VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Quarta-feira, 14 de Maio de 2008

E agora? (parte I)

(Agora sim, diz que é o post a sério, mas partido às postas, ou seja, esta é a primeira posta do post - podeis encontrar aqui a "explicação"...)

 

No passado Domingo fui um dos mais de 54 mil que estiveram presentes na Catedral para presenciar a despedida de Rui Costa em jogos oficiais, que coincidiu com o último jogo de uma época de triste memória. Na verdade, tive a sensação de que fui ao estádio para me despedir algo mais: com Rui Costa termina toda uma árvore genealógica de jogadores que se formaram e se afirmaram no Benfica.
Durante largas décadas, a estrutura da equipa de futebol do Benfica assentava num princípio relativamente semples: o plantel era formado por bastantes jogadores que estabeleceram vínculo com o Benfica ainda bastante jovens, alguns provenientes das camadas jovens e outros que, não tendo passado pelas camadas jovens do Benfica, chegaram ainda bastante novos ao Benfica. Aos jogadores mais velhos e, por isso, há mais tempo no Benfica, cabia-lhes transmitir aos mais jovens o significado de ser jogador do Benfica. A meu ver, Rui Costa, enquanto jogador, é o último genuíno herdeiro dessa linhagem, que remonta à fundação do clube, em 1904...

Ao terminar o jogo, fui invadido pela sensação que aquela vitória fora como que o estertor de algo que nasceu há 104 anos (e que vinha definhando há cerca de década e meia) e de que do Benfica de Cosme Damião, Manuel Gourlade, Félix Bermudes e tutti quanti, apenas restam o nome e os títulos do passado...

 

Obviamente esta é uma ideia que imediatamente recusei enquanto saia do estádio: não foi em vão que aqueles ilustres senhores e outros que lhes sucederam contruiram o Benfica, não foram em vão todos os títulos que o Benfica alcançou e que o elevaram à condição maior e melhor clube português e ao reconhecimento no mundo inteiro.
Para mais, não quero ter de ver jogos do Benfica no RTP Memória para me lembrar do que era o Benfica a jogar bem (recentemente, cheguei ao cúmulo de festejar de forma algo efusiva um golo do Benfica num jogo de 1992 que passou naquele canal...).

 

Voltando ao presente, temos dois factos consumados: o péssimo campeonato realizado pelo Benfica, que finalmente terminou (nenhum objectivo mínimo condigno com a dimensão do Benfica foi atingido, nomeadamente o acesso à Champions League) e Rui Costa não mais vestirá o manto sagrado (pelo menos em competições oficiais).

 

E agora?...

 

(continua)

publicado por tma às 01:33
link do post | comentar
18 comentários:
De Johnny Rook a 14 de Maio de 2008
E Agora?

E agora não sei! Mas não sei mesmo. Não faço a mínima ideia do que vai ser o futuro. Que vai ser negro, vai! Por quanto tempo, não sei.
Só sei que a próxima época vai ser o descalabro final!

Sem jogadores, sem orientação e estratégia, sem presidente competente, sem dinheiro e...

Sem Ericksson ! Pois ! Eu sabia que era um enorme flop, criado para nos amançar - até comunicaram à CMVM uma coisa que nunca vi! Que andavam a conversar? Mas a CMVM tem alguma coisa que ver com as conversas particulares de alguém?

O gajo está convencido (mas mesmo convencido) que somos todos parvos!

Dói-me ver o Rui Costa andar a reboque deste incompetente, deste loser!

Rui ! Vai descansar, vai passear com a família, brinca com os teus filhos, mas não te metas nisto, pelo amor de Deus!
Vai-me doer muito ver-te, em Agosto, a seres vaiado e insultado! Não aceites o convite! Ele vai-te comer vivo!

Mas alguém acredita que algum treinador de top aceita vir para o Benfica actual? A troco de quê? Alguém que me explique isso, porque eu não vislumbro um único argumento válido.

Cajuda, Luis Campos, Manuel Machado, Jesus e outros do género (até pode ser estrangeiro, mas será sempre desta família de desgraçados que não têm onde cair mortos) são os únicos que aceitarão treinar o Benfiquinha!

A próxima época já está marcada como a mais negra de todas, da história do Sport Lisboa e Benfica!
De Eagle brave heart a 14 de Maio de 2008
E agora? Agora, parece que afinal sempre vamos à champions (pré eliminatória). Era o mínimo que se podia fazer, quando o clube corrupto também foi no ano em que se provou a corrupção. Não, não estou a delirar. A UEFA tem regulamentos e não vai baixar as calças como "os outros". Ao que parece, posteriormente ao "calciocaos", para que não voltasse a acontecer o que aconteceu, foi feito um regulamento para que equipas que sejam punidas por corrupção não possam disputar competições europeias. Uma vez que o Porto não recorreu da decisão punitiva, parece que não vai mesmo poder disputar a champions. E esta heim????
De Eagle brave heart a 14 de Maio de 2008
Leiam e riam comigo, em http://www.abola.pt/nnh/index.asp?op=ver&news=140930&d=1&tema=5
Era muito bem feito, não era?
Pensar aqueles inergumenos que são tão espertinhos, que não recorrem porque a decisão até os favorece, ...e tal..., riem-se de ter escapado impunes... e depois, gostava de ver as trombas deles se isto vier a acontecer. Nem quero saber se o Benfica merece ou deixa de merecer. Este é um daqueles casos comparáveis ao prazer de um jogo ganho por meio a zero, só para rir à descarada. Um jogo ganho através de um penalti no último segundo, que até nem existiu, que é considerado golo sem a bola ter entrado. Que me perdoem a falta de desportivismo, mas eles não merecem mais.
De norte vermelho a 14 de Maio de 2008
os grandes benfiquistas sabem o que é a mistica do benfica e como se passa e nao é preciso jogar no benfica para perceber ou transmitir isso um presidente que tenha na alma a chama imensa juntamente com rui costa mais alguns nomes do passado podem transmitir a mensagem e é preciso é vitorias issso é que é a mistica
De Yur@n a 14 de Maio de 2008
Johnny, a comunicação à CMVM de qualquer facto relevante e que diga respeito à SAD é obrigatória, neste caso a negociação com o Eriksson é um facto relevante.
De Jorge Ventura a 14 de Maio de 2008
E agora ?
Para já assumirmos claramente que por muito grande que seja o Rui Costa e é-o....o Benfica é infinitamente maior e vai continuar...!!!
Depois, mentalizarmo-nos que este ano que vem não é o ano 0 mas sim o ano -1...com LFV ao leme só nos pode esperar mais um ano desgraçado...!!!
A seguir...ainda bem que Eriksson não vem...não se volta nunca a trabalhar num lugar onde se foi feliz e além disso o homem vinha para aqui para a pré-reforma, bom sol,vinho,restaurantes , golfe etc,etc ...!!!
Aquela rábula da ida a Manchester foi grotesca...custa-me muito ver o Rui a ser manipulado e usado desta forma....segue o conselho do Johnny Rook e tira um ano sabático...vai para casa gozar a família e volta quando houver eleições pois vais andar este ano só a te queimar...!!!
Quanto ao famigerado assunto da Champions , acho muito bem que aconteça e forçosamente terá de acontecer pois se o FCPorco não recorreu da sentença é a assunção plena da culpa...!!!
Espero que o treinador que venha agora (que já sabe que é 2ª escolha) seja alguém ambicioso e com vontade de trabalhar...de preferência Italiano mas mais importante competente...!!!
A todos...saudações Benfiquistas

De Porco a 14 de Maio de 2008
E agora... Vamos ver quem será o próximo escolhido. Para já, o correio da manhã acança com o Diamantino para adjunto:

http://www.correiodamanha.pt/noticia.aspx?contentid=A975B80C-9528-4BC5-9382-EDC421F4F0D7&channelid=00000213-0000-0000-0000-000000000213
De Zé da Bola a 14 de Maio de 2008
Sim a mística não são as pessoas apenas. É bonito vêlas dentro do Benfica novamente. A mística é um presidente competente apenas a jogar nos bastitores e não ser ele ainda mais protagonistas da razão de ser do Benfica os jogadores. A mística são as vitórias em casa e fora. A mística é os papagaios falarem e atirarem bitaites e nós respondermos dentro das quatro linhas com vitórias. A mística somos nós a apoiarmos os nossos jogadores mesmo quando jogam mal. O nosso clube é o maior mesmo numa situação delicado. Somos nós sempre a acreditar mesmo quando as coisas estão em fase complicada. A mística é o Benfica voar mais alto sendo humilde e respeitar seja quem for.
Dói ver tudo o que se passa com o meu Benfica. Dói saber que os adeptos andam impacientes. Tudo isto dói... Dói ver o último grande Benfiquista deixar o campo e agora ficamos sem orientação. Tivemos Simão, Rui Costa e agora? Estamos orfãos precisamos de um lider. O Benfica vai ser maior que estas dificuldades. Podemos não ter Liga dos Campeões mas vamos ter o nosso Benfica... Havemos de ressurgir e o Benfica vai novamente brilhar como sempre. FORÇA BENFICA
De Yur@n a 14 de Maio de 2008
A ser verdade esse regulamento da UEFA, o PC vai pagar caro a "chico esperteza", por não ter recorrido da decisão, e vai engolir aquela arrogância toda dos 14-15 pontos, e ficam as jogadas de bastidores do Porto marcadas com o ferro da UEFA.
Em relação ao caso Eriksson, não me digam que dão esse crédito todo aos média, até parece que não conhecem a imprensa que temos, se para mim foi clara a abordagem ao Eriksson, não vou porque os jornais op dizem pensar que este é já uma carta fora do baralho.
Por outro lado fico apreensivo quando vejo por aqui quem esteja de certa forma conformado e disposto a aceitar mais uma época de pesadelo, só porque acham que só em 2009 com a eleições será possivel alterar alguma coisa, mas será possivel que os Benfiquistas só podem fazer alguma coisa com as eleições? a participação destes fica limitada ao voto nas urnas?
Temos todos de ter uma participação mais activa, mais exigente na vida do Benfica.
De Velho Estilo a 14 de Maio de 2008
Em relação ao Ericksson foi mais uma forma de mandar areia para os olhos dos adeptos. Mais uma manobra numa semana importante. As TV’s presentes no local foram informadas pela SAD do Benfica. Tudo giro e bem feito. Mais um mar de ilusões apimentado com a tentativa de esconderijo do Rui Costa… O tal que de manhã era apenas jogador e à tarde negociava contractos com um putativo futuro treinador.

Querem o Ericksson? E a mala cheia de dinheiro que referiu o Rui Santos acerca do Queirós? Onde anda? O Ericksson sempre foi conhecido por gostar muito de € (ou £) e os mais atentos talvez se lembrem do ardil que um jornal inglês lhe montou numa pseudo negociata com um magnata árabe para o levar para um clube qualquer. O Svennis até sugeriu o Aston Villa. Nesta altura estava no banco da National Team inglesa. Tem qualidades técnicas? Sim senhor. Era um bom treinador para o SLB? Quase de certeza. Temos capacidade para o contratar? Not in your dreams…

Agora?

Agora vem um de segunda linha. E de terceira escolha. Português ou estrangeiro tanto faz. Fragilizado já ele está.

Ainda vamos em Maio e já cheira mal demais…

PS: Em relação ao “affair” Porto/ Champions League amava que isso acontecesse. Não pela possibilidade de o Benfica ir à Champions desta maneira, pois não merecemos ir e ponto final. Mas amava pela punição da chico-espertice tripeira em relação aos 6 pontinhos que podiam ser deduzidos na próxima época e que como tal não foram passíveis de recurso. Priceless…

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Confrangedora

Doloroso

Inequívoca

Tristeza

Deplorável

Descanso

Cumprido

Entradas

Regresso

Inadmissível

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds