra ataque, mas tenho a consciência que não jogou o suficiente tal como outros jogadores do plantel para assumir a responsabilidade de um jogo destes.
A final se formos quase de certeza será contra o FC Porco que quer queiramos quer não queiramos está bem melhor que nós (Todos nós sabemos o pk da moral, de como a conseguiram) mas que tem jogadores de topo (Que nós DESCOBRIMOS E nÃO TIVEMOS A CAPACIDADE DE OS CONTRATAR MESMO ESTANDO NA LINHA DA FRENTE, outra para perguntar no fim da epoca).
Eu sou treinador de bancada, mas atenção aos contra ataques do Hulk, que é sempre ele que fica solto para receber e embalar. O falcão dá conta de uma defesa, mas dois centrais e o trinco deverão ser bastante inteligentes para perceber as movimentações que faz para fora da area para abrir espaço para o Hulk entrar e os médios ofensivos aparecerem na frente da area para rematar, mas isso é tudo no SE...
EU ATÉ ME CONSIDERO UM BENFIQUISTA CONVICTO E POSITIVO...SE PASSARMOS EM BRAGA TEREMOS TALVEZ A FINALA A RELEMBRAR A CONTRA O MILÃO PORQUE EXISTE SENDO REALISTAS UMA DIFERENÇA DE QUALIDADE NA TÁCTICA DO BENFICA PARA OS DA "ILDA", eles tem um controle muito maior sobre toda a dinamica de jogo, tempo,defesa.

SAUDAÇÕES BENFIQUISTAS!!!!
E VAMOS AO TRABALHO! RECUPERAR OS JOGADORES! TREINAR O QUE FAZER DE FORMA INTELIGENTE EM BRAGA! E NÃO DEFENDER O RESULTADO EM BRAGA DE FORMA DESASROSA COMO DEFENDEMOS OS 2-0! Desta vez basta 1-0 para o Braga...seja aos 10 min ou 90min...Basta um golo para acabar com o sonho de Dublin...e o prolongamento não é opção!! E não é preciso perceber porquê....
De Vasco Duarte a 29 de Abril de 2011 às 09:47
Concordo com esta cronica,mas no fim do jogo fiquei com a sensação de que se tivessemos forçado um pouco mais teriamos marcado mais um golo mas como infelizmente temos uma equipa presa por arames e mais vale ter vantagem de um golo do que ir empatado e em desvantagem.Mereciamos mais mas o nosso futebol já não é o que era há 2 meses atrás,o que me deixa algo preocupado para a segunda mão!
Acredito nestes jogadores e tecnicos e espero que tenham aprendido com o nosso passado recente e que joguem para vencer caso contrário peerdemos.
Força Benfica e estaremos em Dublim
De Hugo a 29 de Abril de 2011 às 09:54
É triste que, com a vantagem de 1 golo na eliminatória, e com boa atitude da equipa - que não deu mais porque está esgotada - muitos adeptos se tenham despedido dela com assobios...

Isto numa meia-final de uma competição europeia!Querem que, depois, em Braga, num ambiente adverso, as coisas corram pelo melhor...Ok!

E á saída do Estádio?!?Tudo murcho, tipo perdemos o jogo e fomos de carrinho!
Estamos em vantagem pessoal!!!

É porque têm medo de jogar com o Porto?!?Quero lá saber...Eu quero é ganhar...

Para mim, estes adeptos só têm um nome: são os chamados adeptos de Marquês....só quando ganham, enchem o peito e dizem ser do Benfica!

Se têm o direito de fazer o que fazem, também eu tenho o direito de dizer:

- Vão todos bardamerda!

Saudações Benfiquistas!
De Hugo a 29 de Abril de 2011 às 10:00
Uma vitória importante, mas deve ser realçado que o Saviola é, neste momento de forma, um jogador a menos. Pouca potência a atacar e pouca capacidade de pressionar e recuperar bolas. Se a ele juntarmos o Cardozo que nenhum trabalho defensivo faz, mais as reduzidas capacidades defensivas muitos jogadores como C.Martins, Jara, Gaitan e Aimar (embora me tivesse surpreendido ontem, nesse aspecto), podemos perceber porque é que o Benfica tem dificuldades frente a equipas fortes nas transições, como é o caso óbvio do Porto e também do Braga, que neste jogo quis apenas levar a decisão para a 2ª mão. Ao Benfica falta a capacidade de pressing e recuperação de bola como tinha no ano passado, e deve pensar seriamente em jogar em 4-5-1 ( Gaitan - C.Peixoto- J.Garcia - Airtom - C. Martins) na proxima mão e na final, com Jara ou Cardozo na frente.

Se adaptarmos o nosso sistema tactico temos mais hipoteses de vencer a Liga Europa. por último, importa não perdermos o Maxi para a final!

Força Benfica
Hugo
De Joao Coelho a 29 de Abril de 2011 às 10:00
Pois é! O que eu vejo é uma equipa presa por arames. Até o Braga demonstrou mais estofo físico que nós. Não há ninguém que chame à pedra o sr. JJ e pergunte o que se passa?

A sorte é que na 2ª mão os árbitros são estrangeiros, mas a filial dos corruptos vai entrar com a cartilha do seu clube-mor e não tenhamos ilusões, vai ser mesmo duro!

Enquanto isto os porkos estão com uma força dos diabos e o Falcao mostra que é um dos melhores PL do Mundo! Cada golo que marca é uma facada em todos nós, benfiquistas. Teve tudo acordado connosco e rumou a Norte. A responsabilidade é de quem?

Interessante vai também ser se o JJ vai ser demitido por ser eliminado pelo Braga, ou se por levarmos outra trepa em Dublin. A única coisa eu nos encoraja é que é uma final e tudo pode acontecer. Mas os ultimos dados não são animadores.

O inarrável JJ disse mais uma das suas. Com ele o SLB ganhou tanto em 2 anos quanto nos ultimos 15 anteriores. Pois é JJ tens razão! Só te esqueceste de dizer que nos outros anos havia equipes de merda, a direcção naõ era estável e não havia guito nem para comprar papel higiénico. Gostava de te ver a treinar o Glorioso nessa altura. De certeza que não eras tão basófias.

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

#Reconquista

Um

Crer

Proveitosa

Pujante

Deplorável

Firme

Soberba

Complicado

Merecida

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds