
Partindo do Mito de Sísifo, Camus escreve uma das mais marcantes obras da literatura/cultura europeia do Século XX. Aborda o Mito pelo absurdo. O absurdo do eterno recomeço como forma de mostrar aos deuses que a derrota do homem não está no castigo que os deuses lhe impõem, mas sim na hipotética desistência do homem. A tomada de consciência sobre o absurdo da situação implica a angústia, mas não obriga à desistência.
Ou seja, a vitória dos deuses sobre Sísifo só aconteceria se Sísifo desistisse de cumprir a pena que o obriga, diariamente, ao recomeço da luta. Diz Camus que L'absurde c'est la raison lucide qui constate ses limites. Sem esta razão lúcida é impossível imaginar um Sísifo feliz. Feliz não pelo cumprimento do castigo, mas porque se recusa a desistir. No sorriso de Sísifo está a derrota de quem o quis vergar ao absurdo de uma luta aparentemente perdida. Caso desistisse, Sísifo teria sido derrotado. Enfrentando-os com um sorriso, Sísifo resiste à derrota.
É neste absurdo que nos vamos encontrando, é nesta luta que nos vamos reconhecendo. Às vezes é um caminho percorrido por muitos, outras percorrido por menos, mas sempre com os suficientes.
_____
Fotografia de bucaorg (CC-usage) Flickr
Grande Post!
Continuo a acreditar! São 4 pontos para recuperar!
É possível! Vamos lá Benfica!
Saudações Benfiquistas!
De Carlos marques a 4 de Março de 2012
Graças a Deus o pinto da bosta não é um deus, apesar de sempre que vem à Luz o deixarem estar como se estivesse em casa dele, e portanto um dia acabará por morrer como toda a gente e talvez o castigo de rolar a pedra todos os anos acabe de vez.
De Águia Eterna a 4 de Março de 2012
Grande artigo, Pedro Ferreira. Entendi e comungo da forma de ser do Sísifo, mas a verdade é que o Nosso BENFICA e os seus principais responsáveis têm de mudar de estratégia e começar efectiva e realmente a DEFENDER O NOSSO BENFICA como ele tanto precisa e sobretudo tanto MERECE.
Só desta forma poderemos garantir o BENFICA como o Maior e Melhor clube Português, como o fizeram os Grandes BENFIQUISTAS do passado, como por exemplo Joaquim Ferreira Bogalho e Duarte Borges Coutinho entre muitos outros.
BENFICA, SEMPRE.
Caro Pedro Ferreira,
Num momento em que mais que nunca, a prática do "E PLURIBUS UNUN" é mais necessária, todos fazemos falta ao Benfica.
O Pedro Ferreira está na primeira linha, muito tem feito pelo Benfica, sei que não espera por agradecimento, fá-lo à Benfica e pelo Benfica. São muito importantes todos os contributos no campo intelectual, com visíveis consequências práticas, mas chegou o momento de passar a contar com outras formas de lutar contra quem nos quer sufocar.
Se as autoridades policiais e a magistratura, pelos problemas que os afecta não conseguem por si, à imagem do fazem na sociedade em geral, identificar, denunciar e castigar os responsáveis pela corrupção que impera no Futebol Português, então está claro que temos que ser nós a tomar as rédeas dessa luta.
Todos sabemos os caminhos que temos que percorrer, dentro da legalidade e aí é importantíssimo o desempenho forte de um Líder forte... é o que espero do nosso Presidente Luís Filipe Vieira.
De Carlos Costa a 4 de Março de 2012
Tudo bem, não desistimos, porque do benfiquismo não se desiste: esteve, está e estará sempre connosco! Mas gostava de ter algum conforto e saber que alguém vai lutar pela verdade desportiva. Gostava de não sentir esta frustração por não poder fazer nada para lutar contra os Proenças do futebol português. Gostava que quem o pode fazer, o fizesse, porque se eu tivesse o poder fá-lo-ia.
Contratem detectives, ponham jornalistas atrás dos corruptos, façam o que for preciso, mas não fiquem à espera que as coisas se resolvam por si, porque quem cala consente! Nunca podemos dormir, porque os gatunos não dormem!
De Pais Figueiredo a 4 de Março de 2012
Comparação interesante!
Sendo assim, prefiro ser Odisseu . Depois das longas viagens perdidas por esses sete mares ele finalmente consegue chegar a casa, derrotar (matar!) os seus opositores e sentar-se na cadeira que lhe pertence à nascença!
Viva o Benfica!
De Pedro P. a 4 de Março de 2012
Muito bem observado, uma mensagem inteligente.
Vamos conseguir!
De Zé a 4 de Março de 2012
????!!!???!?!?!!?!?
que dramático!
epá... arranjem alguem que tire a bazófia ao jesus e deixamos logo de ser humilhados pelo porto.
se não conseguirmos alguem que faça isso e uma vez que jesus é sinónimo de bazófia, demita-se jesus no fima desta epoca e arranja-se um trapattoni qualquer.
vamos lá imaginar o trapattoni com este plantel.. meu deus.. o homem foi campeao com o fyssas, o ricardo rocha e o nuno assis..
jesus é bom, mas a bazófia faz dele mediocre.
quanto aos arbitros.. sim, fomos prejudicados. vamos perder este campeonato por causa dos arbritos? perdemos o campeonato passado por causa dos arbitros? tenham juizo!
De SPSLB a 4 de Março de 2012
Interpreto o seu texto e faz-me todo o sentido: O absurdo é desistir!
Apesar de convivermos com o absurdo que é a sociedade mafiosa e corrupta do futebol português. Apelando também à mitologia grega: Fénix renascia constantemente das próprias cinzas e lutava corajosamente com seres de maior dimensão e teoricamente mais poderosos, mas vencia-os! ;) com isto gostaria apenas de alertar os discrentes que se auto-aniquilam e se deixam resignar. Acreditem que vale a pena SER BENFICA. Não desistam nunca, por amor ao BENFICA vale quase tudo! (só não vale ser igual, nem usar os mesmos métodos do absurdo)
A minha luta pelo BENFIQISMO irá prevalecer, mesmo depois da morte, porque só até à morte é pouco, como dizia o Humorista Ricardo Araújo Pereira!
(só uma que espera ser Suficiente para sermos MUITOS!)
ETERNAMENTE BENFICA!
De Paulo Ferreira a 4 de Março de 2012
Excelente post.
Cada vez sinto mais orgulho em fazer parte da familia benfiquista. Ao ver o video que apareceu hoje na net com o RCosta indignado, sinto que aquele homem é um dos nossos, que sofre como poucos com esta vergonha. Agora vao passar a ideia que ele tem k ser castigado.
Palhaçada
BENFICA SEMPRE
Comentar post