VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2013

Gestão

Mesmo com a prometida gestão do plantel a ter lugar, o Benfica conseguiu arrancar uma preciosa vitória na Alemanha, fruto de uma exibição concentrada e solidária, e que nos coloca numa posição muito vantajosa na eliminatória. E bem mereceram este triunfo os muitos adeptos benfiquistas que esta noite por vezes fizeram BayArena soar como a Luz. Fantástico apoio.

 

 

A gestão do plantel para o jogo da Académica não foi apenas uma promessa oca, e Maxi Pereira, Enzo Pérez, Salvio e Lima ficaram fora do onze inicial. O Leverkusen entrou forte no jogo, mas o Benfica mostrou sempre bastante frieza e organização, sustendo com alguma facilidade o ímpeto inicial do adversário, e depois conseguindo baixar o ritmo do jogo para um nível mais do seu interesse. Mesmo mantendo um pouco mais da iniciativa no jogo e rematando mais, a verdade é que o Leverkusen por raras vezes conseguiu levar perigo à nossa baliza. O Benfica também não foi particularmente activo no ataque, onde o Cardozo e o Gaitán passaram bastante tempo praticamente afastados do jogo - apenas um remate do André Almeida e um outro lance em que o Ola John demorou demasiado tempo e desperdiçou uma boa ocasião para rematar com perigo animaram um pouco as coisas. Com o decorrer do tempo conseguimos guardar cada vez mais a bola, com trocas sucessivas de passes entre os nossos jogadores, e na fase final da primeira parte o Leverkusen praticamente já nem tentava pressionar-nos para recuperar a bola, visto que essas tentativas eram quase sempre infrutíferas. Perto do final, uma contrariedade para o Benfica na lesão do André Gomes, que teve que ser substituído pelo Enzo.

 

 

O Leverkusen voltou a entrar forte na segunda parte, dispondo de uma boa ocasião logo a abrir, e instalou-se depois no nosso meio campo, fruto de uma maior velocidade e agressividade que impôs no jogo. Com maior ou menor dificuldade o Benfica foi controlando os acontecimentos, até que ao fim dos primeiros quinze minutos surgiu o momento decisivo da partida. Primeiro, o Leverkusen quase marcou, valendo a intervenção do Enzo e do Artur para evitar o golo. No canto que se seguiu, o Benfica construiu um lance de contra-ataque bastante rápido que acabou no golo do Cardozo, que com muita calma e classe recebeu a bola do André Almeida (grande simulação do Gaitán a deixar passar a bola), evitou um defesa adversário e depois picou a bola à saída do guarda-redes. O golo motivou uma reacção forte dos alemães, que nos minutos seguintes pressionaram bastante e estiveram perto de empatar, mas a nossa defesa, e em particular o Artur, foi dando resposta adequada aos lances de perigo. E entretanto o progressivo balanceamento para o ataque do Leverkusen ia proporcionando muito mais espaço atrás para os nossos contra-ataques, o que nos dava hipóteses de marcar um segundo golo e praticamente arrumar com a eliminatória. Por duas vezes o Ola John teve essa oportunidade nos pés, mas numa delas o chapéu saiu demasiado alto, e na outra rematou contra o pé do guarda-redes. Fora essas situações, outras houve em que acabámos por não criar perigo devido ao último passe sair mal (algumas vezes de forma inacreditável). No penúltimo lance do jogo quase borrámos a pintura, valendo-nos um corte do Melgarejo sobre a linha de golo para evitar o golo do empate.

 

 

Bom jogo colectivo por parte de toda a equipa. O Artur esteve hoje bem, e aproveitou para se redimir do erro na Madeira. O Matic destacou-se mais na primeira parte, e na segunda parte foi o Enzo Pérez quem mais deu nas vistas no meio campo - entrou bem no jogo e teve até um rendimento superior ao que o André Gomes estava a ter. O Gaitán subiu muito de rendimento na segunda parte, quando recuou no terreno para actuar mais como médio (o que não era difícil, dado que na primeira parte praticamente não esteve em jogo). O André Almeida voltou a mostrar que é uma alternativa muito válida ao Maxi. Fez um jogo seguro, subiu no terreno com ponderação, e foi decisivo no lance do golo. Não gostei do Ola John hoje.

 

Após décadas sem uma única vitória na Alemanha, conseguimos vencer lá nas duas últimas deslocações, sob o comando do Jorge Jesus. Repito uma vez mais aquilo que já escrevi noutras ocasiões: para mim não me passa pela cabeça trocar de treinador no final da época, independentemente daquilo que ainda possa vir a suceder. O jogo de hoje foi mais uma exibição de algumas das qualidades que o Benfica tem tido durante praticamente toda esta época: concentração, disciplina táctica, capacidade de trabalho e humildade. A valia do Leverkusen não permite pensar que esta eliminatória já está resolvida. Mas o resultado de hoje terá facilitado, e muito, a nossa tarefa da próxima semana.

publicado por D'Arcy às 03:10
link do post | comentar
28 comentários:
De Manuel Afonso a 15 de Fevereiro de 2013

Manuel Afonso a 14 de Fevereiro de 2013 às 17:17
"E por falar em coisas claras, como não sou comentador de resultados, olhando ao 11 inicial do Benfica na Alemanha, Artur; André Almeida, Luisão, Garay, Melgarejo; Matic e André Gomes; Ola John, Gaitán e Urreta; Cardozo, concordo em absoluto, esquema de jogo incluido."

É que eu não critico o JJ porque me apetece muito. Critico-o por não utilizar o esquema de jogo que implementou hoje em todos os jogos que se adivinhem de um elevado grau de dificuldade. E é esta sua teimosia que nos custa pontos e títulos.

Fantástico ambiente, um grande bem haja aos nossos imigrantes e aos adeptos que viajaram com a equipa. Foram insuperaveis.

Uma palavra de apreço para um jogador assustadoramente horrivel que só sabe por a bola dentro da baliza por, imagine-se, ter posto mais uma vez a bola dentro da baliza, coisa que, ao contrário do que é a convicção de grande parte dos Benfiquistas, não é de pouca importância. Há até quem diga que meter a bola dentro da baliza deve ser o principal objectivo num jogo de futebol, mas isto será provavelmente um exagero revolucionário com pouca aceitação do típico conservadorismo Luso.

O Luisão é um enorme capitão. Digno dos seus antecessores. Se olharmos para os capitães que tivemos ao longo da nossa história, não me lembro de maior elogio.

O Matic... O Matic, como eu sempre disse, é um péssimo jogador. Mau demais para ser verdade. E só para o caso de haver alguém ligado ao Real Madrid, ou aos Manchester, ou ao Bayern, etc., que por aqui passe volto a repetir, não presta para nada. É mau, mau, mau...
De Élio Ribeiro a 15 de Fevereiro de 2013
Boa noite, podem colocar o meu Blog na vossa lista de blogues ? Obviamente depois faria o mesmo

O meu Blog é este --> http://agendadoglorioso.blogspot.pt/

Saudações benfiquistas ;)
De Gramoxone a 15 de Fevereiro de 2013
Como já tudo foi escrito e dito, gostaria apenas de realçar o formidável golo do Cardozo. Extraordinário.
Gloriosas Saudações.
De Anónimo a 15 de Fevereiro de 2013
Excelente vtória, a segunda em 20 jogos na Alemanha, a 2ª com Jorje Jesus; guardem lá as facas novamente que voltaram a ser afiadinhas no domingo. Hoje os comentários serão ávaros nas palavras, o habitual quando ganhamos, o que felizmente esta época não tem acontecido poucas vezes. Memória curtinha têm as gentes da bola.
Excelente resultado, pena a saída forçada do André Gomes, ainda assim não jogando ele nem Matic alguém lá estará, 11 serão sem dúvida.
Fantástico o som das bancadas, é sempre arrepiante estar em frente à tv e ouvir repetidamente os gritos pela nossa equipa lá longe.
Força Benfica, domingo lá estaremos.
De Tommy_Gun a 15 de Fevereiro de 2013
Por confusão horária, apenas vi a 2ª parte! lol

Mas o que vi deu para ver muita atitude, concentração, e um momento decisivo de frieza de Cardozo, cujo hábito nem é finalizar dessa forma. Que lhe sirva de exemplo para futuras situações, porque ele é, e sempre foi, mais que capaz de o fazer. Mas desde que a bola entre, até pode bater nas orelhas dela :)

Gostei muito da linha defensiva no geral (tirando os últimos minutos que podiam ter manchado todo o trabalho, mas o Melgarejo encarregou-se de corrigir, com um corte fenomenal) e em particular, como não podia deixar de ser, do Matic.

Qualquer dúvida que tivesse a seu respeito sobre se conseguia assumir o papel do Javi há muito que se dissipou. É um jogador diferente, não preenche os espaços da mesma forma, mas também o faz bem, e proporciona outra qualidade na hora de levar o jogo para o ataque. É talvez o elemento mais imprescindível da equipa, e quem manda na "justiça" futebolística sabe disso, por isso há que ter os olhos bem abertos ;)

Grande resultado, e que seja mais um boost de confiança para domingo, e que signifique também a passagem aos oitavos. Com boa gestão (que na minha opinião está a ser bem feita), uma coisa não tem forçosamente que atrapalhar a outra.

Foi também a 2ª vitória do Benfica na alemanha... a 2ª com Jorge Jesus. Apesar dos erros que ele e todos cometem, há pequenos pormenores como este e muitos outros que mostram a qualidade dele.

"O Luisão é um enorme capitão. Digno dos seus antecessores. Se olharmos para os capitães que tivemos ao longo da nossa história, não me lembro de maior elogio." - Nem mais!
De Águia Velha a 15 de Fevereiro de 2013

Muito contente com esta saborosa vitória e não só.

Aproveito para convidar vocês a participarem na Petição Pública que está na net, para expulsão de Pedro Proença de sócio do Benfica.

Basta ir ao Google, na pesquisa escrever "Petição Pública Pedro Proença", e na página vai aparecer "PETIÇÃO QUEREMOS A EXPULSÃO IMEDIATA DE PEDRO PROENÇA DE SÓCIO".

Clicar aí, aparece a página, preencher os dados pedidos, e já está...

Saudações Benfiquistas
De AJRC a 15 de Fevereiro de 2013
"""Bom resultado? Não sei. O benfica devia dar cinco ou seis. O JJ é treinador para o Benfica? Meteu o tosco do Cardoso? O Melga é defesa?""" Inchem criticos. Continuem a deitar a baixo tudo e todos. Continuem a elogiar os nossos "inimigos" em vez de apoiarem os "nossos" briosos profissionais. Mas hoje têm que voltar a enterrar a cabeça na areia por vergonha de andarem sempre a criticar por criticar.
Benfica Sempre.
De MikeSLB4Ever a 15 de Fevereiro de 2013
Excelente resultado!

Excelente o apoio dos adeptos!

Excelente a gestão do plantel!

Grande jogo que o Benfica fez, contra a única equipa que venceu o Bayern de Munique... em Munique, e que nos anteriores 3 jogos na Liga Europa não tinha sofrido um único golo!

Domingo há mais! E lá estarei!

FORÇA, BENFICA!!!
De vermelhovzky a 15 de Fevereiro de 2013
"Fora essas situações, outras houve em que acabámos por não criar perigo devido ao último passe sair mal (algumas vezes de forma inacreditável)."

Sim... mas jogar com aquelas condições metereológicas é muito complicado. Além disso este era o 13º jogo oficial seguido do Benfica depois do Natal. Para o Bayer era o 5º.

Foi um jogo muito bem conseguido, de grande garra e concentração, contra uma bela equipa.

Quanto ao Matic, concordo com o Manuel Afonso... um verdadeiro desastre. :-)
De Rui a 15 de Fevereiro de 2013
Concordo com tudo e só é mesmo pena que Jorge Jesus continue a apostar no inútil do Matic, talvez o pior jogador da história do Benfica naquela posição (ao pé dele, Michael Thomas e Paulo Almeida eram trincos com pés de veludo).

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Janeiro 2025

Dezembro 2024

Novembro 2024

Outubro 2024

Setembro 2024

Agosto 2024

Maio 2024

Abril 2024

Março 2024

Fevereiro 2024

Janeiro 2024

Dezembro 2023

Novembro 2023

Outubro 2023

Setembro 2023

Agosto 2023

Maio 2023

Abril 2023

Março 2023

Fevereiro 2023

Janeiro 2023

Dezembro 2022

Novembro 2022

Outubro 2022

Setembro 2022

Agosto 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Inglória

Nada

Improvável

Seis

Oitava

Passeio

Nabos

Ridícula

Liderança

Merecida

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds