VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Segunda-feira, 21 de Abril de 2008

Et Pluribus Unum, sim.

É sempre um exercício sujeito a inflamada crítica, esta coisa de escrever sobre o Benfica.

No inicio da época, quando manifestei o meu desencanto pela pré-época desmiolada e construção pouco criteriosa da equipa, muitos benfiquistas meus amigos gritaram aqui d'el rei que eu estava a ser pouco benfiquista.

É um karma deste clube. Quem não vai com a onda dominante é menos benfiquista. Foi assim também quando não elegi Manuel Damásio ou Vale e Azevedo. É aquela veia pouco democrática que faz com que uma pessoa que esteja em desacordo com a direcção vigente seja maltratada nas assembleias gerais, por exemplo.

Este deficit democrático dentro do clube, tem sido habilmente aproveitado pelas sucessivas direcções, como forma de legitimar todas as opções, mesmo as mais erradas e prejudiciais para o futuro do clube. Areia para os olhos de quem escolhe não ver, em negação teimosa, até ao dia em que os erros são tão evidentes que já não há como não ver.

E infelizmente é preciso chegar ao ponto calamitoso em que estamos, para que agora já se possa denunciar os erros estratégicos da política desportiva do nosso clube, sem que surjam logo os auto proclamados verdadeiros benfiquistas a gritar: Fogueira!

Mas que ninguém pense que me apanha do outro lado de uma mesma demagogia . Não me apanham em manifestações à porta do centro de estágio ou na Luz, gritando, basicamente: não queremos LFV venha outro, não importa quem.

É esta atitude ligeira que faz com que apareçam nas direcções dos clubes e SADs os oportunistas do costume, vendendo os seus sonhos, comprados por sócios desesperados facilmente seduzidos por qualquer D.Sebastião da treta.

É a mesma atitude que está na base de uma cegueira quase doentia, de quem nunca vê problemas com a nossa equipa, só vê erros de arbitragem (que os há claro, mas nunca explicam tudo) e que aplaude de pé uma direcção que num jantar de aniversário do clube nunca fala de benfiquismo e enche o seu discurso com o apito dourado. O Benfica é muito maior que isso!

Para mim o escandaloso é, por exemplo, proclamar aos quatros ventos a honra, a verdade desportiva, os princípios e depois ir contratar um jogador que, ao marcar golos ao Benfica, os festeja insultando os adeptos do clube que o formou!

Não admito que alguém se diga mais benfiquista que eu. Isso não existe. Benfiquista ou se é ou não se é, ponto.

Posto isto, o óbvio: a época foi desastrosa, a política desportiva é de uma gritante incompetência e oferecemos mais um campeonato. O mais extraordinário é que o FCP nem teve de jogar muito para nos dar uma abada de 20 e tal pontos de avanço. E isso devia fazer-nos pensar. Não é desatar aos gritos, em desespero. É pensar.

Num estrutura de futebol competente, para começar. Não desatar a vender jogadores ao desbarato e ir a comprar contentores de outros de valor desconhecido.

Pensar num treinador competente, que, juntamente com a direcção desportiva esteja já a pensar na planificação da próxima época. E não cair na tentação de pegar em jovens como Bynia (é um bronco a jogar, mas se for trabalhado estou convencido que pode vir a ser útil, porque tem, parece-me, enorme potencial), Di Maria, Cardozo e dispensá-los de uma forma prematura. Ter a coragem de perceber que Luisão e Petit já não são o que eram, segurar a qualidade de um Katsouranis , de um David Luiz  , de um Rodriguez e ir ao mercado, com critério.

Não desatar a contratar jogadores à parva, só porque sim. E, de uma vez por todas, ter a categoria que é imprescindível ter, sobretudo nos momentos mais difíceis , para dar a cara pelo clube. Gerir as crises internamente, ser implacável com a indisciplina, promover valores como o profissionalismo, a mística benfiquista, a responsabilidade que dela advém.

Fazer da competência um critério imprescindível, além do benfiquismo obrigatório.

O mesmo benfiquismo que implica um certo sentido de gratidão: Fernando Chalana foi o melhor jogador que jamais vi actuar com o nosso emblema ao peito. Para ele, para sempre, uma palavra: obrigado.

O que está a acontecer agora tem responsáveis, ele foi anjinho contra o Sporting, mas imolar Chalana é, parece-me, não só injusto como pouco perspicaz.

E eu acho, atenção, que o Benfica deve a esta direcção, apesar de tudo, a recuperação de uma certa credibilidade, depois dos anos da loucura de Vale e Azevedo. Mas um clube como o Benfica tem a razão da sua grandeza nas vitórias. E para essas é preciso trazer para o futebol do clube, pessoas competentes, na gestão e na orientação técnica. E humildade para reconhecer quando há áreas que não dominamos, deixando-as para quem sabe do assunto. E isso implica sim, capacidade de ouvir opiniões diferentes, de vez em quando, e parar para pensar. Sem ser preciso chegar-se ao ponto a que se chegou esta época.

 

 

 

publicado por PR às 15:20
link do post | comentar
33 comentários:
De Eagle brave heart a 21 de Abril de 2008
Concordo plenamente. Penso também que devemos tentar incorporar os júniores de outra forma, sem ser emprestar. Eles vivem muito o clube, alguns desde pequenos, o que lhes dá um orgulho impar de vestir as cores do clube. Emprestar cria vícios e pode deitar por terra anos e anos de investimento e dedicação. Não sei melhor forma, mas deveriam pensar nisso.

Também há um problema, que se prende com o facto dos jogadores que estão neste momento no plantel principal encararem o Benfica como um "ponto de passagem". Se perguntarmos a todos quem prefere sair ou ficar, acho que verificamos que quase todos querem sair, menos os que estão em fim de carreira. Isto dá que pensar... Não estão mentalizados que o Benfica lhes pode proporcionar uma carreira que os satisfaça.
De Anónimo a 21 de Abril de 2008
Caríssimo P, totalmente de acordo com o post.
Não pode haver afirmações como aquelas que foram proferidas pelo Filipe Vieira em entrevista a Judite de Sousa em Julho de 2007 e passado uns dias estar a praticar o contrário...
Temos de ser coerentes, nessa vertente sob pena de cairmos no descrédito.

No seu ponto faltou abordar a questão da SAD.
1- Para que serve?
2- Quem devem ser os investidores?
3- Queremos uma SAD com potencial e atractiva para investidores de nome sério (empresas, multinacionais, investidores individuais)?
4- Ou queremos uma SAD que não o é basicamente?
(...)
No fundo, o que queremos para o Benfica?
De Atento a 21 de Abril de 2008
O comentário feito anteriormente é da minha responsabilidade.

Atento
De Quinje-a-jero a 21 de Abril de 2008
Dispensémos ao Aves um central exemplar de carreira no clube, que chegou a jogar com os titulares e não comprometeu e fomos comprar a ave rara do Edcarlos.
De Jorge Ventura a 21 de Abril de 2008
Revejo-me quase na totalidade em tudo o que dizes...e o que mais me dói é que apesar do estado das coisas só se vê sinais dispersos e sem nexo...contratar o Jorge Ribeiro que nos insulta e ofende (ainda este campeonato fez manguitos aos sócios quando marcou o golo do Boavista), não renovar ou comprar o Leo e o Rodriguez que apesar de tudo são dos poucos que tem alma e carácter naquela manta de retalhos chamada equipa de futebol... no andebol quando pela 1º vez de há muitos anos para cá se vêm resultados dispensamos o treinador...no voleibol os Portugueses que são internacionais também já receberam guia de marcha...o que é isto ? É assim que se cria 1 estrutura que possa ombrear com o nosso rival ? Tudo isto é triste...sente-se que não há qualquer estratégia nem nenhuma forma de pensar o futuro...vai-se fazendo as coisas ao sabor das oportunidades e conveniências...!!!
Há ou não há défice de profissionalismo e de competência nesta direcção ???
Saudações Benfiquistas

De ramalhofnm a 21 de Abril de 2008
Excelente post, não alterava uma virgula, penso que reflecte o sentimento de muitos benfiquistas.

De pjff1 a 21 de Abril de 2008
Concordo com quase tudo o que escreveste, só acrescentaria Freddy Adu aos jovens que referiste, porque continuo a achar que a maior parte dos benfiquistas não tem ideia da pérola que tem em mãos, e que poderá estar na iminência de perder.

Americano
De john billy a 21 de Abril de 2008
Excelente!
Então esta parte:
"que aplaude de pé uma direcção que num jantar de aniversário do clube nunca fala de benfiquismo e enche o seu discurso com o apito dourado. O Benfica é muito maior que isso!"
é brilhante e é a melhor definição desta direcção.
De Aperta-Pitons a 21 de Abril de 2008
Demasiados erros de uma direcção que também tem os seus méritos.
É preciso mudar. Mas não devemos ser mal-agradecidos.

Visitem
http://apertapitons.blogspot.com
De SLBForever a 21 de Abril de 2008
Quase fui linxado quando aqui disse que iamos perder os dois jogos...

E agora? Só nao ve quem nao quer...

E mais!!! Se este ano nao vamos a champions, caros benfiquistas... os proximos 3 anos sao para esquecer tambem!

Realidade! Só se o FCPorto escorregar é que outro qualquer clube consegue lutar pelo titulo...

Benfica = Vergonha

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Janeiro 2025

Dezembro 2024

Novembro 2024

Outubro 2024

Setembro 2024

Agosto 2024

Maio 2024

Abril 2024

Março 2024

Fevereiro 2024

Janeiro 2024

Dezembro 2023

Novembro 2023

Outubro 2023

Setembro 2023

Agosto 2023

Maio 2023

Abril 2023

Março 2023

Fevereiro 2023

Janeiro 2023

Dezembro 2022

Novembro 2022

Outubro 2022

Setembro 2022

Agosto 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Inglória

Nada

Improvável

Seis

Oitava

Passeio

Nabos

Ridícula

Liderança

Merecida

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds