VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Segunda-feira, 17 de Março de 2008

A Função de Director Desportivo

Gostava de partilhar convosco algumas ideias que tenho sobre qual deve ser o papel do futuro Director Desportivo do Benfica.

 

 

1 – Âmbito de actuação

 

 

O DD deve ser o responsável máximo pelo futebol do Benfica, com um horizonte mínimo de 3 a 5 anos, respondendo directa e exclusivamente ao Presidente da SAD.

 

O seu âmbito de actuação tem uma forte componente de planeamento, organização e definição de modelos, mas também tem de ter uma forte componente prática de gestão operacional, implementando os modelos no terreno e tomando as decisões que forem necessárias – incluindo a alteração e adaptação dos modelos.

 

É função do DD definir e propor ao Presidente os objectivos a atingir pelo Clube dentro do horizonte de 3/5 anos da sua actuação.

 

2 – Definição do plantel e modelo de jogo

 

 

O DD deve avaliar as características do plantel actual e as possibilidades realistas de ajuste ao mesmo, incluindo as possibilidades vindas da próxima geração a sair da formação, e com base nisso definir qual vai ser em linhas gerais o modelo de jogo a adoptar pelo Benfica nas próximas épocas.

 

Não se pretende adoptar um modelo de jogo que implique uma nova revolução no plantel, nem um modelo de jogo que não se adeque aos jogadores existentes, embora se possa traçar um plano de evolução futura de ambos (plantel e modelo).

 

Não é tarefa do DD definir tácticas nem modelos pormenorizados, mas sim desenhar as linhas gerais que irão orientar a definição do perfil de treinador, a política de aquisições e a orientação a dar à formação.

 

 

3 – Escolha do treinador

 

 

Deve ser definido o perfil do treinador a adoptar, que será condicionado no plano técnico pelo modelo de jogo definido, e no plano organizacional e pessoal pelo modelo de gestão que se pretende implementar.

 

É tão importante garantir a adequação da filosofia do treinador com o modelo de jogo como com o modelo organizacional e de gestão – nomeadamente com o próprio DD, Presidente, prospecção, treinadores da formação, etc., bem como o seu commitment para com os objectivos do Clube a curto e médio prazo. 

 

 

É função do DD informar cada candidato do modelo de funcionamento implementado, dos objectivos e da definição e separação de funções, garantindo que o treinador a contratar compreende e aceita o que se espera dele.  Depois disso, deve o DD propor ao Presidente nomes concretos que no seu entender podem desempenhar a função de treinador.

 

 

4 – Prospecção, formação e a transição para o profissionalismo

 

 

É função do DD definir a acompanhar a orientação a dar à formação, e com mais atenção aos escalões de sub-18 e sub-19 anos.

 

Deve orientar o responsável pela prospecção, estando atento às necessidades imediatas e a médio prazo da equipa principal – decidir por exemplo o tipo de jogador ao qual a prospecção deve dar prioridade em cada momento; decidir se há aposta prioritária em jogadores portugueses, ou se isso é indiferente; decidir em que mercados apostar no estrangeiro.

 

O DD deve apoiar o treinador na escolha dos jogadores que transitam imediatamente para o plantel principal, e deve decidir o destino aos restantes – dispensa ou empréstimo.

 

É sua função definir a política de empréstimos – que tipo de jogadores emprestar; quais os critérios de selecção das equipas onde colocar os jogadores – critérios geográficos, de proximidade e boas relações com o Benfica, se se aposta em dispersão dos jogadores por várias equipas ou num modelo mais concentrado, se é preferível emprestar na Liga ou na Honra.

 

Deverá também o DD definir se o Benfica deverá ou não ter uma “Equipa B”, e qual o modelo para mesma – por exemplo, se deve participar num campeonato oficial, como no passado, ou se se mantém a mesma sem competição, participando em jogos particulares tanto quanto possível, ou se se contacta outros clubes para a criação de uma “liga não oficial” para várias equipas B competirem.

 

 

5 – Gestão Financeira do futebol

 

 

O DD deve ser o responsável pela gestão financeira do futebol, recebendo da SAD um orçamento e gerindo o mesmo.

 

A política de aquisições deve levar em linha de conta o plano de médio prazo, mas também as necessidades imediatas que devem ser transmitidas pelo treinador ao DD.  Cabe a este tomar as decisões necessárias para garantir o sucesso, aplicando o orçamento que tem disponível nas contratações que entender mais favoráveis.

 

A política salarial será definida pelo DD.  Se há uma aposta maior em salário fixo ou em prémios por objectivos;  se há um tecto salarial aplicável a todos os jogadores, ou se há um tecto com excepções, ou ainda se se adopta um modelo tipo NBA – onde há um tecto salarial global mas não há regras na sua divisão pelos jogadores. 

 

É o DD que deve decidir se o modelo é contratar 3 super-craques e completar o plantel com 20 jogadores médios e baratos, ou tentar ter um plantel muito equilibrado em qualidade e preço, ou apostar em ter 14/15 jogadores um pouco mais caros complementados com 7/8 ex-juniores, etc.

publicado por Artur Hermenegildo às 17:51
link do post | comentar
19 comentários:
De LMB a 17 de Março de 2008 às 18:05
E um adjunto que faça o papel que o malheiro fazia....!

Só ele e o director de imprensa poderiam falar durante a semana....e dois dias antes do jogo, o treinador e um jogador falavam....de resto nada.

Proibiam-se entrevistas de jogadores, sem previa autorização do director desportivo e de imprensa.
´
Só assim se bloqueia umm balneario
De norte vermelho a 17 de Março de 2008 às 18:30
numa organizaçao criminosa existe masi metodo mais lealdade uniao ,codigo de conduta que no benfica e nao estou a falar do fcp se bem ke nesses tambem ,e os traidores e vaciloes pagam caro maioria das vezes com a morte no benfica esses traidores ou vaciloes por vezes voltam a casa e toda a gente esquece e sao figuras de referencia no benfica .
vcs julgam ke é só politicas desportivas ke fazem um clube ganhar???
a mistica nao se compra nem se vende cria se fomenta se e no benfica ela esta enterrada e bastante fundo e com estes homens de memoria curta estara sempre
De nandao a 17 de Março de 2008 às 18:40
Exactamente, só haver uma pessoa a falar, o LFV fala demais, ele próprio é que parece um papagaio :) não se cala.

Ele que fique a trabalhar no clube, na gestão do património, financeiro, logístico... e que deixa uma pessoa sábia a falar em nome do Benfica.
Sem dúvida que falta um Malheiro no Benfica.
De JP a 17 de Março de 2008 às 21:55
Hoje tracei esta ideia no blog (oforumglorioso) que ajudo a escrever.
A começar já a planear a próxima época, começava-se pelo treinador.
"É conhecida a minha admiração por José Mourinho.
Gosto sobretudo da forma como faz a gestão do "egos" no balneário, da forma como lidera e blinda o grupo, e dos seus famosos mind games.
Ao contrário de muitas pessoas, eu não considero Mourinho o melhor treinador do mundo.
Repetindo esta ideia, penso que o Zé ainda não provou que é mesmo o melhor. Falta-lhe um desafio verdadeiramente dificil (quase impossivel) para provar a todos que é mesmo o Special One.
Vejamos. Foi treinador no Leiria e colocou o clube na UEFA. Vitor Pontes também. Ganhou o que ganhou no Porto. Outros também. E nada de especial, porque como diz o presidente do Porto, "... ele não ganhou sózinho...".
Depois foi para os milhões do Chelsea e comprou jogadores a preços lunáticos e ganhou fácil. Mas falhou na Champions. Para lhe complicar a vida, e quando tudo parecia desmoronar e muitos anteviam o cataclismo, o seu sucessor Avram Grant colocou o Chelsea a jogar bom futebol e a ganhar, continua na luta pelo título inglês e segue na Champions. Se ganhar a prova Europeia fará esquecer Mourinho por completo.
José Mourinho começou a sua carreia de treinador principal no Benfica presidido por Vale e Azevedo e onde pontificavam jogadores como Enke, Dudic, Ronaldo, Paulo Madeira, Rojas, Chano, Calado, Kandaurov, Poborsky, Van Hooijdonk, Sabry, Fernando Meira, Maniche, Carlitos, Miguel, Marchena, João Tomás e mais uns quantos. Esse foi verdadeiramente um desafio dificil.
E, embora não tenha provado nada, Mourinho deixou a ideia que podia ter feito um pouco melhor com as condições que tinha.
Agora, creio que chegou a hora de provar que é efectivamente o Melhor Treinador do Mundo.
As condições são um pouco melhores que antes. Sem mexer muito no plantel e talvez com 2 ou 3 entradas (regresso de Simão incluído) e o Zé tinha ali o seu desafio.
Uma coisa para se fazer com calma e ponderação a 3 ou 4 anos. Com a pressão inerente a treinar o Benfica, mas com a sua liderança forte e inabalável.
Terá José Mourinho a humildade de aceitar recomeçar a sua carreira no ponto onde deixou algo inacabado?
Por mim, este seria o treinador ideal para o Benfica.
Se alguém o conhecer, por favor diga-lhe simplesmente "Zé, chegou a tua vez"."
De Yur@n a 18 de Março de 2008 às 09:15
JP
Não me parece que o Mourinho esteja interessado. O maior ego que ele tem de gerir, o seu, não quererá voltar ao futebol Português. Ele agora está numa de "escolher" qual o clube que vai treinar e não o contrário.
Mas de facto seria uma boa aposta, que esbarra logo à partida em questões financeiras.
De norte vermelho a 18 de Março de 2008 às 09:33
vao ver o blog memoria gloriosa e vejam como toni se despede do benfica depois de ser campeao e ter um amor ilimitado para vir a merda do artur jorge o damasio foi pior ke o vale e azevedo se n foi pior pelo menos foi igual.
e quando mandaram embora j pinto?
os socios nao se revoltam nao meteram estes mardas destes presidentes abaixo n tiveram força para isso e por isso mesmo o slb assim esta
De Pedro a 18 de Março de 2008 às 09:37
Acho q são funções a mais para um DD. Não acho q seja fácil encontrar alguem q conheça os meandros do mundo do futebol, que tenha conheccimentos técnico tácticos sobre o mesmo, q seja um bom gestor de pessoas, q tenha conhecimentos estruturais e ao mesmo tempo capaz de gerir dinheiros e negociações. É muita fruta.

Teria q haver muita delegação de responsabilidades. Essencialmente o DD tem q ser alguem sempre presente junto do plantel principal, ser a ponte entre o treinador e os tecnocratas da direcção, ser a primeira barreira defensiva do grupo e a UNICA bateria ofensiva. Tem q receber os pedidos do treinador e de acordo com as possibilidades do clube corresponder a esses pedidos. Tem q escolher jogadores e treinador sempre com uma visão a médio prazo mas com objectivos a curto prazo.

Podem ter a certeza q Mourinho quer treinar o Benfica e quer ganhar tudo com o nosso clube e acreditem q é o maior desafio q ele pode ter na sua carreira e ele sabe disso. Mas saíu do Chelsea de uma forma q não o agradou e será isso q o poderá afastar do Benfica neste momento.Esteve durante 3 anos no "spotlight" e saíu sem ter sido Campeão Europeu como desejava pelo Chelsea. É esse "spotlight" o principal rival do Benfica na contratação do Special One....não é o dinheiro.
De Yur@n a 18 de Março de 2008 às 10:31
Pedro

Podes ter razão, mas ganhar a Liga dos Campeões não é o mesmo que ganhar campeonatos, não bastar ter muitos milhões para gastar, felizmente por si só isso não garante a vitótia. O que significa que o Mourinho bem pode andar o resto da vida a tentar sem conseguir ganhar de novo a Liga dos Campeões.
De massinha45 a 18 de Março de 2008 às 10:38
No fundo tem que perceber de futebol, de negociatas, manobras de bastidores, proteção de jogadores e balneario, dinheiros, de dar a ferroada na altura certa e com o destino certo, enfim um filho de puta bem acabado ou seja, JOSÉ VEIGA
De Jorge Ventura a 18 de Março de 2008 às 10:53
Tudo isto que està no post é muito bonito mas é no domínio da ficção...isso não existe e mesmo se existisse não seria exequível com 1 Presidente centralizador monopolista e papagaio como é LFV ...o que precisamos é em 1º lugar de 1 novo presidente que faça única e exclusivamente o papel de gestão da SAD , precisamos de 1 figura forte na á rea do Director Desportivo, 1 Benfiquista sem macula ...porque não Humberto Coelho...e precisamos de 1 treinador que potencie 1 colectivo superior à soma dos valores individuais...assim logo á mão vejo o caso flagrante do Manuel Cajuda ...mas é claro que esta direcção vai preferir 1 Terim,Malesani ou o raios que os parta, 1 que venha para c á e nada saiba do futebol Português e quando começar a abrir a pestana j á levamos 10 pontos de atraso...vai ser mais do mesmo infelizmente...a próxima época até porque vamos continuar com o LFV também já tá perdida...!!!

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Desnecessário

Desilusão

Estrelinha

Paciência

Incontestável

Difícil

Serenata

Crença

Evidente

Talento

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds