Agora que, com a confirmação oficial do Benfica da renovação do seu contrato, chegou ao fim a novela Jorge Jesus, aproveito apenas para dizer que fico satisfeito com esta notícia. Já o escrevi antes: com o Jorge Jesus habituei-me a esperar e exigir que o Benfica ganhe jogos, enquanto que as épocas anteriores tinham feito com que eu me limitasse praticamente ao desejo que o Benfica os ganhasse. É verdade que esta época foi perfeitamente frustrante em termos de títulos conquistados, mas também não deixa de ser verdade que, goste-se ou não dele, a qualidade do nosso futebol teve uma enorme evolução desde que o Jorge Jesus passou a ser o nosso treinador.
Muitos dos que não gostam dele argumentam que, com os meios que foram postos à sua disposição, ele teria obrigação de conquistar mais títulos. Não discordo completamente dessa visão, e eu próprio espero que ele conquiste mais títulos. Mas também foram dadas todas as condições a treinadores como Fernando Santos, Quique Flores ou Ronald Koeman (este até poodia contar com o agora por alguns elevado à condição de supra-sumo do dirigismo desportivo José Veiga), e todos eles falharam rotundamente, com resultados bem mais negativos do que simplesmente morrer na praia. Para mim simplesmente não fazia qualquer sentido recomeçar tudo do zero outra vez, que seria o cenário caso se mudasse de treinador.
De Anónimo a 4 de Junho de 2013
Basta ver a classificação do Benfica na UEFA para ver porque é que nós ficamos com o treinador e outros mandam o treinador embora.
Quanto ao resto mudar de treinador não iria resolver nada. O problema não está na nossa casa mas sim numa rede de interesses que giram no futebol que neste momento é impossível ultrapassar.
Para o Benfica ser campeão nacional tem que ganhar os jogos todos. Para o ano basta que empate um jogo para que já não chegue lá.
Não pudemos é mandar ás ortigas um trabalho de 4 anos nos quais temos estado sempre a lutar pelos títulos e não a ficar 20 pontos atrás (que era o que acontecia quando mudávamos de treinador com frequência )
[
Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]
Basta ver a classificação do Benfica na UEFA para ver porque é que nós ficamos com o treinador e outros mandam o treinador embora.<BR><BR><BR>Quanto ao resto mudar de treinador não iria resolver nada. O problema não está na nossa casa mas sim numa rede de interesses que giram no futebol que neste momento é impossível ultrapassar.<BR><BR>Para o Benfica ser campeão nacional tem que ganhar os jogos todos. Para o ano basta que empate um jogo para que já não chegue lá.<BR><BR>Não pudemos é mandar ás ortigas um trabalho de 4 anos nos quais temos estado sempre a lutar pelos títulos e não a ficar 20 pontos atrás (que era o que acontecia quando mudávamos de treinador com frequência )<BR><BR class=incorrect name="incorrect" <a>Jomanuel</A>
De Danny_Boy a 4 de Junho de 2013
É isso tudo... e todos eles tiveram 4 anos para mostrarem o que valiam, e a mesma margem de tolerância ao falhanço, não foi?
Então o Ronald Koeman, teve as mesmíssimas condições do Jesus, não haja dúvida. Com as pérolas Marcel, Manduca, Robert e afins a chegarem devido ao mega investimento efetuado nessa época.
Com o Jorge Jesus habituamo-nos a jogar bem... e só mesmo isso. Mas pronto, desde que se jogue bem, o habituar a perder custa menos não é? Mais um bocadinho e estamos prontos para a fusão com os nossos vizinhos da 2ª Circular...
Esta personagenzinha tem no mínimo dos mínimos que ter bi-campeão e ganhar taças nacionais para compensar toda a humilhação que nos fez passar. Tudo o que seja menos que isso é falhanço total... mas que interessa isto não é? Crescemos imenso a jogar a correr feitos maluquinhos pra depois vir a hecatombe do costume.
Adiante, vem aí mais uma silly season, mega futebol espetáculo... e a julgar pelos 3 ANOS ANTERIORES, o mesmo final deprimente.
De
D'Arcy a 4 de Junho de 2013
Se calhar se os outros não tivessem falhado tão rotundamente teriam tido mais tempo também. É que para além de não terem ganho nada, nem sequer se viu evolução de espécie alguma.
E qualquer um dos treinadores mencionados tinham equipas bastante fortes também. No caso do Koeman, os reforços de Janeiro foram da exclusiva responsabilidade do mega-supra-sumo Veiga. Portanto não percebo porque é que terão falhado - perguntem ao Veiga porque é que quis meter os monos dele no balneário, que só por acaso coincidiram com a interrupção de uma sequência de vitórias notável.
De
D'Arcy a 4 de Junho de 2013
Eu acho é que devíamos ir buscar o Rui Vitória (pergunto-me se os que defendem isto alguma vez viram o Vitória a jogar). Assim perdíamos as competições em Outubro, como nos 'bons velhos tempos', e acabavam-se as 'humilhações', certo?
De
Pedro a 4 de Junho de 2013
Fernando Santos morreu na praia. Chegou à ultima jornada com possibilidades matemáticas de ser campeão.
Quique Flores só não foi campeão pq foi escandalosamente roubado no Dragão e na Luz contra o Nacional.
Koeman voltou a dar glória europeia ao SLB (argumento muito utilizado para defender JJ) .
Dar condições a eles não significa que tenham tido estas condições. Com muito menos Camacho e Trapp venceram troféus importantes.
São mais dois anos. Se vão ser mais dois anos do mesmo? Não sei. Depende do que acontecer a norte. Custa-me sentir que o nosso sucesso irá depender do acerto (ou falta dele) dos azuis no treinador e novos jogadores.
E, claro, se não desbaratarmos a equipa.
De nogueira a 4 de Junho de 2013
O Veiga?
O veiga esteve dois anos no Benfica.
1 campeonato nacional e 1 taça de POrtugal.
Nada mau
De Danny_Boy a 4 de Junho de 2013
"Se calhar se os outros não tivessem falhado tão rotundamente teriam tido mais tempo também."
É isso... Fantástico, 3 anos a perder o campeonato, uma por mais de 20 pontos e os outros dois a perder vantagens confortáveis nas jornadas finais, a cometer os mesmos erros consecutivamente... se isto não é falhar rotundamente, olha pá, então não sei. Como não sabemos o que pode vir com um treinador novo, deixamos lá ficar este, que até jogamos bem á bola... porra, isso era o que me lembra de ouvir os sportinguistas em pequeno, os que ficavam contentes de não ganhar nada, mas jogavam muito á bola.
É, simplesmente, triste ver o que aconteceu á forma de estar de muito adepto benfiquista com a cantiga do "Lá vem outra Vale e Azevedo se eu sair" do VIeira.
Tornámo-nos um clube de futebol de medricas, que aceita o fracasso sem tomar medidas para acabar com eles, que não aprende com os erros, que entra em pânico logo após um resultado menos positivo, que dá tristes espetáculos de celebrações de vitórias na MAdeira, para depois envergonhar os adeptos a levar um baile do estoril em casa, com o presidente ausente pra tomar conta de negócios... Isto não é nada, isto é uma vergonha e uma afronta aos valores do clube.
Argumento pra isto? Bla bla bla, Veiga Whiskas saquetas. Bla bla bla Sistema Whiskas Saquetas. Quero lá saber do Veiga e do Sistema... quero deixar de ser gozado e humilhado, e quero que o meu clube QUEIRA ganhar, só isto. E se ele quisesse ganhar, não perdia estes dois campeonatos.
De Manuel Afonso a 4 de Junho de 2013
Pois, eu tenho que concordar com o Danny Boy.
Com tudo, mas especialmente no que diz respeito ás condições oferecidas pelo clube a um treinador.
Não me parece que seja algo de peregrino afirmar que desde o começo da presidência fatídica do Manuel Damásio, tenha havido sequer algo de parecido, e a todos os níveis.
Desdramatizando, de certeza absoluta que com Jesus ou Maomé, o Benfica vai sobreviver a todos nós. E que mesmo com um Jorge o mais certo é continuar a evoluir no caminho certo.
Na minha opinião, é o maior erro cometido pelo LFV, que poderá ter consequências muito profundas na sua presidência, e ameaçar inclusivamente a estabilidade directiva que nos permitiu sair do buraco e voltar a sonhar.
Esta é a parte que mais me preocupa, mesmo não deixando de pensar que os resultados desportivos serão catastróficos.
Ainda assim começo por dar uma folguinha ao homem.
Já o tinha dito, volto a dizer, acho que depois do que se passou no final da taça o Cardozo tem que sair, e isto nada tem a ver com o treinador do Benfica, nem lhe atribuo qualquer responsabilidade nesta matéria.
E só refiro isto porque vai ser a primeira que lhe vão atirar à cara. E por muito que gostasse de lhe atirar coisas à cara, esta não vai ser uma delas.
Por fim, obviamente que espero estar enganado. Mas como já estou à espera vai para 3 anos, desta vez espero sentado.
De Manuel Afonso a 4 de Junho de 2013
Caro D'Arcy, como um dos que acha que deviamos ter ido buscar o Rui Vitória, devo dizer que vi o Vitória de Guimarães jogar, sim.
Um desses jogos foi a final da Taça de Portugal, se bem me lembro.
E se bem me lembro também, o Vitória teve vários meses de ordenados em atraso, teve alguns jogadores que rescindiram o contrato em virtude disso mesmo, teve que "vendar" aquilo que seriam teoricamente os seus melhores jogadores no início da época por falta de liquidez, teve que refazer uma equipa já com a época a decorrer recorrendo a miudos da equipa B sem qualquer experiência de primeira liga... e no fim acho que ganhou mais títulos que... outras equipas.
De Manuel Afonso a 4 de Junho de 2013
Só para esclarecer, concordo com tudo o que disse o Danny Boy, no seu primeiro comentário.
No segundo já me pareceu demasiado próximo do discurso da santíssima trindade do antivieirismo que para aqui anda. Aqueles que passam a vida a acusar todos os outros de serem Vieiristonãoseidasquantas.
Comentar post