VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Sexta-feira, 2 de Março de 2012

Original ou sequela

Meu caro Jorge Jesus,

 

Eu gosto de acreditar nas pessoas, de ver que o que elas dizem acontece de facto. Quando o senhor chegou ao Benfica, afirmou que consigo nós iríamos jogar o dobro do que com o seu antecessor. Foi um discurso mobilizador e que teve correspondência prática (ou que pecou por defeito, visto que jogámos o triplo ou o quádruplo do ano anterior…). No entanto, este tipo de discurso muito confiante nas suas capacidades é algo perigoso, porque se se falha a frustração é muito maior. Foi o que aconteceu na época passada, quando o senhor falou na Champions no início da temporada e depois foi o que se viu…

 

E, perdoar-me-á, foi o que se viu na semana passada, quando o senhor disse que quem deveria estar nervoso eram os outros clubes por estarem atrás do Benfica e a resposta prática não foi espetar quatro batatas em Coimbra (a única consequência possível para este tipo de discurso), mas sim… empatar o jogo. Sim, falhámos imensos golos de baliza aberta, sim, fomos roubados (apoia-se o Fernando Gomes para a Liga e posteriormente para a Federação, e depois está-se à espera de milagres… mas isto é outra história), porém empatámos um jogo que não poderíamos deixar de ganhar. Principalmente, depois daquele seu discurso e na véspera de recebermos o CRAC.

 

Veio o senhor dizer agora que esta partida com os assumidamente corruptos não é decisiva. É o discurso que se tem que ter para fora, eu percebo, porque ainda faltam alguns meses para terminar a época e “matematicamente”, na pior das hipóteses, quatro pontos (na prática) de desvantagem não é uma distância insuperável. No entanto, espero sinceramente que, para dentro do balneário, o discurso seja outro. É claro que este jogo é decisivo. Da mesma maneira que a vitória sobre eles em Dezembro de 2009, com uma quase equipa B, foi decisiva para a conquista do campeonato, ou como a humilhação sofrida em casa no ano passado foi decisiva para o penoso final de época. É que, meu caro Jorge Jesus, a última imagem é sempre a que fica. De nada nos serve recordes de vitórias seguidas, o melhor futebol desde a primeira passagem do Eriksson, grandes goleadas, se no fim não ganharmos nada. E, a minha convicção pessoal (eu sei que sou pessimista por natureza), é que se não ganharmos mais logo, dificilmente ganharemos alguma coisa (incluindo a Taça da Liga) até final da época. Sim, temos mesmo que ganhar, o empate não serve. Por uma questão de confiança ou, neste caso, de falta dela. Tal como a tal derrota na Luz na época passada minou a confiança de uma equipa que tinha conseguido 18 vitórias consecutivas e até fez com que, duas semanas depois, desbaratássemos em casa uma vantagem de 2-0 conseguida no campo deste mesmo adversário. Mas o senhor certamente saberá melhor isto do que eu.

 

Estamos no momento crucial da época, em que saberemos se iremos ter uma reedição do que se passou no ano transacto, ou se iremos ver um filme novo. Em qualquer um dos casos, nós, os adeptos, saberemos tirar ilações no final desta temporada. Espero que o senhor também as saiba tirar. É que este ano não temos desculpa. Até estamos a jogar com guarda-redes e tudo, veja lá. E nós, adeptos, por muito que não percebamos como é que se tem um campeão europeu e mundial na bancada, e se joga com um jogador que, ainda em Coimbra, esteve duas vezes à vontade na grande área contrária sob lado esquerdo, com todo o tempo do mundo para colocar a bola num dos nossos e ela fica no primeiro defesa, ou como é que se deixa ir embora em Janeiro o único substituto do plantel para o Maxi Pereira e não se vai buscar mais ninguém (sim, eu estive no Benfica-Santa Clara e vi os jogos da pré-época: não temos mesmo mais ninguém), pondo-nos a rezar a todos os santinhos para que o uruguaio não se lesione até final da época, nós, adeptos, dizia eu, só queremos é que independentemente de tudo o Benfica conquiste títulos. Algo que só acontecerá se ganharmos hoje. Digo eu.

 

Para terminar, meu caro Jorge Jesus, o senhor que se tem em tão boa conta (e justificada, porque é de facto um óptimo treinador) não quererá perder o campeonato para o ex-treinador do Espinho e Santa Clara (com o devido respeito) e estreante na I Liga, pois não?!

 

P.S. – Contra esta minha teoria de que mesmo se empatarmos hoje não seremos campeões, posso dizer que durante a época do Trapattoni nunca me passou pela cabeça que o poderíamos ser (até o mesmo ter passado pela cabeça do Luisão). A meu favor, posso relembrar que o fomos com três pontos de vantagem sobre o CRAC, que perdeu 24(!) em casa… E, antecipo-me já, nada me dará mais prazer do que vir aqui no final da época dizer que estava redondamente enganado!

 

P.P.S. – Se acho que podemos ganhar hoje? Claro que sim! Se até quando jogávamos com o Bossio, quando os centrais eram o Paulo Madeira e o Ronaldo, quando o Jamir estava plantado no meio-campo, ou o Pringle era mais um defesa contrário, eu tinha sempre esperança de ganhar…

publicado por S.L.B. às 11:28
link do post | comentar
24 comentários:
De mnlopes a 2 de Março de 2012
Subscrevo inteiramente.
BORA LÁ BENFICA!
De Jorge Timóteo a 2 de Março de 2012
Para mim não podia ser mais simples: hoje saberemos se merecemos efectivamente ser campeões. Se não conseguirmos ganhar em casa ao nosso maior rival então é porque só servimos mesmo para discutir o segundo lugar com o Braga. Da mesma forma que se não conseguirmos ganhar 1-0 ao Zenit na Luz também não merecemos ir para os quartos-de-final da Champions.

O Royce Gracie dizia "Ponham o diabo do outro lado do ringue que eu entro para lutar." Hoje à noite tem de ser igual, temos de lutar sem medo e temos de provar que somos melhores.
De Anónimo a 2 de Março de 2012
Levando em conta este seu texto, hoje até podemos ganhar ao CRAC e até dar uma cabazada, e não ganharmos o campeonato. Caro S.L.B. não seja tão pessimista e não transmita este seu pessimismo para a equipa, não ajuda nada.
Saudações Benfiquistas.
De Bicuda a 2 de Março de 2012
até os comemos. Vamos ganhar é evidente. Bela narrativa.
De John Wakefield a 2 de Março de 2012
O empate será sempre um mal menor, desde que seja 0-0 ou 1-1... Deixará sempre tudo na mesma, embora tenhamos que ir a Alvalade para ganhar. Todavia, o Porto terá também jogos difíceis.
Mas o ideal é o Benfica ganhar e isso é o que temos de conseguir hoje. Vamos lá fazer o jogo da nossa vida e vencer isto para darmos um passo crucial para a conquista do título. São 4 pontos que hoje estão em disputa. Por isso, espero que o 12º jogador (a massa associativa) se veja dentro de campo e que galvanize o clube para uma grande exibição. Força Benfica! Eu acredito!
De PVG a 2 de Março de 2012
Caro Ségio
Não esteja nervoso. Certamente vamos ganhar.
Saudações benfiquistas
De gerimbeco a 2 de Março de 2012
Caro S.L.B., depois de ler o seu artigo só posso dizer :
APOIO INCONDICIONALMENTE TUDO O QUE DISSE, TUDO!
BENFICA SEMPRE, SEMPRE!!!!
De Manuel Afonso a 2 de Março de 2012
Ora aqui está um exemplo de carta aberta que eu não subscrevo.
Uma misturada de assuntos, que vão desde o discurso do treinador, passam pelo lateral esquerdo, cruzam o campo para a lateral direita, afloram apoios da direcção a candidaturas a cargos federativos, inevitavelmente pelas arbitrágens, só faltando mesmo referência aos direitos televisivos.
Em suma, parece-me demasiado com os devaneios dos adeptos que andam de cabeça perdida, e como tal pouco merecedores da atenção do Jorge Jesus.

Aproveito para discordar particularmente da parte em que é referida a abrigatoriedade de ganhar o jogo.
A obrigação de vencer está completamente do lado do Porto, uma vez que um empate sem golos ou por um golo, dá-nos vantagem no campeonato, e observando o calendário das duas equipas até ao fim, poderá ser uma vantagem decisiva.

Por isto o meu apelo ao JJ, é que volte ao pragamtismo de jogos como o das Antas ou de Braga, e que esqueça de vez essa táctica risível do 4-1-ZERO-3-2 que garante goleadas contra adversários fracos, mas que é sinónimo de desartre contra equipas mais apetrechadas.
Isto passa por não jogar com dois pontas de lança, reforçando o meio campo com um terceiro elemento.
De ÁGUIA GENIAL a 2 de Março de 2012
VAMOS GANHAR E VAMOS SER CAMPEÕES.

FORÇA BENFICA

RUMO AO 33º
De Maluco do Futebol a 2 de Março de 2012
Uma luta do Bem contra o Mal, da Verdade contra a Mentira, da Glória contra a Inveja, do Amor contra o Ódio! Sim, é disso que se trata, não tenham dúvidas. Uma luta desigual, devido a tudo o que conhecemos há 30 anos, mas é aquilo que nos move. É o confronto do ano, o jogo do título, matar ou morrer, é aquilo porque se esperava e é em nossa casa…

Vence por nós, por 108 anos de Glória.

Carrega Benfica!
In http://www.marvermelho.blogspot.com/ - Pedro Neto, 29 de Março de 2007
Palavras bem actuais!

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Junho 2025

Maio 2025

Abril 2025

Março 2025

Fevereiro 2025

Janeiro 2025

Dezembro 2024

Novembro 2024

Outubro 2024

Setembro 2024

Agosto 2024

Maio 2024

Abril 2024

Março 2024

Fevereiro 2024

Janeiro 2024

Dezembro 2023

Novembro 2023

Outubro 2023

Setembro 2023

Agosto 2023

Maio 2023

Abril 2023

Março 2023

Fevereiro 2023

Janeiro 2023

Dezembro 2022

Novembro 2022

Outubro 2022

Setembro 2022

Agosto 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Resgate

Cadeirinha

Guião

Bruxo

Acabado

Frustrante

Encomenda

Fácil

Calendário

Forte

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds