Há maneiras e maneiras de fazer as coisas. Doze anos não são doze dias nem doze meses. O processo que levou à saída do Nuno Gomes do Benfica ENVERGONHA-ME como benfiquista. Já disse mais do que uma vez (aqui e aqui) que, mesmo desportivamente, não fazia sentido nenhum que saísse. E muito menos faz em termos do que é preciso no balneário, onde as referências benfiquistas são tantas quanto Coca-Colas no deserto… Mostrem-me um jogador (UM!) que diga mal do Nuno Gomes como colega ou como profissional. Sim, podem argumentar que o Nuno Gomes já não era titular e era muito pouco utilizado. Mas é o sinal que isto dá! Não só para o balneário como para as bancadas!
1994/95 para 95/96: saída de Paneira, Isaías, Mozer e Veloso. 2010/11 para 11/12: saída de Nuno Gomes (também não há mais ninguém do género para sair…). Sou só eu a ver aqui um padrão?!
Vir-me-ão dizer que ele já estava velho e que os Felipes Menezes, os Éder Luíses, os Fernándezes é que são o futuro. Toda a gente tem direito à opinião de achar que estes têm lugar no Benfica e um Nuno Gomes não. Mas eu prefiro olhar para o rendimento de um jogador, para a mais-valia que ele pode trazer à equipa e ao plantel, em vez de olhar simplesmente para o B.I. Sim, porque só olhando para o B.I. é que se pode considerar que ele já não tem lugar no plantel. Qualquer outro argumento é rebatido com factos racionais.
Mas tudo bem, não se contava com ele para a próxima época. Custava muito ter-lhe e ter-nos dito isso ANTES de a época acabar. Para que ele pudesse ter uma despedida dos adeptos semelhante à do Rui Costa?! Foram doze anos, F***-SE!!! Ou foram os quatro minutos que jogou frente ao Leiria que fizeram quem de direito decidir que ele não tinha lugar no plantel?! Deixa-se o homem ir para férias sem lhe dizer nada e depois sabe pelos jornais que não vai ficar?! Mas o Benfica é isto?! É assim que se trata os símbolos do clube?!
Nuno Gomes: muito obrigado por tudo o que deste ao Benfica! Pelos muitos golos, pelas muitas alegrias e pelas muitas manifestações de classe dentro e fora do relvado. E especialmente por isto: porque, ao contrário de outros, tornaste-te tão benfiquista como nós e percebeste o que é o benfiquismo. E, ao contrário de outros, não me consta que alguma vez tenhas feito chantagem com o Benfica, acenando-lhe com propostas de presidentes de clubes rivais e ameaçando ir para lá, na altura de renovar o contrato. Há quem seja bom na sua profissão. E quem também o seja e tenha a mais-valia de ser igualmente benfiquista. Eu continuo a preferir estes. Como tu. Que são quem faz renovar o benfiquismo. Não tens nada que agradecer. Quem te agradece, somos nós. Os Adeptos. Com maiúsculas, tal como tiveste o cuidado de escrever no teu comunicado. Lá está, pequenos pormenores que dizem tudo…
Ninguém é do Benfica graças aos "profissionais", um clube puramente racional é um clube que não tem futuro. A emoção é parte indissociável do sentimento de pertença. Tira-se essa parte e não fica quase nada. Trata-se mal um símbolo do clube, trata-se mal o benfiquismo e, no limite, o próprio Benfica. Mas também não se pode esperar muito mais vindo de quem pura e simplesmente não percebe o que é o Benfica… E os jogos com o CRAC em casa na época passada ajudaram igualmente a demonstrar isso.
A SAD também não esteve bem neste processo todo. Não se pode dar rédea solta a quem toma as decisões técnicas, senão arriscamo-nos (e estou à vontade para dizer isto, porque até gostava do Camacho) a ter "jorges ribeiros" a voltar a vestir a nossa camisola. Salve-se o facto de este comunicado ter a dignidade que faltou em toda a história. Especialmente se a última frase se verificar no futuro.
P.S. – Excepcionalmente a caixa de comentários fica fechada. Estou demasiado chateado para, pela amostra do último post, ter que ler pérolas do género “o Maria Amélia já vai é tarde”… Peço desculpa a todos os restantes que conseguem articular argumentos mais racionais. Para esses, há sempre o email da Tertúlia.
bola nossa
-----
-----
Diário de um adepto benfiquista
Escolas Futebol “Geração Benfica"
bola dividida
-----
para além da bola
Churrascos e comentários são aqui
bola nostálgica
comunicação social
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.