VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Terça-feira, 28 de Maio de 2013

Renovação de Jorge Jesus? (Episódio II)

A pergunta que paira, e que já foi expressa no post anterior, é se Jorge Jesus deve ser julgado pelo trabalho que tem feito ao longo deste anos, em que conseguiu levar o Benfica a atingir níveis exibicionais que há muito não se viam com regularidade e contribuido para a revelação de grandes jogadores? Não nos esqueçamos que o Benfica começou esta época "condenado" a mais um fracasso, após as saídas de Witsel e Javi García...
Ou deverá Jorge Jesus ser julgado pelo facto de a equipa claudicar nos momentos decisivos, não raras vezes devido a opções tácticas discutíveis, misturadas com o desgaste físico de vários jogadores?

 

Um aspecto importante está em perceber se a equipa está com Jorge Jesus, questão tanto mais pertinente se tivermos em conta a miserável exibição do passsado Domingo e os incidentes no final do jogo.
Penso que esta última questão pode ser determinante e, pelos sintomas, sou levado a pensar que Jorge Jesus tem poucas condições para continuar.

 

É inegável o mérito de Jorge Jesus em trazer o Benfica de volta às grandes decisões, de forma sistemática, após 15 anos de travessia do deserto; com Jorge Jesus, o Benfica conseguiu transpor as dunas que constituem o último obstáculo antes de chegar à praia, onde acabamos por desfalecer... Caso fique, será capaz de levar o Benfica a ter a força necessária para fazer o "extra mile" que nos permita chegar ao mar do sucesso?

 

Por outro lado, caso não fique, é muito importante que a direcção tenha, desde já, opções estudadas para substituí-lo.
É muito importante que, caso Jesus saia, quem vier a seguir seja capaz de pegar na equipa e tirar partido de tudo o que de positivo foi alcançado sob o comando técnico daquele. O meu receio, e de muitos Benfiquistas, é que se Jorge Jesus sair contra os planos da direcção, que esta se precipite na contratação de um novo treinador que não seja capaz de pegar no trabalho desenvolvido sob o comando técnico de Jesus e assim corremos o risco de sermos atirados novamente para o meio do deserto...

 

No entanto, é à direcção do Benfica que cabe avaliar e decidir. Seja qual for a decisão, eu estarei sempre com o Benfica, pois o meu clube é o Benfica, não o treinador (nem a direcção).

 

Pessoalmente, entre manter um treinador que, apesar de ter falhado em momentos decisivos, tem conseguido levar a equipa a discutir regularmente esses momentos e que devolveu-lhe a competitividade perdida há vários anos, e contratar um treinador de forma não planeada, prefiro a primeira opção. A minha expectativa é de que consiga sempre fazer melhor...

Mas, como é óbvio, se a direcção já tiver planos para um novo treinador, capaz, por um lado, de trazer novas ideias e, ao mesmo tempo, valorizar os jogadores do plantel e capaz de pegar no trabalho positivo que foi desenvolvido ao longo destes últimos anos e introduzir as melhorias necessárias, terá o meu apoio. É sempre um risco, claro, mas se o Benfica se refugiasse em decisões conservadoras, nunca teria ido buscar Sven-Goran Eriksson em 1982.

Para além disso, é para absorver o trabalho da equipa técnica e manter a continuidade do mesmo, com novos elementos, que existe toda uma estrutura de dirigentes e técnicos.

publicado por tma às 14:11
link do post | comentar
18 comentários:
De Manuel Afonso a 28 de Maio de 2013 às 14:52
Caro tma, você está a entrar por caminhos muito perigosos...

É que quem ler o que escreveu, vai pensar que na sua opinião, se o JJ ficar o Benfica não vai acabar numa bola de fogo qual Pompeia dos tempos modernos, e por outro lado que se o JJ não ficar o benfica não vai acabar submergindo no oceano qual Atlantida versão tuga.
Não sei se isto não lhe vai valer umas valentes ofensas.

E pior, até parece que pensa que o presidente deve decidir com a máxima ponderação e cautela, fazendo uso do tempo que está disponivel, e está disponivel.
Não alinhar com o bando de histéricos que acham que a decisão tem de ser tomada ontem, é algo que não se percebe...
De António Matos a 28 de Maio de 2013 às 15:23
Se Jesus for para o Porto e começar a ganhar campeonatos - que é o mais natural -, dirão alguns, "Afinal a culpa do Benfica não ganhar nada, não era do Jesus". Dirão outros "Ah, mas é que no Porto qualquer treinador ganha títulos, pois o Pinto da Costa é quem maneja os cordelinhos do futebol português". E direi eu, "Sendo assim, porque mandam embora o Jesus, com a justificação de não ganhar campeonatos no Benfica, sabendo de antemão que isso é quase impossível?"
De Brytto a 28 de Maio de 2013 às 15:43
É caso para se dizer que Jesus está a ser vitima do próprio sucesso!
Se no começo da época me dissessem que íamos ter uma época destas eu não acreditava depois das saídas de Witsel e Xavi, para mim nem luta íamos dar!...
Não esquecer que ao longo destes 4 anos ganhámos um campeonato, perdemos outro devido a arbitragens e algum desnorte, admita-se, mas perdemos os outros dois para um Porto que simplesmente não perdeu!!!! Mesmo assim perdemos um dois minutos após o tempo regulamentar, imerecidamente.
A nível europeu, simplesmente foi o resgatar do Benfica europeu: estamos nas dez melhores equipas europeias!!!!
Por fim, uma nunca antes vista valorização de activos...
É pouco? Claro que sim, mas estamos perto, desistir agora pode ser suicídio.
De Carlos a 28 de Maio de 2013 às 16:13
Na minha modesta opinião a decisão de se fica ou sai o JJ vai ser sempre um pau de dois bicos.
Agora uma coisa é certa em 4 anos ganhamos o campeonato na primeira época de JJ na ultima jornada contra o braga, nas seguintes três 2º lugares.
Agora vamos falar de milhões, só este ano em contratações de 2 extremos(Sálvio, Ola) gastamos cerca de 24M€ , voltamos mais atrás e chegamos ao ano de 2005 onde fomos campeões com o Trapatoni, passando por Fernando Santos, R.K, Q.F e até Camacho e qual era o investimento na equipa de futebol, comparado desde que está o JJ, era muito menor e nenhum deles tinha medo de jogar no ladrão.
Com o investimento que o SLB tem feito nos últimos 4 anos em jogadores qualquer treinador minimamente competente tinha a obrigação de fazer o que o JJ fez.
E não vale a pena estarmos com medo de que o JJ não renovar vá para o ladrão, pois se até o António Oliveirinha foi campeão qualquer um pode ser, até o Rui Barros se for preciso é campeão.

De jorge a 28 de Maio de 2013 às 17:09
Penso que a questão do JJ anda a ser mal colocada.Centrar a questão em JJ, é olhar a floresta e ignorar a árvore.Porquê? Porque JJ é apenas e só, uma peça da engrenagem clube empresa.É verdade ou não ,que o clube SLB é a maior empresa do futebol em Portugal? É. Sendo a maior ,não acham que bem gerida, será naturalmente a que no futuro próximo mais resultados desportivos e económicos terá? Claro que sim!

A disputa entre Benfica e Porto está para um "pingo doce" com uma " coca cola". Se a coca cola por exemplo, sofrer um processo desgovernado durante uns tempos, o" pingo doce" ganha-lhe temporariamente. Mas, se a empresa "coca cola", sofrer uma alteração na gestão virada para o futuro, adeus pingo doce. Mal comparado, é o que se passou entre o Porto e o Benfica nas três ultimas décadas.

A questão relevante,não está no treinador, embora seja importante, mas não é fulcral.O importante é dar sustentabilidade económica ao Clube e depois as vitórias desportivas vão necessariamente aparecer como resultado da grandeza do clube nacional em comparação com um clube regional o Porto.

As cadelas apressadas, parem os cães defeituosos. A hegemonia do Porto, foi conseguida por uma aposta do mais fraco ,contra a desconcentração do mais forte, e deu no que deu. Recuperar estruturas cimentadas de décadas de " apitos dourados" de todo o género, não se destroem de um ano para o outro, leva tempo. E é nesse entretanto, que JJ pode, e devia mais expressivamente ter um papel importante no criar activos rentáveis, ganhar de vez em quando um titulo, ou uma taça, e compondo o ramalhete desta forma assim se começa, ou começava a ,por um lado, a construir uma estrutura, e por outro, destruir a estrutura do Porto. Mas é um trabalho de paciência, de perseverança contra ventos e marés, e não o querer ganhar tudo num ano, quando outros levaram anos para ganhar mais vezes.

Portanto, a questão JJ, com ele ou sem ele, o fundamental é estruturar o clube de modo a atingir patamares que o dignifique. Subir a ladeira custa sempre muito mais que descer. E ainda estamos na subida, e ainda não se chegou ao cume para encetar então a descida com glória Benfiquista que todos desejamos. É verdade que as derrotas dão-nos azia, mau estar, noites mal dormidas, chatices com os Amigos adversários, falta de paciência para a familia, mas o fundo do túnel está próximo.
De Benfiquista Atento a 28 de Maio de 2013 às 17:19
Um treinador que tem MEDO nos momentos decisivos e prefere conservar um empate no Dragão ou uma vantagem tangencial no Jamor contra o 9º classificado, não pode continuar no Benfica. Foram 3 anos para esquecer. Só no primeiro dos 4 é que se salvou.
Siga a carruagem. Que venha alguém experiente, nem que seja estrangeiro.
De António Matos a 28 de Maio de 2013 às 18:17
A confirmar-se o que o Record acaba de anunciar (saída de Jesus e os nomes de possíveis substitutos) atrevo-me, desde já, a dizer, que, terminado este seu mandato, Vieira vai deixar o clube tal e qual o encontrou, isto é, na bancarrota económica e desportiva. Vai começar o descalabro!
De paulrita a 28 de Maio de 2013 às 18:20
HISTÓRIAS E HISTORIAZINHAS ... SÃO AS QUE, COM MAIS OU MENOS PODER CRIATIVO CADA UM PODE CONTAR AS QUE QUISER..... MAS FACTOS, esses SÃO O QUE INTERESSA.
...........................................................................................
Por exemplo:

UM FACTO:

Jimmy Hagan ... chega ao BENFICA onde fica 3 anos como treinador, são (3 épocas) e o resultado foi de ......... 3 Campeonatos e 2 taças de Portugal. Quase que foi obrigado a demitir-se.

HISTÓRINHA:

Ai tal e tal e tal .... mas os tempos eram outros ... isso é passado que já não interessa ... tinha melhores condições ... tinha melhores jogadores ... foi feito um grande investimento para o futebol ... tinha um soberbo estádio e um centro de estagio do melhor e tal ... Os ADEPTOS acompanhavam a sua equipa para todo lado .... e por i fora.

OUTRO FACTO:

Jorge jesus, chega ao BENFICA e em 4 anos como treinador ... ganha 1 Campeonato e 3 taças da liga ... super bem pago ... super condições de trabalho ... jogadores do melhor (alguns exigidos por si) ... o maior investimento de sempre para o futebol...uma época totalmente em BRANCO.

HISTORINHA :
mas o homem está a fazer grande trabalho ... PONTOS com fartura, como nunca aconteceu ... tirou RECORDs a outros treinadores (J.Hagan-Eriksson-Toni) é o MESTRE das TÁCTICAS ... ganhamos 12 ou 14 jogos seguidos ... jogamos o futebol mais ESPECTACULAR de sempre ...tivemos quase quase a ganhar ISTO mais AQUILO.... e por i fora ...

............................................................................................
A AGUIA VOA MAIS ALTO
rogerio moreira

De Abelourinha a 28 de Maio de 2013 às 18:21
Caros consócios; O problema do Benfica não está no treinador,(façam uma restrospetiva dos treinadores qiue foram do Benfica para o Porto e vejam se não foram todos campeões) este treinador conseguiu levar o Benfica a todas as finais este ano, e nos anos transactos foi o que se viu roubos e mais roubos no SLB não ganhou este anao é certo, por manifesta infelicidade tivéssemos nós um Artur como esteve em muitos jogos da época e outro galo teria cantado, o problema está na estrutura, estrutura essa que faça com que os ladrões nos deixem de roubar, reparem de repente vimos um campeonato sujinho sujinho transformar-se num campeonato muito competitivo e não nos esqueçemos dos penaltys do Miguel, na final da taça o que aconteceu maisuma vez, um golo em fora de jogo e mais um brinde infelizmente do Artur, toda a CS branqueou mais uma vez o roubo, e agora que culpa tem Jesus de tudo isto, na minha opinião nada,se sair do Benfica vai para o Porto e aposto será Campeão Europeu, pois a estrutura tratará de tudo.Daqui por um ano estaremos outra vez a pedir outro treinador. Por mim continuava a apostar no Jesus, pois quem o conhece ele vive 24 horas o Futebol, não terá um discurso muito articulado mas é um grande treinador.Lembremos Fergussen nos primeiros anos nada ganhou depois foi o que se viu, o treinador do Bayern o ano passado perdeu tudo, este ano ganhou tudo, só apostando na continuidade e na correcção dos erros se obtém o exito.
Saudações Benfiquistas na hora dificil
De Águia Suiça a 28 de Maio de 2013 às 19:12
Se o Jorge Jesus não ficar como treinador do Benfica o Benfica não vai acabar porque já passaram muitos treinadores e um clube não pode nem deve estár depente de quem quer que seja . porque o meu Benfica continua vivo e bem vivo porque os homens passam e o meu Benfica será sempre eterno, quanto a fazer outra travessia no deserto não acredito muito porque as bases estão lançadas , quanto ao J.J se por acaso ele for para o clube corrupto boa viagem e que seja muito feliz.
Benfica sempre

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Brindes

Caro

Descolorida

Uff!

Pormenores

Resposta

Aberração

Retranca

Bis

Manita

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds