VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Segunda-feira, 28 de Julho de 2008

Fraco

Muito fraco mesmo. Para mim, foi bem pior o jogo desta noite do que o de sexta-feira. Jogámos pior, voltámos a asnear na defesa, e perdemos bem. Sim, eu sei que é preciso dar tempo ao novo treinador, e a conversa do costume. Não estou a fazer nenhuma futurologia em relação à nova época. Estou apenas a falar sobre o jogo que perdemos esta noite.

Irritou-me bastante o nosso meio campo. Foi demasiado complicativo, incapaz de jogar simples, e houve uma quantidade assustadora de passes errados, mesmo quando o colega estava a menos de cinco metros. Não sei que raio de táctica foi aquela com que começámos, sem avançados, mas quero acreditar que foi apenas para fazer experiências e que não terá nada a ver com aquilo que faremos nos jogos a sério. Até porque, se tivéssemos ido buscar o Aimar para o pôr a jogar assim, então ele não serviria para nada, e ao fim de um mês já estaria a ser assobiado pelo Terceiro Anel. A defesa em linha continua a deixar-me nervoso, e fiquei com a sensação de que se o árbitro assistente não fosse tão mau, teríamos assistido às suas consequências nefastas mais do que uma vez. E claro, seria fácil agora desatar também a bater no meu ódiozinho de estimação, e cascar forte e feio no Edcarlos. Toda a gente sabe o que penso dele, e que acho que não tem valor para ser titular do Benfica. É verdade que ele esteve directamente envolvido nos lances dos dois golos, e é o principal culpado (no primeiro então, se é verdade que o Quique já o estava a avisar antes do passe ser feito - e eu acredito que sim, porque até eu quando estou nas bancadas a ver jogos ao vivo consigo ver que ele se posiciona e movimenta mal, e por vezes dou comigo feito tonto aos gritos - então ele poderá começar já a fazer as malas) mas a falha é também, e muito, colectiva. Onde é que andava o Léo no primeiro golo, por exemplo? E no segundo, porque é que os outros jogadores (em particular do nosso meio campo) demoraram tanto tempo a tirar a bola dali, e preferiram complicar? Aquele passe à queima do Binya para o Edcarlos já era meio caminho andado para lhe complicar a vida. Depois houve mérito dos avançados adversários, que pressionaram bem e provocaram o erro.

De positivo pouco ou nada sobrou. Talvez a boa vontade do Urretavizcaya, que correu quilómetros a tentar pressionar os defesas adversários, e um ou outro pormenor do Fellipe Bastos. Julgo que no próximo fim-de-semana, no torneio de Guimarães, já poderemos ter uma ideia mais concreta de qual será o nosso plantel e esquema táctico para esta época. Este torneio serviu apenas para fazer experiências, que de positivo terão tido apenas o facto de dar ao treinador algumas certezas sobre quem não deverá ficar no plantel.

publicado por D'Arcy às 01:57
link do post | comentar
26 comentários:
De noko a 28 de Julho de 2008
Com uma equipa de dispensáveis fomos assim tão piores que o Sporting???
De noko a 28 de Julho de 2008
Então e o Petit vai para o Colónia...
De luis a 28 de Julho de 2008
Penso que a questão do defesa em linha é ultrapassável por um jogador como o david luiz, que ao contrário do que disseste (e muito bem) do edcarlos sabe posicionar-se muito muito bem e parece que tem olhos na nuca! é como ter um líbero em linha com a defesa (bem entendido...) e que sabe fazer sempre bem a dobra
Neste caso enfrentamos o problema de uma equipa que jogue com dois avançados, caso do Sporting, que obrigará a que sejam os laterais ou o trinco a fazer a dobra. A defesa em linha obriga a muito altruísmo da parte dos defesas e também pode prender um pouco os laterais neste ultimo caso.
O meio campo é um pouco a mesma coisa um jogador mais recuado (Petit ou Yebda?) e outro mais avançado (Aimar, Carlos Martins poderia ser opção mas como é óbvio vai-se sentir a diferença). Problema: carraças em cima do playmaker. uma equipa com 2 trincos ou jogadores como Paulo Assunção podem obrigar-nos a ter o Aimar em campo só para ser marcado e não para render. E aí ficamos excessivamente dependentes de rendimento dos médios-ala.
Este sistema tem pernas para andar, apesar de ser algo dificil para o futebol moderno, tal como o 3-3-4 do adriaanse era apesar deste 4-4-2 ser menos espectacular.
Um ultima ressalva para a forma como a espanha ganhou o campeonato da europa, num 4-4-2 com 3 médios centros (excepto na final). será di maria jogador suficiente para dar dimensão no centro e na ala? não sei se o quique flores terá pensado nisso mas a verdade é que depois das grandes competições ganhas por equipas europeias temos visto uma assimilação(copia?) de conceitos por parte das equipas europeias em geral. (que dizer do 4-2-3-1 que ainda se vê tanto por aí?)
essencialmente há que guardar o rancor para dentro e gritar sempre pelo Benfica!
De gongo a 28 de Julho de 2008
Espero que este jog tenho servido unica e exclusivamente para uma coisa: Ver quem tem estofo ou não para envergar a nossa camisola! mas ainda bem que o resultado foi o que se viu (quer hoje, quer na sexta passada), de outra forma, fulano como o sepsi, o ed carlos, o binia e muitos outros continuariam no plantel. Já viram que há ali gente que nem de borla os qurem em lado nenhum?

E meus caros amigos, o que vi hoje não me agradou nada. Foi mau de mais para ser verdade. Desejo sinceramente que no proximo fim de semana vejamos alguma qualidade no torneio de guimarães, é que mesmo a feijões o BENFICA tem que GANHAR sempre!
De Glorioso Adepto a 28 de Julho de 2008
D'Arcy,

O Léo, no primeiro golo, estava a atacar. O Léo estava a tentar fazer o 2X1 com o Jorge Ribeiro, para ir à linha de fundo, e o nosso amado Jorginho fez mal o passe, nascendo daí o contra-ataque que deu no primeiro golo.

Não podes pedir ao Maradoninha que esteja em todo o lado.

De Velho Estilo a 28 de Julho de 2008
Só ficarem preocupado se com o Rio Ave jogarem da mesma maneira...

Até lá...

Até agora o único reforço que não me convenceu foi o Ruben Amorim. De resto parece-me seguro que todos têm lugar no plantel.

O Felippe Bastos e o Urreta são o exemplo do que deve ser um gabinete de prospecção. Excelente futuro para estes 2 miúdos.

Penso também que há 3 jogadores que após estes jogos de observação são capazes de inverter o seu estatuto de dispensáveis: Assis, Makukula e Binya...
De Artur Hermenegildo a 28 de Julho de 2008
Algumas ideias que me ficaram após estes dois fracos jogos.

Katso, se ficar, deverá cada vez mais afirmar-se como defesa central, até devido à abundância de jogadores para a posição de médio-centro (embora a eventual saída de Petit possa alterar este cenário).

Não percebo porque Zoro não teve nem um minuto de jogo. Será assim tão pior que Edcarlos?

Miguel Vítor deve ficar, Edcarlos não.

Binya parece-me estar bem melhor que Rubem Amorim, que ainda não me convenceu. Gostei de Nuno Assis, boa entrega e polivalência; sendo o seu último ano de contrato, acho que seria de o cumprir connosco. Felipe Bastos também me parece de manter, até pelo bom remate que possui.

Jorge Ribeiro não me convence (e falo apenas da sua prestação em campo, que é o que nos deverá preocupar daqui para a frente). Sepsi parece-me bem melhor, pelo que fez no ano passado - já que no jogo com o Blackburn esteve por vezes mal.

Gostei de Urreta (muita confiança e tranquilidade no golo que marcou), não sei se terá espaço para ficar, sobretudo se vier Luis Garcia; se não será de o emprestar em Espanha ou Itália. Mas não sei se será melhor que Adu, por exemplo. Opções.

Makukula nunca será titular, mas pode ser útil. Tem de ser menos quezilento, tal como Carlos Martins, que até tem jogado bem.
De pedrocs a 28 de Julho de 2008
Mais uma época pela sanita... :-(
De Vermelho Redundante a 28 de Julho de 2008
Concordo com a generalidade do que aqui ficou dito: os nossos centrais são muito fraquinhos e se o Luisão se está a pôr a jeito para sair, que não se prenda. Obrigado por aquele golo mágico que me devolveu a alegria e até um dia...
Quanto ao resto há apenas 2 ou 3 questões que gostaria de levantar: se todos sabemos o que vale o Edcarlos , qual a razão porque não é dada uma oportunidade, mínima que seja, ao Zoro ?
Mas alguém me quer convencer que um jovem internacional, ainda para mais vindo da escola italiana é pior do que aquela abécula ? Cheira-me a politiquices ou, pior, a "benfiquices"...
Relativamente aos reforços, só Aimar e Yedba me convencem. Bastos pode ser a grande revelação da época, mas já cá estava e quanto a Balboa , faz lembrar Taument : bons pormenores, potencial, mas desaparece do jogo e ficamos com a sensação de tudo aquilo, depois de espremido dá pouquinho.
Amorim é mais um erro de casting e parece-me perfeitamente que Makukula , Assis e Bynia deverão continuar: dispensáveis serão outros.
A finalizar: acho que a participação nestes torneios é um erro crasso.
Se o objectivo é experimentar e observar jogadores tendo em vista concluir quem sai e quem fica, não devemos expormo-nos desta forma.
Derrotas consecutivas só vão acentuar a pressão sobre a equipa, criando logo no inicio da época um clima depressivo e de desconfiança em relação à equipa, aos jogadores, ao treinador e em espiral, por aí fora. Coisas pouco recomendáveis, para mais quando o inicio de campeonato não vai ser propriamente fácil...
Vamos, pois, aguardar e ter confiança em Quique & Rui...
De Gonzo a 28 de Julho de 2008
Bem nem sei por onde começar.
1º uma equipa em "experiencias" vs uma equipa ja "madura" é normal que desse nisto. Acho que deviamos ter começado a epoca mais cedo so pra ver dos dispensados.
2º a defesa em linha com estes centrais é mau de mais, e acho que pra uma equipa como o SLB que deve estar sp em cima dos adversarios´é sinal de desgraça no futuro (espero que não).
3º o Giles estava a sofrer falta do lagarto qdo largou a bola pro Edcasa (ups edcarlos), Não ha vantagem o arbitro so tem de marcar falta.
4º Ontem o Edcasas (ups edcarlos) teve azar e nós sorte, com a lesão do katsoranis lá teve o rapaz de entrar e fazer o que fez. se o Katso n se lesionasse o Edcasas (ups edcarlos) nao tinha jogado e ainda ficava no plantel.
5º A perseguição ao Jorge Ribeiro é tanta que num comentario acima ate o acusao de ser ele um dos culpados do 1º golo lagarto, vejam o lance, é evrdade que o Leo pede a tabela, mas o Ribeiro passa ao Aimar e é o Aimar que perde a bola.
6º A primeira parte embora não tivessemos jogado muito bem, penso que se viu a equipa a querer ter posse de bola e a querer jogar. Não percebi muito bem o que quique quis experimentar na 2ª parte, mas ele lá sabe.
7º falta quase um mês, o que interessa é jogar bem e GANHAR a partir de 24 de Agosto, até lá é conversa de jornal e de tasca.
8º Dos reforços o Ruben Amorim é o mais fraquinho, não me admirava que fosse emrpestado... mas com a possivel saida de petit...

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Fevereiro 2024

Janeiro 2024

Dezembro 2023

Novembro 2023

Outubro 2023

Setembro 2023

Agosto 2023

Maio 2023

Abril 2023

Março 2023

Fevereiro 2023

Janeiro 2023

Dezembro 2022

Novembro 2022

Outubro 2022

Setembro 2022

Agosto 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Consistência

Revolução

Medíocre

Atrás

Superioridade

Confortável

Rasgos

Degradante

Cruel

Tenacidade

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds