Quarta-feira, 14 de Novembro de 2007
Não me identifico com esta selecção. Está lá tudo: as quinas, a cor do equipamento, o hino, a publicidade à Sagres, o bigode do Murtosa, as borbulhas do Cristiano Ronaldo, a vozinha do Ricardo, a filosofia de pacotilha do Scolari, alguns jornalistas de bolso…
Estão lá todos no estágio, mas aquilo não me convence. Está lá o Pepe!! Eu até compreendo que alguém tenha de ajudar o rapaz a justificar a pipa de massa que por ele pagou o Real Madrid e que tão bom jeito tem dado a uns quantos (não muitos) intermediários que inflacionaram até ao limite do escabroso o valor do seu passe. Até compreendo que um brasileiro queira ajudar outro, mas custa-me que seja à custa da nossa Selecção...
Passada a euforia do Euro, a nossa Selecção deixou de ter o efémero encanto das bandeirolas com pagodes chineses nas janelas. Não sei se foi porque não consigo entender alguns critérios do Scolari. Não sei se se deve à proliferação de brasileiros na equipa – um Deco que precipitou a saída do Rui Costa; um Pepe que nesta época jogou 45(?) minutos de mau futebol – até o Derlei se ofereceu para jogar na equipa do Scolari… valha o bom senso do levezinho (talvez a alcunha mais parola de que me lembro)* que em tempo útil mandou a equipa do Scolari às malvas e iniciou uma campanha jornalística para obrigar o Dunga a metê-lo na canarinha (estes empresários não brincam). Enfim, não sei porquê, mas esta equipa do Scolari está a perder o encanto.
Está transformada numa Selecção foleira. O bigode do Murtosa fica mal no banco dos suplentes; o Madaíl é pequenino, dá entrevistas com óculos escuros e parece que está sempre com comichão; o Scolari anda à pancada; o guarda-redes é o Ricardo… disseram-me que até o Jorge Ribeiro foi chamado à Selecção. Santa paciência!! Um adepto não é de ferro e tem os seus limites! O Jorge Ribeiro!? Um destes dias convocam quem? O macaco Adriano?
Ainda assim, no sábado durante o jantar, lá estarei a torcer para que ganhemos (como é nossa obrigação)... de preferência com golos de benfiquistas.
* havia esquecido a de “Manelelé”, "Cebola", “Mustang” e Harry Potter”
De
T-Rex a 14 de Novembro de 2007
Percebo-te bem, Pedro.
Mas... epá! Esta é a "minha" Selecção. É a única de que gosto realmente. É aquela que sempre apoiei e apoiarei.
Um abraço.
T, acabei de ver o e-mail que nos enviaste. :)
Eu também não vou torcer por mais nenhuma, mas por vezes, quando olhamos para aquela convocatória e sabemos certas histórias... não é fácil fingir que aquilo está tudo bem.
Esta convocatória do Pepe cheira mal, muito mal. E já não é a primeira vez.
De
T-Rex a 14 de Novembro de 2007
Pois... eu também ainda me lembro do que se passou por exemplo com o Izaías.
Nessa altura seria um "escândalo", agora também não deixa de o ser mas... são escândalos muitíssimo compensadores para quem os arquitecta e coloca em prática.
Vidas...
De abidos a 15 de Novembro de 2007
Pois é, aqui está uma das particularidades das Selecções Nacionais, é que aqui não há escolha, nascemos, e morremos Portugueses, concordamos ou não, com o selecionador, gostamos ou não, do Presidente da Federação, quando o jogo começa somos todos pela Selecção, e inclusive com os jogadores existe uma grande diferença, depois de vestir aquela camisola, nunca mais se poderá vestir outra...
PS Talvez a maresia do Atlântico, sirva de inspiração, estão a preparar o jogo num local de eleição, enquanto não estiver transformado, num novo Algarve, vale a pena, passar por lá...
De Glorioso Adepto a 15 de Novembro de 2007
Pois já eu identifico-me com esta selecção! Sempre! Mas também é verdade que já fui mais anti-estrangeiros na selecção do que sou hoje. Deve ter a haver com a integração europeia.
De qualquer forma, são situações que ninguém põe quando se trata do Manuel Fernandes, do Nani, ou do Nelson ( e já não falo do Miguel porque não tenho certeza onde ele nasceu).
Ou, noutras modalidades, do Francis Obiqwelu, do Nelson Évora ou da Naide Gomes (UGH!).
Porque será que é mais fácil aceitar naturalizados do continente africano do que do continente sul-americano? Será que é porque nos habituámos a vê-los a jogar de quinas ao peito? É uma possibilidade...
Quanto ao ter passado a euforia do Euro, a culpa é tua! Tivesses ido ao mundial. Eu fui! E desde então que estou a preparar a ida ao próximo Euro (e depois o mundial da África do Sul, and so on!)
Assino por baixo.
De
pjff1 a 15 de Novembro de 2007
Aqui discordo totalmente, e tenho de dar razão a muitos portistas. Não tenho a mínima dúvida que se Deco e Pepe tivessem brilhado no Benfica em vez do Porto, a conversa seria outro. Todos os jogadores que estão lá são portugueses de pleno direito, e formam uma família unida que morrerá em campo por Scolari , e pelas quinas. Tenho o privilégio de conhecer alguma coisa daquele grupo, e garanto-vos, tomara o balneário de qualquer um dos grandes ter aquele espírito. Vamos ganhar os 2 jogos, e vamos voltar a estar numa fase final a levantar bem alto o nome de Portugal. Digo-vos, penso que sofro mais pelo Benfica que pela Selecção, mas poucas vezes me comovi tanto como me aconteceu nas peregrinações para o Marquês de Pombal em 2004, ou principalmente no final do jogo contra a Inglaterra em 2006. O que vi à porta do estádio de Gelsenkirchen arrepiou-me, fez-me vir as lágrimas aos olhos: ali no meio de milhares de ingleses arrogantes, poderosos, confiantes, viam-se umas centenas, ou poucos milhares de portugueses aos saltos, em completo delírio, venerando o nosso Portugal.
Como estava estampado no nosso autocarro:
Na janela uma bandeira
No relvado uma nação inteira!
Americano
De
tma a 15 de Novembro de 2007
Por muito que não me identifique com muitas opções de ultimamente, continuo a gostar da selecção e a desejar que ganhe!
Não porque me sinta obrigado, mas simplesmente porque gosto da selecção, mesmo que por lá andem Pepes, Brunos Alves, Jorges Ribeiros e quejandos.
É legítimo que se discorde da convocação de Pepe ou de outro jogador com base em critérios técnicos. Mas não posso aceitar o argumento de que ele não deve ser convocado porque é brasileiro.
Pepe é cidadão português, com todos os direitos e deveres a isso inerentes. Logo, pode ser convocado para a selecção.
De
tma a 15 de Novembro de 2007
PS: Espero que Inglaterra também se apure, para lhes voltarmos a limpar o sebo no Euro.
Comentar post