Complicada, feliz, mas acima de tudo muito justa a vitória alcançada esta noite pelo Benfica sobre o Braga, num jogo de grande importância para a decisão do título. O Benfica foi a equipa que mais quis ganhar este jogo e que mais trabalhou por isso, acabando por ser recompensado mesmo no final.
Não houve invenções no centro da defesa, onde surgiu o Miguel Vítor a ocupar a vaga ao lado do Luisão. Para o lugar do Aimar, a escolha foi o Rodrigo, o que resultou nas habituais dificuldades que ele revela quando tem que ocupar os terrenos habitualmente reservados ao nosso número dez. O Benfica até entrou decidido no jogo, imprimindo alguma velocidade e mantendo o Braga remetido ao seu meio campo, mas ao fim do primeiro quarto de hora parecia já se ter deixado embalar no ritmo pausado que interessava ao Braga. O seu treinador pode ter afirmado que não pretendia vir à Luz jogar para o empate, mas foi exactamente essa a impressão com que se ficou. Jogo muito pausado sempre que possível, e de vez em quando alguma tentativa de explorar uma saída mais rápida para o contra-ataque. Jogando com menor pressão do que o Benfica por não necessitar tanto de uma vitória, este cenário era o ideal para o Braga, que acabou por conseguir mesmo manter o jogo controlado neste ritmo, e terminar a primeira parte de forma perfeitamente equilibrada com o Benfica - poderia mesmo ter saído para o intervalo a vencer, pois mesmo sobre o apito dispôs de uma boa oportunidade para marcar, negada pelo Artur.
A segunda parte foi bem mais movimentada. Mais uma vez o Benfica pareceu entrar mais decidido - abriu logo com uma boa ocasião do Witsel, em que o Quim defendeu com as pernas - mas com o Braga susteve o nosso ímpeto inicial e depois foi progressivamente aproveitando bem o muito espaço disponível no centro do meio campo, onde o Mossoró se movimentava à vontade, para construir jogadas perigosas de contra-ataque. O Benfica melhorou com a troca do Cardozo (pareceu estar fisicamente mal durante todo o jogo) pelo Nélson Oliveira, e também com a troca forçada do Miguel Vítor pelo Matic, porque com o recuo do Javi para central o Matic acabou por preocupar-se menos com as dobras e passou a acompanhar muito mais o Mossoró, acabando com as liberdades que ele tinha aproveitado até então. O golo do Benfica acabou por chegar a menos de um quarto de hora do final, num penálti assinalado após um abalroamento ao Bruno César na área. O Witsel não acusou minimamente a responsabilidade e atirou o Joaquim para um lado e a bola para o outro. Depois do golo, o Benfica corrigiu imediatamente a táctica e passou a jogar com apenas um avançado, saindo o Rodrigo para a entrada do Nolito, com o Bruno César a fazer de Aimar. Não esperava que o Braga tivesse capacidade para chegar ao empate, mas isso aconteceu apenas cinco minutos após o nosso golo, numa recarga do Elderson a uma defesa incompleta do Artur, após livre lateral marcado pelo Hugo Viana. Apesar de visivelmente cansado o Benfica ainda foi no entanto encontrar forças para ir buscar a vitória, naquela que terá sido talvez a melhor jogada que fizemos em todo o jogo. Já em período de descontos, o Bruno César e o Gaitán foram trocando a bola pela direita, com o argentino a revelar muita classe na forma como tirou um defesa do caminho e serviu o Bruno César no interior da área para que este, com um remate rasteiro e muito colocado ao segundo poste, decidisse o jogo e incendiasse a Luz.
Gostei muito, para não variar, do jogo que o Witsel fez. Ainda por cima nestas condições, em que devido à táctica apresentada o Benfica se via frequentemente em desvantagem numérica na zona central. O belga tem um controlo de bola muito acima da média, e é quase impossível desarmá-lo, acabando por soltá-la em condições para os colegas. E as forma como se movimenta em campo revela uma enorme inteligência táctica. Não fiquei surpreendido também com o bom jogo que o Miguel Vítor fez até ter o azar de se lesionar. Não me lembro de o ver cometer um erro, e conseguiu controlar sem grandes dificuldades um adversário difícil como o Lima. O Bruno César teve uma primeira parte apagada, mas acabou por ser decisivo, sofrendo o penálti e marcando o segundo golo. Ouvi vários benfiquistas reclamarem com o Gaitán, mas eu confesso que gostei de o ver esta noite. Mesmo com as coisas a não lhe correrem sempre de feição, achei que nunca se escondeu do jogo, e sempre que recebeu a bola arriscou ir para cima dos adversários. A jogada do segundo golo revela todo o talento que possui.
Ultrapassado este difícil obstáculo, tenho a sensação de que será na próxima jornada que praticamente tudo se decidirá para nós. Acredito que em caso de vitória no Lumiar, o título não nos escapará. Mas a nossa equipa parece-me estar claramente fatigada, e até lá teremos a 'distracção' do jogo com o Chelsea (para o qual teremos, ainda por cima, um problema no centro da defesa, que espero que não se mantenha no campeonato). Eu acredito que a equipa se consiga superar nesta fase, e espero que a vitória arrancada a ferros hoje marque o início da arrancada decisiva para o título.
P.S.- Detestei a rábula do speaker da Luz ter resolvido imitar os maus exemplos de outras paragens (como por exemplo no estádio do nosso adversário de hoje). Não é permitido, dá multa, e dá também uma muito má imagem.
De garcias a 1 de Abril de 2012
Boas
grande vitória mas fui ao pasquim record e tinham lá uma notícia a dizer Última Hora: Lima assina por 4 épocas com o Benfica... boa mentira do pasquim
cá por mim poderia ser verdade mas pronto..
PS: horas da deita que gritar os golos daqela maneira até estou rouco ....
De Lena a 1 de Abril de 2012
Mas que se passa com os centrais??
Não gostei do atraso inicial do jogo, para agravar o facto do jogo ser tão tarde (cheguei a casa perto das 3 da manhã e aposto que não fui a única...)
Plenamente de acordo em relação à próxima jornada (mas confiante que dia 9 estaremos em 1º lugar)!
De Águia Eterna a 1 de Abril de 2012
Exibição POSITIVA, dadas as circunstâncias fisicamente menos boas dos Nossos atletas, e da PRESSÃO do jogo estar inteirinha em cima dos jogadores do Nosso BENFICA.
O que eu penso é que no ataque o Nosso BENFICA nãom pode IMPROVISAR TANTO, tem de ter combinações mais eficazes para não ESBANJARMOS tantas e tantas boas jogadas que acabam por dar em nada.
Atrás, penso que não devemos recuar tanto e teremos de cortar mais linhas de passe ao adversário e tentar ganhar mais eficazmente as 2ªs bolas.
Desta vez CONCORDEI em absoluto com as substituições do J. Jesus.
Se o Nosso treinador for capaz de dar CONSISTÊNCIA DEFENSIVA À EQUIPA, isto é, quando não se tem a bola, e contra equipas de facto boas, têm de ser os 11 jogadores a defender, mas A DEFENDER MESMO E A SÉRIO como uma equipa, com organização e inteligência. se conseguirmos isso, o virtuosismo do Nosso ATAQUE depois acabará por resolver os jogos. Penso também que é necessário TRABALHAR MAIS E MELHOR os remates de meia-distância, e não rematar tanto para o ar. é preciso TREINO ESPECÍFICO NESSA ÁREA.
Um abraço a todos, os AUTÊNTICOS. aqueles que de facto e verdadeiramente AMAM e DEFENDEM tão Grande e Glorioso Clube - aliás, muito mais do que um Clube - o Nosso Eterno e Inigualável BENFICA de Portugal.
BENFICA, SEMPRE, SEMPRE, SEMPREEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE.
De Águia Eterna a 1 de Abril de 2012
Concordo em ABSOLUTO com este Post. Está correctíssmo, diz a verdade do que se passou. Quem não viu o jogo, fica com uma ideia muito real de como o mesmo decorreu. PARABÉNS.
Quanto a mim, o HOMEM DO JOGO foi o grande jogador BRUNO CÉSAR. Gordo??!!! Gordo não, REDONDINHO sim, mas pleno de técnica, visão de jogo e RAÇA BENFIQUISTA. Só quem percebe alguma coisa de futebol é que consegue ver que de facto este Nosso BRUNO CÉSAR é mesmo um GRANDE JOGADOR. Aos outros, isto é, àqueles que vêem o futebol de modo mais superficial, isso passa-lhes ao lado. Só conseguem dizer que um jogador é bom ou mau depois de lerem o que dizem certos comentadores que, alguns, nada sabem do que dizem.
Hoje, pese embora um ou outro erro normal - o lance em que é marcado livre contra o Benfica e do qual resulta o golo do Braga, foi marcado pelo árbitro auxiliar, em mais uma SIMULAÇÃO de mais um porquito disfarçado de jogador de futebol - a ARBITRAGEM esteve muito bem.
Mais digo: se até ao fim do campeonato os jogos do Nosso BENFICA, do porco A e do porco B forem ARBITRADOS - E NÃO "APITADORADOS" -, se forem ARBITRADOS, dizia eu com a mesma IMPARCIALIDADE, ISENÇÃO E COMPETÊNCIA do jogo de hoje, a classificação final será a seguinte:
1º . SPORT LISBOA E BENFICA
2º . Braga (porco B)
3º. porco A (corruptos)
Deus queira que NÓS BENFIQUISTAS, Direcção, Presidente e Sócios e Adeptos, saibamos DEFENDER O Nosso BENFICA até ao fim e como Ele BENFICA, tanto precisa e sobretudo tanto MERECE, a fim de podermos ser de facto os VERDADEIROS CAMPEÕES NACIONAIS.
Viva o Maior, Viva o Melhor, Viva o Nosso Glorioso e Inigualável BENFICA de Portugal. Ontem, hoje e SEMPREEEEEEEEEEEEEEEEE.
De Miguel Bola a 1 de Abril de 2012
Bom início de partida, com um Benfica deveras pressionante e a imprimir um bom ritmo ao jogo, infelizmente de forma inconsequente porque com o passar dos minutos na primeira parte, o Benfica foi-se tornando incapaz de criar ocasiões de golo e o Braga começou a sair em contra-ataque a aproveitar o imenso espaço entre os nossos médios e a nossa defesa, um problema que infelizmente não é de agora...Se estava pouco optimista ao intervalo, com o desenrolar de jogo na 2ª parte, assim continuei, até o Benfica abrir o marcador num penalti indiscutível de Elderson sobre Bruno César ( 5 minutos antes há um lance muito duvidoso de Javi Garcia sobre Lima, onde poderia perfeitamente ter sido assinalado penalti ...). Depois de inaugurado o marcador, veio o balde de água fria, num lance onde na minha opinião o "Rei" Artur me pareceu mal batido...mesmo assim e naquela que foi a melhor jogada do encontro, conseguimos uma vitória importantíssima que nos permite continuar a acreditar fielmente na possibilidade de vencermos um campeonato que não nos devia fugir por nada deste mundo. Penso que a vitória neste jogo nos assenta bem, mas caso tivesse terminado empatado também não teria um sabor a injustiça assim tão grande. Tenho a plena convicção de que se somarmos 5 vitórias no que resta do campeonato, seremos campeões e já na próxima semana seremos líderes isolados do campeonato... Assim o desejo eu e os milhões de Benfiquistas espalhados por este mundo. Saudações gloriosas, Miguel Bola
De Bruno Gaio a 1 de Abril de 2012
Aguia eterna , hoje muda o discurso e aquele que se diz o maior e o mais benfiquistas , diz que quem acha que o Bruno Cesar nao e um grande jogador nao percebe nada de futebol .. Ahaha
Por partes , hoje sinceramente e não tem a ver com o golo e o penalty sofrido , o Bruno Cesar fez um bom jogo , aplicou varias coisas que é raro ver nele , raça e espirito de sacrificio , ganhou varios duelos divididos e foi clarividente nos passes. O gaitan continua demasiado individualista e à pala dele fazer estas coisas perdemos a bola e saidas rapidas de contra ataque , e foi assim que o porto marcou o 2º golo.
Dar os Parabéns à equipa do Benfica que demonstrou muita personalidade , pena o Rodrigo nao estar a bomba que é , e Miguel Vitor que sempre gostei lesionar-se.
Capdevilla nao jogou mal , Witsel , Maxi e Luisao sao os do costume os melhores do Benfica e o Artur apenas pouca força na mão para socar a bola para mais longe no golo , de resto impecável. O que me doi é que ja podiamos ser campeões ou estar bem perto e nao andar com esta corda no pescoço , quando estavamos com mais 5 pontos de avanço , mesmo perdendo o jogo com o porto , mas isso ja la vai , estamos em 3 frentes e nota-se que os jogadores querem , mas o cansaço pode nao ajudar , de qualquer maneira BENFICA SEMPRE!!! Demasiado fiel para desistir ou nao acreditar. Um abraço a todos.
De inês Lima a 1 de Abril de 2012
Hoje, Lisboa acordou com um Sol radioso! E, se virem algo diferente na Meteorologia, não se deixem enganar...
Malta, hoje há uma final de VOLEIBOL em Coimbra. A nossa equipa de Voleibol vai defender o titulo de detentor da Taça de Portugal!
Malta que esteja perto, vá ver o jogo por nós que gostaríamos de lá estar... a equipa merece!
Sempre Presente
De
Pedro a 1 de Abril de 2012
O speaker e todos aqueles q abandonaram a equipa a 5 minutos do fim bem podem ficar em casa no próximo jogo...qd vão ao cinema tb devem sair antes do fim do filme...
Agora é vencer em Alvalade. Isto ainda não acabou!!!
Até rasguei a costura de um casaco no 2º golo!!
A notícia od Lima no Record é porque é dia das mentiras. Mas... Curioso... Podiam ter inventado que o Hulk se ia casar com o Sapunaru.
Apreciações ao jogo de quem esteve no estádio:
- Cardozo Péssimo!
- Rodrigo a melhorar;
- Gaitan vê-se que está com falta de confiança, e não falta de querer;
- Cap espetáculo! 10 vezes melhor!
- Maxi impecável como sempre;
- Bruno César trabalhador;
- Nelson muito mais trabalhador que o 1º da lista.
Agora para Alvalade (não quero saber do Chelsea, porque não acredito que ganhemos, e porque prefiro que a equipa se poupe fisicamente), se houver empate nos dois, Sporting-Benfica e Braga-Porto, não é mau.
Porque temos de reconhecer que o Sporting está a jogar bem, e o Benfica está nas lonas fisicamente, por isso, temos de pontuar, ganhado ou do mal o menos empatando.
Vamos lá Benfica!
Ps: finalmente! Meia dúzia de penaltis depois, um deles é assinalado!!!
De Danny_Boy a 1 de Abril de 2012
Vitória digna de um campeão, e não tenho mais nada a dizer :)
E é bonito ver a azia que esta provocou mais uma vez no Jorge Coroado, que conseguiu vomitar esta alarvidade: "Alguns equívocos e critério díspar. Mas não interessa falar de arbitragem. Os miosótis serão lindos e os trevos de quatro folhas do relvado ajudarão as pessoas a coibir-se de comentar. "
Comentar post