VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Sexta-feira, 23 de Maio de 2008

Garantirá uma primavera chuvosa, um jardim florido?

Numa altura em que se aproxima vertiginosamente o anúncio do nome do treinador que se irá responsabilizar por colocar de novo o Benfica no lugar que merece é chegada a hora de dizer de minha justiça relativamente aos últimos acontecimentos que vão marcando a actualidade benfiquista.

 

Não vos irei maçar com a recordação do triste final de época que me foi dado a observar, bastas vezes na fila da frente, isto é, nos estádios onde as tragédias iam tendo lugar, quanto a isso tranquilizo-vos desde já. Mas terei obrigatoriamente de fazer um ponto prévio para justificar o porquê de as minhas expectativas para a época que aí vem, o novo ciclo que se está prestes a iniciar (ou será que já se iniciou?), serem, um pouco inesperadamente convenhamos, altamente elevadas.

 

Sou ridiculamente optimista quando se trata do Benfica, isso é inegável e aceito que mo atirem à cara na caixa de comentários que surgirá após o último parágrafo deste post. À partida para um jogo, por piores que sejam as perspectivas e por mais que me tente mentalizar que existe a hipótese de o Benfica não o vencer, é certo e sabido que assim que o árbitro apita para o início da partida sou acometido de uma cegueira momentânea que pode durar até 120 minutos.

 

Tenho convivido relativamente bem com este estigma mas o cenário altera-se radicalmente quando dou por mim a pensar com os meus botões que talvez esteja a ser um pouco ingénuo quando dou crédito a um presidente que já me desiludiu uma vez, numa situação análoga à que vivemos actualmente. Adiante. A verdade é que vamos entrar no último ano de mandato de Luis Filipe Vieira e será no seu final, e só então, que se irá julgar o seu trabalho e aferir, no caso de existir uma recandidatura, a viabilidade de lhe passar uma procuração para o próximo triénio. 

 

Confesso que a promoção de Rui Costa a director desportivo é a razão maior para o meu optimismo. Cometerá erros em função da sua inexperiência no cargo e será falível como qualquer pessoa o é, mas existe a garantia de que além da imensa experiência granejada no competitivo futebol italiano, onde conviveu com os melhores juntando à faculdade de nunca ter tido necessidade de olhar para alguém de baixo para cima a, não menos importante, humildade cuja perda o faria olhar outrém de cima para baixo, também será virtualmente impossível de ver lançadas contra si teorias de se estar a usar da grandeza e prestígio do clube em proveito próprio. E isso, amigos, é um bónus fundamental quando juntamos o passado recente do nosso clube à idiossincrasia própria dos adeptos benfiquistas.

 

Posto isto, acredito que o técnico que aí vier, quer ele seja o Quique Flores ou Michael Laudrup ou mesmo outro que pertença à mesma estirpe, isto é, juntando à juventude a fome de vitórias e salpicando estas características com uma visão moderna do futebol, fará um contrato de médio prazo que o libertará do estigma inicial pelo qual passam os treinadores aos quais se exigem resultados imediatos. Não sou (tão) ingénuo ao ponto de pensar que os adeptos benfiquistas irão perdoar outro ano em branco mas quero crer que as não vitórias (como já disse anteriormente recuso-me a prever derrotas do Benfica) iniciais serão mais facilmente desculpáveis caso a direcção desportiva tenha um rumo traçado e perfeitamente apreendido pela massa adepta e se desvaneça de uma vez por todas a gestão ao sabor do vento por que se pautaram os últimos longos meses que eu conseguiria reduzir em poucas palavras chamando-lhe o período pós-José Veiga. Por muito que isso me custe a admitir e que desgoste a alguns que me leêm.

 

Acima de tudo e seja qual for o nome do técnico, será fundamental que a dupla Rui Costa/Treinador aja em perfeita autonomia, sem o dedo presidencial portanto, e com o rumo perfeitamente traçado de antemão, o que estas semanas de contactos e reuniões me fazem acreditar ser um ponto assente.

 

Para já não desejo entrar em pormenores relativamente às lacunas que penso ser urgente debelar ao nível do plantel a constituir para a próxima época, no entanto espero que se junte à necessária atenção ao mercado nacional, cuja liderança perdemos para o rival nortenho e cuja reconquista é fundamental para voltarmos a ser a força dominadora que já fomos, uma postura acutilante no mercado externo que permita chegar primeiro às trutas que de outro modo nos escaparão.

 

Se juntarmos às informações positivas que me chegam do modus-operandi do gabinete de prospecção do Benfica o conhecimento internacional de Rui Costa e do treinador que aí vem só podemos esperar a feitura de um plantel capaz de lutar até ao fim pela (re)conquista da nossa verdadeira posição, aquela que está na génese da nossa existência e que em suma fará com que nós, os optimistas, deixemos de ser olhados de um modo paternalista muito semelhante ao que em geral se reserva aos inaptos mentais que estão de tal modo desfasados daquilo que os rodeia que nem sabem cantar de trás para a frente o fabuloso "Ser Benfiquista" que neste momento toca, da frente para trás, na aparelhagem cá de casa.

 

Acho que hoje vou ter um sono tranquilo e bem agradável.

música: Ser benfiquista
sinto-me: Optimista
publicado por Superman Torras às 23:11
link do post | comentar
9 comentários:
De GeracaoBenfica a 23 de Maio de 2008
Partilho da tua opinião Superman Torras.

Excelente post.

Eu acho, nao sei muito bem porquê, que será o Michael Laudrup... mas veremos
De Jay jay a 24 de Maio de 2008
Diria que está criado o TABU do LFV.... a ver vamos se não acaba mal como o do Cavaco....

Um abraço a todos os benfiquistas "sofredores" :)
De ReD a 24 de Maio de 2008
Pronto, chegou o optimismo de verão.

Já sabemos que o Benfica está num estado tão lastimável que não interessa o treinador. É um ano, porque nenhum, para além dos tugas, quis ficar mais de um ano.

Camacho da 1ª vez não quis.
Trapatoni não quis.
Koeman não quis.
Fernando Santos...
Camacho pela 2ª vez não quis.

Flores até pode assinar por 3. Não interessa. Quando chegar a altura, vai embora e não se fala mais disso. Para fazer os 3 anos muita coisa teria de mudar.

Querem um pequeno (grande) exemplo?

Rui costa é o Director Desportivo.
Compete a R. Costa apresentar o nome do treinador.

Que faz LFV ?

Vai para Angola, vende kits sócio Angola (???), aperta a mão a um criminoso, e manda dizer que o José Eduardo dos Santos (sócio honorário do FCP ) já sabe quem é o NOVO treinador do Benfica!



A relação entre R.Costa e LFV já está mais do que avaliada. R.Costa é um tenrinho nas mãos de LFV e só serve para que o cancro não saia do Benfica. Imaginem que no actual cenário, não teríamos o Maestro? Alguém duvida que a posição de LFV seria bem pior?

LFV vai aparecer nos "bons" momentos e lá teremos o 10 para se desculpar aos sócios e adeptos...

Está tudo na mesma como a lesma. Todos os verões a malta diz que este ano é que é.

Não se resolve nada. Quero lá saber se vem o Flores! Flores para um cemitério, como diz o outro blogueiro.

De JGomes a 24 de Maio de 2008
Permita-me que lhe diga, Red, que faria melhor figura se estivesse calado.
De patriarca a 24 de Maio de 2008
Geralmente quando muito chove crescem é ervas daninhas, espero que do seu interior surjam " FLORES" para alegrar a este pobre país e dar nova Luz à Catedral.
De Rappa a 24 de Maio de 2008
Superman Torras, não partilhando do teu exacerbado optimismo, não deixa de ser uma lufada de ar fresco ver alguém defender que nem tudo está podre. Antes o optimismo desmesurado, que a linha de pensamento do estilo "perdemos, vamos despachar todos, do roupeiro ao tratador da relva". E digo, novamente , que não partilho do teu entusiasmo, porque tenho uma fé extraordinária na capacidade de exercer pressão destrutiva dos adeptos benfiquistas, mas concordo contigo em todos os pontos: luís filipe vieira, rui costa, treinador, período pós-veiga, relação director desportivo/treinador, controlo dos mercados e prospecção. E é sempre bom, ver alguém que mais que querer que o clube perca só para ter razão, quer ter razão para que o clube ganhe; nestas alturas, nunca é demais realçar o que de bom foi feito. Mas acho que ainda podias abordar mais alguns tópicos que eu acho que deviam ser discutidos, como a formação(e a transição dos jogadores de daí advêm), que está a dar cartas nas selecções jovens, e o que é feito para ambientar reforços de outras ligas(ou escalões) ao futebol da nossa liga e ao nosso clube. Mas acimda de tudo, belo post.
De Velho Estilo a 24 de Maio de 2008
Hoje é dia 24/05 e o Benfica já apresentou o treinador para a próxima época.

Hoje é dia 24/05 e provavelmente o Benfica já tem contratações feitas para a próxima época.

Hoje é 24/05 e já começa a surgir trabalho do novo Director Desportivo.

Alguma coisa mudou...

Se o Rui Costa é bom ou mau Director Desportivo só o tempo o dirá. Até agora não tenho nada a apontar desde o dia em que FINALMENTE assumiu o cargo. Estou satisfeito.

Se o Quique Flores é ou não bom treinador só o tempo o dirá, mas desde que falhou o Eriksson é a primeira hipótese do Rui (para os mais curiosos cliquem no meu blog e vejam o dia em que meti o post do Quique...). Sei é que começa a trabalhar em Maio... E isso para mim é a primeira vitória desta época.

Quanto ao LFV quanto menos falar e deixar o Rui trabalhar melhor. Ainda é desbocado, mas felizmente parte do protagonismo passou para o Rui Costa. E ainda bem...


Carrega Benfica !!!
De Superman Torras a 24 de Maio de 2008
Agradecendo os comentários, quero aproveitar o ensejo que me foi dado pelo rappa para dizer que também nas camadas jovens os indícios parecem ser positivos.

Acaso não tenham reparado, e é fácil que tal tenha sucedido pois a comunicação social, tão ávida de fazer estas observações quando os clubes são outros, não deu o devido destaque a este facto, na semana que passou a selecção portuguesa de SUB-19 venceu 2 jogos a contar para o apuramento do campeonato europeu da categoria e a autoria dos 8 golos apontados nesses 2 jogos dividiu-se por nomes que talvez vos sejam minimamente conhecidos: Miguel Vitor, Ruben Lima, Nelson Oliveira, André Carvalhas e Romeu Ribeiro.

Curiosamente (ou não, ou não...) todos eles jogadores do Sport Lisboa e Benfica.

Ah e durante a semana disputou-se igualmente um jogo da selecção de sub-18 e o melhor em campo acabou por ser o David Simão. De que clube? Benfica, pois claro. E um jovem que eu, por mero acaso, até considero ser aquele que tem mais condições de se vir a tornar um excelente futebolista sénior assim saiba manter a cabeça no lugar e prosseguir a sua evolução como futebolista.

Em jeito de conclusão, as notícias que hoje saíram sobre a previsível iminente contratação de 2 jogadores para o plantel profissional do nosso clube, e independentemente da sua valia que a mim por exemplo é difícil de analisar neste momento pois nunca os vi jogar (falo da dupla francesa Yebda/Gouffran), só vêm comprovar por um lado o que eu disse acerca dos indícios positivos que havia do trabalho do gabinete de prospecção do clube e por outro do comentário que precede este que dá conta da satisfação e da tranquilidade que nos é dada pelo facto de esta época estar a ser preparada a tempo e horas.
De Velho Estilo a 24 de Maio de 2008
Atenção que esse apuramento da "miudagem" pode fazer com que percam a pré época no Benfica.

Por um lado é bom mas por outro...

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Doloroso

Inequívoca

Tristeza

Deplorável

Descanso

Cumprido

Entradas

Regresso

Inadmissível

Degradante

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds