VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Sexta-feira, 25 de Janeiro de 2008

Substituir o treinador resolverá os problemas?

Na sequência deste post, em que as discussões sobre o treinador estão muito centradas na pessoa do Camacho, gostaria de colocar a questão (ou questões), sobretudo para os que defendem a sua saída, nestes termos:
1. haverá critérios bem definidos para a escolha do treinador?
2. haverá uma planeamento sobre qual deve ser o trabalho desse mesmo treinador, ao longo do contrato, e de quais as suas competências e objectivos a atingir?
3. estará o Benfica preparado para acolher um novo treinador, novos métodos de trabalho e que provavelmente fará algumas exigências à direcção para que possa cumprir os seu plano (a alternativa seria um treinador que não coloque quaisquer condições...)?
4. estará o Benfica preparado para dar continuidade ao trabalho positivo de um treinador, mesmo após a sua saída?
publicado por tma às 19:25
link do post | comentar
11 comentários:
De ramalhofnm a 25 de Janeiro de 2008
a resposta ás tuas 4 perguntas é infelizmente NÃO!
De Yur@n a 25 de Janeiro de 2008
tma, quanto às questões que colocas, tenho ideia que a resposta a todas elas será NÃO. Dai ser da opinião que com a máxima urgência deve ser nomeado um director desportivo, e claro que também essa escolha tem de ser bem ponderada.
De marley a 25 de Janeiro de 2008
Infelizmente estou completamente de acordo com o Ramlhofnm e o yur@n e digo infelizmente porque não vejo luz ao fundo do túnel Acho que o Benfica não tem ponta de gestão desportiva. o presidente sabe de gestão financeira, mas não sabe nada de futebol e o que é mais grave, não admite esse facto ,de forma que o Benfica vai andar pelas ruas da amargura por muito tempo a não ser que todos nós ,os que amamos o Benfica, os que pagamos as nossas quotas, nos insurjamos para que as coisas reentrem nos carris. Sinto uma tristeza imensa quando vejo jogar o Benfica . Nunca pensei que isto pudesse suceder-me.
abraços
De RIVUS a 26 de Janeiro de 2008
Também eu que já tenho uma certa idade e que assisti á glória do Benfica nunca pensei ver o que estou a ver. Mas igualmente vos digo; a culpa não é só do Benfica. Claro que substituir o treinador não resolve nada porque o mal não está aí. Isso só resultaria num clube que nós sabemos, pois já substituiu três treinadores no mesmo ano e resultou como resultará sempre tudo que lá seja levado a cabo. Senão vejamos: se o Camacho fosse treinar esse tal clube seria, certamente, o maior. Como o é o que lá treina agora e que nunca singrou em parte alguma.
O Santinhos ou o célebre "Poeta" já lá treinaram e foram os maiores, passaram depois ao Benfica e veja-se o que sucedeu. Presentemente até andam pelas ruas da amargura. Esse tal clube também não tem director desportivo, nem dinheiro (lícito, que se saiba) os planteis, entendo eu, também não são uma grande maravilha. Por isso, muito embora o Benfica tenha culpa, será uma culpa esforçada, mas não a maior. O Benfica vive asfixiado por estranguladores externos; ainda há pouco li nesta blogosfera que na contratação de Makukula teria havido gente a tudo fazer para inviabilizar tal contratação! ... Quando o jogo não for viciado, então falem comigo. E duma coisa estou certo; poderá o Benfica ter crises mas nunca da dimensão da que presentemente o aflige e da qual, não haja ilusões, dificilmente sairá, por muito que faça, enquanto tudo continuar como está na podridão do futebol português. Nem o Benfica nem nenhum outro Clube.
De nandao a 26 de Janeiro de 2008
Substituir treinador?
Só pelo Mourinho.
De Zé João a 26 de Janeiro de 2008
Respeitando as diversas opiniões, especialmente aquelas com que não concordo, devo dizer que existem alguns "clichés" que me deixam surpreendido.
Não se trata de apoiar ninguem, todos sabemos que as coisas estão mal no plano desportivo, mas sim de perceber por onde têm andado alguns Benfiquistas nestes ultimos 20 anos.
Frases como "nunca pensei ver isto", ou, "nunca pensei em ficcar triste com o benfica", ou, "nunca vi uma coisa ssim no clube", ou, "como é que o clube chegou a este estado", etc, etc, etc.
O que é isto?
Só posso aferir uma coisa:
È que a "tese" que eu defendo de que NÒS Benfiquistas, por amor ao clube é obvio, somos os nossos piores inimigos.
Onde andaram alguns adeptos durante estes ultimos 20 anos?
Então e o benfica de Vale e Azevedo e Manuel Damásio?
Havia alguma politica desportiva?
E os sextos lugares, as ausencias da Europa?
Dividas a tudo e todos!!!!
Eu é que nunca pensei ver nada daquilo!!!!!
Apesar de as coisas estarem mal, no plano desportivo, o que me vai consolando é ver que o clube, como associação, ao menos goza de credibilidade. O que é fundamental para que se possam rectificar alguns erros no plano desportivo, especialmente no futebol.
Se é com um novo presidente, com um novo treinador, com novos jogadores, com um director desportivo, ainda ninguem sabe a resposta.
mas o que é facto é que quem vier a seguir encontrará condições estruturais para trabalhar, apesar de necessitar de alguns ajustes em termos de organização, como é norlmal em todo o lado!
Há 5 ou 6 anos isto não era possivel!
Portanto menos mal estamos nós!
Tendo em conta o passado recente do clube é claro.
Para o ano temos eleições!
È importante discutir o momento do Benfica mas mais do que isso é preciso ver mais "além" no tempo.
E por isso é que as coisas tem o seu "timing".
Por querermos mudanças bruscas no passado é que nos queimámos tanto. Vejam os exemplos das indeminizações a treinadores, jogadores, etc, nomeadaemnte ao Manuel José! Não gánhámos nada com isso e ficámos muito tempo sem ganhar na mesma.
Com uma indeminização milionária que levámos anos a pagar, aliás fomos condenados judicialmente a pagar!
Isto sim foi uma grande vergonha!
Enfim...
Cumprimentos.
De Johnny Rook a 26 de Janeiro de 2008
Como defensor da formação, da organização e do planeamento deixem-me chamar-vos a atenção para o departamento de prospecção.
Parece-me que finalmente acertamos as agulhas.
Bons jovens contratados para os escalões de formação e esperem para ver Sepsi (não há nada sobre ele na net) e Halliche.

Relativamente a este último digo-vos que fiquei bastante impressionado com o que vi nos videos (descontando a parcialidade dos mesmos).

Alto, forte, rápido, canhoto, sempre bem posicionado e, acima de tudo, a forma como quase sempre os cortes são feitos para os colegas permitindo à equipa sair desde logo a jogar. Não é de charutões sistematicos.Boa técnica individual.
Duas notas: Muito parecido com David Luiz; se Camacho o vir treinar, acredito que siga o caminho do Binya, ou seja já daqui não sai.
E aqui está uma enorme diferença para FS! Com este teriamos perdido David Luiz e Binya.
De Leão Eça Cana a 26 de Janeiro de 2008
Sendo eu um dos que, assumidamente, defendem a saída de Camacho (e acho que expliquei porquê), não me irei furtar a satisfazer as questões que colocas - e bem! - assim que tiver os dedos mais libertos ;)

Contudo quero já adiantar que, caso não consiga cá voltar antes do jogo de logo, as minhas respostas não serão influenciadas pelo resultado - seja ele qual for -´uma vez que elas resultam dum conjunto de convicções perfeitamente identificadas e explicadas na minha consciência encarnada, e não dependem dos algarismos que brilham (ou não) no marcador, ou da posição da equipa nas tablelas classificativas dos diários desportivos.

Espero que o Benfica ganhe, como é óbvio, mas espero ainda mais que eu ganhe em ver o jogo.
De ramalhofnm a 26 de Janeiro de 2008
Johnny Rook o david luiz veio para o Benfica quando o treinador era o frenando santos e não o Camacho!
De Leão Eça Cana a 26 de Janeiro de 2008
Então, sucintamente é isto que eu penso:

1- para mim há os meus (curioso, não é?) que são: ser português - ou ter jogado no Benfica mais de três épocas - e conhecer bem todas as equipas do nosso campeonato, nomeadamente a sua forma de jogar fora e em casa e as classificações que normalmente ocupam na tabela. Só um treinador português, ou alguém que tenha entranhado o Benfiquismo, sabe verdadeiramente o que representa o Benfica cá dentro e a sua obrigação nacional de jogar para ganhar todos os jogos e ganhar a maioria desses. Este tema mereceria um maior desenvolvimento, mas na prática o que quero num treinador do Benfica é que transforme a retórica do “respeitamos todas a equipas mas vamos tentar ganhar” em algo mais agressivo e convicto, quer na sua essência quer para dentro do balneário. Estou um bocado farto de gente que já vem domado pela presunção globalizante que no futebol actual “todas as equipas trabalham bem” . Isso é verdade, mas o nosso campeonato está longe de ser equilibrado e há empates com certas equipas que nunca serão “um ponto ganho” ou um “bom resultado”.

2 - o objectivo, qto a mim, é simples demais: jogar sempre bem, ou de forma a se perceber que o objectivo para cada jogo é a vitória! Independentemente de se ganhar ou não, o demonstrar de uma conduta vencedora visível nos princípios do jogo inevitavelmente trará vitórias e adeptos. Isto é o mais importante (está visto que os adeptos não se importam de não ganhar, desde que entendam que tudo foi feito para que isso aconteça, e lembro-me já do jogo com o Boavista em casa na época passada que, apesar de acabar empatado a zero)

3- tem de estar, desde que esse se enquadre no ponto 1 (ver ponto 1 logo ali acima). Cumpridos esses critérios acho que a integração seria quase imediata, até porque se se tratar de alguém que acompanha o nosso campeonato sabe perfeitamente as limitações do nosso jogo e a forma como compensa-las dentro do plantel (que eu acho ser mais versificado do que querem fazer parecer)

4 – essa questão leva-nos aos anos oitenta, e início dos noventa, onde havia um “adjunto perene” que pegava na equipa facilmente quando os treinadores saiam, já que não era um corpo estranho ao balneário. Essa tradição rompeu-se, incompreensivelmente, sendo, qto a mim uma das razões pela baralhada e contínuos becos sem saída onde nos temos metido a partir daí.

(peço desculpa pela rapidez com que respondi, mas tenho crianças à espera para jantar e não queria deixar de responder antes do jogo. Se houver alguma dúvida, estarei cá para a driblar e derrotar, sem retóricas! ;)

um abraço

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Obrigação

Banco

Exemplar

Madrugadora

Pouco

Inconsistência

Confrangedora

Arrasador

Sofrível

Solidez

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds