VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Sexta-feira, 4 de Julho de 2008

Jantares

Realizou-se ontem uma Assembleia Geral do nosso clube, tendo como ponto único da ordem de trabalhos a discussão do Orçamento para a época desportiva de 2008/2009. Tendo em conta o que vi durante a assembleia da passada semana, esperava que a de ontem fosse ainda mais 'animada', e não me enganei. Não me parece que o que se passou tenha sido tão mau como as imagens que passaram cá para fora farão crer. Mas não deixou de ser uma situação triste.

A discussão do orçamento em si não teve problemas de maior. Foi apresentado, foram feitas perguntas, a que a direcção tentou responder. Em relação ao ponto mais polémico - a redução do orçamento das modalidades - gostei da intervenção do responsável por elas, Fernando Tavares, que deu explicações bastante concisas para as decisões tomadas. Pelo meio, foram-se começando a ouvir alguns distúrbios, que aumentaram de tom e frequência após a intervenção do Jorge Máximo, vindos invariavelmente do mesmo grupo de pouco mais de duas dezenas de adeptos - e discordo com as notícias que vi hoje, que apontam o dedo às 'claques' como causadoras dos distúrbios na assembleia geral. Estavam lá imensos membros das claques, e a grande maioria deles não teve qualquer comportamento censurável, sendo que muitos deles estavam em desacordo com o comportamento daquele grupelho desordeiro. Eu compreendo que as pessoas se possam sentir insatisfeitas e que queiram pedir satisfações, mas quando a crítica mais articulada que conseguem fazer ouvir é 'Chulos! É só jantares!', não percebo onde é que querem chegar. Além disso, não percebo muito bem a embirração particular que aqueles consócios têm para com o acto de se jantar.

Após a aprovação do orçamento, seguiu-se o período de intervenções dos sócios sobre temas livres. Ouviram-se várias intervenções muito válidas e interessantes, com acusações e questões pertinentes feitas à direcção e ao LFV. Nesta fase, o referido grupelho de adeptos começou a tornar-se cada vez mais insuportável, quase sempre instigado pelos mesmos que eu já tinha lá visto a semana passada. Não percebo que raio de discussão válida querem ter quando semeiam imediatamente a desordem de cada vez que alguém diz algo com o qual não concordam. Não percebo para que é que serve insultarem os sócios que votam a favor de algum ponto, acusando-os de não terem opinião própria (entre outros impropérios) e depois votarem cegamente contra todo e qualquer ponto, mesmo quando acabam por manifestar opiniões contraditórias - a semana passada votaram contra um ponto que, a ser chumbado, provavelmente representaria o fim do rugby do Benfica, e esta semana andam irritados com a redução do orçamento das modalidades.

Fiquei muito curioso em saber as respostas que a direcção teria para todas aquelas questões que lhe foram postas. Só que assim que chegou a altura de responderem, como não foi o presidente da direcção a dirigir-se aos sócios, imediatamente o grupo desordeiro semeou uma confusão tal que ao Vilarinho não restou alternativa senão dar por terminada a assembleia. E ninguém ganhou nada com isso. Compreendo que possa haver frustração com o silêncio a que o LFV se remete durante as assembleias gerais, até porque é nele que se centram a maioria das críticas dos adeptos. Mas com atitudes daquelas, o que acabou por acontecer foi que não ouvimos o que a direcção tem a dizer sobre todos aqueles assuntos. Depois gerou-se alguma confusão na saída do LFV, com o referido grupo a rodear o presidente, e não sei o que se passou lá fora, ou o que terá sido captado pelos jornalistas sedentos de sangue.

Em relação ao orçamento em si, apenas duas observações. Primeiro, preocupa-me muito a enorme descida nas receitas da quotização. Estamos a falar de uma descida de mais de um milhão e meio de euros, o que, feitas as contas por alto, representará uma perda de cerca de 10.000 sócios pagantes num único ano. Nos pressupostos, isto é justificado pela 'conjuntura socioeconómica do País'. Isto não passa de um eufemismo, para não lhe chamar outra coisa. Todos sabemos muito bem os motivos principais que levam à desistência/demissão de sócios, e estar-se a justificar isto com a tal 'conjuntura socioeconómica' é um acto de pura desresponsabilização. Depois, quanto à quota das modalidades, apenas uma correcção em relação ao eventual número de cerca de 5.000 aderentes de que falei a semana passada. Mais uma vez fazendo as contas, a realidade é ainda pior, já que o número de aderentes nem sequer chegará aos 3.000.

Neste momento não me agrada nada o ambiente que sinto no interior do nosso clube, que põe sócios contra sócios, e em que o benfiquismo de cada um está constantemente a ser posto em causa pelos outros. Talvez devessem começar a vender réguas especiais para medir benfiquismos. Nesta situação, está-me a ser muito difícil sentir-me sequer motivado para a época que ainda nem sequer começou.

publicado por D'Arcy às 17:06
link do post | comentar
10 comentários:
De Glorioso Adepto a 4 de Julho de 2008
Meu caro, o que se passou ontem, pelo teu relato, é exponenciar o que se tem visto nos comentários aqui na Tertúlia. A medição de benfiquismo já aqui começou há muito.

Ontem, pelos vistos, assististe ao vivo ao que se aqui vê, em palavras.

Claro que ao vivo a coisa toma outras porpoções!

De Diabo Vermelho a 4 de Julho de 2008
O Benfiquismo não se pode medir, mas a educação tem princípios sociais bem determinados.
Sempre ouvi dizer que quando se perde a cabeça perde-se a razão e estes senhores com as suas acções por muita razão que possam ter, perdem-na com aqueles actos...
De Velho Estilo a 4 de Julho de 2008
Obrigado D'Arcy por me conseguíres fazer rir com uma situação que apenas me entristece...

Ontem a frase que mais me ecoava na "carola" após as notícias da AG era " O Benfica é um Circo"...

Um abraço
De Carlos Silva a 4 de Julho de 2008
caro companheiro, após ler este texto, e sem tempo - agora! - para comentar como me apetecia, não posso deixar de manifestar, já, que este é um dos teus textos que mais gostei, quer pela utilidade (não estive lá e ansiava saber concreta e objectivamente o que se passou) quer pela forma lúcida e esclarecedora com que o apresentas. De facto, depois de ter estado toda a tarde a martelar-me a cabeça um texto de um outro blog que reclamava para si a exclusividade da seriedade, liberdade e outras "ades" ao nível da bloguisse Benfiquista - ao qual, infelizmente me faltou tempo para comentar - nada melhor que ler mais um dos teus textos (destes, pq tb os tens tendenciosos ;))) para ver o quão ridículo é aquele parágrafo e aquela auto-elevação ao patamar de tantos outros (autores/comentadores).

Enfim, tanto para concluir que me orgulho de ser Benfiquista e de pertencer a esta Tertúlia

um abraço

(o resto, com picos, vem depois ;)
De maestroslb a 4 de Julho de 2008
Infelizmente num clube tão grande há sempre umas ovelhas negras...
É dificil ver isto no meu clube,so me dá vontade de chorar.E eu ja sou crescidinho...
Espero que o Rui dê a volta a isto.
Saudações benfiquistas
De Zé João a 4 de Julho de 2008
Infelizmente só prova algo que afirmei várias vezes e não me vou cansar de repetir.
Nós somos os nossos piores inimigos.
Não vale a pena fugir disto.
Se a direcção não têm orientação estratégica, muito menos os alguns sócios.
Nem vale a pena aprofundar a questão pois virá sempre algume contra-argumentar com lições de moral e que é mais Benfiquista assim e assado.
Apenas isto:
Uma vergonha!

Não precisavamos destas cenas neste momento.
De Matos a 5 de Julho de 2008
Obrigado pelo resumo

Só escrevo para agradecer o resumo muito bom que fez, de forma imparcial, enumerativa, quase ponto por ponto, da última assembleia-geral. Para nós, adeptos de outros pontos do país que não de Lisboa (no meu caso sou do Norte), é quase como um serviço público para podermos acompanhar o dia-a-dia do nosso Glorioso. Isto porque nos jornais diários apenas encontrámos polémica, nenhuma explicação objectiva do que foi discutido e todos nós - benfiquistas que não puderam participar na assembleia - ficamos com a ideia que os desatabilizadores do costume eram as claques. Por isso obrigado e é por isso que a Tertúlia Benfiquista tem vindo a ganhar força.

Abraço Benfiquista do Norte, cá do antro da corrupção.
De Velho Estilo a 5 de Julho de 2008
Matos,

Peço desculpa mas sinceramente esse rótulo irrita-me um bocado.

Eu pertenço a uma claque e quem me conhece (inclusivé pessoal aqui da Tertulia) sabe perfeitamente a minha postura em relação a esta questão e ao que se passou na AG.

Quem frequenta a Luz (ou a própria AG) sabe perfeitamente também que as claques (como a Secção de Caravanismo ou Columbofilia) são frequentadas por todo o tipo de pessoas com todas as correntes de opinião.

Nesta questão específica da Legalização é facil encontrar vozes discordantes dentro das próprias claques...

Atenção que considero que as claques poderiam muito bem evitar muitas das situações que provocam o colocar de Rótulos como fez, mas nesta situação em particular está a ser bastante injusto...

Cumps
De Jorge Ventura a 5 de Julho de 2008
Estes indivíduos que cometem os desacatos nas assembleias e não deixam haver os esclarecimentos que LFV deveria dar, já que a sua Presidência tem deixado muito a desejar são os mesmos que há uns anos atrás estavam de corpo e alma com Vale e Azevedo e intimidavam fisicamente quem tivesse algum tipo de discordância...são indivíduos fascistas que não reconhecem a ordem e a legalidade...deveriam por muito que custasse quando começam a chamar chulos numa assembleia serem identificados e expulsos da mesma...!!!
Saudações Benfiquistas e D'Arcy não percas a força e o entusiasmo...bem precisamos de ti aqui na Tertúlia...!!!
De vermelhao_33 a 6 de Julho de 2008
Será que representaria mesmo o fim do Rugby ? A situação já se vinha a arrastar desde 2003, porque é que agora é que havia pressa ! Aliás já tinha sido tudo pago e tratado sem a devida autorização dos sócios, que pelos vistos foi necessária.

Votei contra porque acho no mínimo estranho não ter aparecido ninguém da secção de rugby a falar sobre o projecto e sobre a sua viabilidade. Mais ainda acho estranho que o Rui Cunha aparentasse saber menos do que eu do projecto. Ninguém fez um balanço de como está a situação actual do Rugby e se esta solução tem funcionado ! Cartas brancas não .

Quanto à redução do orçamento das modalidades também votei contra. Para mim preferia reduzir na cotização que passa para a Sad reflectindo de forma proporcional a existência da crise em todas as modalidades do clube, incluindo o futebol. O valor de 12 euros mensal já é mais do que significativo e penso que é superior a outro clube em Portugal. Não faz sentido a cota extra, quanto muito poder-se-ia falar de um passe para os jogos. Por outro lado parece-me um contrasenso apostar numa TV Benfica e depois reduzir a qualidade das equipas. Se neste momento o futebol não pode aparecer porque não mostrar uma equipa de vólei competitiva ?

Por fim se a direcção já sabe qual o clima com que se vai deparar porque é que opta pela confrontação. Se todos fossem como o vice das amadoras de certeza que não teria havido tantos problemas. A mim revoltou-me a atitude de confrontação do Sílvio Cervan na parte final. Devia ter ficado sentado e deixado o vice das amadoras falar. Tivesse havido mais calma e alguém tivesse colocado água na fervura não haveria problemas.

Por fim será que o presidente da assembleia geral também não tem culpa ? Quando um sócio vem com um discurso coerente e crítico despacha-o, quando é para dizer banalidades a favor da direcção já não há problema.

Ps: será que não deu jeito a alguém não haver respostas ?

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Dezembro 2023

Novembro 2023

Outubro 2023

Setembro 2023

Agosto 2023

Maio 2023

Abril 2023

Março 2023

Fevereiro 2023

Janeiro 2023

Dezembro 2022

Novembro 2022

Outubro 2022

Setembro 2022

Agosto 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Impotência

Incompetência

Regresso

Crer

Previsível

Feio

Experiência

Inacreditável

Equívocos

Pobre

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds