VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Sexta-feira, 25 de Julho de 2008

João Pinto

 

(só por manifesta falta de tempo é que este post, já escrito há dias, não foi aqui colocado quando devia)
 
É da mais elementar justiça que deixe aqui umas linhas sobre João Pinto. E, sim, o meu sentido agradecimento.
O João Pinto (sem o Vieira: o outro João Pinto, o dos corruptos, nem merece que se confunda com este) foi o principal protagonista de um dos melhores jogos de futebol que me lembro de ter visto. Um jogo que faz hoje parte da memória colectiva do desporto português e que nos deu um título suado, contra tudo e contra todos. Mas isso foi apenas uma pequena parte do que fez. O João foi, na esmagadora maioria das vezes que envergou a camisola cor de sangue, o melhor jogador do Benfica, e numa altura em que o Benfica mergulhou nas trevas e por lá navegou durante anos, muitas vezes o único que a mereceu envergar.
Enquanto foi jogador do Benfica (e só o deixou de ser porque um criminoso sem escrúpulos que se aproveitou do Benfica o empurrou de lá para fora), honrou aquela camisola como poucos e liderou a equipa semana após semana, contra hordas e hordas de corruptos de costas quentes, protegidos por galões, fruta e viagens ao Brasil. Foi capitão (não se esqueçam disso) do Benfica numa altura em que a conjuntura foi a mais difícil de sempre, mas nunca virou a cara à luta e foi durante muito tempo, não só a nossa principal fonte de esperança mas também a principal razão para se ver jogos do Glorioso. Não me esqueço disso. Não me quero esquecer disso.
Foi durante 8 anos o símbolo do Benfica e defendeu garbosamente as nossas cores. O que fez a seguir não me importa.
O Benfica não deve ter memória curta e não deve renegar o seu passado, de que o João Pinto faz parte indissociável.
 
Obrigado João.
 
 
p.s. e já agora, obrigadinho pelas galhetas no Paulinho Santos.
 

 

publicado por Carlos Miguel Silva (Gwaihir) às 08:31
link do post | comentar
22 comentários:
De Zé João a 25 de Julho de 2008
João Pinto é acima de tudo aquilo que de melhor guardo do Benfica da década de 90.
Nunca mais me esqueço do 6-3, da não ida para o scp quando outros foram, e da coragem que sempre teve como capitão do SLB, especialmente nos jogos com o fcp quando outros literalmente se borravam todos.
Foi sempre um exemplo de profissional e pena tenho que "alguns" se tenham esquecido disso.
Teria até sido prevferivel que ele viesse à 2 anos como esteve para acontecer (segundo algumas pessoas) do que muitos dos jogadores que passaram no clube nos ultimos dois anos.
Mas mesmo assim alguns "iluminados" o criticaram e se esqueceram que ele foi corrido do SLB e não o contrário.
Alem disso não me recordo de o ter visto dizer mal do SLB enquanto jogou no outro clube de merda, esquivando-se sempre ás perguntas e provocações desses brilhantes jornaleiros que abundam no nosso país.
Um nome para recordar e respeitar.
Cumprimentos!
De secretaria CNB a 25 de Julho de 2008
Campeonato Nacional de Blogues, ultima chamada

http://bnrb.blogspot.com/2008/07/carssimos-isto-da-bola-mesmo-assim_24.html
De Artur Hermenegildo a 25 de Julho de 2008
A importância do João Pinto no Benfica nem tem discussão possível.

É e será sempre um jogador a recordar com carinho e respeito pelos Benfiquistas

(e isto apesar de eu muitas vezes ter discordado das suas frequentes atitudes indisciplinadas em campo; de ainda hoje pensar que ele terá ajudado a "queimar" alguns jogadores que lhe podiam fazer "sombra", como Donizete; de ter "fugido" para o scp naquele verão, não fosse Jorge de Brito ter conseguido trazê-lo de volta)

Mas o muito que fez sobrepõe-se a estas questões menores.

E claro, que mais não fosse pelos 6-3, já merece o seu lugar na História do Benfica.
De Johnny Rook a 25 de Julho de 2008
Muito bem Gwhair! Muito Bem! É assim q um benfiquista homenageia aqueles q foram grandes e q ajudaram a engrandecer mais o clube.

João Vieira Pinto figurará sempre na galeria dos melhores jogadores de futebol de sempre do SLB! Primus inter pares! Um autêntico capitão! e, como dizes, lutou muitas vezes sózinho contra hordas e hordas não de hunos (porque esses eram dignos ) mas contra a maior corja de bandidos produzidos em PTG no século XX !

Não me lembro de alguma vez ter visto semelhante coisa no Benfica, nem no tempo de Eusébio. Este tinha grandes seguidores, grandes lugares tenentes. O João não! Salvo rarissimas excepções, andou os ultimos 6 anos do seu contrato a correr, a saltar, a levar pancada, a jogar futebol por ele e mais dez (Michel Preudhomme não é para aqui chamado).

Ainda hoje não entendo como há benfiquistas q o criticam por ter ido para o Sporting quando toda a gente sabe porquê! Queriam q tivesse ido para onde? Para o Real de Massamá? Podia ter ido para o Porto mas ele sabia q isso era 10 vezes pior para todos nós. Do mal o menos! Foi digno para nós sempre. Não insistam com as conversa da treta com o Zahovic e os saltinhos do não ser lampião não sei o quê! Zahovic nunca foi do Benfica e até eu o tinha mandado para o crl! Saltinhos até eu tinha dado porque a partir do momento em q se é profissional e se sagra campeão nacional há q respeitar os adeptos do clube seja ele qual for que festejam e expõem as suas rivalidades. Ou nós não fazemos o mesmo. Ou será q o cântico dos saltinhos tambem não o usamos e adoramos q o Simão tambem saltasse connosco?

Não sejamos hipócritas e mal agradecidos!
João estás naquela galeria (imaginária porque os dirigentes do SLB acham q museus é em Paris e a história não interessa a ninguém, até porque os troféus ate podem viajar e ficar esquecidos num qq caixote numa alfandega de um pais corrupto e do terceiro mundo) onde contigo só estão meia dúzia de nós! Depois de Chalana foste o maior e único!

Obrigado João Vieira Pinto pelo orgulho de te ter visto com o manto sagrado vestido e q tu tanto dignificaste!
De Lagarto Vermelho a 25 de Julho de 2008
O João foi empurrado para fora do Benfica por um louco que infelizmente passou pelo Glorioso. Foi assim impedido de estar onde hoje deveria estar, e merecia estar: No Benfica, provavelmente ao lado do Rui.
No Sporting, onde foi convenientemente recebido, foi sempre aceite como um corpo estranho. Acabou a conveniência, acabou o espaço.
Sei que ele encara o dirigismo desportivo como opção para a sua vida. Velo-ia com bons olhos, no Benfica. Seria até uma forma de o compensar do mal que em nome do Benfica, alguém lhe fez.
Claro que é a minha opinião, e apenas me veicula a mim.
De Txalo a 25 de Julho de 2008
Foi enorme.
Deu as maiores alegrias aos benfiquistas da nossa geração.
Fez das melhores jogadas da história do futebol, contra a Alemanha.
Foi fantástico, assombroso, magnífico em Alvalade e brilhante em Leverkusen.
Foi um digno capitão, enquanto envergou o manto sagrado.
Mas hoje é hoje, e vejam as entrevistas do João Pinto - não me falem em tê-lo como dirigente do Benfica, francamente, nem me preocupa assim tanto, pois nunca escondeu o arrependimento de sair do Sporting e de não ter jogado no Porto.
É daqueles que cumprimentam o Pinto da Costa, e que idolatram o Major.
Falem-me no JVP jogador, e dir-vos-ei que é ainda o nosso menino de ouro. Mas cada macaco no seu galho.
De Yur@n a 25 de Julho de 2008
JVP é um jogador do qual guardo grandes recordações e por quem tenho grande gratidão por tudo o que fez, em particular no Benfica.
Foi mal tratado, primeiro pelo vigarista do VA, que algum tempo depois de ter anunciado o contrato "vitalicio" do JVP, correu com ele. Foi também o bode espiatório no Mundial 2000, e por isso ostracizado.

Obrigado João Vieira Pinto
De Pedro a 25 de Julho de 2008
"Foi mal tratado, primeiro pelo vigarista do VA, que algum tempo depois de ter anunciado o contrato "vitalicio" do JVP"

O contrato vitalicio foi no tempo de Damásio. Vale e Azevedo renegociou o contrato onde João Pinto passou a receber um ordenado superior mas com termo.
De JASPC a 25 de Julho de 2008
Obrigado João Pinto.
Obrigado pela forma digna e de grande entrega com que sempre envergaste a camisola do Glorioso.
Obrigado pelas grandes exibições que fizeste, tanto ao serviço do SLB como da nossa selação.
Obrigado pela forma digna como reagiste quando uma Direcção de loucos te empurrou para fora do SLB.
Jamais esquecerei o jogo dos 3-6 com o SCP, anda hoje guardo os jornais A Bola e Record desse jogo, e de tantos outros em que demonstraste ter sido o melhor jogador da geração de oiro. Apenas faltaram os títulos. Porque em perfume e principalmente em futebol jogado, foste sem dúvida o nº 1.
De o glorioso a 25 de Julho de 2008
Se calhar vou ser polémico mas não tenho a mesma opinião de quase todos os benfiquistas em relação ao sr. João Pinto.
É verdade que foi um grande jogador com classe fantástica, que de facto nos deu alegrias mas não o considero um simbolo do clube pois isso está reservado a benfiquistas históricos e genuinos de verdadeiro amor e gloria do clube não só o Eusebio, Águas ou Coluna, ou o Pipi, ou o Espirito Santo, sendo o ultimo o nosso Maestro (acham que é possivel comparar sob todas as formas os 2? O Maestro é nosso o JVP é apenas um bom jogador que esteve no clube).
Acho por exemplo que um jogador que rescinde com o clube para se meter no WC e só volta atrás porque lhe ofereceram mais dinheiro merece ser simbolo do Glorioso? Um jogador que fazendo o jogo da vida em 14/05/94 tenha duvidas se esse foi o seu melhor jogo? Que tenha sido um capitão sem categoria para o ser durante 5 anos? Um jogador que agride um arbitro num Mundial não o reconheça o mal que fez e nem sequer ler um reles comunicado feito para si foi capaz de ler?
Enfim João Pinto claro que foi importante e estará na historia do clube mas nunca essa idiotiçe do menino de Ouro e outras. Por exemplo acho que tinha qualidades para ter uma carreira como o Figo e Rui Costa se tivesse saido (tendo em conta os convites que diz ter tido?) e não ficar num campeonato em que pela sua categoria era rei.

P.S- Já agora o Vitor Paneira também foi escorraçado do Clube e teve um convite Lagarto mas preferiu o Guimarães parecido não é!
Um apelo ao nosso Rui nem penses em meter este sr. no clube com um tacho qualquer, ele não o mereçe

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Fevereiro 2024

Janeiro 2024

Dezembro 2023

Novembro 2023

Outubro 2023

Setembro 2023

Agosto 2023

Maio 2023

Abril 2023

Março 2023

Fevereiro 2023

Janeiro 2023

Dezembro 2022

Novembro 2022

Outubro 2022

Setembro 2022

Agosto 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Consistência

Revolução

Medíocre

Atrás

Superioridade

Confortável

Rasgos

Degradante

Cruel

Tenacidade

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds