VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Quinta-feira, 4 de Agosto de 2011

A possível saída do Cardozo desmistificada

 

Em números, Cardozo vale cerca de 25 golos por época (marcou 100 nas 4 épocas que leva de Benfica). Não tendo dados concretos penso ser justo dizer que desses 25 golos, 10 são marcados na sequência de bolas paradas (entre penalties e livres directos).

 

Este ano contratamos um exímio marcador de livres, que é o Garay. Quanto aos penalties e uma vez que o ratio do Cardozo estava longe de ser perfeito não creio que seja difícil arranjar outro jogador que marque os penalties na vez dele.

 

Sobram 15 golos. Para os marcar temos, e já descontando Saviola que à partida tem a sua quota pessoal de golos que para o efeito desta análise se manterá idêntica sem entrar nestas contas, Jara, Mora (do qual contínuo a receber referências muito interessantes), Rodrigo e Nélson Oliveira. Não me parece descabido pensar que entre estes 4 jogadores serão marcados os 15 golos em falta.

 

Depois, passemos à importância de Cardozo na movimentação global da equipa, nomeadamente no seu vector ofensivo. Devido à sua morfologia e a alguma inabilidade em certos aspectos técnicos do jogo como sejam a recepção e o passe, Cardozo sempre demonstrou dificuldades em dar seguimento a jogadas nas quais não lhe fosse solicitado somente o toque de finalização. Há inúmeras jogadas perdidas pelo Benfica durante um jogo na sequência da demonstração prática destas falhas. Depois, e apesar da estatura, nem por isso se serve dela para ganhar disputas aéreas nas quais poderia ser útil. Se como ontem aconteceu jogarmos preferencialmente com 2 extremos “invertidos”, isto é, a jogar preferencialmente com o pé contrário ao da linha na qual se movimentam, os cruzamentos não abundarão. O tipo de jogadas é diverso e passa por inflexões destes jogadores para o centro cumprindo aos respectivos laterais os cruzamentos para a área. Com este tipo de jogadas um avançado como o Cardozo não faz muito sentido na minha opinião.

 

Temos no entanto o reverso da medalha, que é o facto de afinal de contas se tratar de um jogador que, bem ou mal, garante de facto golos no final da época. E um avançado está lá é para marcar golos, quanto a isso nenhuma dúvida (a única questão que este texto visa sublinhar é que este predicado está longe de ser exclusivo do Cardozo). É útil nas bolas paradas defensivas, devido à sua estatura (pese embora continue a sublinhar que o seu ratio de bolas conquistadas quando em disputa aérea com outros jogadores estar longe de ser o ideal tendo em conta os seus centímetros) e tem um pé esquerdo verdadeiramente fantástico, sobretudo quando servido de um determinado tipo de maneira, com a bola colocada à sua frente precisamente para o pé esquerdo e de modo a que ao paraguaio não sejam pedidos mais que 1, 2 toques. A sua saída, a concretizar-se, deixará de facto um vazio que nos primeiros tempos será difícil de preencher. Afinal, tratam-se (trataram-se?) de 4 épocas muito profícuas e tal como a equipa anterior se teve de habituar a jogar com ele também agora esta terá de se habituar em sentido inverso. A minha opinião/previsão, como já perceberam, é que no fim desse período que, creio, já se terá iniciado ontem e que desejo que seja o mais curto possível, a equipa ficará mais forte.

 

Para finalizar, e todos os meus textos parecem não sobreviver sem um “Para finalizar…”, há a questão económica. Cardozo está com 28 anos. Foi uma das contratações mais caras de sempre do Benfica. E gostaria que não se esquecessem deste facto ao analisar Cardozo e ao compará-lo com os restantes avançados que o Benfica teve nos últimos 20 anos. É que nunca foi gasto um montante sequer parecido com este na aquisição de um ponta de lança. Ou seja, se nos dispusermos a gastar cerca de 10 milhões de euros num substituto do Cardozo, ignorando portanto a minha expectativa de que os restantes avançados que o plantel actualmente possui podem perfeitamente substitui-lo, o mais difícil será encontrar um avançado que não marque golos!

 

Portanto, e tendo em conta a idade dele, se há altura para o vender é agora. Com a previsão de se recuperar o investimento e de ainda se fazer um encaixe substantivo. E não ignoremos igualmente que o rendimento do Cardozo não tem sido propriamente em crescendo existindo neste momento uma dúvida que creio ser bem real sobre se o que aí vem, caso se mantenha de facto no Benfica, é o Cardozo dos 2 primeiros anos ou se é o Cardozo cujas prestações no último ano culminaram com a não-chamada à Copa América.

publicado por Superman Torras às 18:55
link do post | comentar
49 comentários:
De P.B. a 4 de Agosto de 2011
É um erro tremendo.

E o Hugo Almeida é do piorzinho que consigo imaginar. 10x melhor q o tronco é o Neslon Oliveira. É o único que deve ser tido como possível substituto. Tudo o resto é gastar à toa, ou tapar o lugar a um miúdo que estará no top10 do futebol mundial.
De utopiamaior a 4 de Agosto de 2011
Aceito o comentário... ele é tosco! Por favor carissimo dá-nos a média dos principais avançados do Benfica nos últimos, vá lá, 15 anos... isto porque segundo dizes e provavelmente sabes do que falas, será fácil encontrar um avançado que marque os tais "25 golos época" fáceis de marcar...

Chuta aí 5 nomes indiscutiveis (que o Benfica possa adquirir) que nos seus campeonatos marquem 25 golos época - américa do sul e europa (tipo campeonatos minimamente competitivos ... aceito suécia e dinamarca)...

Fortissimo abraço....

E sim Mora percebe-se que é rápido, trabalhador e muito espontaneo no remate...
De Luis Agostinho a 4 de Agosto de 2011
Também acho que o Hugo Almeida é um erro pois não é suficientemente bom para jogar no Benfica, o Cardozo é muito melhor do que ele e marca os golos que o Almeida nunca irá marcar, infelizmente, se vier para o Benfica. Num aparte, se critico a direcção por ter emprestado Kardec aos gajos que venderam o danilo aos corruptos, tenho de elogiar a atitude da direcção ao exigir que os romenos do cluj , que fizeram uma parecida com o lateral esquero o ano passado, paguem se quizeram levar o Weldon .
De Pedro a 4 de Agosto de 2011
Marca 10 golos de bola parada. Correcto. Mas MARCA!!! Os outros não sei se marcam...Cardozo MARCA!!! E elas contam é lá dentro.

Eu aceito a venda de Cardozo por uma quantia a rondar os 15/18 milhões. É o valor dele no mercado. Mas sei q iria sentir saudades dele e dos seus golos.

Acho piada os benfiquistas criticarem o Cardozo, muitas vezes de forma injusta (dizer q é fraco no passe é tão falso...quantas e quantas assistências e solicitações Cardozo faz durante uma época...para tosco...é obra). E depois vão sempre buscar o exemplo de Falcao. O colombiano é excelente jogador mas, bolas, serei só eu a ver q este sim só marca golos de encostar?

Bolas paradas tá quieto. Fora da área nem vê-los. Aberturas para colegas tb são muito poucas. É mais móvel que Cardozo? É sim senhor, mas Tacuara é MUITO MAIS versátil na arte de meter a redondinha lá dentro...mas claro, como não é nosso jogador, e o benfiquista sofre do sindrome da galinha da vizinha, os elogios vão sempre para os outros e nunca para os nossos!!!

De Superman Torras a 4 de Agosto de 2011
@p.b
Estarei muito longe de ficar satisfeito se se contratar Hugo Almeida para ser opção para o 11 inicial. Acho que não tem categoria para tal! Sofre dos mesmos defeitos do Cardozo e não marca nem de perto nem de longe os golos do paraguaio.

Mas se a opção for a de jogar com avançados mais móveis aí acho que o Cardozo perde espaço na equipa e caso haja uma boa proposta...

@utopiamaior,
Supondo que seja vendido por 15 milhões de euros, e tal como já escrevi no post, se se gastar 10 milhões que sejam na contratação de um substituto difícil mesmo será encontrar um avançado que não marque 20 golos por época.

Para mim essa questão dos últimos 15 anos é falaciosa porque até ao Cardozo nunca tínhamos investido desta forma num ponta de lança. Recordo que ele custou para cima de 10 milhões de euros (2 milhões de contos na moeda antiga!).
De Luis Agostinho a 4 de Agosto de 2011
Desculpem lá mais um aparte, mas que tem a ver com avançados. Pelos vistos o nuno gomes e o quim (que tanto me decepcionaram com as suas atitudes) sabiam bem o que estavam a fazer e o que era necessário fazerem para serem convocados para a equipa da fpf. Primeiro, sair do Benfica, depois, mostrar ressabiamento contra o Benfica e ir para uma agremiação do sindicato mafioso da fruta. Ora aí está a receita para ser chamado à equipa da fpf.
De Superman Torras a 4 de Agosto de 2011
@Pedro

Como é óbvio sabia que este tema era polémico e que cada cabeça sua sentença. Sei que as opiniões sobre o Cardozo se dividem no nosso seio.

Mas dizer que ele faz assistências é para mim qualquer coisa de surreal, desculpa que te diga. O homem consegue estragar 'éne' jogadas por jogo devido aos seus passes transviados ou às recepções defeituosas. Que me contraponhas/contraponham com os golos que ele marca aí tudo bem, com o seu faro pela baliza, idem, agora assistências? Por favor...

E quanto às bolas paradas, sim essas também contam, mas como eu sou do Benfica e não do Cardozo FC como parece suceder com alguns para os quais parece que se o paraguaio sair o Benfica acaba (atenção que não estou a dizer que é o teu caso - mas tenho alguns amigos que parecem pensar dessa forma tendo em conta a suas reacções a este possível negócio ou sempre que se critica o homem), como eu dizia, como sou do Benfica o que me interessa é que as bolas paradas sejam bem marcadas. E que eu saiba caso tenhamos um penalty ou um livre directo só há um jogador quem os possa marcar e o máximo resultado de cada um desses remates é um golo.

Portanto e até pelo facto de em termos estatísticos os números do Cardozo nestas duas vertentes também estarem longe do brilhantismo que alguns lhe creditam, acho que não será particularmente difícil arranjar no plantel quem o substitua nesses lances.
De Johnny Rook a 4 de Agosto de 2011
Ora aqui está um tema interessante para discutir.

O teu post está bem fundamentado e transmite uma visão possível para o problema.

Concordo na generalidade com ele, Porém...

Tudo o que dizes sobre as alternativas não me custa a aceitar. O problema é que o JJ cagou para o Mora (não me venham com a treta dos treinos porque nos meiinhos não se vê nada). A merda da FIFA marca campeonatos da treta para Agosto e o JJ não pode testar os dois rapazes que andam por terras da cocaina.

Já são menos três avançados.

Cardozo tem os defeitos que lhe apontam mas tem a virtude de marcar muitos golos. Tem um pé esquerdo muito bom e raro no futebol actual. Marca livres do lado direito como muito poucos no futebol actual (so me lembro do Hoijdonk, ou lá como se escreve, ter uma capacidade de marcar livres como o Cardozo). Não sei quem ficará encarregue de em cada 5 livres marcar golo em pelo menos três. Se o Garay é bom...não sei nunca o vi marcar; Bruno César tb pode ser uma alternativa mas primeiro que ele esteja apto a jogar não me doa a mim a cabeça.

Fazer bom dinheiro com o Cardozo é uma boa hipótese desde que já se tenha em agenda a alternativa (e existem muito poucos PL no mundo minimamente capazes e por preços ao alcance do Benfica). É negócio muito arriscado.

Para terminar só direi que não me passa minimamente pela cabeça que a alternativa seja Hugo Almeida. É que nem em sonhos. Esse gajo nunca valeu, não vale, nem nunca valerá a ponta de um corno como PL. É produto da propaganda dos avençados.
Seria o fim do JJ e do LFV como treinador e presidente do Benfica.
Portanto, se for para vender o Cardozo que o vendam depressa e se possível que o substituto entre na Luz no dia seguinte.
De Calantrao a 4 de Agosto de 2011
Espero que não, porque quero que Cardozo fique, mas este post parece-me pensado para preparar os benfiquistas para a saída do paraguaio. Se assim não for, desde já as minhas desculpas.

Na minha opinião, os teus argumentos são falaciosos. Gastar 10 milhões de euros na aquisição num atleta não é garantia de golos ou de qualidade.
Se assim fosse, Anelka não teria falhado no Real Madrid, Torres teria dizimado no Chelsea, Kaká seria ídolo no Real, Roberto ter-se-ia assumido como o novo Michel Preud-Homme.
Cardozo fez o que nenhum outro avançado estrangeiro fez no Benfica, tornando-se caso ímpar entre goleadores estrangeiros. E fê-lo em 4 anos de um Benfica titubeante, em que apenas num foi campeão e noutro (com Quique) nem titular foi.
25 golos/ano são valores extraordinários.
25 golos/ano justificam muito passe falhado. Até porque, há que contabilizar os lances de golo que nascem da presença de Cardozo na área, das suas movimentações ou combinaçãoes.
Perder Cardozo é limitar a equipa.
Porque perderemos diferentes estratégias.
Porque perderemos, acima de tudo, um valor seguro.
Assobiado, mas seguro.
25 golos/ano, em 4 anos como os que Cardozo viveu no Benfica não podem ser desvalorizados como fizeste na frase em que dizes que gastando 10 milhões de euros o difícil é encontrar um avançado que não marque golos.
Keirisson custou 15 ao Barça.
15 milhões. Não foram 10.
10 foram os anos em que estive sem ver o Benfica campeão. E muitos deles à custa de ver sair jogadores firmados e seguros (Paneira à cabeça) para deixar entrar "craques que dão garantias".

E era bom que isso não fosse esquecido.
De Luis Rosario a 4 de Agosto de 2011
Super,

Na minha opinião Cardozo não só é mais eficaz e mais influente do que transmites como é muito mais difícil de substituir como escreves.

Pensando no actual rendimento e mesmo com a quebra que falas face aos 2 primeiros anos, a mais valia desportiva é para mim inquestionável.

A equipa deve efectivamente estar preparada para jogar e bem noutro modelo que não seja com avançado fixo, mas trocar um activo desportivo com provas dadas que sabemos que vai render mínimo 25 golos por um Pino e 15 Milhões é pensar na vertente financeira e não na desportiva. E nós este ano, como todos os outros de resto, temos que ganhar!

Cardozo é para ficar. Abraço da cadeira 10.

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Doloroso

Inequívoca

Tristeza

Deplorável

Descanso

Cumprido

Entradas

Regresso

Inadmissível

Degradante

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds