VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Terça-feira, 18 de Outubro de 2011

Fundamental

Mais uma exibição muito personalizada e confiante da nossa equipa, e uma vitória fundamental no terreno de um adversário directo na luta pela qualificação. A equipa soube pressionar e atacar na altura certa, defender bem quando foi preciso, e até sofrer quando não houve alternativa. Em todos esses momentos mostrou sempre eficácia, simplicidade de processos, e muita calma.

A grande surpresa que o Jorge Jesus reservou para o onze desta noite foi a entrega da titularidade ao Rodrigo na frente de ataque, em detrimento do Cardozo. A táctica foi a esperada, com o Witsel a ajudar no trabalho do meio campo e o Aimar a fazer a ligação com o ataque. O Basileia pareceu entrar no jogo com vontade de mostrar serviço, mas o ímpeto inicial dos suíços durou pouco tempo. O Benfica depressa tomou conta da bola, soube guardá-la, e passou a pautar o ritmo do jogo. Quando não tínhamos a bola, a pressão (alta) era feita de forma eficaz, e impedia o Basileia de sair a jogar e construir jogadas de ataque. E quando a recuperávamos e havia oportunidade para isso, nas transições rápidas, aproveitando também a mobilidade do Rodrigo, íamos causando perigo. O primeiro golo do Benfica acabou por surgir aos vinte minutos de jogo, numa bonita jogada de ataque. O Gaitán arrancou pela direita e depois, com tudo a ser feito ao primeiro toque, tabelou com o Aimar e passou a bola para o Rodrigo. Este, no centro da área e num pormenor genial, deixou-a passar entre as pernas para nas suas costas surgir o Bruno César, completamente solto, a colocar a bola rasteira junto do poste. O golo desnorteou ainda mais o Basileia, que apenas nos minutos finais conseguiu carregar um pouco em busca do golo do empate, mas os seus avançados caíram frequentemente na armadilha do fora-de-jogo.

Na segunda parte o Benfica continuou a controlar o ritmo do jogo, tendo tido largos momentos em que fez a bola rodar por quase toda a equipa e a toda a largura do campo, sem que o Basileia a pudesse tocar. Faltava era marcar o golo da tranquilidade, que o Benfica ia ameaçando, mesmo que por vezes até parecesse estar a jogar numa velocidade de cruzeiro. Com dez minutos decorridos, O Emerson teve uma ocasião para fazer esse golo, ao aparecer completamente solto dentro da área, sobre a esquerda. Mas infelizmente preferiu tentar o remate cruzado, que foi defendido pelo guarda-redes, quando lhe bastaria tocar a bola para o lado, onde o Rodrigo estava completamente solto. A partir do meio da segunda parte o Basileia começou a arriscar mais na procura do golo, e construiu mesmo uma grande oportunidade de golo, negada em estilo pelo Artur, que fez bem a mancha aos pés do Streller. Logo a seguir entrou o Cardozo para o lugar do Rodrigo, e cinco minutos depois de estar em campo deu a machadada final nas aspirações dos suíços. Livre bem à sua maneira, descaído sobre a direita da área (por falta cometida sobre ele), e o remate a partir rasteiro, passando a bola sob a mini-barreira do Basileia para entrar junto ao poste mais próximo. Depois do segundo golo, veio o período mais negro do Benfica no jogo: de repente perdemos o Maxi por lesão (entrou o Miguel Vítor para lateral), o Emerson por expulsão (foi o Bruno César fingir que era lateral), e o Gaitán andou no campo a fazer figura de corpo presente, já que estava claramente diminuído fisicamente. A juntar à festa, o Jorge Jesus conseguiu ser mandado para a rua. Apesar de tudo isto, durante todo esse tempo nem por uma vez o Basileia conseguiu criar uma verdadeira jogada de perigo, e nem deu para ficar nervoso à espera que o jogo acabasse.

Já vem sendo um hábito destacar, acima de tudo, a equipa num todo, e hoje creio que mais uma vez isso se justifica. Em termos individuais, achei que o Luisão esteve simplesmente imperial, sem cometer uma única falha durante todo o jogo. Foi bem acompanhado pelo Garay. Muito bem também o Artur, sem ter tido muito trabalho mas a mostrar muita segurança sempre que interveio, e classe nos momentos mais difíceis. Gostei também muito da exibição dos dois médios mais recuados, Javi e Witsel. Quem menos me agradou foi o Emerson, que se deixou ultrapassar demasiadas vezes na primeira parte no um para um - o seu adversário directo, Shaqiri, pareceu ser um dos jogadores mais rápidos e perigosos do Basileia, mas precisamente por isso o Emerson não lhe deveria ter dado tantas vezes tempo e espaço para receber a bola e arrancar com ela controlada. E depois ainda juntou a isto uma expulsão desnecessária.

O Benfica e o Jorge Jesus parecem ter aprendido bem as lições da Champions da época passada. Na altura, por diversas vezes vimos o Benfica dominar jogos e atacar às vezes de forma quase desesperada, para depois acabar por sofrer golos e perder jogos de forma inacreditável. Este ano a equipa tem vindo a demonstrar uma calma e maturidade na abordagem aos jogos que já é mais consentânea com a prova que a Champions League é. Hoje conseguimos uma vitória importantíssima, que significou um passo de gigante para a qualificação. Falta-nos agora jogar dois jogos em casa e um fora, pelo que poderemos utilizar a vantagem de jogar na Luz para carimbar essa mesma qualificação. Para a recepção ao Basileia, a maior dor de cabeça será mesmo encontrar uma alternativa ao Emerson. Laterais esquerdos inscritos na Champions para além do Emerson, só o Luís Martins e... o Peixoto.

publicado por D`Arcy às 23:50
link do post | comentar
64 comentários:
De Sport Luis Benfica a 19 de Outubro de 2011 às 00:16
Excelente vitória!!!
Em grande esteve Artur. É nesses jogos, em que não se tem muito trabalho, mas quando se é chamado ele está lá, que se vê um grande guarda-redes.

CARDOZO E RODRIGO. Pode estar aqui uma dupla temivel.

SEMPRE PELA VITÓRIA. FORÇA BENFICA!!!
De Clara a 19 de Outubro de 2011 às 00:23
Equipa consistente que sabe o caminho que deve percorrer.
Agora fiquei preocupada com a falta de alternativa a Emerson, e um dia ainda acontece também para Maxi, esperemos pois que não aconteça a ambos em simultaneo.
Problema para JJ resolver.

Benfiquisca nortenha
De diabos82 a 19 de Outubro de 2011 às 00:35
" O Benfica e o Jorge Jesus parecem ter aprendido bem as lições da Champions da época passada. Na altura, por diversas vezes vimos o Benfica dominar jogos e atacar às vezes de forma quase desesperada, para depois acabar por sofrer golos e perder jogos de forma inacreditável. Este ano a equipa tem vindo a demonstrar uma calma e maturidade na abordagem aos jogos que já é mais consentânea com a prova que a Champions League é."
Está, para mim, aqui, tudo dito. Não mudo uma vírgula.
De Giría a 19 de Outubro de 2011 às 01:20
Dor de cabeça????? Luís Martins de caras. Alguma dúvida em relação ao seu valor????? Vamos ou não apostar na formação?? Eu acredito, eu vou lá estar e não me vou calar, com 65 mil nas bancadas ninguém nos pára.....
De AGUIA GENIAL a 19 de Outubro de 2011 às 01:44
O BENFICA GANHOU BEM E TEM TUDO PRA VENCER O GRUPO.
De Águia Eterna a 19 de Outubro de 2011 às 01:47
Jogo muito bom, apenas a precisar de ajustamentos defensivos, principalmente não permitindo que os adversários rematem tão à vontade, tão libertos de pressão, etc,etc,.

Penso que foi uma GRANDE NOITE DE BENFIQUISMO em que o NOSSO BENFICA ganhou muito mais do que os três pontos relativos ao jogo e o prémio monetário de 800 mil euros, pois também tenho a certeza que muitos miúdos filhos de emigrantes portugueses na Suíça, e mesmo miúdos/as suíços/as que ainda estavam indecisos quanto a escolher o seu Clube, ficaram COMPLETAMENTE BENFIQUISTAS depois desta bela vitória do Nosso Glorioso BENFICA.

Sem arrogância, mas cientes e compenetrados do Nosso valor, temos de assumir convicta e conscientemente que somos candidatos FORTÍSSIMOS a ganhar o Grupo. Basta agora ganharmos os dois jogos que temos na Nossa CATEDRAL, e se por hipótese o M. United não ganhar a este mesmo Basel na Suíça, nem sequer precisaremos pontuar na Inglaterra - embora devamos tudo fazer para até ganharmos o jogo, pois NÓS SOMOS O B E N F I C A - nem sequer precisaremos de pontuar em Inglaterra contra O MU, dizia eu, para sermos o VENCEDOR do Nosso Grupo.

Espero que tudo corra dentro da NORMALIDADE e que o Nosso Estádio, a CATEDRAL da Luz, esteja lotada ou perto disso, nos dois jogos que ainda temos de efectuar lá, no Nosso NINHO SAGRADO, O Nosso ESTÁDIO DA LUZ.

Um abraço carregado de BENFIQUISMO a todos os que verdadeiramente AMAM e DEFENDEM tão Grande e Glorioso Clube, o Maior e o Melhor de Portugal, o Nosso SPORT LISBOA E BENFICA.
De Miguel Bola a 19 de Outubro de 2011 às 03:16
Vitória saborosa e justíssima do Benfica com apenas um senão ( para além das expulsões e da lesão do maxi ): continuamos a desperdiçar golos de forma incrível , daqueles que deixam qualquer adepto à beira de um ataque de nervos! Temos de ser bem mais eficazes a finalizar! Mas não quero que as pessoas apenas achem que eu me limito a criticar: hoje demonstrámos ser uma grande equipa, que sabe muito bem aquilo que deve fazer dentro do campo e que tem o privilégio de poder contar com jogadores que respiram classe e futebol de superior qualidade.
No que respeita à Champions , estamos encaminhadíssimos para passar o grupo, mas nada de embandeirar em arco, há que encarar cada jogo como se de uma final se tratasse. O mesmo se aplica ao campeonato onde já este domingo temos um osso bem duro de roer e onde estamos proibidos de perder pontos! Carrega Benfica!
De Anónimo a 19 de Outubro de 2011 às 10:05
Ter um bom guarda redes neste tipo de competição é meia equipa.
Gostei, principalmente a troca de bola na frente, com mudanças de posição constantes.
A equipa está melhor de jogo para jogo.
De Jorge Ventura a 19 de Outubro de 2011 às 11:10
Parabéns pela crónica, lúcida e verdadeira como sempre. Apesar de praticamente tudo ter sido dito, realço apenas que ter 1 guarda-redes seguro na baliza é fundamental numa equipa de top, coisa que o ano passado nunca tivemos, além disso temos um banco de grande qualidade o que indica que se comprou bem e com critério...para mim globalmente foi a melhor exibição do Benfica esta época, poderá não ter sido a mais espectacular mas foi sem dúvida a mais consistente...!
Saudações Benfiquistas
De mundoslivres a 19 de Outubro de 2011 às 11:11
Parece-me que o Bruno ou o Simão vão ter que fingir de laterais esquerdos e isso é muito xato porque a ala direita do Basileia é velocissima... e o miúdo (pela inexperiência) ou o Vitor não parecem ser boas soluções, enfim com prova-se que a lateral esquerda não foi bem pensada...

Quanto ao jogo sim muito personalizada...

Esta é de facto uma equipa e Rodrigo é um enorme jogador que está a crescer... a sua mobilidade e técnica são muito importantes...

Espero que o gaitan não se tenha lesionado... que fosse só cansaço muscular... o bruno também acabou em dificuldades musculares...

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Pouco

Longe

Arraial

Panaceia

‘Feeling’

Pequeno

Miséria

Normalidade

Selado

Horrível

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds