VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Quinta-feira, 28 de Julho de 2011

Paciência

O objectivo principal para este jogo foi conseguido: vencemos por uma margem superior à mínima, e não consentimos golos. Durante vários períodos o jogo ainda pareceu mais um jogo de pré-época de que um jogo a sério, mas o Benfica foi sempre superior, e a sensação que mantive foi que o pior que poderia acontecer era sermos nós a não conseguir ganhar o jogo, porque o Trabzonspor nunca pareceu ter capacidade para alterar o rumo da partida.

O nosso treinador optou por um onze que poderíamos considerar de continuidade, colocando de início quase todos os jogadores que já eram titulares a época passada. Do onze base de então faltaram Roberto, Coentrão, David Luiz e Salvio, que foram agora substituídos pelo Artur, Emerson, Garay e Pérez. Na direita da defesa surgiu o Rúben Amorim, após vários meses de ausência. O Benfica entrou bem no jogo, com os turcos a reagirem mal quando eram pressionados na defesa e a entregarem facilmente a bola. Aos três minutos uma dessas situações poderia ter resultado num grande golo do Gaitán, com o chapéu que tentou ainda de muito longe a ser defendido no limite pelo guarda-redes turco. Mas a pressão mais intensa do Benfica pareceu durar apenas 20-25 minutos. Depois disso os turcos, que nunca esconderam que traziam como única intenção retardar ao máximo um golo do Benfica, conseguiram adormecer o jogo, e passaram a ter alguma liberdade para trocar a bola no seu meio campo defensivo. Apesar do domínio territorial, o Benfica mostrou ainda pouca desenvoltura no ataque. Passes mal medidos, toques a mais na bola e várias hesitações tiveram como resultado muito poucos remates, e sem se rematar à baliza é óbvio que não se pode marcar - ao intervalo creio que o único remate que fizemos que levou a direcção da baliza foi precisamente a tentativa de chapéu do Gaitán.

A segunda parte começou ainda pior para o Benfica. Não sei se foram instruções do Jorge Jesus, ou se foi o próprio Aimar a proteger-se por não se sentir bem fisicamente, mas a verdade é que ele foi-se quase encostar aos avançados, o que resultou numa equipa do Benfica partida ao meio, com um autêntico deserto no meio campo - por diversas vezes os defesas tinham a bola e esperavam em vão que alguém a viesse receber, acabando por ter de optar por passes longos. Paradoxalmente, isto também acabou por ter uma faceta positiva, pois de certa forma convidou os turcos a subir e a estenderem-se mais no campo, deixando de jogar com as linhas tão juntas como tinham feito na primeira parte e dando assim mais espaço para jogarmos à frente da sua área. A entrada do Nolito para o lugar do Pérez (o Gaitán passou para a direita), logo no início da segunda parte, melhorou bastante o jogo do Benfica, pois o espanhol veio dar nova vida e agressividade ao nosso ataque. E pouco depois da hora de jogo, nova alteração que já se impunha, com a saída do Rúben para dar lugar ao Maxi, trouxe ainda mais melhorias ao jogo do Benfica. Coincidência ou não, e já depois de uma bola do Saviola ao poste, o Benfica chegou mesmo ao golo a vinte minutos do final, com o Nolito sobre a esquerda da área a receber um passe do Aimar e a rematar cruzado para o golo. Este era o melhor período do Benfica no jogo, que a entrada do Witsel para o lugar do Aimar pouco depois veio ainda acentuar. O segundo golo poderia ter chegado mais cedo, pois logo a seguir ao primeiro ficou um penálti claríssimo por marcar, após ostensiva mão na bola de um defesa turco, mas a justiça no resultado acabou por chegar ao cair do pano, com um remate em arco do Gaitán que colocou a bola na gaveta.

As substituições feitas pelo Jorge Jesus esta noite resultaram todas em pleno. O Nolito injectou velocidade e agressividade no ataque, o Maxi trouxe profundidade à direita, após render um Rúben Amorim a acusar, com toda a naturalidade, a falta de ritmo após vários meses de ausência, e finalmente o Witsel deu solidez e uma mais eficaz ocupação dos espaços a meio campo. Gostei bastante da exibição do Garay - a qualidade não engana - e também do Luisão, que indiferente ao barulho à sua volta fez aquilo que melhor sabe fazer: defender de forma profissional o nosso emblema dentro do campo. O Emerson mostrou bastante segurança a defender, mas parece-me que o seu estilo não é o de arriscar muito em subidas para o ataque. Com a chegada da defesa titular parece-me que deixámos (com toda a naturalidade) de dar as facilidades que demos durante os jogos de pré-época. No geral, a equipa ainda não parece estar em perfeitas condições físicas, sendo um caso evidente o do Saviola, que praticamente se arrastou em campo durante a última meia hora.

Tal como não devemos entrar em depressão depois de um mau resultado, uma vitória também não deve significar que entremos automaticamente em euforia. O Benfica foi claramente superior ao Trabzonspor esta noite, e mereceu a vitória que conquistou, mas seria exagerado achar que fizemos uma exibição entusiasmante. Mantenho a minha opinião: temos neste plantel muita qualidade, e tenho bastantes expectativas em relação à equipa que poderemos construir. As declarações do Jorge Jesus, dizendo que considera que temos melhor plantel do que nas duas últimas épocas, mas que ainda não temos melhor equipa parecem-me acertadíssimas. Parece-me que deverá valer a pena ter um pouco de paciência para esperar pelo resultado final. A mesma que foi precisa no jogo de hoje.

publicado por D`Arcy às 00:02
link do post | comentar
31 comentários:
De Carlos Ferreira a 28 de Julho de 2011
Parece-me obvio que temos mais opção de qualidade em termos de plantel, os reforços como Nolito Artur,Garay , Emerson etc.. são mesmo reforços.
Agora também me parece obvio que o Jorge Jesus continua com as suas teimosias, que se traduzem por exemplo nas suas declarações após o jogo de hoje em que fez criticas ao Nolito que foi simplesmente na minha opinião o grande responsável pela nossa vitória, esquecendo-se dos miseráveis jogos que desde a época passada são realizados pelo Saviola e o Cardoso.
De zlatan_messi a 28 de Julho de 2011
Boa noite,

O Benfica fez um bom jogo merecemos a vitoria. Penso que temos 2 defesas centrais de nível mundial e um Gr muito seguro. Pela negativa o Enzo, não está adaptado e neste momento não velocidade. O jogador nr 10 do Trabz é muito bom jogador, tem uma qualidade de passe impressionante.
De J3P a 28 de Julho de 2011
Eu sempre fui e sou um defensor acérrimo dos jogadores e treinadores do Benfica, até prova em contrário… E penso eu, que o nosso treinador tem medo de arriscar, é muito certinho e inventa um pouco, pelo facto de ter medo de arriscar.
Como é possível, um jogador fazer praticamente todos os jogos de pré-época a titular, (a cumprir e a jogar bem) jogando a defesa direito, concretamente o miúdo lateral-direito, o Almeida, e depois no primeiro jogo a sério, o treinador coloca o Ruben Amorim a jogar a titular nessa posição, que por acaso apenas só treina há 10 dias em plenas condições?
Não está em causa o valor do Ruben, que é enorme, o que está em causa é as condições que o atleta se encontra e o rendimento que pode dar! Se não colocarem os miúdos a jogar eles não vão vingar.
Sem querer ser do contra, se o Saviola continuar a jogar os 90 minutos a este ritmo, e com esta eficácia e agressividade, vai ser mais do mesmo da época passada. Os nossos avançados (Cardozo e Saviola) não têm velocidade, agressividade, e eficácia, e assim não se marcam golos, basta que os adversários anulem os extremos, e o médio atacante, e não fazemos mal a ninguém.
Nota: Para muita pena minha, porque gosto muito do Aimar, este, está a entrar no ritmo do Cardozo e do Saviola, e mais cedo ou mais tarde, isso vai ser evidente, é que hoje quando o witsel entrou o ritmo passou a ser outro, e não podemos repetir uma época como a anterior, que tivemos muita coisa para ganhar, e apenas ganhamos a taça da liga...
De D`Arcy a 28 de Julho de 2011
Peço desculpa, mas na minha modesta opinião o André Almeida fez tudo menos 'cumprir e jogar bem' na pré-época. Isso parece-me mesmo vontade de criticar e pronto. O André Almeida não é lateral-direito, é uma adaptação, e durante a pré-época foi daqueles que mais água meteu a defender, dando espaços atrás de espaços pelo seu lado.
De Conceição a 28 de Julho de 2011
Concordo com tudo o que foi escrito pelo D`Arcy...só não gosto do título do post porque faz-me lembrar aquele palhaço que agora vive no alvalixo! :))
Eu fiquei contente com o resultado, confesso que o tempo passava e eu já começava a ficar ansiosa porque a bola não entrava...mas vencemos bem porque mostramos a nossa clara superioridade.
Quanto ao Luisão, acho lamentável aquele burburinho à sua volta, o homem é um profissional e hoje deu mais uma prova disso, teve impecável!!
Nolito para mim, desde a pré-época, tem sido uma boa referência, gosto dele e da dinâmica que incute no jogo.
Estou confiante que vamos seguir em frente, mas temos um segundo jogo onde temos de trabalhar mais e melhor!
Estamos a lutar contra o tempo, mas penso que de dia para dia esta máquina vai ficar afinada e vai dar-nos muitas alegrias, eu confio!!
BENFICA SEMPRE

De Sport Luis Benfica a 28 de Julho de 2011
Apesar dos muitos passes falhados, penso que temos jogadores para fazermos uma bom equipa e uma grande época.

FORÇA BENFICA!!!
De Arim a 28 de Julho de 2011
Tive oportunidade apenas de ver a 2a parte...e continuo a achar que defendemos mal em bloco...aliás não sabemos. Sim pressionamos muito bem alto...mas não podemos andar os 90 min a correr em alta rotação.
Não concordo com a analise do Jesus em relação ao Nolito, ao dizer que ele joga sozinho quando vejo que tem uma qualidade de passe e uma cultura táctica muito acima da média e a usa...é demonstrativo de alguma dualiddae de critários e tratamento no plantel. Se o nolito joga muito sozinho o que faz o saviola e o gaitan? Faz parte das posições...ora dá para o um para um ioutras não mas não o vejo criticar as ditas estrelas. O que é certo é que o passe fo aimar foi extraordinário então e a desmarcação? e a finalização de um jogador que chega supostamente de uma segunda divisão? E estou farto de ouvir estas criticas do jesus em que os gajos dos pasquins fazem logo manchete...considero uma calinada do Jesus, são assuntos para dentro de casa não de mandar recados. Preferia ouvir o discurso de que o no Nenfica não há lugares marcados...mas não tem coragem de enfrentar as estrelas e é mais fácil criticar quem chegou. O que fica para a história foi o grande golo do gaitam e a estreia com golo de um jogador com uma cultura táctica e técnica que não existe muitoÊm todos de saber defender, e o nolito é avançado e sabe.
De francisco pereira a 28 de Julho de 2011
Olá D`Arcy.

O mais importante foi termos ganho o jogo mas, pelo que vi, não podemos facilitar mo segundo jogo. Desculpa, mas apenas gostei do último quarto de hora de jogo.
O Travospor, principalmente na 1ª. parte, entrou muitas vezes na nossa defesa, isolando jogadores com certa facilidade, marcando golos que, felizmente, foram anulados por fora de jogo.
O nosso ataque também pouco rendeu e, acho que, durante toda a semana o JJ nunca soube ao certo que equipa deveria jogar. É pena que Jesus esteja
diferente da 1ª. época.
Não percebo qual a ideia de contratarem o Eduardo. Guarda-redes de selecção precisa jogar e, no Benfica, a meu ver, não tem lugar.
Resumindo, especialmente quem acordou o jogo foi principalmente o MAXI PEREIRA ( fazer tudo para ficar....) e um pouco o Nolito. O resto, são os golos que se marcaram mais um ou outro que o Cardoso, isolado, não picou a bola e não marcou.
Esperemos, apesar da vitória(óptimo), melhores dias.

BENFICA SEMPRE.
De mundoslivres a 28 de Julho de 2011
(...) de dor...

Gosto das tuas (somos familia - a familia benfiquista) crónicas - são isentas e verdadeiras.

JJ está bem no processo de decisão.
Artur é Rei!
Garay e Luisão formam uma excelente dupla.
Emerson sabe defender muito bem e tem potencialidades a atacar... mais confiança nos colegas e explode...
Enzo tem excelentes pés e boa visão de jogo...
Ruben Amorim tem excelentes pés e bom pulmão...
Witsel é Suupéerrr (em francês)...
Maxi é super homem... em todas as vertentes do Ser.

E Luisão é Homem com H grande... e Livre, goSto da liberdade de expressão mesmo quando dizem coisas que me desagradam... GOSTO DA LIBERDADE, muitos dão a vida por isso EU QUERO ISSO ---LIBERDADE!!!!

Sabemos com um saber próprio que temos equipa... o resultado aceito e estou profundamente grato... realço, profudamente grato a todos, mesmo aos que assobiaram, gosto da liberdade... eu por mim na minha casa passamos a incentivar-nos incondicionalmente e deixamos a critica para os criticos...lol....


Fortissimo abraço... fraterno...

Nota final... de facto gosto da maneira como o plantel do Sporting foi construído no silêncio e a tempo e horas... gosto daquilo... parabéns à estrutura do Sporting e certamente ao seu presidente!
De Águia Eterna a 28 de Julho de 2011
Muito bem. Concordo com o Post e com a generalidade dos comentários. Ficaram dois penalties do tamanho da ponte Vasco da Gama por marcar a favor do NOSSO BENFICA. Os cartões amarelos mostrados ao Ruben Amorim e ao Javi Garcia são completamente "assassinos" e ANEDÓTICOS. Parecia, o árbitro, o super"drogão" jorge sousa, apitador ao serviço do fóculporco.

Cada vez gosto menos do discurso APALERMADO do Jorge Jesus. Eu que fui dos que mais o defendi aquando da sua entrada no NOSSO BENFICA, confesso que já não gosto dele como treinador, pois penso que é demasiado TEIMOSO / CASMURRO, e parece-me que não será treinador para um clube tão grande e Glorioso como o NOSSO BENFICA.
Não sei o que é que ele, JJ, vê no Saviola. Se repararem bem, o Saviola,corre pouco, parece um "aleijado" a correr, remata fraco e denunciado, é difícil ganhar um lance dentro da área, não tem agressividade, etc,etc,etc,etc,.

O Rodrigo Mora é muito melhor jogador do que o Saviola, mas porque não tem ainda NOME FEITO, não joga. O que seria o NOSSO BENFICA com um jogador de área a sério a emparceirar com um Cardoso mais dinâmico, mexido e com ganas de marcar golos???!!!!.

Enfim, tenho pena de o L.F. Vieira nada perceber de futebol e por isso não tem capacidade de EXIGIR mais, muito mais ao treinador JJ e aos seus jogadores.

Os jnogadores do porco, apesar de trabalharem para UM CORRUPTO, correm mais e têm o dobro da agressividade dos jogadores do NOSSO BENFICA. Lamentável.

Na Turquia, alguém que abra os olhinhos ao JJ "mestre da táctica" e que lhe diga que deve jogar no sistema de 4-2-3-1 e não 4-1-3-2 e em que os dois médios defensivos devem ser o JAVI GARCIA e o MATIC.

Penso também que na frente jogámos com demasiado improviso, o que origina demasiadas perdas de bola e devemos ter jogadas mais estudadas e bem combinadas para chegar ao golo.

Para terminar: Até que enfim que temos um REAL GUARDA REDES. BENFICA, SEMPREEEEEEEEEEEEE.

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Sexta

Susto

Eficácia

Unidos

Heróico

Aberto

Desperdício

Tranquilo

Atribulado

Coerência

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds