VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Segunda-feira, 16 de Dezembro de 2013

Disparates

Vitória complicada mas preciosa, sobretudo considerando todas as condicionantes que enfrentámos antes deste jogo. Mas a maior parte da culpa pelas dificuldades acrescidas que enfrentámos, podemos assacá-la a nós próprios e aos cada vez mais frequentes disparates cometidos a defender.

 

 

Esperava algumas dificuldades neste jogo. Não tanto pela valia do adversário, que está numa situação difícil na tabela (mesmo considerando o nosso mau historial perante equipas na mesma situação), mas mais pelas várias indisponibilidades na nossa equipa. Para além do treinador continuar suspenso do banco, foram seis os potenciais titulares indisponíveis para este jogo: Cardozo, Salvio, Enzo (estes três são apenas jogadores importantíssimos na nossa equipa), Siqueira, Markovic e Rúben Amorim. Isto não pretende servir de desculpa única para más exibições ou resultados - uma equipa como o Benfica tem que ter um plantel preparado para fazer frente a contrariedades deste calibre, em particular perante adversários como Arouca ou Olhanense - mas por vezes parece-me que a crítica especializada tem a mão demasiado leve para bater no Benfica, ignorando sistematicamente pormenores destes. Se normalmente basta um pequeno pormenor para servir de motivo para regressarmos à dupla Lima/Rodrigo no ataque, então com tanta ausência nem sequer era preciso esperar pela constituição da equipa para saber que isto iria acontecer. 

 

 

A entrada no jogo até me pareceu boa, com a equipa a pressionar bastante e agressiva. O pior foi que, para não variar, da primeira vez que o Olhanense foi à frente, marcou. Com sete minutos decorridos, um passe disparatado do Sílvio entregou a bola a um adversário, e no seguimento da jogada o Artur ainda defendeu o primeiro remate, mas nada podia fazer para evitar a recarga. Não sei se terá sido efeito do mau estado do relvado, mas a verdade é que sobretudo durante a primeira fase do jogo por diversas vezes vi os nossos jogadores fazerem passes disparatados, quer a atacar, quer a defender, e que nos causaram problemas. A equipa reagiu bem ao golo e continuou no mesmo registo de jogo, tendo chegado ao empate dez minutos depois, após um bom trabalho do Gaitán na esquerda, que centrou para um cabeceamento cruzado do Lima (estava em posição irregular) que fez a bola entrar junto ao poste oposto. Continuou o Benfica bastante por cima no jogo e a pressionar em busca da vantagem no marcador - tive sempre a sensação de que a defesa do Olhanense era bastante permeável, e que a pressão continuada do Benfica inevitavelmente acabaria por dar frutos. Mas o Olhanense teve uma eficácia quase total e, quando pouco se esperaria, voltou a colocar-se em vantagem. À passagem da meia hora, num remate desferido de muito, muito longe, a bola entrou mesmo na nossa baliza. É um grande golo, o remate é bom e bem colocado, e a bola ainda bate no chão antes de entrar, mas considerando a distância a que foi desferido, pareceu-me que só acabou por entrar devido à falta de reacção do Artur, que demorou demasiado tempo a lançar-se (a lentidão em chegar aos remates rasteiros é para mim um dos pontos mais fracos dele). O Olhanense ficou motivado e nos minutos seguintes tentou pressionar mais alto e impedir que o Benfica continuasse a dominar o jogo, mas de pouco lhe valeu, já que bastaram apenas seis minutos para que voltássemos a empatar o jogo, num grande remate do Matic de fora da área, que não deu qualquer hipótese de defesa ao guarda-redes.

 

 

Ao intervalo trocámos o Ivan Cavaleiro pelo Sulejmani, que se foi encostar à esquerda e veio o Gaitán para a direita. A troca não podia ter sido mais feliz, já que um minuto após o reinício foi do pé do Sulejmani que surgiu o nosso terceiro golo. A passe do Rodrigo, entrou na área pela esquerda e depois finalizou com um remate cruzado de trivela para o poste mais distante. O Benfica entrou muito forte nesta segunda parte, com o Matic e o Fejsa a aparecerem em terrenos muito adiantados para pressionar a saída de bola do Olhanense, e nesta fase parecia que não teríamos grande dificuldade em voltar a marcar, o que nos deixaria a salvo de mais alguma asneira na defesa e resolveria definitivamente o jogo. Durante quase vinte minutos a presença do Benfica no meio campo contrário foi constante, a bola rondou várias vezes as imediações da baliza adversária, e o Olhanense praticamente não existiu em termos ofensivos, já que se limitava a despejar a bola para a frente e era incapaz de construir qualquer jogada de ataque devido à pressão dos nossos jogadores. Mas depois deu-se o lance da lesão do Artur, que provocou uma interrupção relativamente extensa do jogo, e isto parece quebrar bastante o ritmo da equipa. O Artur teve mesmo que ser substituído (nunca é agradável quando um jogador se lesiona, mas gostei de ver o Oblak estrear-se na nossa baliza em jogos para o campeonato) e depois disso o jogo não voltou a ser o mesmo. Foi quase sempre mal jogado de parte a parte, com o Olhanense nos minutos finais a conseguir subir um pouco mais, fruto da aposta num futebol directo, mas sem conseguir causar qualquer tipo de perigo junto da nossa baliza - as melhores oportunidades ainda assim foram todas nossas.

 

 

Matic e Fejsa foram, para mim, os jogadores de melhor rendimento no Benfica. Na ausência do Enzo o Matic pegou na batuta do meio campo e foi o principal dinamizador da equipa, tendo marcado um grande golo. O Fejsa recuperou inúmeras bolas, mesmo em terrenos mais adiantados do que aqueles que lhe são mais familiares, e até esteve mais activo na própria fase de construção de jogo. O Maxi deu seguimento à subida de forma que pareceu mostrar nos últimos jogos e esteve bem também. E o Sulejmani entrou muito bem no jogo, marcou o golo decisivo e foi dos jogadores mais em jogo durante toda a segunda parte, explorando sempre bem o lado esquerdo. Um bocado surpreendentemente o Ola John voltou a jogar, mas continuou a mostrar uma falta de empenho nas jogadas que não lhe permitem aspirar a mais minutos de jogo.

 

Mais uma vez conseguimos dificultar a nossa tarefa com erros tontos na defesa, e é preocupante que esta época continuemos a cometer estes erros com tanta frequência. Mas pelo menos conseguimos dar a volta às contrariedades e regressar do Algarve com os três pontos. Dadas as condicionantes já referidas, no fim de tudo acabo por me dar por satisfeito com o resultado final.

publicado por D`Arcy às 00:14
link do post | comentar
39 comentários:
De ÁGUIA GENIAL a 16 de Dezembro de 2013
FOI MAIS UMA EXIBIÇÃO MISERÁVEL, É SURREAL, MAS O QUE SERÁ QUE LEVA UMA EQUIPA TÃO FORTE COMO A DO BENFICA A FAZER EXIBIÇÕES DESTA QUALIDADE?
FOI SUFICIENTE PARA GANHAR, MAS É PRECISO JOGAR MUITO MAIS E MELHOR, VOLTO A DIZER OUTRA VEZ O MESMO.
PARA OS JOGADORES: ACORDEM CRL...
De M. Lopes a 16 de Dezembro de 2013
Estou farto deste futebol medíocre e sem imaginação!
Sofrer dois golos desta equipe fraquínha, como já tinha sucedido na semana passada, assim não vamos lá.
A única coisa boa deste jogo foi a entrada de Oblak.
Continuem a apoiar o presidente e o JJ que iremos longe!!

Força BENFICA!!
De P3dr0 a 16 de Dezembro de 2013
Para mim chega! Foi o último jogo que fui ver enquanto o jesus se mantiver na equipa. É inadmissível sofrer tanto contra a pior equipa da liga. Este não é o meu benfica. Credo... que o pesadelo nunca mais acaba. De mim, não levam nem mais um centavo!
De antonio fonseca a 16 de Dezembro de 2013
Bom dia,
Estou de acordo com o comentário.
Mais uma vez temos que dar os parabéns á nossa defesa (Artur incluído ), pela maneira simpática como vão oferendo golos aos nossos adversários. é obra grandiosa dar aos 3 últimos classificados (ou quase) 5 golos. Esta defesa tem que ser louvada pelo espírito de solariedade. Eu digo basta!!
Como o JJ anuiu ao pedido de inúmeros comentadores espetou com a equipa a jogar em 4-3-3. Foi o que se viu! falta de aplicação e de pressing exceptuando os tais 10 minutos iniciais. Depois foi-se!
Todos os esquemas são bons quando os interpretes assim o entendem. Quando vão para dentro do terreno a pensar que a vitória está conseguida então esse pensamento cai por terra.
Continuam a arrastar-se pelo campo, não tentam arrumar com o jogo após o nosso terceiro e depois no final é uma aflição junto da nossa defesa.
Por sectores, a defesa mais uma vez claudicou. O passe do Silvio é curto mas o Garay continua a desiludir-me. O meio campo foi o mais produtivo com o Matic em destaque Gaitan subiu de produção errando contudo muitos lançamentos (que pena). No ataque Rodrigo e Ivan fraquinhos, Lima batalhador. Espero que o Cardoso volte depressa para começar a facturar golos que estão sendo desperdiçados.
E mais uma peço aos jogadores: Aplicação e mais entrega ao jogo. Como já aqui afirmei cito uma frase do nosso grande Toni : "os jogos são para se ganhar e não para se irem ganhando".
Saudações benfiquistas
De Antonio Matos a 16 de Dezembro de 2013
Certamente, não temos os piores defesas do campeonato, mas temos, concerteza , o sector defensivo mais fraco, frágil, lento, inseguro e ridículo da competição. Toda a gente, já percebeu isso. Toda a gente, menos os responsáveis do clube. Esta equipa, a defender como defende, nos 5 campeonatos mais poderosos da Europa, dificilmente se salvaria da descida de divisão. A manter-se esta lamentável situação, podemos contratar todos os Ronaldos , Messis e Ribérys do planeta futebol, que jamais conquistaremos o que quer que seja.
Sobre o jogo de ontem, apenas digo que foi um dos espectáculos mais deprimentes, a que assisti na minha vida. Com o que esta equipa custa, não se podem tolerar, exibições tão miseráveis e degradantes, como as que vão acontecendo, com uma frequência assustadora. Ter um mau dia, de vez em quando, qualquer equipa tem. Mas não é isso que sucede com este Benfica. Com este Benfica, são mais os maus dias que os bons. Muitos mais.
De NunoT a 16 de Dezembro de 2013
Só para conhecimento!
1- O Olhanense antes de jogar com o Benfica ontem tinha 6 golos marcados.
2- O Benfica é até esta altura a única equipa da 1º divisão que sofreu 2 golos do Olhanense.
3- O Guimarães tem menos 2 golos sofridos (10) e o Gil Vicente tem só mais um golo sofrido(13) do que o BENFICA..
4- Ontem no 1º golo sofrido, o Olhanense tem 2 jogadores na área do Benfica, o Benfica tem 6 jogadores!!!....os 2 jogadores do Olhanense participam e tocam na bola FAZENDO O GOLO!!!
5- VÃO LEVAR NA PEI*A!!!!
De Águia IMPERIAL a 16 de Dezembro de 2013
Só digo uma coisa que é para não me chatear muito:
ESTA BEQUIPA - se é que se pode chamar equipa àquele AMONTOADO de VERANEANTES disfarçados de jogadores profissionais muito bem pagos de futebol -, é a CÓPIA FIEL dessa figurinha decorativa que faz que é Presidente do Maior e Melhor Clube de Portugal, o meu QUERIDO E AMADO SPORT LISBOA E BENFICA.
Querem alguns adjectivos???!!! Aqui vão: PETULANTE, LENTA, MEDROSA, INCAPAZ, VAIDOSA, etc, etc, etc,....
Quanto aos golos sofridos e à facilidade inquietante e irritante com que os sofremos, já o disse várias vezes que esse "sistema" defensivo do ARREMEDO j. jejum é de qualidade de clubecos como Felgueiras, Varzins e afins, e para agravar os Nosso "jogadores" "jogam" demasiado com os olhos em vez de jogarem com os pés e a cabeça. Já repararam os meus caros companheiros BENFIQUISTAS, que, por exemplo, na marcação de pontapés de canto, quer estes sejam contra Nós ou a Nosso favor, as chamadas 2ªs, e 3ªs, bolas, são em 90% dos casos GANHAS pelos Nossos adversários, sejam eles quem forem???!!

E sabem porque é que isto acontece??!! Não é por termos jogadores pequeninos e a passarem fome por falta de ORDENADO em dia, é por PURA MALANDRICE, é por "FACILITANÇO" TOTAL que já se tornou imagem de marca deste Benfiquinha IMBERBE e MALANDRO da tal figurinha decorativa que faz de Presidente do Nosso Inigualável BENFICA de todo o Mundo.

Enquanto essa "BRUXA" de nome j.jejum estiver à frente do futebol do Maior e Melhor clube de Portugal, de mim não levam nem mais um CÊNTIMO que seja, nem que tenha o bolso a ABARROTAR DE TRILIÕES DELES.

O responsável de todo este desmantelamento e DESCALABRO DESPORTIVO do Nosso querido Clube tem nome bem conhecido. Deixo aqui uma pistazinha: o homenzinho tem BIGODE.

P.S. Alguém, de facto e verdadeiramente, "ACARDITA" que este Benfiquinha GANHE aos corruptos do porco no próximo dia 12 de Janeiro de 2014, quando os porcos se deslocarem à Nossa bela CATEDRAL??!!! Com aquela defesa??!!! Coitados, esses VERANEANTES até de uma equipa de MULHERES sofreriam golos. T R I S T E Z A .

BENFICA SEMPREEEEEEEEEEEEEEEE O MAIOR E O MELHORRRRRRRRRRRR

o resto é tudo estercooooooooooooooooooooooooooooooo, de um lado o erterco CORRUPTO e do outro o esterco vassalo ao esterco corrupto.
De Manuel Afonso a 16 de Dezembro de 2013
Começando por um aparte, caro antónio fonseca, 4-3-3?
Eu explico. Os números têm a ver com a colocação em campo das unidades de uma equipa.
Um pequeno exercício. Supondo que o Benfica entrava em campo com 4 unidades na defesa, Sílvio, Máxi, Gaitan e Luisão, 2 unidades no meio campo, Fejsa e Matic, e 4 unidades no ataque, Gaitan e Cavaleiro como extremos e Rodrigo e Lima como avançados centro, em que esquema táctico estaria a jogar? 3 hipóteses para ser mais fácil.
A) 4-2-4
B)36-47-23
C)1-1001-100
Se a sua resposta for algo de diferente de A), estará perfeitamente apto para ser adjunto do Jorge Jesus. E se conseguir chegar à fala com o presidente, entrará com toda a certeza na lista de candidatos a próximo treinador do clube.

Hoje não vou falar de tácticas porque, como muito bem diz o D'Arcy, se a ausência de Amorím já é desculpa mais que suficiente, acrescentar a baixa de Enzo é por a "branca" à frente do viciado e esperar que ele não a use. E dado o adversário e características do campo, até se admitia jogar em 4-4-2, ou 4-2-4 ou lá que treta é aquela.

Sofrida, Complicada, Miseravel, Insuficiente, e agora Disparates. São estes os títulos dados pelo D'Arcy a algumas das suas mais recentes crónicas.
Não tenho grande coisa a acrescentar a não ser, até quando?

E não me venham falar em atitude dos jogadores. Com a excepção do John, que tem tudo para ser jogador mas que nunca vai ser por falta disso mesmo, atitude, os jogadores são profissionais esforçados. Alguém consegue dizer sem se rir que o Sílvio não a tem?

Agora pedir a seres humanos que repitam os mesmos processos do ano passado, e do ano anterior, e também do outro, sendo que nesse periodo não ganhamos uma única vez ao Porto para a liga, sendo que perdemos da forma que perdemos os 2 últimos campeonatos, sendo que perdemos tudo o que havia para perder na época passada da forma que se sabe, e que ainda assim joguem com a alegria e com a confiança necessárias ao sucesso?
Sim, sim, está bem, está bem...




De Henrique Teixeira a 16 de Dezembro de 2013
O Benfica fez o que tem feito na maioria dos jogos da época em curso: Ganhar jogando mal.
A vitória é indiscutível e muito importante mas a falta de aplicação depois da lesão do Artur, não procurando ampliar a perigosa vantagem, é incompreensível.
A defesa abana por todos os lados e sofre golos até de equipazinhas inofensivas como o Arouca e o Olhanense.
Se o casmurro do treinador aproveitar a lesão do Artur para manter o Oblak como titular, é caso para dizer que "há males que vêm por bem". Também não se entende a sua renitência em não optar pelo Urreta para o banco e lançá-lo no jogo em situações pontuais em vez do inofensivo e estático Ola John.
Custa-me imenso criticar o treinador da equipa que amo e tenho-o elogiado sempre que entendo ele ser merecedor, mas não se vê melhoras numa equipa cara e servida por muitos jogadores de excelência. Penso que com um treinador mais moderno e perspicaz o Benfica estaria em 1º lugar destacado.
Sulejmani pode vir a ser um grande reforço se não tiver sequelas da gravíssima lesão que contraiu no Ajax. Convém não esquecer que essa equipa o tinha adquirido por 16 milhões de euros.
Por favor: que nenhum benfiquista desista de assinar a Benfica TV e quem ainda não a tem que a adquira, porque se abandonarmos o Benfica nesta hora difícil estamos a fazer felizes os nossos poderosos adversários.Também reprovo a diminuição de apoio à equipa, tanto em casa como nos jogos fora.
De Gramoxone a 16 de Dezembro de 2013
Deste jogo só se pode tirar uma situação positiva. A lesão do frangueiro Artur.
Já que o iluminado JJ não tem capacidade para ver que o Artur tem que passar uma temporada no banco a reflectir nas asneiradas que tem andado a fazer, então que tenha sido uma lesão a fazer isso.

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Desoladora

Desperdício

Macia

Sucesso

Lisonjeiro

Incompetência

Sofrimento

Douradinho

Desleixada

Preguiçoso

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds