
Meu caro Rui, acredita que para mim, tal como para milhões de benfiquistas, é um motivo de grande orgulho ver-te defender aquele símbolo sagrado na camisola vermelha.
Estive lá, no Estádio, quando foste apresentado, quando regressaste à tua (nossa) casa (link). Estava no Camp Nou quando recebi um SMS a dizer que tinhas marcado o primeiro golo do teu regresso… festejei como se estivesse em nossa casa. Nos momentos mais difíceis (e foram tantos) desta época, quando nos faltava ânimo e motivação para ir ver o nosso Benfica, a grande motivação era ver-te representar o Glorioso. Foram muitas as vezes que eu, o D’Arcy e o S.L.B. dissemos que, quanto mais não fosse pela presença do Rui Costa, já valia a pena ter o cativo e mantê-lo para a próxima época.
Para nós, adeptos, tu representas a concretização do sonho, da aspiração mor de cada um de nós, enquanto benfiquistas. Há uns tempos, aquando do falecimento do teu amigo Bento, alguém me dizia que o Bento costumava dizer, depois de ter acabado a carreira, que o Benfica somos nós. Por este “nós” o Bento queria dizer os adeptos. Quando te vemos em campo, é um pouco de nós que está lá. Mais do que o camarote VIP, é o terceiro anel que está em campo, é um de nós que nos está a representar.
Esse é o teu papel, o teu dom, a tua missão: representares os adeptos do teu Benfica, seres O representante do Benfica.
Isto, meu caro Rui Costa, é, em suma, seres o mais recente representante de uma mística ancestral e que perdura em todos nós. Isto, meu caro, é teres a responsabilidade de ser herdeiro de nomes como os de José Águas, Coluna, Eusébio, Bento, Humberto…
O resto são assomos de novo riquismo de quem nunca entendeu que a mística não se encontra nem no bolso nem na bolsa. A esses responde como tu bem sabes: honrando o nosso manto sagrado e rubro.
Bem-hajas.
_____
De Anónimo a 30 de Junho de 2007
Sou do Sporting (e de isso me orgulho muito), mas amor à camisola nos dias de hoje nunca vi como o Rui Costa, por isso e não só merece todo o respeito, consideração e estima e como sei que ele também é um homem com H grande, o meu apreço por ele só pode ser enorme.
Tenho pena que o Figo nestas coisas de amor à camisola, fique muito abaixo dele. São feitios digo eu.
De Rappa a 22 de Junho de 2007
Não vou comentar opiniões de que o rui costa é um jogador banal- também já ouvi dizer que o ricardo costa era melhor que o ricardo rocha e que o joão pereira era melhor que o cristiano ronaldo, o que é que se há de fazer? Porque razão é que ele haveria de ter aparecido há 10 anos? Para dar dinheiro ao Vale e Azevedo? Por amor de deus... Ele aparece agora, porque consegue ver o potencial da marca Benfica,e porque da forma que ele se está a colocar no Benfica, não ganha nada com as nossas derrotas, ele só ganha com as nossas vitórias. Ele é amigo pessoal do Vieira, e mete o dinheiro nas mãos de alguém considerado por ele competente.
De Anónimo a 21 de Junho de 2007
O Rui Costa é Rei, e os outros nem varredores sao. A Sagres tinha sido esperta se fosse buscar o rui costa para embaixador.
De Quetzal Guzman a 21 de Junho de 2007
"Este ano, tirando o nosso jogo no Restelo, não vi um único grande jogo do Rui Costa mas vi vários em que era importante assumir-se como líder e em que esteve - lamento dizê-lo - banal. Um exemplo? Com o Porto na Luz (no dia em que se jogava o título e em que era importante mostrar estofo de campeões)."
Mas como é que é possível alguém escrever isto? Começo a pensar que há gente interessada em arrumar com o Rui Costa. Se há exemplo da importância que o Rui pode ter é precisamente nesse jogo. Depois de uma primeira parte de merda, foi depois da entrada do Rui, ao intervalo, que o Benfica melhorou e atingiu o controlo do jogo.
De Anónimo a 21 de Junho de 2007
Benfiquistas,
Ganda lata a da Sagres!!!
Patrocinam o Glorioso e depois vão patrocinar um tripeiro, o Baía!!
Acho mal, pá! Acho que os benfiquistas não deveriam permitir uma coisa destas. Com tantos bons jogadores que temos no nosso clube, a Sagres tinha de ir patrocinar o símbolo do FCP!
Vamos é dizer à SB para patrocinar o Rui Costa, também é da velha guarda e ainda vende camisolas!!!
Fiquem bem.
João J
De Almada-Zau a 20 de Junho de 2007
Eu também acho que Berardo se explicou mal, ou tão simplesmente foi mal interpretado. Toda a gente vê que ele se exprime mal em português. Claro que tudo servirá para "vender o escândalo"...se é que ele existiu realmente. Quanto à veracidade dos factos, das duas uma: ou é mentira ou Berardo deverá no mínimo pedir desculpas públicas. Acho que a inteligencia e o bom senso assim o determinam! E eu não acho que Joe Berardo seja estúpido.
Força Rui Costa! Estarás sempre no nosso coração.
De tma a 20 de Junho de 2007
(faço este comentário sem ter lido os outros... já tinha lido o post, que é excelente, mas só agora tenho tempo para comentar).
Começo por dizer que fiquei, há um ano, muito feliz com o regresso do Rui Costa, assim como fico feliz com o facto de o Rui Costa jogar mais uma época. Se puder jogar mais ainda, tanto melhor. Tenho a certeza que se ele o faz, é porque sente que tem algo de positivo a dar.
Apesar dos 34 anos (35, agora) e de já não ter a mesma disponibilidade física de outros tempos, tem, em compensação, experiência acumulada de um dos campeonatos mais competitivos do mundo.
Mesmo com tempos de utilização em jogo mais reduzidos, o simples facto de poder ter o Rui Costa como opção é inegavelmente positivo (se as lesões não o afectarem em demasia...), pela qualidade do seu jogo.
No entanto, nunca vi o Rui Costa como "salvador da pátria", nem nunca achei ele tivesse sido contratado com esse intuito (embora alguma imprensa talvez tenha tentado passar essa mensagem...).
Ou seja, o problema não é o Rui Costa e nem a idade dele, nem o facto de alguns jogadores nucleares terem mais de 30 anos. O problema é que não tem havido uma estratégia de rejuvenescimento do plantel, onde no meu entender, a presença de jogadores veteranos é uma mais-valia na integração dos mais novos (como já discorri num dos raros posts que aqui escrevi...). E nesta vertente, o Rui Costa é (ou seria...), claramente, uma mais valia.
Em suma, o Rui Costa vale muito mais do que os minutos que aguenta em campo, para além de que esses minutos também podem valer mais do que o triplo dos minutos de um jogador banal.
No que se refere ao JB: para já, o simples facto de ele manifestar interesse pelo Benfica é um sinal positivo. Ainda que sendo benfiquista, não me parece que a "simples" paixão clubística o levasse a lançar a OPA. Se ele não sentisse que poderia ter algo a lucrar com isso, não o faria certamente. E ele só pode ter a lucrar so o Benfica também o tiver. Claro que a necessidade de satisfazer os accionistas por vezes tb tem efeitos preversos... Mas não nos iludamos: hoje o que faz mexer o futebol é o dinheiro. A paixão clubística acaba por ser secundária para a esmagadora maioria das pessoas que têm poder no futebol. Será, qdo muito 'factor de desempate'.
Quanto aos comentários, ele tem razão nalgumas coisas: a importância de rejuvenescer o plantel e que o Rui Costa pode ter um papel importante em cargos de gestão.
No entanto, discordo completamente, pelos motivos que já referi, com a opinião de que o Rui Costa é velho e de que o Benfica é uma equipa velha. Para além do mais, foi deselegante na forma como as fez (ainda que enventualmente empolado pela imprensa).
Posto isto, espero que o interesse que ele manifesta em participar na gestão do clube seja, sobretudo na vertente financeira e no aconselhamento sobre investimentos. Espero que não tente imiscuir-se muito na gestão desportiva, pois claramente não será esse o forte dele...
Fico a aguardar pelos próximos episódios para melhor poder formar a minha opinião...
De Pedro F.F. a 20 de Junho de 2007
GR1904, apesar de não concordar com muito do que escreveu, foi um prazer ler o seu comentário.
Espero que nos visite mais vezes e que, ainda que discorde, nos ofereça mais comentários com a qualidade daquele que aqui apresentou.
Um abraço e saudações benfiquistas.
De Anónimo a 20 de Junho de 2007
Esqueci-me de dizer que nem sequer concordo que o Rui Costa esteja ao nível de José Águas, Coluna, Eusébio, Bento.
Se virmos o que um e outros deram ao clube, creio que racionalmente o Rui Costa - que respeito e admiro - não é sequer aproximável aos símbolos máximos da qualidade e triunfo ao serviço do maior clube do mundo.
Saudações de glória
De Anónimo a 20 de Junho de 2007
Não sou um fã do Berardo mas concordo em absoluto.
O Rui Costa é um símbolo do clube que eu respeito e admiro mas precisávamos de um jogador de características físicas e idade diferentes para aquela posição.
Vai ser um ano difícil para o Rui Costa (até porque o FS como disse o Ginha, não tem coragem de não o pôr a jogar de início) e para os adeptos (nesta altura duvido sinceramente que ganhemos alguma coisa; mais do que plantel não temos treinador).
Saudações de glória
PS - Este ano, tirando o nosso jogo no Restelo, não vi um único grande jogo do Rui Costa mas vi vários em que era importante assumir-se como líder e em que esteve - lamento dizê-lo - banal. Um exemplo? Com o Porto na Luz (no dia em que se jogava o título e em que era importante mostrar estofo de campeões).
Comentar post