VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Terça-feira, 27 de Setembro de 2011

Dominado

Vitória justa e incontestável do Benfica, num jogo dominado do princípio ao fim. Podemos eventualmente queixar-nos de não termos resolvido o jogo mais cedo e conseguido um resultado um pouco mais folgado, mas o mais importante são os três pontos, e esses foram conquistados sem grande dificuldade.

Com o Bruno César e o Saviola como alterações no onze que jogou no Porto (saíram Aimar e Nolito), o Benfica mostrou desde o apito inicial uma enorme superioridade sobre os romenos do Otelul Galati. O que vimos nos primeiros minutos foi o exemplo daquilo que se veria durante o resto do encontro, com o Benfica a ter quase sempre a bola em seu poder e a jogar no meio campo adversário. O jogo nem sequer parecia ser da Champions, assemelhando-se mais a um jogo típico do Benfica para a liga portuguesa, com o nosso adversário encolhido junto da sua área, a jogar com as linhas muito juntas, e aproveitando qualquer falta, mesmo que assinalada quase sobre a linha do meio campo, para mandar toda a gente lá para a frente e despejar a bola para as imediações da nossa área. Sem ser assim, não conseguiam aproximar-se sequer da nossa baliza. Mas os romenos mostraram que sabem defender de uma forma razoavelmente organizada, e por isso conseguiram evitar que o domínio claro do Benfica se traduzisse numa enxurrada de oportunidades de golo. Estas foram, no entanto, aparecendo esporadicamente, e os maiores desequilíbrios apareciam quase sempre dos pés do Gaitán. A cinco minutos do intervalo foi ele quem inventou um grande passe a solicitar uma diagonal do Bruno César, da esquerda para o centro, e depois o 'chuta-chuta', em frente ao guarda-redes, marcou com aparente facilidade o golo que resolveu o jogo.

Na segunda parte o campeão romeno tentou obviamente vir um pouco mais para a frente e pressionar mais alto o Benfica, logo na saída de bola da nossa defesa. Aos dois minutos conseguiram mesmo o primeiro remate à nossa baliza - o que mostra bem o quanto estiveram controlados durante o jogo. Mas com mais ou menos vontade, a verdade é que mostraram pouca capacidade para nos incomodarem seriamente. Apesar do esforço extra dos romenos nos ter dificultado um pouco mais a gestão da posse de bola, já que a nossa qualidade de passe caiu um pouco, a posse de bola continuou a ser avassaladora para o Benfica, o jogo tornou-se progressivamente mais aborrecido, e o único eventual factor de irritação era mesmo não darmos a machadada final no jogo. Não que estivesse particularmente preocupado com a capacidade do Otelul conseguir remeter-nos para a nossa área e pressionar-nos na procura do empate, mas com uma vantagem mínima tememos sempre que algum lance de infortúnio possa roubar-nos uma vitória mais do que merecida. Só aos noventa minutos é que o Otelul (sem surpresas, depois de mais um livre no círculo central despejado para a área) conseguiu fazer o seu segundo remate na direcção da baliza, à figura do Artur, que ao não segurar a bola permitiu uma recarga que passou perto da baliza. Seguiu-se a resposta do Benfica com um remate perigoso do Rodrigo, e o final do jogo.

O Gaitán foi claramente o melhor jogador do Benfica, tendo quase todas as melhores iniciativas atacantes nascido dos seus pés. A demonstrar isto, a assistência fantástica para o único golo do jogo. Jogo sólido da dupla de centrais, Luisão e Garay, e também gostei da actuação do Javi e do Witsel.

Pontuar fora, e particularmente vencer na Champions é fundamental, e este resultado é por isso muito importante para as contas da qualificação para a próxima fase. Sem grande fogo de artifício, o Benfica cumpriu hoje a sua obrigação de forma eficaz e profissional, e isso é algo que começa a tornar-se uma constante esta época. O empate do Basileia em Old Trafford não é, à partida, uma boa notícia para o Benfica, pois mantém os suíços na corrida. O duplo confronto com eles que se segue deverá definir muita coisa.

publicado por D`Arcy às 23:15
link do post | comentar
46 comentários:
De Joao Alves a 27 de Setembro de 2011 às 23:49
Interessava era ganhar e isso foi conseguido...
Tambem gostei o Witsel, mas nos ultimos jogos tem ficado demasiado \"la atras\", talvez precise de descansar um pouco, porque embora seja bom a defender é ainda melhor a atacar e nao se tem visto nos ultimos 3 jogos!
De francisco pereira a 27 de Setembro de 2011 às 23:57

Olá D´Arcy.

Apenas apenas uma opinião sem ainda ter lido o teu artigo nem os comentários, isto para aproveitar o intervalo do programa L.Campeões da RTP1.

Estou satisfeito pelo resultado, é o mais importante, mas não estou a gostar deste Benfica. Se chegar aos oitavos de final, bom, tem o Benfica estofo para depois andar para a frente? E, a Liga Europa, já não podemos entrar, seria melhor ou pior? O tempo o dirá, claro Champions é outra coisa, mas uma vitória europeia que esteve quase a acontecer o ano passado também é muitíssimo importante.

Para a frente, sem medo, BENFICA.
De Anónimo a 28 de Setembro de 2011 às 00:05
Então quer dizer que os Benfiquistas devem ficar contentes com o que se viu? Uma magra vitória é bom porque o que contam são os pontos? E se com um poucochinho só de azar aquela bola aos 89 min. tivesse entrado?
De D`Arcy a 28 de Setembro de 2011 às 00:23
E se com um poucochinho de sorte aquela bola do Witsel, ou a do Bruno César, ou a do Cardozo, ou a Rodrigo, ou a do Gaitán tem entrado?

Os benfiquistas não tem que ficar satisfeitos ou chateados, eles podem ter a opinião que muito bem entenderem. EU estou satisfeito. Estou satisfeito por termos dominado o jogo do princípio ao fim, e por termos traduzido esse domínio numa vitória, com os consequentes três pontos e prémio monetário.

Se queres opiniões insatisfeitas, podes sempre comprar e ler o Record. Esses nunca têm falta de argumentos para criticar e mandar abaixo o Benfica.
De Mário Varela a 28 de Setembro de 2011 às 00:36
O que conta aqui são os pontos. Teremos que estar todos satisfeitos.
Três pontos fora na Champions é muito bom!
Domínio absoluto na partida.
Manchester empatou a 3 em casa...
-em termos de qualificação parecerá menos bom;
-em termos de 1º lugar no grupo foi óptimo. Acredito ser possível!!!

Saliento a evolução de JJ quanto a pragmatismo!!!

Claro que gostamos de ver espectáculo - e continuamos a ver!- mas é visível uma grande solidez na equipa.

Há ali "dedo" de um grande Senhor do desporto português, digo eu... :)

De Manuel Afonso a 28 de Setembro de 2011 às 00:50
Jogo ingrato em que não há nada a ganhar e tudo a perder.
Resultado final, 3 pontos, 800.000 euros, obrigação cumprida.

Foi cumprida com distinção? Não, nem por isso. O jogo foi um enorme bocejo.
Mas manter a concentração e intensidade competitiva quando as facilidades concedidas pelo adversário são tantas, ás vezes é dificil, como se viu em Manchester.

De Conceição a 28 de Setembro de 2011 às 00:56
Boa noite Tertúlia!!
Peço desculpa mas ás vezes até me passo com alguns comentários aqui postados...há gente que parece bipolar, valha-me Deus!!Se o Benfica perde...é porque devia ganhar...se o Benfica empata...é porque devia ganhar...Se ganha...ainda estão insatisfeitos!!!!Porra pá, não há pachorra!!!
A vitória é o mais importante minha gente!!Fizemos um jogão contra o Manchester e empatamos...
É obvio que eu adoro ver o Benfica a ganhar e ajogar bem...mas também não me importo nada quando ganha e não joga tão bem...desde que ganhe é o que me faz feliz!!
Não, não estou a ser comodista nem menos benfiquista do que aqueles que se dizem mais exigentes porque para eles o Benfica tem de ganhar e jogar bem...Não, eu não, eu sou doente pelo Benfica e fico bem quando o meu Benfica está bem!Hoje ganhamos, podia ter sido uma vitoria mais folgada,...não foi, azar o meu e de todos os que sofrem a ver o jogo!!!
Conta o dinheiro encaixado, conta os 3 preciosos pontos...quanto à exibição...o nosso Jesus há-de saber coirrigir os erros não se preocupem!!
Agora quero é ganhar ao Paços...mais nada!
De Joaquim Varela a 28 de Setembro de 2011 às 01:05
Pontuar fora nas competições europeias é sempre um bom resultado. Ganhar tanto melhor. 3 pontos no saco, 1 golo marcado e ZERO sofridos e siga a marinha. Venha agora o Paços!

Haja pachorra para o adepto do Benfica. Nunca iremos ganhar por 15-0 sempre! Quando o Jesus jogou a época passada de peito aberto foi o que se viu e toda a gente o criticou. Agora que fora de casa, nestes jogos anda mais pragmático, lá vem logo malta clamar por mais brilhantismo...

Nunca se consegue satisfazer toda a gente catano! Até arranjam "casos" com um dos poucos remates de jeito que os romenos fizeram, mas esquecem-se dos que nós falhámos.

Pena o resultado em Inglaterra, pois não vão ser estes romenos que vão fazer o que quer que seja. Nem sei se farão algum ponto... Mas adiante que a malta depende de nós próprios e o resto é conversa!
De Sport Luis Benfica a 28 de Setembro de 2011 às 01:05
Boa vitória contra uma equipa que só defendia. Na segunda parte tinha esperança em marcarmos dois ou três golos, depois do grande desgaste que empossemos do Galati na primeira parte.

Não dava nada por Emerson, mas de jogo para jogo está a melhorar muito. Já sobe mais vezes até à linha, coisa que não fazia nos primeiros jogos. Espero que continue a melhorar até chegar á classe de FCoentrão.

Rodrigo promete, tem é que jogar mais.

BOM GAITAN E EMERSON, FORÇA BENFICA!!!
De pge a 28 de Setembro de 2011 às 01:40
E o Rodrigo, cheira-me que temos ali menino.
O Witsel é uma máquina.

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Confortável

Matura

Sólida

Contra-senso

Confirmação

Desconsolo

Raça

Cinzenta

Convincente

Melhorias

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds