Domingo, 6 de Abril de 2008
Uma tremenda injustiça. O Benfica tudo fez esta noite, no Bessa, para conquistar os três pontos. Mas uma conjugação de falta de sorte, aselhice, inspiração do guarda-redes do Boavista, e influências externas acabaram por ditar um nulo que nos deixa uma sabor muito amargo na boca. Houve alturas deste jogo em que à memória só me vinha o malfadado jogo contra este mesmo Boavista o ano passado na Luz.
O nosso treinador Chalana afinal optou por não mudar nada em relação à equipa que no passado fim-de-semana venceu o Paços de Ferreira. Apesar de recuperado, o Luisão sentou-se no banco. E o Benfica começou o jogo a mostrar que está em franca recuperação. Jogámos um futebol alegre, claramente de ataque, com os jogadores a desmarcarem-se abrindo várias opções de passe, saindo e trocando de posição frequentemente. O Boavista só ao fim de cerca de quinze minutos pareceu começar a acertar com o nosso jogo, conseguindo então equilibrar as coisas e passando a aparecer também com algum perigo no nosso meio campo. E foi durante esse período (cerca dos vinte e cinco minutos de jogo) que dispôs mesmo de uma oportunidade soberana para marcar, beneficiando de um penálti claro cometido pelo Edcarlos. Só que o Quim defendeu o remate do Jorge Ribeiro, e isto acabou por dar o mote para que o Benfica voltasse a melhorar o seu jogo, construindo algumas oportunidades que foram desperdiçadas (estou-me a lembrar por exemplo de uma do Nuno Gomes logo na resposta ao penálti) e que de alguma forma começaram a dar o mote para aquilo que seria a segunda parte do jogo.
Na segunda parte, sem quaisquer alterações, o Benfica entrou ainda mais ao ataque. Remates do Cardozo e do Rui Costa puseram à prova o inspirado Jehle. E após quinze minutos, o Chalana recorreu à mesma substituição da semana passada, retirando o apagado Maxi para entrar o Di María. E, tal como a semana passada, o Benfica transfigurou-se. Se até aí o domínio do Benfica no jogo tinha sido claro, a partir desse momento tornou-se avassalador, com o Boavista praticamente a não conseguir sair do seu meio campo e, inclusivamente, a passar por muitos períodos em que nem sequer conseguia sair da sua área. As oportunidades de golo para o Benfica começaram a suceder-se, mas a bola teimava em não entrar, com o guarda-redes adversário a revelar estar numa noite inspirada. Durante esta meia hora final, vi o Benfica jogar e fazer coisas como há muito tempo não o via fazer, e a vitória parecia ser não só o corolário lógico mas também justo para tudo aquilo que os nossos jogadores faziam em campo. Só que mesmo quando parecia impossível não ser golo, havia sempre um pé, um poste, uma defesa de último recurso, e o nulo foi-se arrastando até final. Não merecíamos isto.
Não consigo estar a escolher os melhores ou os piores neste jogo. Fiquei tão entusiasmado e irritado com aquilo que se ia passando que deixei de conseguir ver o jogo de uma forma muito racional. Só via o nosso assalto à baliza adversária, vaga atrás de vaga, e a bola a não entrar. Acho que toda a equipa merece um aplauso, incluindo a equipa técnica, por ter-me deixado ver o Benfica jogar à Benfica.
A semana passada foi evidente que nos estão a querer tirar do segundo lugar seja por que meios for. O Chalana deixou-se de discursos politicamente correctos e disse isso mesmo. A nomeação do inevitável Lucílio Baptista para este jogo já fazia antever a continuação do 'trabalhinho', e o Lucílio não desiludiu quem decidiu nomeá-lo. Já foram muitas as situações em que ele mostrou todo o seu valor a arbitrar-nos (as mais flagrantes foram no jogo do título do sportém, que o Sabry estragou, e na final da Taça de Portugal de luta livre, contra o fóculporto do Mourinho), e talvez por isso continuem a nomeá-lo. Hoje foi mais uma para a história. Se depois do serviço do Elmano a semana passada ainda subsistiam algumas dúvidas sobre aquilo que o Chalana disse, julgo que estarão dissipadas hoje. Olhem para a posição do Lucílio em relação à jogada nos dois lances de que o Benfica se queixa. Era impossível não ver o que se passou estando na posição em que está. Se não marcou foi porque não quis. Ou porque saber que alguém não queria. Mas de certeza que não se falará muito nisto. Como de costume, é mais fácil dizer que a culpa é do Benfica, que falhou aqueles golos todos.
Isto um dia acaba mal. Muito mal.
mas quais dois penáltis? eu conto trÊs potenciais (para não escrever inequivocos) e um que não tem dúvida nenhuma
agora vou ler o teu texto...
De
lu! a 6 de Abril de 2008
sinceramente já me resignei! é certo que nos vão roubar o segundo lugar. agora, resta desfrutar dos jogos cada vez mais à Benfica.
De
pjff1 a 6 de Abril de 2008
Só espero que esse grande filho da puta que foi roubar o Benfica pague bem caro toda a merda que fez, PUTA QUE O PARIU!
Falando em futebol, algumas notas:
- Espero que com este jogo tenha acabado o mito do "plantel fraco". Chalana, que não será nenhum treinador de top, pôs rapidamente esta equipa a jogar à bola. Foi só aproveitar o que de bom FS deixou, que foi um esquema que bem oleado é o melhor para usar. Com um treinador razoável tínhamos discutido o título com o Porto, a parte boa é que se jogarmos 10 contra 11 nos jogos da Taça, e não contra 14, acredito que vamos vencê-la. Espero que assim seja, o Rui merece.
- Não foi gaffe, é mesmo 10 contra 11 sempre que o Maxi Pereira joga. Dos piores jogadores que passou pelo Benfica, nem na Académica eu o aceitaria como imprescindível, quanto mais na Luz.
- A equipa jogou bem, e quando assim é só há que dar os parabéns a Chalana, mas por favor põe o Adu um jogo, um só jogo no vértice mais adiantado do losango. O Rodriguez é um belo jogador, o Di Maria tem carradas de talento, mas nós temos o jogador perfeito para o "Simão" do losango, e é ele o Freddy. Mantenha-se este esquema na próxima época e ponha-se o puto a jogar lá, e garanto-vos que meio passo para o título está dado.
Americano
eu por mim gostava de destacar duas coisas muito mais importantes que as manhas do árbitro:
a excelente exibição do Benfica (sinto-me como se tivéssemos ganho);
a postura de Chalana - porta-se como um de nós (adeptos) na sala de imprensa. Fala curto, mal e diz o que lhe vai na alma.
Gosto muito deste Benfica de Chalana. Mais acção que palavras. Mais coração que intenções vãs. Este, sim, é um Benfica dos adeptos, não da direcção nem dos teóricos.
De Anónimo a 7 de Abril de 2008
Caros amigos à uns tempos atrás eles combinavam os roubos nas casas de alterne. Agora é em plena luz artificial do dia . É UM FARTAR VILANAGEM. CHAMEM A INTERPOL OU O BING LADEN POR FAVOR.
De Atento a 7 de Abril de 2008
Não me parece que tenha havido dois penáltis. Os comentadores de arbitragem da antena1 e do Rádio Clube também não as consideraram.
É claro que estou frustrado, como benfiquista, pois tivemos oportunidades suficientes para ganhar o jogo por 4 ou 5 golos. Infelizmente nada.
Agora o problema desta época vem desde o seu início, com a péssima pré-época e com todas as trapalhadas inerentes.
O pior que pode acontecer ao Benfica é desculpar-se com a arbitragem, para continuar a errar na próxima época. Se considerarmos que este ano não fomos campeões por causa dos árbitros, a próxima temporada será novamente um desastre.
De Anónimo a 7 de Abril de 2008
De atento tens pouco.
De madne0 a 7 de Abril de 2008
"Não me parece que tenha havido dois penáltis. Os comentadores de arbitragem da antena1 e do Rádio Clube também não as consideraram."
Mas que belos comentadores que essas bestas devem ser! É que não considerar as faltas sobre Petit (e já agora sobre o Leo) e a mão do jogador do Boavista penalti só mesmo ceguinhos.
Uma vergonha. É por estas e por outras que eu desejava não gostar (como gosto) de futebol.
O futebol Português é uma mentira!
De Ludgero a 7 de Abril de 2008
Não vejo um jogo ao vivo desde o Benfica-Feirense para a Taça. Fiquei de tal forma irritado com a equipa, com o Camacho e com tudo em geral, dado o pobre futebol praticado, que prometi esta época não voltar a um estádio.
A coisa até à pouco tempo não melhorava, mas depois da exibição desta noite, tenho vontade de ir ao Estádio no próximo jogo e apoiar os jogadores, que lutaram como gladiadores esta noite. No entanto, algo me afasta dessa vontade de ver um jogo ao vivo. O factor arbitragem !
Prefiro ficar do lado de fora, ou ir ao Seixal, aplaudir os atletas, e não assistir a um jogo que está definido por factores externos. Este foi mais um fim de semana negro do nosso futebol. O que se passou em Alvalade e Bessa é demasiado grave para ser ignorado. Já não existe qualquer tipo de vergonha nas acções de quem quer e controla, este desporto. Uma palhaçada.
E se não vou sexta feira à Luz, muito menos na quarta seguinte ao WC. Tenho um sexto sentido que ou um Lucílio ou um Olegário, algum deles será o escolhido para o serviço.
De Atento a 7 de Abril de 2008
É a minha opinião claro. REspeito também a vossa. Creio, no entanto, que desculpar esta época com os árbitros e este jogo é uma péssima solução para o nosso GLORIOSO.
Espero que se cometam menos erros de planificação para a próxima época.
Com um bom treinador e bons jogadores claramente que o Benfica será campeão quer com mais penálti quer com menos penálti. Planifiquem as épocas e venceremos.
A provar isto pergunto:
Por que razão ainda não renovaram com o Leo e com o Rodriguez? Depois choramos...
Comentar post